Praia, na ilha de Santiago, recebeu-nos de braços abertos logo pela manhã. Os primeiros raios de sol brilhavam no céu quando aterramos na capital cabo-verdiana. A Praia, na ilha de Santiago, é a principal cidade do arquipélago, e na ilha de Santiago concentra-se mais de metade da população do país.
Visitar a Ilha de Santiago
A ilha de Santiago é a maior ilha cabo-verdiana, resultando daí uma grande diversidade paisagística e cultural. Não basta conhecer a cidade da Praia, a ilha de Santiago tem imensos encantos à espera para serem descobertos. A maioria dos visitantes não se aventura no interior da ilha de Santiago mas, Santiago, tem imensos motivos que tornam a viagem para o seu interior muito atractiva. Estávamos determinados em explorar a ilha de Santiago e tirar o maior proveito possível dos seus encantos. Apesar de não termos muito tempo disponível, sabíamos que o íamos utilizar da melhor maneira.
Visitar o mercado de Sucupira na ilha de Santiago
Começamos por procurar alojamento na Praia, no bairro da Achada de Santo António na ilha de Santiago, onde deixámos as mochilas guardadas. Ainda eram oito horas da manhã e por isso não podíamos fazer o check-in. Dirigimo-nos para Sucupira, o bairro do mercado e uma das partes socialmente mais desfavorecidas da Praia e da ilha de Santiago. Aí contactamos com a única forma de agressividade que experimentamos em Cabo Verde. Um grupo de homens aproximou-se e, puxando-nos pelos braços e pelos sacos, tentaram levar-nos para dentro dos “alugueres”. Foram tão agressivos que tive que mandar uma lapada no braço de um, já que não me largava e puxava constantemente. Apesar da atracção do bairro ser o mercado africano, a nossa ida ali tinha unicamente a ver com o facto de querermos apanhar o “aluguer” para Assomada, no centro da ilha de Santiago, e onde se efectuava um mercado semanal (quarta-feira) vívido e mais tranquilo do que o de Sucupira.
A caminho de Assomada na ilha de Santiago
Para chegar a Assomada, na ilha de Santiago, o aluguer demorou cerca de uma hora, percorrendo estradas de piso novo asfaltado, fazendo a carrinha deslizar entre uma paisagem montanhosa coberta de plantações agrícolas, apenas interrompida pelos ocasionais picos rochosos que se erguiam na paisagem da ilha de Santiago. O letreiro de São Lourenço dos Orgãos chamou-nos à atenção na ilha de Santiago. Ali, as mulheres, na beira da estrada, vendiam morangos com aspecto suculento. As frutas enchiam as bacias coloridas de plástico e as bancas de madeira, parecendo um cenário pintado na ilha de Santiago.
Chegámos a Assomada na ilha de Santiago. Era domingo de Páscoa e, apesar do mercado semanal não estar em funcionamento, as festas cristãs atraiam à povoação da ilha de Santiago vários vendedores que se aglomeravam à volta da igreja principal da ilha de Santiago. A igreja estava repleta e as multidões estendiam-se até à parte de fora. Para fazer face à forte afluência de fiéis, as orações ouviam-se no exterior. Estivemos aqui pouco tempo, o nosso objectivo final era o Tarrafal, alguns quilómetros à frente, e na ponta norte da ilha de Santiago.
Apanhámos outro “aluguer”, não com a mesma agressividade que em Sucupira mas algo semelhante, lembrando-nos, mais uma vez, que estávamos em África, e seguimos viagem na ilha de Santiago.
Parque Natural da Serra da Malagueta
Pelo caminho na ilha de Santiago atravessámos o Parque Natural da Serra da Malagueta, com uma paisagem deslumbrante e fazendo-nos sonhar com mais tempo para sair e experimentar os trilhos pedonais da serra da ilha de Santiago. Teria que ficar para uma próxima oportunidade numa nova visita à ilha de Santiago.
À medida que se subia para a serra da Malagueta, as palmeiras e bananeiras davam lugar a árvores de frutos distintos, como macieiras, marmeleiros, etc. Os legumes, cereais e tubérculos enchiam os campos assim como as cestas das vendedoras da berma da estrada. A maioria das pessoas que entrava e saia do aluguer não falava português. Crioulo, só se fala crioulo por aqui. E nós dizíamos:
– cábu berdi é sábi (Cabo Verde é bom).
