Visitar Almaty é quase como que obrigatório em qualquer viagem pelo Cazaquistão. Almaty é uma das principais cidades do Cazaquistão e, mesmo não sendo capital, acaba por ter um papel muito importante no país. Talvez por isso, visitar Almaty seja uma das prioridades para todos aqueles que visitam o Cazaquistão. Para quem conhece as cidades da Ásia Central, Almaty é um bocadinho o parente pobre, especialmente quando comparada com as cidades do Uzbequistão e, talvez por isso, a cidade de Almaty não nos encantou.
- Se procura transfer do aeroporto para a cidade de Almaty, marque aqui.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
SEGURO DE VIAGEM PARA ALMATY
Viajar no Cazaquistão e para Almaty não exige seguro de viagem. No entanto é aconselhável que o faça uma vez que o Cazaquistão não faz parte da União Europeia e o Cartão Europeu de Saúde não funciona ali. Faça o seu seguro de viagem na IATI (nós recomendamos o Estrela) com 5% de desconto usando este link.
ONDE DORMIR EM ALMATY
Quando visitar Almaty é conveniente alojar-se próximo do centro de Almaty de forma a conseguir explorar o máximo da cidade a pé. A cidade de Almaty é muito grande, as avenidas muito largas e compridas e tudo se mede em quilómetros ali. Assim, a localização do seu alojamento em Almaty deve ser uma das suas prioridades. Independentemente do tipo de alojamento que escolha em Almaty, estes são os melhores localizados para visitar Almaty:
Há outros hostels bons na cidade de Almaty mas ficam longe do centro. Pode vê-los aqui.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR ALMATY
1. Visitar Panfilov Park
O parque Panfilov é o parque principal da cidade de Almaty e é impossível contorná-lo. É o centro da vida da cidade e os principais monumentos e locais de interesse está nas suas imediações. O parque foi construído em memória dos soldados cazaques mortos na II Guerra Mundial por isso os monumentos alusivos a este conflito são frequentes.
2. Visitar o Memorial da II Guerra Mundial
Este é o principal memorial do Parque Panfilov. É um monumento gigantesco, uma estátua colossal, tal como o regime soviético habituou o mundo. Ao lado existe a chama eterna e várias outras estátuas.
3. Visitar Catedral Ortodoxa Zenkov
A Catedral Ortodoxa de Zenkov é feita em madeira e já sobreviveu a muitos tumultos e acontecimentos na Ásia Central. Quando a visitamos estava com obras de restauro, mas a sua beleza, expressa nas cúpulas coloridas era evidente. Utilizada como sala de espectáculos durante o regime soviético, na actualidade voltou a ser um local de culto.
4. Visitar a Rua Zhibek Zholy
Esta é a rua comercial da cidade, cheia de lojas tradicionais e modernas, lado a lado, com artigos para turistas mas também para a vida diária da população de Almaty.
5. Visitar a Mesquita de Almaty
A mesquita de Almaty está quase escondida num bairro atrás do Bazar Verde. Esta mesquita é grande, especialmente se pensarmos que estamos num país cuja igreja ortodoxa é a principal religião praticada. A mesquita é viva, com muitos fiéis, especialmente às sextas-feiras.
6. Visitar o Museu Folclórico de Instrumentos Musicais do Cazaquistão
Este belo museu está instalado numa bela casa de madeira tradicional, construída no início do século XX. Situa-se numa área lateral do Parque Panfilov.
7. Visitar o Green Bazar ou Bazar Verde
Almaty significa o “lugar das maças” e estas são o coração e a alma do Bazar Verde da cidade. Mesmo quando o bazar está fechado, fora da hora, há vendedores de maças nas imediações. Mas o bazar verde vende muito mais coisas do que maças. Aqui vendem-se frutos secos, muitas frutas e legumes, carnes e, no exterior, há artesanato e roupas. O seu nome fica a dever-se à extensa cobertura verde que é bem visível nas imagens aéreas da cidade.
8. Visitar a Praça da República de Almaty
Infelizmente não visitámos a Praça da República, apenas vimos de passagem da janela do carro. É uma praça imponente na cidade e o local onde está o Monumento da Independência e o Palácio Administrativo de Almaty. Imponente, ao bom estilo soviético.
DICAS PARA VISITAR ALMATY E FORA DE ALMATY
- Aloje-se no centro da cidade para poder usufruir melhor.
- A melhor forma de explorar a cidade é a pé mas esteja preparado para caminhar muito.
- Para grandes distâncias use os autocarros urbanos porque as cidades da ex-URSS são bem compridas..
- Os táxis são raros por ali. Se precisar de um, estique o braço, o carro que parar acerte com ele o preço. Só depois, embarque na viagem.
- Se procura uma visita pela cidade com um habitante local, marque aqui pois é muito interessante para entrar dentro da cultura do Cazaquistão.
- Se procura transfer do aeroporto para a cidade, marque aqui. É uma boa opção.
Se vai viajar para o Cazaquistão, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ALMATY – Tudo o que precisa de saber para visitar Almaty, no Cazaquistão está neste artigo.
Relatos da nossa viagem do Rally Mongol e que passou pelo Cazaquistão
- RALLY MONGOL – CAMPOS NUCLEARES DO CAZAQUISTÃO – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem, cruzando o Cazaquistão e a área dos testes nucleares russos no tempo da União Soviética.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO AS ESTEPES DO CAZAQUISTÃO – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem, cruzando o Cazaquistão e a zona das suas estepes.
- RALLY MONGOL – VISITA À ALDEIA SOS DE ALMATY – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem no Rally Mongol na cidade.
Òtimo texto sobre a India… Fiquei triste porque nunca vieram ao Brasil!!!
Este texto é sobre o Cazaquistão. Mas obrigada. Infelizmente nunca fomos ao Brasil. Temos que ir um dia. 😀