ILHA DO MAIO – A ilha das praias desertas e paradisíacas de Cabo Verde

ILHA DO MAIO - A ilha das praias desertas e paradisíacas de Cabo Verde

A Ilha do Maio é uma das ilhas mais periféricas e recônditas de Cabo Verde. Esquecida pelo tempo, pelos cabo-verdianos e também pelos turistas, a ilha do Maio ficou isolada no Atlântico, permanecendo um reduto de beleza, autenticidade e cultura cabo-verdiana. Tudo isso com algumas das praias mais belas de Cabo Verde como pano de fundo. Tudo na Ilha do Maio.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

QUANDO VISITAR A ILHA DO MAIO 

Cabo Verde é o destino perfeito de viagem e a Ilha do Maio não é excepção. Com uma variação média anual da temperatura muito baixa, a ilha do Maio é um excelente destino de viagem todos os meses do ano. Os europeus preferem visitá-la no Inverno, quando faz frio na Europa e em Cabo Verde estão mais de 25ºC. Mas se quiser fazer praia todo o ano, saiba que na ilha do Maio vai sempre encontrar bom tempo. Chuva? A probabilidade de apanhar chuva nesta Ilha do Maio é muito reduzida. Este é um dos lugares mais áridos de Cabo Verde.

Veja aqui como tirar o visto para Cabo Verde

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

COMO IR PARA A ILHA DO MAIO 

Chegar à ilha do Maio pode não parecer fácil mas vale definitivamente a pena. Para chegar à Ilha do Maio é preciso voar para a cidade da Praia, na ilha de Santiago, a capital de Cabo Verde. Há voos da TAP e da BINFER desde Lisboa e de outros aeroportos europeus e africanos. Depois há que apanhar um outro voo para a ilha do Maio, provavelmente o mais curto que já apanhou na vida. São só 8 minutos até à ilha do Maio! Não adormeça e perca a magnífica aterragem na ilha do Maio, com uma visão soberba das praias de um e do outro lado do avião. Infelizmente ainda não há voos diários para a ilha do Maio. Geralmente existem apenas três voos por semana para a Ilha do Maio, mas consulte o site da Binter, a operadora aérea responsável pelos voos inter-ilhas em Cabo Verde, para saber os horários e os dias de voo para a Ilha do Maio.

Veja aqui o nosso artigo sobre a cidade da Praia, na ilha de Santiago.

DICA – Um aluguer do aeroporto até Porto Inglês, capital da ilha do Maio, custa 250 escudos por pessoa.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

BARCOS PARA A ILHA DO MAIO 

Também é possível chegar à ilha do Maio, desde a Praia, de barco. A agência Polar tem barcos, geralmente três vezes por semana para a ilha do Maio. Descobrir o horário dos barcos para a Ilha do Maio é uma aventura, já que muda com alguma frequência, mas talvez por isso o paraíso se mantenha tão autêntico! Para saber a que dias saem os barcos da Praia para a Ilha do Maio e vice-versa, o melhor é contactar a agência por telefone ou email.

  • O telefone 232 56 41 / 85 75 / 232 31 75 ou 9946246 (Maio) ou 2673107 (Praia).

Não dá para comprar bilhetes online nem com muita antecedência para a ilha do Maio. Geralmente só vendem no máximo uma semana antes. Os bilhetes para a Ilha do Maio podem ser comprados numa casinha na cidade da Praia, na ilha de Santiago, ou numa casa no centro de Porto Inglês, na ilha do Maio. Até encontrar o local de venda dos bilhetes é uma aventura. Pergunte à população local. Como estes locais também vão mudando, o melhor é apanhar um táxi e pedir ao motorista para o levar à bilheteira da Polar, a agência de barcos para a ilha do Maio. Pode também entrar em contacto com a agência através da sua página do facebook. Este é o link.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

