Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador | Chile

Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile
Os “brujos” são o centro da mitologia do Arquipélago de Chiloé. Envoltas em misticismo, as ilhas de Chiloé estão cheias de histórias de criaturas mágicas. Durante séculos, as características climáticas das ilhas perpetuaram uma cultura intrigante. Os nevoeiros constantes e os ventos frequentes, aliados ao isolamento, permitiram a existência de crenças que ainda hoje estão bastante vivas.
Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile

Os chilotes descendem dos Chono, que foram os primeiros povoadores das ilhas. Só em 1567, os espanhóis chegaram a Chiloé. Na altura a população indígena foi praticamente dizimada devido a uma epidemia de varicela.Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile

Com mais de 40 ilhas, a maior ilha do arquipélago é a ilha Grande de Chiloé, com 180 km de comprimento e 50 km de largura. A sua dimensão faz dela a segunda maior da América do Sul. A presença e influência espanhola no arquipélago foi curta mas o legado deixado pelos missionários jesuitas perdura nas igrejas construídas em madeira. Mas as ilhas de Chiloé guardam algo muito maior do que as suas igrejas. Preservam uma beleza natural imaculada aliada a uma cultura chilena pouco tocada pela crescente globalização.
Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile
Em Ancud, a primeira cidade para quem entra no arquipélago, sinto a forte importância da actividade pesqueira. Os barcos estão ancorados no porto e os pescadores realizam as suas lides diárias. Infelizmente, os pinguins que habitam a Pinguinera Puñihuil já migraram para norte para fugirem ao inverno austral. Sendo assim, parto, também eu, mas em direcção ao sul da ilha.Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile
Castro é a capital do arquipélago e, provavelmente, a povoação mais característica. O espírito chilote está bem preservado na sua arquitectura local. Construída num promontório, a cidade desce até ao fiorde. Aí, os palafitos, casas construídas sobre estacas de madeira junto às águas do fiorde, têm a frente virada para a estrada. A parte traseira do palafito tem os barcos atracados. A vida em Chiloé é assim: vive-se virado para o fiorde e ao mesmo tempo para terra. Mar e Terra parecem combinar-se perfeitamente.Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile
A beleza de Chiloé não assenta somente na sua cultura local. A sua beleza natural é indiscutível. O Parque Nacional de Chiloé protege uma área de 43 mil hectares de floresta nativa e de costa pacífica. Apesar de Cucao, a povoação mais próxima da entrada do parque registar cerca de 2200 mm/ano de precipitação, a verdade é que foi aqui que apanhei o meu primeiro dia de sol no arquipélago.Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile
Da entrada do parque segue-se um trilho pela floresta nativa, o Trilho El Tepual, e depois o Trilho das Dunas, que termina na costa do Pacífico. É um lugar inóspito e só algumas aves necrófagas parecem habitar aqui permanentemente. No entanto, nas lagunas há pastos com vacas e cavalos.Visitar o ARQUIPÉLAGO CHILOÉ e descobrir um lugar encantador no mundo | Chile
Numa era onde a globalização tem uniformizado comportamentos e lugares, Chiloé permanece um reduto imaculado da cultura chilena. Ao longe, nos fiordes, passam os barcos que transportam turistas em direcção à Terra do Fogo. Só alguns ousam cruzar o estreito e aventurar-se em Chiloé. Esses, nunca esquecerão que estiveram no Chile.

Marque aqui as suas tours e passeios

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Obrigada pelas palavras. 🙂

  2. Ótimo texto… Lindas fotos… Obrigada por compartilhar…
    Bjs
    Carla

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.