TARRAFAL – CABO VERDE | Campo de concentração e repressão

TARRAFAL | Campo de concentração e repressão em Cabo Verde

Na ilha de Santiago, Cabo Verde, o infame Campo de Concentração do Tarrafal… Uma história que não pode ser esquecida.

Os Campos de Concentração

O Campo de Concentração de Sachsenhausen, nos arredores de Berlim, foi um dos primeiros campos a ser instituído pelos nazis, em meados de 1936. Numa fase inicial, o campo destinava-se aos oponentes ao regime de Hitler, mas gradualmente transformou-se num campo de trabalhos forçados e, mais tarde, num local de extermínio de judeus e prisioneiros de guerra soviéticos. A realidade destes campos choca qualquer um que os visita, e esse choque pode levar-nos a pensar que esta realidade é única e exclusivamente pertença do regime nazi e da sua ideologia. Mas a verdade é que, ao mesmo tempo que a Alemanha era governada por um regime fascista totalitário, Portugal e outros países também o eram. E as semelhanças não param aqui.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

Campo de Concentração do Tarrafal

O Regime do Estado Novo demonstrou, ao longo dos seus 40 anos de existência, que conseguia ser também brutal na repressão, eficaz na tortura, desumano no tratamento daqueles que eram considerados inferiores. A acção da PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, quer em Portugal, quer nas colónias, é o exemplo paradigmático do carácter repressivo e castigador do regime.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

Ao mesmo tempo que Sachsenhausen abria as suas portas em Berlim, o regime salazarista decidia instituir um campo de concentração na ilha de Santiago, Cabo Verde, o infame Campo de Concentração do Tarrafal. O Tarrafal começou a funcionar em 29 de Outubro de 1936, recebendo os primeiros prisioneiros, oponentes políticos ao regime, camponeses, operários, soldados, marinheiros, estudantes, intelectuais, sindicalistas.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde
Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

Quando visitei o Tarrafal não pude deixar de reparar nas semelhanças entre o ‘nosso’ campo e o dos nazis. O Tarrafal é um sítio isolado, longe de olhares curiosos, mas localizado nos arredores de uma pequena localidade, os altos muros, o fosso, os barracos, a prisão, as celas de isolamento, os espaços comuns diminutos, a dieta de fome, os locais de trabalho forçado. Tudo era igual, a mensagem era a mesma, ganhando o local o epítome de ‘Campo da Morte Lenta’. O médico do campo do Tarrafal dizia “não estou aqui para curar, mas para passar certidões de óbito”. Claro que os nazis levaram a repressão e a política racial a extremos de insanidade e genocídio únicos na história, mas no Tarrafal o regime do Estado Novo também mostrou a sua verdadeira natureza.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

Entre 1936 e 1954, o Tarrafal funcionou como ‘colónia penal’ destinada a cidadãos ‘desafectos do regime’. Foram 32 os prisioneiros políticos que perderam a vida no Campo do Tarrafal, sendo o mais conhecido o então Secretário-Geral do PCP, Bento Gonçalves, que perde a vida a 11 de Setembro de 1942. Os restantes sofreram mazelas físicas e psicológicas que os iriam marcar para a vida depois do Tarrafal.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

No pós-guerra, derrotado o regime fascista nazi, o regime fascista português foi pressionado para que o campo do Tarrafal fosse encerrado. Isso acabou por acontecer e o Tarrafal encerrou em 26 de Janeiro de 1954. Mas os campos de concentração e de morte têm uma mórbida tendência em ressuscitarem, sob a mão do mesmo regime, ou de regimes diferentes.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

Tarrafal com Campo de trabalho de Chão Bom

Sachsenhausen teria uma segunda vida como campo de concentração soviético; o Tarrafal abriria novamente as portas, sob a gestão do mesmo regime, mas destinado a prisioneiros diferentes, desta vez os partidários dos movimentos de libertação anticoloniais e independentistas que, no início dos anos sessenta, começaram a surgir em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. O Tarrafal foi designado por um novo nome, ‘Campo de Trabalho do Chão Bom’ (o nome da pequena aldeia junto ao campo do Tarrafal), mas a filosofia continuou a mesma. Mais de duzentos prisioneiros passariam pelo campo do Tarrafal, alguns perdendo lá a vida. A repressão e a inumanidade só terminariam uma semana depois de 25 de Abril de 1974 no Tarrafal. No dia 1 de Maio, os últimos prisioneiros do Tarrafal eram finalmente libertados.

