O sal da Terra deu nome a esta ilha cabo-verdiana. Pouco mais há aqui do que sal; o sal que aqui fixou os primeiros escravos. Uma das mais pequenas ilhas do arquipélago, a paisagem chega a ser desoladora, estéril e o guia da Lonely Planet começa com a dica “Skip Sal if you can“. Claramente um exagero, já que a ilha do Sal, apesar de árida, tem dezenas de boas razões para receber uma visita. A maioria delas, são praias. É isto que atrai os milhares de turistas que visitam o Sal ao longo do ano. O Sal é um destino para os amantes da praia, do mar, dos mergulhos, das esplanadas, dos bares à noite, dos resorts. O Sal não é Cabo Verde, mas o Sal também é Cabo Verde.
Aqueles que aqui vêm em busca de descanso e praia ficarão agradavelmente surpreendidos. O Sal tem tudo para que passem belos dias, aproveitando o mar, observando os pescadores, com uma vasta gama de restaurantes, cafés e bares. Há pequenos passeios para se conhecer a ilha e actividades desportivas para fazer na praia. Quem vem ao Sal procurando a alma cabo-verdiana, apanhará uma desilusão. Esta será a ilha onde terá mais dificuldade em encontrá-la. Mas essa é a beleza de Cabo Verde, cada ilha tem o seu encanto, e a ilha do Sal tem também os seus encantos. É aqui que estão, provavelmente, as praias mais bonitas do arquipélago.
Os habitantes do Sal dizem que aprenderam a viver com aquilo que a ilha lhes dá: sal, sol, areia e vento. E na verdade aprenderam, tornaram o Sal numa das ilhas com mais oportunidades de emprego e em 30 anos a população quadruplicou.
Veja aqui todas as dicas que precisa para viajar em Cabo Verde
Seguro de viagem
Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para Cabo Verde. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
ONDE SE ALOJAR NA ILHA DO SAL
1. Resorts com sistema de pulseira e Tudo Incluído
Na ilha do Sal há duas ou três grandes opções de alojamento, os resorts, as guesthouses e os apartamentos. No Sal a opção de alojamento em resort é fundamentalmente para aquelas pessoas que querem ter férias descansadas, sem pensar em nada e aproveitar para relaxar. Com o sistema de pulseirinha, tem tudo o que precisa à sua disposição. No entanto, não pensamos que seja a melhor opção para a Ilha do Sal já que existem bons e belos restaurantes e cafés em Santa Maria, muito animados que vão enriquecer a sua viagem de férias.
O Hilton Cabo Verde Sal Resort é o espaço mais luxuoso e bem frequentado da ilha do Sal. Aqui encontrará tudo o que precisa e é garantido que passará umas férias de excelência. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
A nossa passagem pela ilha do Sal foi bastante curta mas alojamo-nos no Riu Garopa, o que foi também um dos pontos altos da nossa viagem. Foi uma experiência diferente daquelas que habitualmente temos em viagem. Gostamos e recomendamos.
No Riu Garopa a comida era fantástica, a piscina divinal e o quarto (maior que toda a nossa casa) deslumbrante. Falamos sobre a nossa experiência no resort aqui.
2. Hotéis e guesthouses em Santa Maria
Se prefere férias mais activas, sair para jantar, passear na povoação, explorar restaurantes, bares e cafés, aí o ideal é alojar-se num dos muitos hotéis e guesthouses de Santa Maria e depois aproveitar a ilha e a cultura cabo-verdiana.
The Budha Beach Hotel – Um belo hotel em Santa Maria, cheio de glamour e carisma. Tem belos espaços comuns e uma excelente piscina. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
Hotel Dunas do Sal – Uma excelente opção para quem procura a comodidade do hotel num destino de praia. Lugar limpo e moderno, não desilude. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
O Odjo d’Agua Hotel é uma excelente opção de alojamento, num espaço belíssimo, de frente para o mar com belos quartos e excelente serviço. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
Les Alizés – Uma pequena guesthouse familiar na povoação de Santa Maria, pronta para receber estrangeiros com sorrisos e alegria. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
O Ocean Suites é uma óptima opção de alojamento em Santa Maria. Moderno, carismático, com ambiente fantástico é garantia de boas férias na ilha do Sal. Aproveite as magníficas tarifas que geralmente encontra através deste link do booking.
