À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China

À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
Hong Kong é uma daquelas cidades míticas que qualquer viajante, mais ou menos interessado em paisagem urbana, deseja um dia visitar. E nós não éramos excepção! Além disso, era o nosso ponto final nesta aventura de milhares de quilómetros que começou em São Petersburgo em Abril passado (parece que já foi há tanto tempo!). Prometia… Mas a verdade é que Hong Kong não esteve à altura das expectativas. Para quem vem de uma viagem de três semanas por território chinês (ao contrário da maioria dos mochileiros que entram neste país precisamente por esta cidade), Hong Kong transmite à chegada uma sensação de China “artificial”. Como explicar então a existência de uma espécie de Chinatown numa cidade que se diz chinesa mas em que o desenho das ruas é distintamente britânico? Mesmo britânica, a organização das ruas e construções deixa muito a desejar. As ruas são muito estreitas, o tráfego flui com muita dificuldade e o sol não chega a bater nos estreitos passeios pois a altura dos edifícios não permite! A anos-luz de Pequim
 
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
Além disso, para quem vem com ideia de fazer umas compritas, é melhor pensar duas vezes! Com a excepção dos omnipresentes relógios Rolex (contrafeitos, obviamente…), os preços das coisas (telemóveis, mp3, máquinas fotográficas, etc) não é assim tão mais baixo do que aquele praticado em Portugal… Pelo menos, nada que justifique uma ida a Hong Kong!
 
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
Claro que também houve aspectos positivos! Desde logo, avistamos o mar, algo que já não viamos há mais de mês e meio… O cheiro a maresia e o ar mais fresco (em comparação com o calor tórrido e húmido da zona de Yangshuo) foram uma agradável mudança. E a geografia de Hong Kong é muito bonita, com a cidade dividida entre continente e ilhas, com montes mesmo junto à água, fazendo lembrar o Rio de Janeiro (de acordo com as imagens de TV, uma vez que nunca lá estive).
 
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
 
A ilha de Hong Kong, propriamente dita, é dominada (claro!) pelos famosos arranha-céus, uns mais antigos, outros modernos e ainda outros em construção. Acaba por ser essa a principal atracção da cidade: as vistas desta parte da cidade, tanto do porto de Vitória, como do topo da ilha (ao qual se chega no sistema de tram mais inclinado do mundo!) são simplesmente espectaculares. Na única noite que passamos na cidade, aproveitamos para ver o espectáculo de luzes e lasers “orquestrado” nas fachadas e topos dos edifícios mais emblemáticos. A mera visão dos edifícios iluminados vale a pena… Deve ser um consumo doido de energia eléctrica, mas que é bonito… é!
 
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
 
Outro ponto de interesse na ilha, mas menos conhecido da maior parte dos turistas, é a parte sul, à qual se chega rapidamente de autocarro, atravessando um túnel, e que nos presenteia com um ambiente muito menos urbano, e cujas atracções são o porto de pesca, as enseadas e as praias. É só do outro lado da ilha, mas parece que estamos noutra cidade!
 
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China
No último dia, demos ainda uma volta pelo “passeio das estrelas”, na marginal, com direito a estátua de Bruce Lee e as mãos de Jackie Chan marcadas no cimento! Ao almoço, talvez para compensar o não termos dado um salto à antiga colónia portuguesa (imperdoável…), escolhemos o café Macau. Ao virmos embora de autocarro com direcção ao aeroporto internacional, tivemos ainda oportunidade de vislumbrar o porto de Hong Kong, um dos maiores e mais movimentados do mundo, e apreciar a bonita paisagem oferecida pelas diferentes ilhas. A cidade continua em expansão e o potencial de crescimento é enorme, algo que os chineses não deixarão com certeza de aproveitar!
 
À descoberta de HONG KONG, muito mais do que uma cidade | China

Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
  • VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
  • VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
  • VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
  • VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
  • VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
  • VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
  • VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
  • VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
  • VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
  • VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
  • VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
  • VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
  • O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
  • VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
  • VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
  • VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
  • ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
  • VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
  • ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
  • VISITAR HONG KONG – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
  • VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
  • VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
  • BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
  • CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
  • TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
  • VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.