Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino – O Mundo do Fim do Mundo | Chile

Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | Chile
Estou em Puerto Williams e “O mundo do fim do mundo”, o livro de Luís Sepúlveda, espera-me do outro lado do Canal Beagle.
Chego a Puerto Williams, no Chile, a localidade mais austral do planeta, depois de dois dias a bordo dum cargueiro da Transbordadora Austral Broom, desde Punta Arenas.
Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileDesde que li o romance “O mundo do fim do mundo”, quando andava na faculdade, que desejo conhecer a Terra do Fogo e os confins austrais do planeta. Sabia que viria aqui, a Punta Arenas, onde a história do livro tem inicio, e tal como a personagem do romance, que luta contra a caça furtiva às baleias, também eu ambicionava partir num barco pelo estreito de Magalhães e percorrer o Canal Beagle na expectativa de avistar as baleias austrais.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChilePuerto Williams encontra-se isolado do restante território chileno e é possivelmente um dos locais povoados mais remotos do planeta. A povoação só pode ser alcançada por avião (meio de transporte que me recuso a utilizar nas viagens) ou por barco. As ligações marítimas ocorrem uma vez por semana e dependem das condições atmosféricas e do estado do mar.
Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileTentei que tudo batesse certo para poder chegar a Ushuaia no dia 15 de Abril e me encontrar com o Rui. Sendo assim, apanhei o cargueiro a 12 de Abril com destino a Puerto Williams. A bordo, para além da tripulação, sigo eu, a Julia, uma alemã, e dois carabineros que trabalham numa base militar chilena na fronteira com a Argentina. Manuel é o chileno que cozinha para nós e nos prepara bifes ao pequeno almoço e comida de 3 em 3 horas. Mal saímos de Punta Arenas uma baleia austral segue ao lado do barco. É mágico. A noite escura, as luzes da estrelas e eu tentando ver os instantes em que a baleia se exibe por entre as águas. As noites são tudo menos confortáveis. Dorme-se sentado numa área semelhante a um autocarro. Estamos todos juntos e o espaço é pouco aquecido. Felizmente consegui um lugar em frente ao aquecedor e esse problema ficou resolvido. Pela manhã, Manuel acorda-nos às 6h para o pequeno-almoço: bifes de cebolada. Vida de marinheiro! Depois do pequeno-almoço segue-se o nascer do sol no Estreito de Magalhães. Os raios de luz penetram o céu nublado e incidem sobre os ilhéus.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileTirando o vento gélido que me bate na cara diria que o cenário é perfeito. O dia passa e o barco percorre o estreito, saí para o Pacífico e volta a entrar nos canais, desta vez para percorrer o Canal Beagle.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileMais uma noite mal dormida. O corpo pede-me uma boa cama. Mas o esforço compensa. São cinco e meia da manhã quando chego a Puerto Williams, “o mundo do fim do mundo”.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileNo céu uma mistura de estrelas e o sol a nascer. As cores outonais das folhas das árvores brilham com os primeiros raios de sol.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChilePuerto Williams exibe um céu azul, as suas pequenas casas de madeira, os barcos coloridos no porto e as montanhas com cumes nevados.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileEsta pequena povoação, com cerca de 2000 habitantes, situa-se na Isla Navarino, a primeira ilha pertencente ao território da Antáctida.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileDo outro lado do canal Beagle fica Ushuaia e a cordilheira Darwin com todos os cumes nevados. Uma vista que até hoje só tinha contemplado nos postais. Sinto-me uma afortunada. Cheguei ao “mundo do fim do mundo”.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | ChileO Rui e o livro do Sepúlveda esperam-me do outro lado. Não resisti e pedi ao Rui que mo trouxesse. Quero relê-lo aqui. Aqui, onde tudo faz mais sentido.Visitar PUERTO WILLIAMS na Isla Navarino - O Mundo do Fim do Mundo | Chile

Marque aqui as suas tours e passeios em Puerto Williams e no Chile

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

3 Comentários

  1. Estou começando a pensar em meu roteiro para o Chile (iremos em julho) e a Patagônia é um dos sonhos (que preciso realmente saber se consigo fazer com meu filhote e com a verba que tenho disponível – rs). Encontrei diversos relatos em teu blog e em um “Uni-Duni-Te”, escolhi este post!
    E foi por sorte! Amei!
    Jà comecei a me encantar com o fato da viagem te recordar um livro. O procurei aqui pelo BR e não o encontrei (farei em breve uma nova busca), e estou morrendo de vontade de seguir esses teus passos!
    😉

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Juliana. Talvez o livro do Sepulveda tenha outro título aí no Brasil. Aproveita a viagem porque a Patagónia e a Terra do Fogo é linda demais.

  2. Anónimo diz: Responder

    Qual a área de Puerto Williams?
    edrofil@ig.com.br

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.