Se olharmos para o panorama geopolítico actual, é difícil imaginar que os dois países que partilham a Península Ibérica, no cantinho da Europa, já foram as duas principais potências mundiais e dividiram o mundo no Tratado de Tordesilhas. Mas a verdade é que, há 500 anos, Portugal e Espanha arrogaram-se o direito de dividirem o mundo conhecido e por conhecer em duas metades, cada uma passando a pertencer a um desses reinos, o Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas e a divisão do mundo
A competição entre estas duas nações pela descoberta de novos mundos, acirrada pela viagem de Colombo em 1492 e as pretensões da Coroa espanhola, levou a intensas negociações diplomáticas, culminando na assinatura do Tratado de Tordesilhas, a 7 de Junho de 1494, e marcando o início do fim da hegemonia do poder papal.
Ratificado por D. João II e os Reis Católicos, o Tratado de Tordesilhas estabelecia como a linha que dividia o mundo em duas partes o meridiano que passava a 370 léguas a oeste de Santo Antão, a ilha mais ocidental do arquipélago de Cabo Verde, descoberto pelos portugueses cerca de 30 anos antes. As terras a oeste dessa linha pertenceriam a Espanha, a leste, a Portugal. Como resultado, Portugal passava a ter a hegemonia da navegação no Atlântico sul, o que permitiu a exploração da costa africana e a aventura em direcção ao Oriente. E hoje suspeita-se que os portugueses já sabiam da existência do Brasil e por isso insistiram em empurrar a linha divisória do Tratado de Tordesilhas o mais para oeste possível…
O outro lado do mundo no tratado de Tordesilhas
No entanto, o meridiano de Tordesilhas não dava oficialmente a volta ao mundo, e com a expansão rápida dos portugueses a oriente, era inevitável que a questão da disputa de novas terras se expandisse até ao outro lado do mundo. A descoberta das Molucas, e a contestação espanhola, levaram a novas negociações, levando à assinatura do Tratado de Saragoça, em 1529, que definia a continuação do meridiano acordado no Tratado de Tordesilhas até ao hemisfério oposto, passando a 297,5 léguas a leste das ilhas Molucas.
Claro que as outras potências não reconheciam legitimidade nesta divisão do mundo no Tratado de Tordesilhas. Mas mesmo os assinantes do Tratado de Tordesilhas pareciam não conseguir entender-se. A expansão portuguesa e espanhola na América do Sul, violando os trâmites do Tratado de Tordesilhas, assim como a União Ibérica (1580 – 1680) e a subsequente confusão sobre o que pertencia a quem, tiveram como consequência uma disputa longa que culminou no Tratado de Madrid (1750), que revogava o Tratado de Tordesilhas, e tinha por base o princípio do direito privado romano de “quem possui de facto, deve possuir de direito”.
Como consequência do Tratado de Tordesilhas, os portugueses cederam Colónia de Sacramento, definindo-se o Rio Uruguai como a fronteira entre Brasil e Argentina, mas receberam novos territórios a oeste, e expandiram-se na região amazónica, ocupando novos territórios que passariam a ser portugueses. Estavam assim lançadas as bases para a definição das fronteiras actuais do Brasil e das esferas de influência portuguesa e espanhola no continente americano.
Visitar Santo Antão
Se vai visitar Santo Antão as opções de alojamento na ilha são:
- Pedracin Village (na área rural da Ribeira Grande)
- Casa Santa Barbara Deluxe (uma casa com piscina na Ribeira Grande)
- Tiduca Hotel (um bom hotel na Ponta do Sol)
- Luatur (um apartamento particular na Ribeira Grande)
- Hotel Miranda & Miranda (em Ponta do Sol)
- Ribeira Grande Country House (casa de campo no vale da Ribeira Grande)
- Chez Sandro & Aracy (casa no Paúl)
- Biosfera Amor do dia (casa maravilhosa na estrada velha entre a Cova e Porto Novo)
- Residencial Sintanton Trekking (na Ponta do Sol)
- Questel BronQ (em Chã da Igreja)
- Casa De France (em Porto Novo)
Se vai viajar para Cabo Verde estes são os nossos artigos que lhe podem interessar
- CABO VERDE – Como ir para Cabo Verde? Preciso de visto? Como me desloco entre as ilhas? Onde ficar alojado? O que ver ou fazer em cada ilha? Está tudo aqui.