ALOJAR-SE NA ILHA DO MAIO

Felizmente também não há muitas opções de alojamento na ilha do Maio. Pode parecer um contra-senso mas não é. O facto da ilha do Maio não ter muitos alojamentos tem preservado a ilha do Maio e as suas praias, assim como a sua cultura tradicional e mantendo a Ilha do Maio um pedaço do paraíso. Não há resorts na ilha do Maio, mas há algumas guesthouses maravilhosas, acolhedoras e tradicionais. Por isso, marque com antecedência e desfrute do paraíso, isolado das multidões, deitado numa praia da areia cheia de búzios e contemplando o pôr-do-sol com os pescadores da ilha do Maio.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Nós ficamos alojados na ilha do Maio na bela guesthouse Big Game (pode marcar com este link no booking). É um excelente local na ilha do Maio, gerido por uma família italiana, mas que emprega muitos habitantes da ilha do Maio, contribuindo assim para a economia familiar da população local. Os quartos são arejados, com varanda e vista para o mar da ilha do Maio, ainda que a cerca de 200 metros da praia. A guesthouse situa-se na avenida principal da povoação mas não se precisa de preocupar com o trânsito… não há!

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Outra opção de alojamento maravilhosa na ilha do Maio, mas apenas com um quarto disponível, é o Centrum 7 Sois 7 Luas. Fica mesmo em frente ao mar e à praia da ilha do Maio e é difícil arranjar um lugar com melhor vista e mais bem localizado na ilha do Maio. Para reservar este quarto deve entrar em contacto com a Suzy (representante do Festival SSSL na ilha do Maio) através do número: 00238.995.0601. Pode usar o Viber, uma aplicação do tipo whatsApp muito utilizada em Cabo Verde.

Se não arranjar vagas nestas guesthouses pode tentar outros alojamentos:

  • Kaza Tropikal – Por trás do Big Game, no centro da vila, e com óptimas vistas sobre a costa da ilha do Maio e a praia.
  • Apart Hotel Halcyone – Localizado no centro da vila de Porto Inglês, é uma óptima opção para se alojar na ilha do Maio.
  • Casa Évora – Se procura uma casa para se alojar bem no centro, perto da igreja e na praça principal, não vá mais longe. Fique na Casa Évora da ilha do Maio.
  • AH Maio – Outra opção, simples mas limpa, é a AH Maio. Localizado em Porto Inglês na ilha do Maio.
  • Bichi Rocha – É uma casa para alugar, em Porto Inglês, a 200 metros da praia da ilha do Maio. É uma bela opção de alojamento quando viaja em família.
  • Residência Inês – Uma residência tradicional na ilha do Maio. É um dos alojamentos mais antigos da ilha do Maio.

Se procura um pouco mais de glamour na ilha do Maio, a cerca de 1 km de Porto Inglês está a praia de Ponta Preta. Aí os alojamentos são mais ao estilo “villas”, um pouco mais turísticos. As melhores opções de alojamento são:

  • Stella Maris Villa – Em frente ao mar, com uma bela piscina infinita, vai fazer as suas delícias. Uma óptima opção de alojamento na ilha do Maio.
  • Stella Maris Villa – Tem o mesmo nome da anterior mas é outra das casas. Mais colorida e arejada, é outra excelente opção a caminho da Ponta Preta na ilha do Maio.
  • Maio Vancaze – Mais uma casa particular, com piscina e óptima localização na ilha do Maio.
  • Se as casas anteriores estiverem ocupadas pode optar também pelas casas: Bungalow Marietta, Villa Hiziki ou Vila Sol, todas em Ponta Preta na ilha do Maio.
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

COMO SE DESLOCAR NO MAIO

A ilha do Maio é suficiente pequena para explorar de bicicleta mas para isso tem que ter tempo. Se este for o seu caso, esta é mesmo a melhor opção. Em Porto Inglês é possível alugar bicicletas para a ilha do Maio. Caso contrário, se tiver o tempo mais contado, a melhor opção é alugar carro ou uma moto 4. Podem ser também alugados em Porto Inglês, na ilha do Maio. Para alugar estes meios de transporte vá até ao Big Game e peça informações sobre os preços. O aluguer de uma moto 4 para um dia, em Setembro de 2018, custava 4500 escudos.