Visitar Chão Bom
Chegámos finalmente a Chão Bom, alguns quilómetros antes do Tarrafal, na ilha de Santiago. Já tínhamos andado cerca de 70 km desde a Praia e a viagem nos dois alugueres demorara cerca de duas horas. Era quase hora do almoço mas ainda tínhamos algo importante a fazer.
Campo de Concentração do Tarrafal
Em Chão Bom existe o que resta do Campo de Concentração do Tarrafal, uma prisão política portuguesa durante o Estado Novo na ilha de Santiago. Recebeu-nos Fred, um menino de sete anos que veio a correr ter connosco, com uma bola furada e puída de tanto uso. A sua irmã veio logo atrás. Fred fala português e depois de eu lhe perguntar quantos irmãos tinha, começou a pensar e a contar pelos dedos. Parou nos seis, dizendo que não tinha bem a certeza. Sorri e abracei-o. Aquela inocência era deliciosa.
– Não tens uma bola para mim? – Perguntou-me
Não tinha. Senti-me triste. Queria muito tê-la ali para lha poder dar. Só tinha canetas e foi o que lhe dei. Gostou mas não era bem aquilo que queria. Encolheu os ombros. Prometi-lhe que um dia voltava e lhe dava uma bola nova para que ele pudesse jogar. Perguntou-me imediatamente:
– Quando vens?
– Não sei, um dia destes. – Respondi-lhe.
A irmã, sorriu e disse:
– E uma boneca?
– Sim, também trago uma boneca para ti.
Senti os meus olhos raiarem de lágrimas ali na ilha de Santiago. Não porque aquelas crianças precisassem muito daqueles brinquedos ou porque fossem extremamente pobres (algo que eram porque brincavam descalços nas terras quentes). As lágrimas escondidas nos meus olhos deviam-se ao facto de lhes ter feito uma promessa que não sabia se poderia cumprir.
Entrámos no Campo de Concentração e visitámo-lo. No final da visita, apanhámos um novo “aluguer” para fazer os cinco quilómetros até ao Tarrafal, na ilha de Santiago. Desta vez nas traseiras de uma carrinha.
Visitar a Praia do Tarrafal
O Tarrafal recebeu-nos com um sol e calor abrasador na ilha de Santiago. Sentíamos a transpiração escorrer-nos pelo corpo. Era mais do que horas de almoçar na ilha de Santiago. Escolhemos um boteco e enganámos os estômagos com qualquer coisa. Queríamos mesmo era ver a praia, a única de areia branca da ilha de Santiago.
Deixámos a praça da povoação para trás e fomos até à praia da ilha de Santiago. O calor do início da tarde tinha afugentado grande parte dos banhistas. Algumas crianças brincavam no mar, sob os olhares atentos dos progenitores.
Os barcos dos pescadores atracados nas areias amarelas, mesmo em frente ao mercado de peixe, que pareciam descansar de uma manhã de faina. Contemplámos a beleza do lugar e sentámo-nos um pouco para respirar este ar e sentir o momento da ilha de Santiago.
A praia do Tarrafal na ilha de Santiago é muito bonita, com um mar de azul cristalino, águas tranquilas e um ambiente sossegado e descontraído. Mas, ainda nesse dia íamos regressar à Praia.
De regresso à Praia, a capital da ilha de Santiago
No centro do Tarrafal arranjámos um aluguer directo até à Praia, que antes de sair andou às voltas durante uma hora, mas que nos deixou de novo na capital cabo-verdiana na ilha de Santiago. Na ilha de Santiago ainda queríamos conhecer a Praia e a Cidade Velha mas isso, eram outras estórias.
PROCURE ALOJAMENTO NA ILHA DE SANTIAGO
Onde dormir na Praia, na ilha de Santiago:
- Hotel Oasis Praiamar: Ficamos alojados neste magnífico hotel na ilha de Santiago na última viagem para Cabo Verde. Os quartos são magnícos, grandes, espaçosos, limpos com varanda e vista sobre o mar. Tem um belo restaurante com esplanada, magnífico para um jantar especial. O pequeno-almoço é muito bom e cheio de opções saudáveis. É uma opção de alojamento para gama média-alta na ilha de Santiago, com tudo o que isso implica, nomeadamente uma bela piscina e um serviço soberbo. Reserve aqui.