Se procura algo do tipo Hostel, estas são as melhores opções:
A Surf House de Cabo Verde é uma instituição para os surfistas que rumam à ilha. Junte-se a tantos outros e marque através deste link do booking.
A Casa Xamedu é um belo local para conhecer viajantes estrageiros, a maioria surfistas. É um lugar económico e pode ser marcado através deste link do booking.
A Surfactivity Guest House é um alojamento simples mas maravilhoso destinado a gente jovem e com dormitórios e quartos partilhados. Tem também quartos duplos por isso, se quiser alojar-se aqui, despache-se! Tem um excelente ambiente. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
A Residentie Bazamore é um lugar óptimo para se alojar se desejar sentir-se como se estivesse em casa. Recente, mas já começa a ganhar adeptos. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
3. Apartamentos
Há cada vez mais opções de apartamentos para alugar na ilha do Sal. A maioria estão nas imediações da cidade de Santa Maria, mas também há noutras áreas da ilha. Se procura apartamento no Sal, estas são as melhores opções:
O Melia Tortuga Beach Resort & Spa tem apartamentos disponíveis na ilha do Sal em regime de self catering, o que significa que aluga apenas o apartamento no resort. É uma optima opção de alojamento para umas férias em Cabo Verde. Não perca tempo, marque já através deste link do booking.
Porto Antigo 2 Bedroom Beachfront Apartment – Porto Antigo 2 – Este é um dos melhores apartamentos que poderá alugar na ilha do Sal. A vista sobre o mar é imbatível. Aprece-se e não perca tempo, marque já através deste link do booking.
O Porto Antigo 1 tem dos melhores apartamentos na vila de Santa Maria. É uma excelente opção de alojamento na ilha do Sal, com infraestruturas modernas e limpas. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
Dunas Beach Resort Apartment – Um apartamento simples mas com bela localização, vista e muito cómodo. Excelente para umas férias prolongadas no Sal. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
O Dunas Beach Resort é um dos resorts que aluga apartamentos em Santa Maria, na ilha do Sal. Geralmente os apartamentos são bons e bem equipados para férias de vários dias. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
O Dunas Beach Resort também tem apartamentos com piscina privada disponíveis. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
Os apartamentos Villa ao Mar são uns dos preferidos dos turistas na ilha do Sal. Sem o glamour de outros locais, é bastante limpo e agradável e uma boa opção de alojamento. Pode marcar o hotel através deste link do booking.
OS MELHORES LUGARES PARA VISITAR NA ILHA DO SAL
Há alguns lugares que são obrigatórios visitar na ilha, mesmo para aqueles que vieram só fazer praia e descansar. É fácil num dia (ou até em meio), percorrer os lugares mais interessantes do Sal, enriquecendo assim qualquer viagem de férias. No tempo que passámos na ilha, visitámos os lugares mais emblemáticos. Reunimos aqui aqueles que não poderá deixar para trás, ainda que tenha decidido passar toda a semana no resort, sentado na piscina com margueritas na mão.
1. Salinas de Pedra Lume
A povoação de Pedra Lume alberga as mais belas salinas de Cabo Verde. A acumulação de níveis de sal no solo e na água, resultam de uma antiga cratera vulcânica que foi inundada pela água do mar criando uma lagoa. No século XIX, instalou-se aqui uma indústria de extracção e produção de sal, mas os níveis de sal no solo não eram assim tão elevados e a extracção acabou por cessar com a concorrência estrangeira. Hoje, as salinas converteram-se ao turismo. A indústria ainda lá está, e continua a fazer-se alguma extracção, mas agora é necessário pagar 550 escudos para aceder ao interior da cratera e à lagoa. Já lhe chamam spa, e há banhos nas águas das salinas, com níveis de salinidade muito elevados, permitindo a flutuação, recriando o ambiente do mar Morto.
Do mar Morto, os cabo-verdianos importaram também “a forma de vender” as salinas. Para além de tomar banho nas águas salgadas, é possível fazer máscaras de lamas e massagens. A cratera é magnífica e mesmo que não queira juntar-se às multidões, vale a pena visitá-la. Para aqueles que nunca foram ao mar Morto, esta é uma excelente oportunidade para experimentar a salinidade das águas e assim passar uma boa tarde na ilha.
