As GRUTAS DE BEZEKLIK – O passado budista no Taklamakan | China

Visitar as GRUTAS DE BEZEKLIK - O testemunho de um passado budista no Taklamakan | China

Turpan é uma das zonas mais ricas da China, em termos arqueológicos. Marco histórico da Rota da Seda, era inevitável que se encontrasse aqui vestígios da presença e passagem do budismo, a religião que se expandiu, e que durante os séculos teve períodos áureos, seguidos de perseguição e destruição.

O budismo teve uma presença duradoura nesta região, provavelmente desde o século VI ao XIV e do que restou, o seu expoente máximo pode ser admirado nas grutas de Bezeklik. Espectacularmente situadas num desfiladeiro, a cerca de 50 km de Turpan, a sua localização seria por si só uma razão válida para visitar este local.

Visitar as GRUTAS DE BEZEKLIK - O testemunho de um passado budista no Taklamakan | China

Infelizmente, na realidade, pouco restou depois de séculos de destruição e abandono em Bezeklik, seguidos da avidez de arqueólogos ocidentais que por aqui passaram em finais do século XIX, nomeadamente alemães. No entanto esse pouco ainda hoje é capaz de nos maravilhar, e de atrair magotes de turistas chineses, o que é um sinal da grandeza destas obras de arte.

Apenas algumas grutas de Bezeklik estão abertas ao público, mas suspeito que pelo menos algumas das outras estejam a ser alvo de restauro por parte das autoridades chinesas de modo a poderem ser admiradas (e tornarem-se alvo da atenção de milhares de turistas por ano, tais como as outras). Nelas podem observar-se representações de diferentes divindades budistas, assim como de governantes.

Visitar as GRUTAS DE BEZEKLIK - O testemunho de um passado budista no Taklamakan | China

As pinturas revelam influências diversas, sobressaindo as indiana e chinesa, sendo este o principal testemunho do largo período temporal a que se reportam. Estas pinturas não são uma obra feita por um indivíduo num determinado ano; são fruto do esforço conjunto de artistas, crentes no significado superior da sua obra, ao longo de séculos.

Visitar as GRUTAS DE BEZEKLIK - O testemunho de um passado budista no Taklamakan | China

As figuras mais representadas são, além do próprio buda (mas também aquele mais atingido pelo saque e vandalismo), podendo ainda ver-se restos dos altares onde as figuras estariam sentadas, os bodhisatvas, com os círculos característicos à volta da cabeça (curiosamente, tal como os santos cristãos!) e os “Mil Budas”, figuras pequeninas que rodeiam representações maiores, adornando muitas vezes o próprio tecto da gruta.

E se o destino quis que algumas destas pinturas fossem retiradas pelos alemães e levadas para museus de Berlim, onde acabariam por ser destruídas aquando do bombardeamento da cidade na segunda guerra mundial, a verdade é que também foi o mesmo destino que preservou estas relíquias, permitindo que os habitantes destas terras e de outras tão distantes as admirem e as respeitem, tal como aconteceu há centenas de anos, quando a Rota da Seda fervilhava de pessoas, mercadorias e ideias. Esperemos que estas obras de arte já tenham tido a sua quota parte de destruição e daqui para a frente sobrevivam incólumes para que as gerações futuras aprendam e sintam um pouco o que era a Rota da Seda e a importância do budismo.

Visitar as GRUTAS DE BEZEKLIK - O testemunho de um passado budista no Taklamakan | China

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.