Visitar VALDÍVIA, o palco do maior sismo jamais ocorrido na Terra | Chile
Colocado em
Valdívia, na costa do sul do Chile, é ignorada pela maioria dos viajantes que cruzam o país. O que me trouxe a esta cidade não foram as melhores razões. Sabia que a cidade tinha sido o palco do maior sismo jamais registado na Terra, com uma magnitude de 9.5 na escala de Richter, a 22 de Maio de 1960. Vi vários documentários sobre o terramoto e tinha muita curiosidade em conhece-la. Sendo assim, rumei pela Pan-americana.
O sismo de 1960 provocou vários fenómenos paralelos, entre eles, a erupção do vulcão Puyehue e tsunamis que provocaram 62 mortes no Hawai e 31 nas Filipinas. Diz-se por cá que as réplicas do sismo foram sentidas por mais de um ano. O balanço da tragédia no Chile foi de 5700 mortos e mais de 2 milhões de feridos, embora o número certo nunca tenha sido conhecido com exactidão. Este número parece reduzido para a magnitude do sismo, no entanto, não nos podemos esquecer que estamos numa área pouco povoada do país.A USGS publicou um artigo muito interessante sobre esta catástrofe. Não deixem de ler.
Com apenas um dia para visitar a povoação de Valdívia, decidi que a minha prioridade seria procurar os locais que resistiram ao sismo de 1960 e as marcas que isso deixou na cidade. Estima-se que a cidade de Valdívia tenha afundado cerca de dois metros após o sismo, pelo que as marcas na marginal do rio são evidentes. Muito poucos edifícios anteriores ao sismo restam. Os melhores exemplos estão na rua General Lagos, onde hoje se erguem os edifícios da universidade.Foi com surpresa que descobri um vibrante mercado de peixe repleto de pescado fresco e vários leões marinhos esperando pelo almoço em Valdívia. A viagem seguiria em direcção a Pucon.Aproveitei para comprar em Valdívia mexilhões gigantes para o jantar. Um “regalo” para quem já comia sandes ao almoço e ao jantar há duas semanas.
Marque aqui as suas tours e passeios em Valdívia
Se vai viajar no Chile, estes são os nossos artigos que lhe podem interessar
VIAJAR NA PATAGÓNIA – Tudo o que precisa de saber para aproveitar a Patagónia no lado do Chile e no lado da Argentina.
ISLA NAVARINO – Um artigo com a nossa experiência em Puerto Williams e na Isla Navarino, no Chile.
VISITAR VALPARAÍSO – Tudo o que precisa de saber para visitar Valparaíso no Chile.
TORRES DEL PAINE – Tudo o que precisa de saber para fazer o trilho de Torres del Paine, no Chile, em 5 dias no W.
VISITAR PUNTA ARENAS – O nosso artigo sobre Punta Arenas e o Estreito de Magalhães no Chile.
BARCO NOS FIORDES DO CHILE – Tudo o que precisa de saber sobre a viagem a bordo do Navimag, nos fiordes do Chile.
ILHAS CHILOÉ – Tudo o que precisa de saber para explorar as ilhas Chiloé no Chile.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.