Parar na povoação de Pedra Lume também pode ser uma boa opção. Há várias casas coloridas tradicionais e uma igreja encantadora.
2. Buracona
A Bucarona é uma piscina natural de lava, onde a água do mar entra e cria lugares encantadores. Nas proximidades há algumas grutas, uma delas chamada “O olho” onde se pode observar o efeito da refracção/reflexão da luz na água. Este fenómeno só é observável entre as 10.30 h e as 12 h, pelo que nessa altura do dia há dezenas de turistas no local. É possível mergulhar (com botija) na gruta, entrando através de um túnel. Há alguns vendedores de artesanato e um café com uma esplanada deslumbrante sobre a piscina natural.
3. Praia de Santa Maria
Apesar das praias da Boa Vista serem mais extensas, com um areal mais convidativo, o mar do Sal é absolutamente cristalino, superando o mar da Boa Vista. As praias da ilha da Boa Vista são belíssimas mas o mar é mais agitado, com ondulação mais forte. No Sal, especialmente na praia de Santa Maria, o mar é mais tranquilo e convida a um mergulho de cada vez que o contemplamos. São cerca de 3 km de praia de areia branca e mar translúcido, permitindo vislumbrar formações rochosas no seu fundo. O azul turquesa das águas confunde-se com o azul celeste do céu e a paisagem não deixa ninguém indiferente, nem os viajantes pouco amantes de “sol e praia”. Foi isso que nos aconteceu. Na praia de Santa Maria rendemo-nos à beleza da ilha.
4. Povoação e molhe de Santa Maria
O molhe de Santa Maria é o local ideal para contemplar a praia homónima. Mas vir aqui é muito mais do que vir ver o mar. Este é o local onde ao início e final do dia os pescadores se juntam para arranjar e remendar as redes. Mais tarde, as redes entrarão nos barcos e pescarão o pescado que enriquecerá as ementas dos restaurantes da cidade. As mulheres vendem as capturas do dia, que a rede de emanhar apanhou algumas horas antes. Discutem-se preços. Os turistas fizeram subir os preços do peixe e do marisco e os locais já pouco cá vêm comprá-los.
Jovens saltam para o mar, fazendo as delícias dos turistas, e deixando-nos com uma vontade enorme dos os imitar. Enquanto correm, de um extremo ao outro do molhe, transbordam vivacidade e alegria. Mas Santa Maria tem muito mais. Tem restaurantes, cafés, bares, lojas de artesanato, gelatarias e tudo aquilo que o turista procura. Esta é a única ilha de Cabo Verde em que existe uma cidade turística.
Ilha do Sal é aconselhável em Junho? A temperatura da água é boa? e o vento?
À partida é boa altura muita gente vai nessa altura do ano. O tempo é uma sorte, sempre.
Muito obrigado pelo artigo. Eu e a minha namorada estamos já a preparar a próxima passagem de ano na ilha do Sa,londe iremos optar por ficar em apartamento para explorar ao máximo a ilha. Além de restaurantes, existem supermercados na zona de Santa Maria para abastecer e fazer algumas refeições em casa?
Sim, existem supermercados e mercearias. Sem problema. O peixe compre aos pescadores na praia. É maravilhoso.
Olá!
Se tiver que escolher 3 destinos (ilhas) de Cabo Verde visando as mais belas praias e beleza natural, quais escolheria?
Maio, Boavista e Sal, sem dúvidas.
Quero ir de Sal para Lisboa via marítimo,onde encontrar transporte barato?
Não sei…
Carla, boa noite!
Adorei as dicas! Parabéns! Estou programando minhas férias para abril do ano que vem.. e Cabo Verde é uma das minhas opções. Gostaria de saber o valor mais ou menos dos custos de alimentação que você teve.. e se vale a pena levar o real e trocar pela moedas dele no aeroporto. Você tem Instagram?
Desde já, obrigada pela atenção
Innah Portella
Sim, tenho instagram. É Viajar_entre_viagens. A alimentação ronda os 20€/pessoa por dia.
parabens pela informacao no que se refere acomodacao para quem tem e pode pagar e para quem nao tem e quer ir e pode ir beijos
Obrigada
ESTOU INDO PARA O SAL EM OUTUBRO. GOSTARIA DE SABER SE ALIMENTAÇÃO LÁ EM SANTA MARIA É BARATO. QUANTO CUSTA EM MÉDIA UMA BOA REFEIÇÃO TÍPICA DE LÁ?