- ILHA DA BOA VISTA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
- ILHA DA BRAVA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Brava, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de cultura, tranquilidade e modo de vida tradicional em Cabo Verde.
- ILHA DO FOGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Pico, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, trilhos, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza e aventura. Também tem praias de areia negra.
- ILHA DO SAL – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Sal, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
- ILHA DE SANTO ANTÃO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza, cultura e muita ruralidade no modo de vida.
- ILHA DO MAIO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Maio, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas e pouca gente. Tem um ambiente muito local.
- ILHA DE SÃO VICENTE – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do São Vicente, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas, cultura, música e vida urbana. Tem um ambiente muito cultural.
- ILHA DE SANTIAGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Santiago, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias (no Tarrafal), cultura, música e vida urbana.
- ROTEIRO PARA CABO VERDE – Este é um artigo com o roteiro que nós fizemos na nossa primeira viagem a Cabo Verde, em que num total de 15 dias visitámos 6 ilhas.
- VISITAR MINDELO – Mindelo á a cidade mais importante da ilha de São Vicente e este artigo vai permitir-lhe preparar a sua viagem e saber tudo o que não pode deixar de ver e fazer na maior cidade cultural de Cabo Verde.
- SUBIR AO CUME DO VULCÃO DO FOGO – Um artigo onde partilhamos a nosso experiência de subida ao cume do maior vulcão do Cabo Verde, na ilha do Fogo, a ilha vulcão.
- VISITAR A CIDADE VELHA – Um artigo com todas as nossas dicas e experiências quando visitámos a Cidade Velha portuguesa na ilha de Santiago em Cabo Verde.
- CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL – Um artigo sobre a nossa experiência e dicas de viagem ao campo de concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
- TRILHO DA RIBEIRA DO PAÚL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ribeira de Paúl na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
- TRILHO DA PONTA DO SOL ÀS FONTAINHAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ponta do Sol à Cruzinha da Graça, passando pela maravilhosa povoação das Fontainhas, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
- VISITAR A CIDADE DA PRAIA – A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde e um dos seus centros culturais. É um local ideal para começar qualquer viagem pelo arquipélago. Pode ver as nossas dicas neste artigo.
- TRILHO DE CHÃ DAS CALDEIRAS A MOSTEIROS – Este é um artigo para o auxiliar a preparar o trilho que vai de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo em Cabo Verde, até à povoação de Mosteiros.
- CIDADE DE SÃO FILIPE – São Filipe é a maior cidade da ilha do Pico e uma bela cidade para descobrir e apaixonar-se por Cabo Verde. Neste artigo encontrará as nossas melhores dicas sobre São Filipe.
- TRATADO DE TORDESILHAS – Este é um artigo sobre uma das curiosidades de Cabo Verde. Sabias que Santo Antão, em Cabo Verde, foi determinante no Tratado de Tordesilhas? Está tudo explicado aqui.
- 7 SÓIS 7 LUAS – Este é o artigo em que partilhamos a nossa experiência em Cobo Verde quando fomos ver o Festival 7 Sóis 7 Luas nas ilhas da Brava, Fogo e Maio.
- RIU HOTELS & RESORTS – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência nos hotéis da cadeia RIU em Cabo Verde, na ilha do Sal e na ilha da Boa Vista.
- VISTO PARA CABO VERDE – Este artigo tem a informação sobre o registo de entrada em Cabo Verde.