- Santiago Hotel: Optamos por ficar alojados num hotel fora do Plateau da ilha de Santiago. A nossa opção foi ficar na Achada de Santo António porque nos pareceu um bom lugar para conhecer a verdadeira cidade da Praia, longe dos hotéis e restaurantes dos turistas. Foi uma boa opção porque mesmo ao lado haviam várias churrasqueiras com exceente ambinete noturno. O quarto duplo custa cerca de 70 €. Reserve aqui.
- Hotel Escola da EHTCV: Numa das escalas que fizemos na Praia chegávamos tarde e voávamos cedo, pelo que escolhemos a opção mais barata para dormir. Ficamos no hotel da escola de turismo da ilha de Santiago. O hotel é longe da cidade da Paria porque fica em Palmarejo Grande, a caminho da Cidade Velha. Para quem precisa de um lugar barato é bom porque os táxis e alugueres para lá são quase ao mesmo preço do que para a Praia. Para quem quer um hotel bem localizado no centro da Praia, esta não é uma boa opção para a ilha de Santiago. O quarto para duas pessoas custa 22€, com pequeno-almoço. Os quartos não têm casa de banho. Reserve aqui.
Se vai viajar para Cabo Verde estes são os nossos artigos que lhe podem interessar
- CABO VERDE – Como ir para Cabo Verde? Preciso de visto? Como me desloco entre as ilhas? Onde ficar alojado? O que ver ou fazer em cada ilha? Está tudo aqui. Com dicas inclusive para a ilha de Santiago.
- ILHA DA BOA VISTA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
- ILHA DA BRAVA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Brava, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de cultura, tranquilidade e modo de vida tradicional em Cabo Verde.
- ILHA DO FOGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Pico, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, trilhos, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza e aventura. Também tem praias de areia negra. Tem um ambiente muito local. Ideal para combinar com a ilha de Santiago.
- ILHA DO SAL – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Sal, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
- ILHA DE SANTO ANTÃO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza, cultura e muita ruralidade no modo de vida.
- ILHA DO MAIO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Maio, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas e pouca gente. Tem um ambiente muito local. Ideal para combinar com a ilha de Santiago.
- ILHA DE SÃO VICENTE – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do São Vicente, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas, cultura, música e vida urbana. Tem um ambiente muito cultural.
- ILHA DE SANTIAGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Santiago, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias (no Tarrafal), cultura, música e vida urbana.
- ROTEIRO PARA CABO VERDE – Este é um artigo com o roteiro que nós fizemos na nossa primeira viagem a Cabo Verde, em que num total de 15 dias visitámos 6 ilhas.
- VISITAR MINDELO – Mindelo á a cidade mais importante da ilha de São Vicente e este artigo vai permitir-lhe preparar a sua viagem e saber tudo o que não pode deixar de ver e fazer na maior cidade cultural de Cabo Verde.
- SUBIR AO CUME DO VULCÃO DO FOGO – Um artigo onde partilhamos a nosso experiência de subida ao cume do maior vulcão do Cabo Verde, na ilha do Fogo, a ilha vulcão.
- VISITAR A CIDADE VELHA – Um artigo com todas as nossas dicas e experiências quando visitámos a Cidade Velha portuguesa na ilha de Santiago em Cabo Verde. Tem um ambiente muito local. Ideal para combinar com a ilha de Santiago.
- CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL – Um artigo sobre a nossa experiência e dicas de viagem ao campo de concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde. Tem um ambiente muito local. Ideal para combinar com a ilha de Santiago.
- TRILHO DA RIBEIRA DO PAÚL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ribeira de Paúl na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
- TRILHO DA PONTA DO SOL ÀS FONTAINHAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ponta do Sol à Cruzinha da Graça, passando pela maravilhosa povoação das Fontainhas, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
- VISITAR A CIDADE DA PRAIA – A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde e um dos seus centros culturais. É um local ideal para começar qualquer viagem pelo arquipélago. Pode ver as nossas dicas neste artigo.
- TRILHO DE CHÃ DAS CALDEIRAS A MOSTEIROS – Este é um artigo para o auxiliar a preparar o trilho que vai de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo em Cabo Verde, até à povoação de Mosteiros.