COMPENSA MAIS PEGAR UM HOTEL TRANQUILO E FAZER AS REFEIÇÕES FORA PELOS BARES E RESTAURANTES OU PEGAR UM ALL INCLUSE?
OBS: ESTOU INDO COM MAIS 2 PESSOAS: MAE E IRMAO.
Depende do que pretender, claro. Consegue comer por cerca de 10€/pessoa.
Porque é que ninguém fala da taxa turística nos post? Assim que chego ao hotel, faço o check in EA primeira coisa que o artista me diz é que tenho que pagar 4400 cve , aproximadamente 40€. Sinceramente não fazia a mínima ideia.
Henrique, eu não paguei nada.
Parabéns pelo blogue!
Eu e minha namorada somos brasileiros e vamos em abril de 2020 para Cabo Verde.
Queremos fazer uma viagem barata e aproveitar ao máximo a paisagem/beleza das praias e cultura.
Como nosso orçamento é curto, decidimos visitar apenas três ilhas. Quais você indicaria? (Chegaremos por Sal)
E em abril há muitos dias de céu nublado?
Muito obrigado.
Eu aconselho sempre a ir ao Fogo e a Santo Antão.
Olá Carla,
queremos fazer 2/3 ilhas mas estamos com dificuldades nos voos internos. É facil marcar? Obrigada
use o skyscanner. Sim, é fácil.
Olá Carla,vou viajar para a ilha fo sal agora em Setembro e levo uma mala com coisas para oferecer ( roupas e sapatilhas), onde poderei entregar?
Não sei…
Estou a pensar ir em Novembro até Cabo Verde mas estou reticente em relação ao tempo !!!
Cabo Verde é bom todo o ano.
Oi Carla estamos pensando viajar para Cabo Verde em Janeiro de 2020 porém estamos em dúvida que resort escolher que tenha uma boa estrutura para crianças de 2 e 6 anos? Estamos em dúvida entre o Melia Dumas ou o Tortuga? Vc consegue algum desses horteis? A localização na praia é boa? Por fim, vc voou con a CIA área de Cabo Verde? Que vc achou é seguro?
Olá Emerson, eu voei com a TAP. Foi bom. Não conheço nenhum dos hotéis, desculpe.
Boa tarde, esses resorts são bons, mas na minha opinião tem um grande problema, são longe do centro de Santa Maria. Quanto a viajar pela TACV, e sou muito defensor da TAP, mas vai ficar muito bem servido. Nunca tive problemas. A TACV neste momento pertence maioritariamente a incelandair.
Em que ilhas encontrar a verdadeira Alma de Cabo Verde?
Todas.
adorei!! Praia de Santa Maria deixa água na boca!! Obrigado pelas dicas..tou indooooooooo pra lá.
Aproveita bem a ilha do Sal. Boa viagem.
ola bom dia
Pretendo ir em Novembro para a ilha do sal, mas gostava de saber se será fácil ir do Aeroporto Amílcar Cabral para o Hotel em Santa Maria, ou é melhor adquiri os transferes.
Respondi ao seu comentário no artigo de Cabo Verde.
sao 15 min de taxi 15 euros
Olá vou em Junho para o belo horizonte… conhece? Vou com uma criança de 2 anos acha seguro? É preciso vacinas? O peixe é bom? Obrigada
Não conhecemos.
Oi Ermelinda
Sou brasileira e mora em São Paulo. Conheço Belo Horizonte. É uma cidade grande. No Brasil posso dizer que é sempre bom tomar cuidado com seus pertences e verificar no hotel onde vai ficar se o lugar onde vai passear é seguro. Não é obrigatório vacinas para entrar no Brasil pela rápida pesquisa que eu fiz, mas pode se prevenir tomando vacina de febre amarela. A cidade de Belo Horizonte é longe do mar então talvez os peixes melhores sejam de água doce.
Tenha uma ótima viagem.
Obrigada, Mónica.
Vou visitar a ilha do sal, mas o meu voo chega de madruga, como devo deslocar-me para o hotel? Acha que é uma ilha segura?
O melhor é de táxi. Haverá na saída do aeroporto. Sim, a ilha é segura.
Olá pessoal,
estamos indo a Ilha de Sal agora em Janeiro e tenho uma dúvida, o deslocamento dentro da própria ilha vocês fizeram de táxi mesmo?
