COMBOIOS NA CHINA | Tudo o que precisa saber para andar de comboio na China
Colocado em
Uma das coisas que me provocava alguma ansiedade antes de entrar na China era o facto conhecido (amplamente divulgado entre viajantes!) da experiência de comprar bilhetes de comboio e viajar de comboio na China ser capaz de arrasar os nervos a qualquer um. Afinal… Confirma-se!
É realmente uma experiência cheia de stress, por várias razões. As dificuldades linguísticas e o número impressionante de pessoas que povoam o interior e exterior das estações (sendo este aspecto aquilo que a China tem de mais parecido com a Índia!) transformam o simples acto de comprar um bilhete numa estação numa autêntica aventura!
Para piorar as coisas, tínhamos informações (nas quais confiámos) de guias e viajantes segundo as quais só era possível comprar bilhetes na estação ponto de partida da viagem. Ora isto implicava que tivéssemos de comprar bilhetes sempre muito em cima da hora e, dada a elevada procura deste meio de transporte por parte dos chineses , o resultado foi às vezes desagradável… Ou não conseguíamos, pura e simplesmente, bilhetes para o itinerário que desejávamos (sendo necessário fazer desvios, separando uma viagem que seria directa em duas partes, passando por outra cidade, o que nos aconteceu entre Xian e Chonching quando tivemos de viajar até Chengdu) ou então conseguíamos bilhetes mas de lugares sentados. Qual o problema? É que a maior parte das viagens que fizemos de comboio foram viagens nocturnas.
Os lugares “hard-sleeper” são os melhores (e mais difíceis de obter!), parecidos com aqueles em que viajámos nos comboios indianos, e perfeitamente confortáveis. Camas individuais e ambiente sossegado permitem uma noite bem passada, embalados pelo ritmo do comboio.
Os lugares “hard-seat”,única opção em algumas das nossas viagens (por exemplo, de Chengde para Pequim), são lugares razoáveis, mas não para viagens nocturnas de longa duração! Os assentos são muito desconfortáveis, de tal forma que não se consegue descansar nada (muito menos dormir!). Para além disso, as carruagens vão CHEIAS de pessoas, sentadas e de pé, cuja maioria NÃO DORME, passando a viagem a falar (alto!), a comer (!) ou a jogar cartas, sendo que as luzes da carruagem permanecem acesas a noite toda. Tudo conjugado, este tipo de viagem é, para mochileiros carregados, cansados e a precisar de dormir, um PESADELO!
Mais lá para o final da nossa aventura, démo-nos conta que afinal era possível fazer reserva em diferentes estações com dez dias de antecedência! Dah…
Mas tem de se ver as coisas pelo lado positivo: estas viagens de comboio, tanto as confortáveis como as desconfortáveis, são uma forma magnífica de viajar pelo país e conhecer as suas gentes e costumes, algo que aqueles (muitos!) que se deslocam pela China de avião nunca poderão compreender. Viajar é isto mesmo…
Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
VISITAR HONG KONG– Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.
Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.