VISITAR AMDO – Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete | China

Quando saímos de Jiayuguan sabíamos que estaríamos agora dentro da China Imperial. Apanhamos um comboio nocturno com destino a Lanzhou, uma cidade industrial chinesa que, à semelhança de quase todas as outras, nos recebeu com uma grande central termoeléctrica e o seu smog. Estivemos apenas 20 minutos na cidade. O nosso destino era o planalto tibetano, na província de Gansu, onde existem várias localidades tibetanas, e a maioria de população é deslocada do território  tibetano ocupado.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

A região de Amdo é uma das 3 que compunham o antigo Tibete (as outras duas são U-Tsang e Kham) e foi aqui que nasceu o 14º Dalai Lama, o actual. Governada por dirigentes locais desde o século XVIII, Amdo goza de uma forte presença chinesa, mas de um carácter menos “castrador” do que a região de U-Tsang (onde se situa Lhasa). Para visitar a região de Amdo não é necessário permissão especial do governo chinês, nem fazer percursos integrados em agências turísticas (única forma de visitar a região de Lhasa na actualidade). Sendo assim, decidimos seguir este percurso na Rota da Seda.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

 A região de Amdo intergra áreas das províncias chinesas de Gansu, Sichuan e Qinghai, e a melhor porta de entrada para a região são Lanzhou e Xining. Decidimos entrar por Lanzhou e sair por Xining, dando uma pequena volta pelo planalto tibetano e estabelecendo contacto com o budismo tão característico desta região.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

Em Lanzhou apanhamos um autocarro (mesmo em frente à estação de comboio) para Xiahe. Infelizmente o autocarro não era directo e o que deveria ter sido uma viagem de 4 horas transformou-se numa viagem de 7 horas. Paramos cerca de duas horas na cidade de Linxia, uma povoação dominada por uma maioria muçulmana, Nesta paragem não visitamos nada. Permanecemos dentro ou junto ao autocarro que “estava quase a sair”. Deu, no entanto, para ver o rio Amarelo, cujas águas castanhas e lamacentas faziam jus à sua designação.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

As viagens de autocarro em Gansu não são melhores nem piores do que nos outros lugares do mundo. Destacaria apenas a “perícia” do nosso motorista que quando viu que o caixote do lixo estava cheio, parou o autocarro e o despejou para a estrada. Estávamos prontos para o resto da viagem.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

Chegamos a Xiahe, a nossa primeira paragem por terras do planalto tibetano. Esta cidade monástica é dominada pelo mosteiro de Labrang e toda a cidade gira à sua volta. Há monges budistas por todo o lado, que usam os restaurantes, os bares, os cafés e as lojas. São eles que dinamizam a cidade. Infelizmente não tivemos tempo para explorar os arredores, onde existem aldeias tibetanas bastante típicas. Restringimo-nos a uma magnifica e curta visita ao mosteiro. Estamos na nossa última semana da Rota da Seda e, como tal, o tempo está bem contado. Infelizmente, já não há tempo para desvios.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

Chegados a Xiahe alojamo-nos numa guesthouse gerida por monges e onde os peregrinos oriundos de diversos lugares do mundo e do Tibete se reúnem e alojam. O café-restaurante está cheio de monges. O nosso quarto não tem cama. Tem uma plataforma com duas colchonetes estendidas separadas por uma pequena mesa de trabalho. Não temos casa de banho nem banho. É um lugar humilde, simples e discreto. Mas, também é assim o budismo tibetano.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

Xiahe e o mosteiro de Labrang foram a nossa introdução ao budismo tibetano e ao Tibete. Fomos recebidos por chuva e nuvens cada vez mais negras. No final da nossa visita ao mosteiro tivemos, inclusive, de fugir a correr da chuva forte.  Recolhemo-nos num restaurante simpático onde experimentamos pão tibetano (uma maravilha), pizza de iaque e bife de iaque.

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

Mas, Amdo ainda tinha muito mais para nos oferecer. No dia seguinte pela manhã iríamos sair para Tongren e a porta do Tibete tinha sido aberta…

VISITAR AMDO - Abriu-se a porta do Tibete chinês | China

Se vai viajar na China, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR PEQUIM – Um artigo detalhado com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Pequim, a capital da China.
  • VISITAR A MURALHA DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Muralha da China, em tour ou a pé, está neste artigo.
  • VISITAR XIAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Xian e descobrir o legado da Rota da Seda na cidade. Um artigo cheio de dicas de viagem.
  • VISTO DA CHINA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da China e poder viajar no país.
  • VISITAR DATONG – Um artigo com dicas para visitar a popvoação de Datong, o mosteiro suspenso da cidade e as grutas de Yungang.
  • VISITAR AS GRUTAS DE LONGMEN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar aas grutas de Longmen a caminho de Xian.
  • VISITAR CHENGDE – Um artigo com toda a informação que precisa de ter para visitar a cidade de Chengde, a estância de verão dos imperadores da China.
  • VISITAR O EXÉRCITO DE TERRACOTA – Um artigo com o que precisa de saber para visitar o Exército de Terracota, a partir de Xian.
  • VISITAR MAIJI SHAN – Um artigo cheio de dicas para visitar Maji Shan, a montanha da Meda de Milho, na China.
  • VISITAR XINING – Um artigo com as dicas para visitar Xining e o mosteiro de Kumbum na China tibetana.
  • VISITAR AMDO – Tudo o que precisa de saber para visitar Amdo, o planalto tibetano na China.
  • VISITAR REPGONG OU TONGREN – Um artigo sobre uma das cidades de AMDO, no planalto tibetano chinês, onde existem vários mosteiros com produção artesanal de tangkas.
  • VISITAR LABRANG – Tudo o que precisa de saber sobre o mosteiro de Labrang, em Xiahé, no planalto tibetano chinês de Amdo.
  • O BUDISMO NA CHINA – Um artigo sobre os princípios e importância do Budismo na China.
  • VISITAR JIAYUGUAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Jiayuguan está neste artigo, nomeadamente o que visitar nas imediações da cidade onde começa a Grande Muralha da China.
  • VISITAR DUNHUANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dunhuang e os arredores da cidade, nomeadamente o lago crescente, o deserto e as grutas de Mogao.
  • VISITAR TURPAN – Um artigo cheio de dicas para explorar a região do oásis de Turpan, no deserto de Taklamakan, na China, nomedamente as cidades de Jiahé, Gaochang e as grutas de Bezeklik.
  • ESTRADA DE CARACÓRUM – Tudo o que precisa de saber para explorar a estrada de Caracórum, entre a China e o Paquistão, desde Kashgar até à fronteira.
  • VISITAR KASHGAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Kashgar em Xinjiang, na China, uma zona muito tradicional e o coração da Rota da Seda.
  • ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa de saber sobre viajar na Rota da Seda está neste artigo.
  • VISITAR HONG KONG – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Hong Kong na China.
  • VISITAR YANGSHUO – Tudo o que precisa de saber para visitar Yangshuo na China e a zona dos arrozais na China Rural.
  • VIAJAR DE COMBOIO NA CHINA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na China está neste artigo.
  • BARRAGEM DAS TRÊS GARGANTAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a Barragem da 3 Gargantas na China.
  • CRUZEIRO DO YANGTZÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um cruzeiro de vários dias no rio Yangtzé e visitar a barragem das três gargantas.
  • TAOÍSMO – Tudo o que precisa de saber sobre uma das religiões mais importantes da China, o Taoísmo.
  • VISITAR HUA SHAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hua Shan desde a cidade de Xian, na China.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.