Outra opção para conhecer a ilha do Maio em pouco tempo é alugar um carro com motorista para dar a volta à ilha. O preço é mais caro, fica por 6000 escudos.

Se tiver tempo na ilha do Maio, o mais económico é apanhar um aluguer (pequenas carrinhas que fazem o transporte dentro da ilha do Maio) que se deslocam para as diferentes povoações. Depois para as praias há que caminhar um bocadinho, geralmente cerca de 30 minutos. O preço do aluguer na ilha do Maio depende do destino mas ronda os 100 – 200 escudos por trajecto.

Veja aqui as dicas para viajar nas ilhas de Cabo Verde

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

ONDE COMER NA ILHA DO MAIO 

O melhor local para comer na ilha do Maio é no Centrum 7 Sois 7 Luas, mesmo em frente ao mar. A maioria dos dias está aberto, ao almoço e ao jantar, mas se não estiver pode contactar a cozinheira Su do Restaurante Sete Sóis através do tlm 00238.959.4542. Se quiser pode usar o viber para o contacto. A Su pode preparar-lhe pratos tipicamente cabo-verdianos e típicos da ilha do Maio. Para além da excelente comida da Su, pode ainda combinar com ela fazer um pequeno workshop de comida criola. Experimentei e gostei. É uma excelente actividade para um final de tarde.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Outro dos locais onde comemos na ilha do Maio foi no restaurante do Big Game. A comida era óptima. O carpaccio de atum e peixe do dia era delicioso! O bife de atum grelhado também estava divinal. Não perca uma refeição ali. Os jantares e fins de tarde são muito concorridos e a esplanada está frequentemente cheia. Tem bom ambiente.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

O QUE FAZER NA ILHA DO MAIO


1. Ver um concerto da Banda 7 Sois 7 Luas

O ponto alto dos seus jantares no Centrum 7 Sois 7 Luas é se conseguir acompanhar a refeição por um concerto da banda 7 Sois 7 Luas. Geralmente há concertos de música da banda às sextas-feiras (de 15 em 15 dias), mas a melhor parte é que, se quiser, pode reservar uma actuação musical. Para tal, basta entrar em contacto com a Suzy (representante do Festival SSSL na ilha do Maio) através do número 00238.995.0601 e ela tratará de falar com os músicos para reservar a actuação musical.  O custo é de acerca 100 euros pelo espectáculo que conta com uma actuação de seis músicos (Tó, Nuno, Toti, Litus, Salif e Mauro) e promete mornas, funaná e coladeira.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

2. Ver os barcos de pesca saírem do mar carregados de peixe na ilha do Maio

A praia principal de Porto Inglês está, frequentemente, cheia de barcos de pescadores da ilha do Maio. Os pescadores vão ao mar em botes de madeira pequenos e, quando chegam à praia, os populares ajudam a puxar o barco e a descarregar o peixe. As mulheres, peixeiras, aproximam-se e negoceiam o preço das capturas do dia.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

É uma excelente forma de conviver com a população local e de aproveitar para testemunhar o modo de vida tradicional da ilha do Maio.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

3. Ver as tartarugas a desovar nas praias da ilha

Entre Junho e Setembro é possível ver as tartarugas a desovar nas praias da ilha do Maio. Os meses melhores para o fazer é Julho e Agosto, quando a maioria das tartarugas saem do mar para encontrar um local para colocar os seus ovos. Estima-se que existam 3000 fêmeas que desovam ali. A melhor forma de ver as tartarugas é dirigir-se à Fundação Maio Diversidade e marcar com um guia para que este vá consigo tentar ver as tartarugas. É importante ir com um guia ou um biólogo porque as praias da ilha do Maio são reservas da biosfera e habitats protegidos para as tartarugas. A sua presença em locais de desova das tartarugas pode pôr em causa a preservação da espécie e do seu habitat. Faça turismo responsável.

