Em 1974, um grupo de camponeses fazia uma das maiores descobertas arqueológicas do século enquanto escavava um poço – descobriram soldados de barro amarelo de tamanho real – o Exército de Terracota. Este exército é um conjunto de fileiras de soldados, arqueiros, oficiais e cavalos que, num conjunto de mais de 7 000, guardavam o túmulo do imperador Qin Shi, o primeiro imperador da China unificada.
O túmulo, com mais de 2 200 anos, está parcialmente enterrado, estando apenas exposto em três valas. A vala 1 é a mais importante e contém mais de 6 000 guerreiros de infantaria dispostos em formação ordenada. Estes estavam originalmente equipados com armas, como espadas, lanças, arcos e flechas, mas muitas delas desapareceram. Entre os soldados aparecem cavalos de barro que vão sendo restaurados a partir dos fragmentos encontrados. A vala 2, ainda em escavação, é ocupada pela cavalaria e soldados. A vala 3, parcialmente escavada, exibe oficiais de alta patente com longas túnicas sobrepostas e insígnias. Estas estátuas do Exército de Terracota são maiores que as restantes e parecem vislumbrar de um plano superior.
Originalmente, todas as estátuas do Exército de Terracota estavam pintadas com cores vivas mas a pintura perdeu-se devido à exposição ao ar. O exército é construído em terracota que é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada. É muito utilizado em cerâmica ou na construção.
O que poucos saberão é que o Exército de Terracota é apenas uma parte de uma complexa necrópole situada numa colina ainda por escavar. O túmulo do primeiro imperador chinês foi construído por 700 000 operários, durante 36 anos, que terão sido enterrados no local. Juntamente com o imperador foram enterradas 48 concubinas, queimadas vivas. Até à data, foram descobertas duas quadrigas em bronze, em tamanho real, com mais de 3 600 peças cada.
Esta magnífica obra deve-se ao facto do imperador ser um tirano obcecado pela morte. Acredita-se que no seu túmulo existiam lagos e rios de mercúrio. Pesquisas recentes registaram elevados níveis de mercúrio no solo reforçando esta tese. Os arqueólogos acreditam que o complexo do Exército de Terracota corresponde a um palácio e uma corte imperial protegida por um exército.
Um grande sismo abalou a China pouco antes dos Jogos Olímpicos de 2008 e afectou alguns dos guerreiros, movendo cabeças e braços e até causando algumas rupturas. Depois do desastre, que marcou 7,9 graus na escala de Richter, o museu foi fechado. Os danos, no entanto, foram considerados leves.
Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
- VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
- VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
- VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
- VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
- VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
- VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
- VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
- VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
- VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
- VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
- VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
- VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
- O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
- VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
- VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
- VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
- ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
- VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
- ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
- VISITAR HONG KONG – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
- VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
- VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
- BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
- CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
- TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
- VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.