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde
Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

O Campo de Concentração do Tarrafal, ou o que dele resta, agora como Museu da Resistência, é uma visita obrigatória para todos os portugueses no Tarrafal. Ensina-nos que fomos capazes de atrocidades que só associamos a outros; ensina-nos que a democracia é um regime frágil; ensina-nos que a liberdade não pode ser encarada como garantida e que devemos lutar por ela todos os dias. O Tarrafal é memória viva, mais concreta e eficaz que o papel dos manuais de história. Mas mesmo a história, e a memória a ela associada, têm de ser alimentadas e acarinhadas, para não morrerem no esquecimento. Pois, como Jorge Santayana escreveu, “Aqueles que não recordam o passado, estão condenados a repeti-lo”. Recordemos o Tarrafal, então, para que nunca mais se repita em solo português.

PROCURE ALOJAMENTO NA ILHA DE SANTIAGO

Uma visita ao Campo de Concentração do Tarrafal (ilha de Santiago) | Cabo Verde

Onde dormir na ilha de Santiago: 

  • Hotel Oasis Praiamar: Ficamos alojados neste magnífico hotel na última viagem para Cabo Verde. Os quartos são magnícos, grandes, espaçosos, limpos com varanda e vista sobre o mar. Tem um belo restaurante com esplanada, magnífico para um jantar especial. O pequeno-almoço é muito bom e cheio de opções saudáveis. É uma opção de alojamento para gama média-alta, com tudo o que isso implica, nomeadamente uma bela piscina e um serviço soberbo. Reserve aqui.
  • Santiago Hotel: Optamos por ficar alojados num hotel fora do Plateau. A nossa opção foi ficar na Achada de Santo António porque nos pareceu um bom lugar para conhecer a verdadeira cidade da Praia, longe dos hotéis e restaurantes dos turistas. Foi uma boa opção porque mesmo ao lado haviam várias churrasqueiras com exceente ambinete noturno. O quarto duplo custa cerca de 70 €. Reserve aqui.
  • Hotel Escola da EHTCV: Numa das escalas que fizemos na Praia chegávamos tarde e voávamos cedo, pelo que escolhemos a opção mais barata para dormir. Ficamos no hotel da escola de turismo. O hotel é longe da cidade da Pria porque fica em Palmarejo Grande, a caminho da Cidade Velha. Para quem precisa de um lugar barato é bom porque os táxis e alugueres para lá são quase ao mesmo preço do que para a Praia. Para quem quer um hotel bem localizado no centro da Praia, esta não é uma boa opção. O quarto para duas pessoas custa 22€, com pequeno-almoço. Os quartos não têm casa de banho. Reserve aqui

Se vai viajar para Cabo Verde estes são os nossos artigos que lhe podem interessar

