Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

A região montanhosa de Chengde foi escolhida em 1703 como local da construção de um refúgio imperial dos verões tórridos da Cidade Proibida e é possível, com um pouco de esforço, fazer aí uma visita de um dia (quase 24h!) a partir de Pequim.

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Já em Chengde, resolvemos continuar a usar a bicicleta como meio de transporte ideal para visitar, de uma forma independente, os locais que nos interessavam. Neste caso, os principais pontos de interesse eram o parque imperial, rodeado de uma muralha com mais de 10 km de extensão, com palácios, jardins e lagos, assim como os templos exteriores à muralha. O parque, que visitámos de tarde, acabou por não surpreender pois é muito no estilo de outros parques imperiais que tinhamos visto em Pequim. O que valeu realmente a pena foi o que vimos de manhã.

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Os templos exteriores foram sendo construídos ao longo dos tempos como forma de receber (e impressionar) convidados do imperador que visitavam a cidade. Vimos por fora um templo mandado construir aquando da visita do Panchen Lama em 1780 (por ocasião do aniversário do imperador) e seguimos para o maior dos templos exteriores, construído à semelhança do palácio de Potala, em Lhasa (no Tibete), disposto numa encosta inclinada e cujo interior tinha exposições de objectos religiosos tibetanos, onde se podem admirar maravilhosos pavilhões trabalhados em madeira. Mais uma vez, fica-se com a sensação que, mais do que um templo (que na realidade já não o é), é um museu sobre uma cultura e religião que se está a perder irremediavelmente e que só sobreviverá em monumentos e objectos, mas não em pessoas. É de referir, no entanto, os numerosos crentes que visitavam o templo e prestavam o seu trributo aos deuses representados.

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

A seguir, visitámos o chamado templo de Puning, o único templo activo em Chengde, mandado construir em 1755 como comemoração da derrota de rebeldes mongóis. Na realidade, é uma espécie de mini-cidade, com muralha defensiva, edifícios, stupas e uma série de pavilhões ao longo da encosta, dos quais se destaca o salão mahayana, onde se encontra uma colossal estátua da deusa da compaixão, Kuanyin, feita com 5 tipos de madeira e com 22m de altura, sendo a maior do mundo do seu tipo. É possível subir à primeira galeria e observar mais de perto esta obra impressionante. Se o objectivo dos construtores era demonstrar a pequenez do homem em relação aos deuses, conseguiram!

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Ainda haviam outros templos para visitar, mas já não tinhamos tempo. Além da beleza dos templos, fomos agraciados por um tempo solarengo e céu azul (em contraste absoluto com o tempo em Pequim) para além de que, em comparação com o número de turistas nas atracções da capital, esta visita foi praticamente uma experiência solitária, o que não deixa de ser revigorante e nos permitiu apreciar melhor o ambiente dos locais visitados.

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

No regresso estava-nos reservado o menos agradável do dia: a viagem de regresso de comboio até Pequim. (ver “De comboio na China“)

Visitar CHENGDE, uma visita ao refúgio imperial de Verão (desde Pequim) | China

Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
  • VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
  • VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
  • VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
  • VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
  • VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
  • VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
  • VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
  • VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
  • VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
  • VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
  • VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
  • VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
  • O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
  • VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
  • VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
  • VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
  • ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
  • VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
  • ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
  • VISITAR HONG KONG – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
  • VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
  • VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
  • BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
  • CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
  • TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
  • VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.