- CIDADE DE SÃO FILIPE – São Filipe é a maior cidade da ilha do Pico e uma bela cidade para descobrir e apaixonar-se por Cabo Verde. Neste artigo encontrará as nossas melhores dicas sobre São Filipe.
- TRATADO DE TORDESILHAS – Este é um artigo sobre uma das curiosidades de Cabo Verde. Sabias que Santo Antão, em Cabo Verde, foi determinante no Tratado de Tordesilhas? Está tudo explicado aqui.
- 7 SÓIS 7 LUAS – Este é o artigo em que partilhamos a nossa experiência em Cobo Verde quando fomos ver o Festival 7 Sóis 7 Luas nas ilhas da Brava, Fogo e Maio.
- RIU HOTELS & RESORTS – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência nos hotéis da cadeia RIU em Cabo Verde, na ilha do Sal e na ilha da Boa Vista.
- VISTO PARA CABO VERDE – Este artigo tem a informação sobre o registo de entrada em Cabo Verde.
Ola Carla!.
Gostei da sua descrição sobre as ilhas de CaboVerde. Estive em 74 em Bissau onde havia CaboVerdianos. Agora k estou apo sentado tenho disponibilidade p ir. Aten dendo à idade aconselha k deva viajar solo ou em grupo? Há problemas de seguranca na cidade da Praia por ex? Uma semana num hotel 3 estrelas cus tara quanto? Imperdivel na Praia alem das mornas e coladeras? O k há + alem
da cachupa canja africana?.Grato desde ja
Cabo Verde é África. Não é o lugar mais seguro do mundo mas é bastante mais seguro do que outros países africanos.
Boa tarde Carla,
Sou Assistente Social e gostava de conhecer as escolas na Praia, sabe dizer-me se é possível?
Muito obrigada
Não tenho contactos, lamento.
Boa tarde Carla. Que transportes há na ilha de Santiago? É preciso ou é melhor trocar dinheiro para levar? Em termos de supermercados, há? Onde comer alguma coisa rápida e não muito cara? Muito obrigado
Btarde.Eu sou Caboverdiana e moro na ilha de santiago praia.se quizer posso te ajudar
Obrigada
Olá boa tarde, se tivisse de escolher um das ilhas para viver, qual escolhia?
Não faço ideia… Depende de onde tivesse emprego e do que gosta. Talvez, São Vicente e Mindelo.
Boa noite. Vou levar a bola que vocês prometeram. Levo uma de futebol, uma de voleibol e um disco voador. Irei entregar numa associação local para depois darem aos pequenotes para eles brincarem. Obrigado pela sugestão. Boas viagens
Muito obrigada pelo carinho, Vitor
Btarde.
Na minha opiniao acho que a melhor ilha para morrar seria ilha de Santiago.As razões que me leva e te dizer isso são;
É mais ampla, ali se encontra a maioria das infaesturas( tais como escolas( universidades), bancos, igrejas, camaras municipai, sede demuitas coisa, embaixadas.
Santiago é a ilha mais grande de Cabo verde , posso dizer que é o centro
Obrigada pelo carinho, Aleida.
ola bom dia, sabe me dizer qual a melhor praia na ilha de santiago, e na mesma zona quais os melhores hotéis? obrigada
Olá Pedro, a mais bonita será Tarrafal. Para os melhores hotéis veja aqui. https://bit.ly/37km0MU
Olá Carla!
Em primeiro lugar, muito Obrigada pelas Partilhas 🙏
Estou a pensar ir a Cabo Verde com uma amiga em junho. A nossa última viagem foi à India, portanto muito intensa e cheia de Aventuras e Amor. ADORÁMOS, CLARO!!
Agora para Cabo Verde, aconselharam-nos Mindelo. Gostamos de pessoas, cheiros, voluntariado e cultura. Será esta a ilha mais indicada?
Para nós, a opinião da Carla é importante, assim como a forma mais economica de lá chegar (direto ou com voos internos?)
Muito, Muito Obrigada
Boas Viagens 🙏
Luísa
Olá Luísa. Mindelo é maravilhoso mesmo mas eu juntava aí Santo Antão. Apanhem o barco no Mindelo e dividam o tempo. Eu gostei mais de Santo Antão. Mais puro, mais rural, mais tradicional. Vão de avião para o Mindelo e depois de barco. Vão adorar. Garanto!
Mais um excelente “roteiro”, muito bem narrado! Parabéns…
Obrigada