Sim, fizemos. Pode fazer em táxi ou tour.
Hey nice post
Fiquei mesmo com vontade de dar uma escapadinha de final de ano.
So tenho uma duvida acerca do vento..
Nao se torna um pouco incomodativo,??
O vento na ilha do Sal pode ser um pouco incomodativo mas só com muito azar vai apanhar vento sempre. Nos dias em que estivemos no Sal não havia vento. Fomos em Abril.
Uau! Que post completo e inspirador!!! Já coloquei na listinha de desejo por aqui!
Obrigada! 😀
Ola estou indeciso entre o Riu Karamboa na boavista ou o Riu palace no Sal.Ja estive no Sal no riu funana e adorei.vou fazer a viagem na ultima semana de julho.o que me recomendam?Obrigado
Nós gostamos muito dos dois mas mais das praias da Boa Vista.
Estou confusa… Não escreveu no post que o mar do Sal supera o da Boavista?
São os dois magníficos.
Que post completão, Carla! Realmente estou precisamos fazer uma viagem para tomar um sol e praia, gostei.
Obrigada, Edson.
Por aqui, estamos a pensar em ir até Cabo Verde e acabamos de nos aperceber que temos de ir a Ilha do Sal!!Parabens
Mas não percam as outras também. Há melhores! 😀
Oi Carla! Da pra explorar outra ilha saindo do Sal? Qual a melhor forma?
Para sair do Sal ó de avião. Tem barco mas só transporta mercadorias.
Dicas excelentes, fotos lindíssimas, teu post dá muita vontade de visitar Cabo Verde. Um destino à mais pra colocar na lista, sem dúvida! Arrasou =D
Obrigada 😀
Meu deus, que MARAVILHA é essa Ilha do Sal! Piro com o mar bem verdinho, dá vontade de ir e nunca mais voltar, né? As fotos estão um arraso, parabéns 🙂
Obrigada. 😀
gostei te
Taí um destino pouquíssimo divulgado no Brasil e lindo! Nunca tinha pensado em visitar, por não saber mto mesmo… Obrigada por mostrar coisas fora do comum!
Obrigada, Fernanda.
Ola. Quais as exigencias pra se chegar ao país? É preciso ir em algum consolado aqui no Brasil pra tirar o visto, ou tira la na hora quando chegar no aeroporto?
Isso tem que perguntar para sua embaixada.
Tem que entrar em contato com a embaixada de Cabo Verde em Brasília via site e preencher os formulários , mandar o passaporte via Sedex . Vc paga o visto e os envios de ida e volta do seu passaporte. isso demora aproximadamente 1 mês.
Obrigada, Emerson. 😀
Estou comprando passagem para ir FOR-SAL-FOR em julho.
É muito caro se deslocar de aviões entre as ilhas?
E os valores das hospedagem, alimentação?
Boa tarde. 😀
As deslocações entre as ilhas pode simular na TAVC. Para os hotéis, depende do que quiser. Há alojamento barato, médio e caro. Pode ver mais aqui. https://goo.gl/XW2Pp4
Tacv so faz voos internacional
A Binter CV que faz voo entre as ilhas
Nós voamos com a TACV entre ilhas. Tenho a certeza.
Tem como se deslocar entre as ilhas somente em barcos?
Só há barco entre Santiago e Fogo e entre São Vicente e Santo Antão. O resto das ligações têm que ser todas por avião.
todas as ilhas tem ligações de barco
Entre elas, não.
Em que altura do ano foi?
Nós fomos na Páscoa.
Estamos as pensar ir ao sal para lua de mel, dar uns passeios a noite o casal, ou durante o dia alugar um carro e conhecer esses poucos sítios turísticos e ir o casal é tranquilo ou perigoso andar os dois??
Obrigada
Olá Sara, o Sal é super seguro. É como Portugal. Pode ir descansada.
Nao gosto nada
É pena. Mas Cabo Verde tem muito mais lugares encantadores para descobrir.
ola. como se deslocaram de uma ilha para outra?barco ou aviao?
As ilhas santo Antão e brava so pode ir de Barco
as outras ilhas pode ir de avião ou de barco
Sim, verdade. Colocamos isso no nosso artigo das dicas para viajar em Cabo Verde. Espreite.