TRATADO DE TORDESILHAS, o mundo dividido em dois em Cabo Verde

TRATADO DE TORDESILHAS, o mundo dividido em dois em Cabo Verde

Se olharmos para o panorama geopolítico actual, é difícil imaginar que os dois países que partilham a Península Ibérica, no cantinho da Europa, já foram as duas principais potências mundiais e dividiram o mundo no Tratado de Tordesilhas. Mas a verdade é que, há 500 anos, Portugal e Espanha arrogaram-se o direito de dividirem o mundo conhecido e por conhecer em duas metades, cada uma passando a pertencer a um desses reinos, o Tratado de Tordesilhas.

O Tratado de Tordesilhas e a divisão do mundo

A competição entre estas duas nações pela descoberta de novos mundos, acirrada pela viagem de Colombo em 1492 e as pretensões da Coroa espanhola, levou a intensas negociações diplomáticas, culminando na assinatura do Tratado de Tordesilhas, a 7 de Junho de 1494, e marcando o início do fim da hegemonia do poder papal.

Ratificado por D. João II e os Reis Católicos, o Tratado de Tordesilhas estabelecia como a linha que dividia o mundo em duas partes o meridiano que passava a 370 léguas a oeste de Santo Antão, a ilha mais ocidental do arquipélago de Cabo Verde, descoberto pelos portugueses cerca de 30 anos antes. As terras a oeste dessa linha pertenceriam a Espanha, a leste, a Portugal. Como resultado, Portugal passava a ter a hegemonia da navegação no Atlântico sul, o que permitiu a exploração da costa africana e a aventura em direcção ao Oriente. E hoje suspeita-se que os portugueses já sabiam da existência do Brasil e por isso insistiram em empurrar a linha divisória do Tratado de Tordesilhas o mais para oeste possível…

O outro lado do mundo no tratado de Tordesilhas

No entanto, o meridiano de Tordesilhas não dava oficialmente a volta ao mundo, e com a expansão rápida dos portugueses a oriente, era inevitável que a questão da disputa de novas terras se expandisse até ao outro lado do mundo. A descoberta das Molucas, e a contestação espanhola, levaram a novas negociações, levando à assinatura do Tratado de Saragoça, em 1529, que definia a continuação do meridiano acordado no Tratado de Tordesilhas até ao hemisfério oposto, passando a 297,5 léguas a leste das ilhas Molucas.

Santo Antão e o tratado de Tordesilhas - Quando o mundo foi dividido em dois | Cabo Verde

Claro que as outras potências não reconheciam legitimidade nesta divisão do mundo no Tratado de Tordesilhas. Mas mesmo os assinantes do Tratado de Tordesilhas pareciam não conseguir entender-se. A expansão portuguesa e espanhola na América do Sul, violando os trâmites do Tratado de Tordesilhas, assim como a União Ibérica (1580 – 1680) e a subsequente confusão sobre o que pertencia a quem, tiveram como consequência uma disputa longa que culminou no Tratado de Madrid (1750), que revogava o Tratado de Tordesilhas, e tinha por base o princípio do direito privado romano de “quem possui de facto, deve possuir de direito”.

Como consequência do Tratado de Tordesilhas, os portugueses cederam Colónia de Sacramento, definindo-se o Rio Uruguai como a fronteira entre Brasil e Argentina, mas receberam novos territórios a oeste, e expandiram-se na região amazónica, ocupando novos territórios que passariam a ser portugueses. Estavam assim lançadas as bases para a definição das fronteiras actuais do Brasil e das esferas de influência portuguesa e espanhola no continente americano.

Visitar Santo Antão

Se vai visitar Santo Antão as opções de alojamento na ilha são:

Se vai viajar para Cabo Verde estes são os nossos artigos que lhe podem interessar

  • CABO VERDE – Como ir para Cabo Verde? Preciso de visto? Como me desloco entre as ilhas? Onde ficar alojado? O que ver ou fazer em cada ilha? Está tudo aqui.
  • ILHA DA BOA VISTA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DA BRAVA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Brava, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de cultura, tranquilidade e modo de vida tradicional em Cabo Verde.
  • ILHA DO FOGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Pico, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, trilhos, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza e aventura. Também tem praias de areia negra.
  • ILHA DO SAL – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Sal, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DE SANTO ANTÃO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza, cultura e muita ruralidade no modo de vida.
  • ILHA DO MAIO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Maio, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas e pouca gente. Tem um ambiente muito local.
  • ILHA DE SÃO VICENTE – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do São Vicente, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas, cultura, música e vida urbana. Tem um ambiente muito cultural.
  • ILHA DE SANTIAGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Santiago, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias (no Tarrafal), cultura, música e vida urbana.
  • ROTEIRO PARA CABO VERDE – Este é um artigo com o roteiro que nós fizemos na nossa primeira viagem a Cabo Verde, em que num total de 15 dias visitámos 6 ilhas.
  • VISITAR MINDELO – Mindelo á a cidade mais importante da ilha de São Vicente e este artigo vai permitir-lhe preparar a sua viagem e saber tudo o que não pode deixar de ver e fazer na maior cidade cultural de Cabo Verde.
  • SUBIR AO CUME DO VULCÃO DO FOGO – Um artigo onde partilhamos a nosso experiência de subida ao cume do maior vulcão do Cabo Verde, na ilha do Fogo, a ilha vulcão.
  • VISITAR A CIDADE VELHA – Um artigo com todas as nossas dicas e experiências quando visitámos a Cidade Velha portuguesa na ilha de Santiago em Cabo Verde.
  • CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL – Um artigo sobre a nossa experiência e dicas de viagem ao campo de concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
  • TRILHO DA RIBEIRA DO PAÚL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ribeira de Paúl na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
  • TRILHO DA PONTA DO SOL ÀS FONTAINHAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ponta do Sol à Cruzinha da Graça, passando pela maravilhosa povoação das Fontainhas, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
  • VISITAR A CIDADE DA PRAIA – A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde e um dos seus centros culturais. É um local ideal para começar qualquer viagem pelo arquipélago. Pode ver as nossas dicas neste artigo.
  • TRILHO DE CHÃ DAS CALDEIRAS A MOSTEIROS – Este é um artigo para o auxiliar a preparar o trilho que vai de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo em Cabo Verde, até à povoação de Mosteiros.
  • CIDADE DE SÃO FILIPE – São Filipe é a maior cidade da ilha do Pico e uma bela cidade para descobrir e apaixonar-se por Cabo Verde. Neste artigo encontrará as nossas melhores dicas sobre São Filipe.
  • TRATADO DE TORDESILHAS – Este é um artigo sobre uma das curiosidades de Cabo Verde. Sabias que Santo Antão, em Cabo Verde, foi determinante no Tratado de Tordesilhas? Está tudo explicado aqui.
  • 7 SÓIS 7 LUAS – Este é o artigo em que partilhamos a nossa experiência em Cobo Verde quando fomos ver o Festival 7 Sóis 7 Luas nas ilhas da Brava, Fogo e Maio.
  • RIU HOTELS & RESORTS – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência nos hotéis da cadeia RIU em Cabo Verde, na ilha do Sal e na ilha da Boa Vista.
  • VISTO PARA CABO VERDE – Este artigo tem a informação sobre o registo de entrada em Cabo Verde.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.