  • CABO VERDE – Como ir para Cabo Verde? Preciso de visto? Como me desloco entre as ilhas? Onde ficar alojado? O que ver ou fazer em cada ilha? Está tudo aqui. Com dicas inclusive para visitar o Tarrafal.
  • ILHA DA BOA VISTA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DA BRAVA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Brava, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de cultura, tranquilidade e modo de vida tradicional em Cabo Verde.
  • ILHA DO FOGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Pico, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, trilhos, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza e aventura. Também tem praias de areia negra.
  • ILHA DO SAL – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Sal, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DE SANTO ANTÃO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza, cultura e muita ruralidade no modo de vida.
  • ILHA DO MAIO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Maio, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas e pouca gente. Tem um ambiente muito local.
  • ILHA DE SÃO VICENTE – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do São Vicente, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas, cultura, música e vida urbana. Tem um ambiente muito cultural.
  • ILHA DE SANTIAGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Santiago, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias (no Tarrafal), cultura, música e vida urbana. Com dicas inclusive para visitar o Tarrafal.
  • ROTEIRO PARA CABO VERDE – Este é um artigo com o roteiro que nós fizemos na nossa primeira viagem a Cabo Verde, em que num total de 15 dias visitámos 6 ilhas. Com dicas inclusive para visitar o Tarrafal.
  • VISITAR MINDELO – Mindelo á a cidade mais importante da ilha de São Vicente e este artigo vai permitir-lhe preparar a sua viagem e saber tudo o que não pode deixar de ver e fazer na maior cidade cultural de Cabo Verde.
  • SUBIR AO CUME DO VULCÃO DO FOGO – Um artigo onde partilhamos a nosso experiência de subida ao cume do maior vulcão do Cabo Verde, na ilha do Fogo, a ilha vulcão.
  • VISITAR A CIDADE VELHA – Um artigo com todas as nossas dicas e experiências quando visitámos a Cidade Velha portuguesa na ilha de Santiago em Cabo Verde. Com dicas inclusive para visitar o Tarrafal.
  • CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL – Um artigo sobre a nossa experiência e dicas de viagem ao campo de concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
  • TRILHO DA RIBEIRA DO PAÚL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ribeira de Paúl na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
  • TRILHO DA PONTA DO SOL ÀS FONTAINHAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ponta do Sol à Cruzinha da Graça, passando pela maravilhosa povoação das Fontainhas, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
  • VISITAR A CIDADE DA PRAIA – A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde e um dos seus centros culturais. É um local ideal para começar qualquer viagem pelo arquipélago. Pode ver as nossas dicas neste artigo. Com dicas inclusive para visitar o Tarrafal.
  • TRILHO DE CHÃ DAS CALDEIRAS A MOSTEIROS – Este é um artigo para o auxiliar a preparar o trilho que vai de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo em Cabo Verde, até à povoação de Mosteiros.
  • CIDADE DE SÃO FILIPE – São Filipe é a maior cidade da ilha do Pico e uma bela cidade para descobrir e apaixonar-se por Cabo Verde. Neste artigo encontrará as nossas melhores dicas sobre São Filipe.
  • TRATADO DE TORDESILHAS – Este é um artigo sobre uma das curiosidades de Cabo Verde. Sabias que Santo Antão, em Cabo Verde, foi determinante no Tratado de Tordesilhas? Está tudo explicado aqui.
  • 7 SÓIS 7 LUAS – Este é o artigo em que partilhamos a nossa experiência em Cobo Verde quando fomos ver o Festival 7 Sóis 7 Luas nas ilhas da Brava, Fogo e Maio.
  • RIU HOTELS & RESORTS – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência nos hotéis da cadeia RIU em Cabo Verde, na ilha do Sal e na ilha da Boa Vista.
  • VISTO PARA CABO VERDE – Este artigo tem a informação sobre o registo de entrada em Cabo Verde.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

7 Comentários

  1. crpt diz: Responder

    A prisão do Tarrafal deixou um legado de 36 vitimas, não 32. Durante todo o seu periodo de existência de 1936 até ao 25 de Abril 1974, com as devidas interrupções. No total 32 Portugueses, 2 Angolanos e 2 Cabo Verdianos. Durante o total dos 40 anos de ditadura…
    Comparar com qualquer campo de concentração Nazi ou outro é no mínimo ridículo. Só nas mãos dos Nazis o número de vitimas de Sachsenhausen pode ser multiplicado por 1000!! Nas mãos da União Soviética tambem não era um campo de férias.

    Colónias penais sempre existiram e infelizmente continuam a existir. No Tarrafal muitos sofreram (<250), mas não só prisioneiros políticos, de facto a maioria foram prisioneiros de delito comum. Facto tendencialmente ignorado na propaganda para "turista ver".

    Nomes como Guiana Francesa, Austrália, África do Sul, Sibéria, Nova Zelândia, Guantanamo… Tornaram-se famosos por algum motivo.
    Uma breve comparação com QUALQUER dos regimes contemporâneos do Estado Novo, faria o Diabo corar de vergonha. Até a nossa vizinha Espanha deixou valas comuns que em número só ficam atrás do Cambodja!!
    Fiquem bem.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo comentário. A semelhança entre os campos está no principio que leva à sua existência, não na escala.

  2. Uma visita impressionante, como se chega a tanta crueldade!! Adorei o vosso post, dêm uma olhadinha no meu sobre a minha visita a este local. Boas viagens

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Luís.

  3. Teresa diz: Responder

    Como foram de praia para o tarrafal?

    1. Rui Pinto diz: Responder

      Fomos de camioneta, umas carrinhas de 7 lugares.

  4. Obrigado pela sua partilha esta, tão legal.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.