A cidade de Datong foi a nossa primeira paragem na China a bordo do Transmongol. Nada melhor para nos consciencializarmos que estávamos no segundo país mais poluidor do mundo. A cidade de Datong é dominada pelos fumos negros lançados pelas centenas de chaminés que a circundam. As diversas centrais nucleares e as minas de carvão existentes ofuscam a paisagem e por essa razão limitamo-nos a usar a cidade quase como ponto de partida para a visita ao Mosteiro Suspenso e às grutas de Yungang. Arranjamos um táxi na estação que andou connosco o dia todo e nos levou ao mosteiro e às grutas, regressando ao final do dia à cidade.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Tudo o que precisa de saber para começar a preparar uma viagem no comboio transiberiano.
O Painel dos Nove Dragões foi o único monumento que mereceu a nossa visita nesta cidade. Este mural, da dinastia Ming, apresenta uma extensão de 45 metros, sendo o maior da China, e a sua função era proteger um palácio (entretanto consumido por um incêndio) dos maus espíritos. A sua visita vale a pena porque não vimos nada parecido por toda a China. A cidade em si é feia e poluída mas característica.
Depois desta visita a Datong e de explorarmos as áreas circundantes da cidade, saímos em direcção a Pequim. Estávamos agora prontos para conhecer este novo país e que há tanto tempo nos atraía. A China revelar-se-ia um país difícil de viajar mas, com toda a certeza, um dos mais fantásticos e enriquecedores do mundo. E embora ainda não o soubéssemos na altura, este seria um país ao qual voltaríamos ainda muitas vezes.
Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Visitar o MOSTEIRO SUSPENSO DE DATONG, uma maravilha do mundo
O Mosteiro de Xuankong Si, vulgarmente conhecido por mosteiro suspenso, encontra-se situado num dos cinco montes taoístas chineses, o Heng Shan. Aparentemente, o mosteiro encontra-se suspenso por pilares de madeira e mantém-se assim agarrado na vertente. No entanto, nem tudo é o que parece. Em vez de serem os pilares a susterem o mosteiro, é o mosteiro que sustem os pilares! Na realidade, o mosteiro suspenso encontra-se construído numa pequena saliência rochosa estando alguns dos pilares apenas presos ao edifício.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Tudo o que precisa de saber para começar a preparar uma viagem no comboio transiberiano.
Os edifícios originais já foram destruídos por várias cheias mas o mosteiro em questão data da dinastia Qing. Dotado de uma beleza invulgar, no mosteiro suspenso os 40 salões foram construídos escavando grutas e estão cobertos por fachadas coloridas de madeira. Os diferentes salões comunicam entre si por pontes e passagens estreitas dependuradas na vertente.
O mosteiro encontra-se recheado de estátuas budistas, taoístas e confucionistas. É uma visita obrigatória na China, especialmente se passar perto de Datong! Datong tem muitas atracções, nomeadamente o templos taoístas na cidade, mas são as grutas de Yungang e o mosteiro suspenso que fazem desta cidade uma paragem obrigatória em qualquer viagem à China. Para nós foi uma excelente introdução ao país já que foi o primeiro local que visitamos na China e a nossa primeira paragem no Transiberiano em território chinês. Daqui rumamos para Pequim.
Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Visitar as magníficas GRUTAS DE YUNGANG desde Datong (a 5h de Pequim)
Uma das manifestações mais espectaculares do budismo em solo chinês são as grutas talhadas em paredes de desfiladeiros, com influência indiana, particularmente das grutas de Ajanta e Ellora. Visitámos 2 conjuntos de grutas quando estivemos na Índia e umas foram as Grutas de Yungang.
As Grutas de Yungang situam-se perto de Datong (antiga capital imperial), datam do séc. V d.C. e constituem um conjunto assombroso de mais de 50000 estátuas talhadas na rocha, variando em tamanho entre alguns centímetros e mais de 20 m de altura, distribuídas por mais de 20 grutas. Apesar de algumas (poucas) estátuas estarem danificadas pela mão do Homem e pela Natureza, a verdade é que o estado de conservação é surpreendentemente bom. Além do Buda do presente, Sakyamuni, a outra figura mais representada nas Grutas de Yungang é a do Buda vindouro, Maitreya.
Em algumas das Grutas de Yungang é ainda possível ver estátuas com pigmentos coloridos, o que dá para ter uma ideia da beleza maravilhosa que este conjunto deveria ter no auge da sua existência.
Sinal dos tempos modernos, e principalmente da China dos nossos dias, mesmo encostado às grutas (e quando digo encostado, não estou a exagerar!) faz-se extracção de pedra, com uma confusão de máquinas, pessoas e barulho ensurdecedor. Conseguirão as Grutas de Yungang sobreviver ao crescimento económico da China moderna?… Esperemos que sim!
Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
- VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
- VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
- VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
- VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
- VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
- VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
- VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
- VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
- VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
- VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
- VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
- VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
- O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
- VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
- VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
- VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
- ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
- VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
- ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
- VISITAR HONG KONG – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
- VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
- VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
- BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
- CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
- TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
- VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.
Olá Carla, estou a planear o transmongol para o ano e na verdade servi me de maior inspiração e guia no vosso blog. Gostaria também m de parar em datong mas estou com dúvidas no roteiro do comboio porque não encontro nenhuma paragem chamada datong no percurso até Pequim. Apanharam o k24 e saíram em erlian oh jining? Mais uma questão para viajarem depois até Xian oh Pequim.. Comprar os bilhetes antecipadamente? Dá para comprar online? Desculpem todas estas questoes. Ah e parabéns pelo blog e mais recente livro