A fundação fica na praça principal de Porto Inglês, junto à igreja de Nossa Senhora da Luz. No dia em que fomos, infelizmente, não conseguimos ver nenhuma tartaruga mas é mesmo assim. São animais selvagens e o sucesso ou insucesso dos avistamentos faz parte da experiência. No entanto, foi uma noite bem passada, com céu estrelado e maravilhoso, onde aprendi imenso sobre as tartarugas. Vi, no entanto, o rasto de várias que deviam ter saído antes de lá chegarmos.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

4. Visitar as povoações da ilha do Maio

As pequenas povoações da ilha de Maio são magníficas. Coloridas, cheias de carisma e de vida, alojam poucos habitantes mas parecem saídas de um cenário de filme. As pessoas são muito simpáticas e, embora a maioria só fale crioulo, têm uma palavra amiga sempre a dizer e convidam-nos para entrar. A povoação de Porto Inglês pode ser um bom local para começar na ilha do Maio, especialmente na avenida principal, junto ao mar, mas depois perca-se também nas ruas e ruelas estreitas em torno da praça da Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

De seguida não perca a magnífica povoação do Barreiro, colorida e tranquila, ou da Calheta, onde pode comer comida crioula típica bem de frente ao mar. A povoação de Morrinho é também uma excelente paragem para depois se dirigir para as dunas. Se procura povoações coloridas não perca Pedro Vaz na ilha do Maio. Uma das aldeias mais bonitas da ilha do Maio é a aldeia da Ribeira de São João, onde poderá provar o delicioso queijo da ilha na queijaria da D. Rosalina.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

5. Visitar as Salinas de Porto Inglês

Na parte norte da povoação de Porto Inglês estão localizadas as salinas da ilha do Maio. Importantes na ilha do Maio mas também nas ilhas mais próximas é dali que sai parte do sal vendido na Praia e na ilha de Santiago. As salinas são geridas por uma cooperativa de mulheres, um projecto de financiado pela União Europeia, e que tem empoderado as mulheres da ilha do Maio. Os montes de sal sucedem-se no exterior do recinto, mas no interior dos pavilhões as mulheres peneiram o sal, limpam-no e trituram-no, preparando-o para embalar e, depois de carregado em camiões, fazê-lo chegar à cidade da Praia.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Fazer sair o sal da ilha do Maio não é fácil. Esse é o principal problema da ilha. O barco é errático e pouco fiável e isso torna a vida destas mulheres muito difícil. No entanto, contra tudo e contra todos, estas mulheres travam uma luta gigante pela preservação do seu modo de vida e do seu ganha pão. Hoje recebem turistas, tentando criar ali um projecto de desenvolvimento turístico semelhante ao que foi feito na ilha do Sal. Vale a pena visitar e testemunhar esta luta.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

6. Apoiar uma escola da ilha

Na ilha do Maio há muito pouco material escolar. Ainda que as famílias tivessem algum poder de compra, que na generalidade não têm, não há muitos sítios para comprar material escolar para as crianças. Sendo assim, se for à ilha do Maio pode tentar ajudar uma das escolas da ilha. As que precisam mais são as das povoações mais pequenas, onde os recursos são mais escassos e as populações mais pobres.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Tive a felicidade de me juntar à equipa dos 7 Sois 7 Luas para distribuir material escolar que tinha sido enviado desde Portugal pela Universidade Sénior de Castro Verde. Visitei várias escolas da ilha e ajudei a distribuir material e roupa, mas também sorrisos e alegria. Foi um momento maravilhoso que me permitiu aproximar das crianças pequenas.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

As visitas foram muito rápidas mas, se tiver tempo, aproveite para desfrutar da companhia de professores e alunos e enriquecer os seus dias na ilha do Maio. Se não quiser entregar o material mas quiser ajudar, pode levar material e entregar no Centrum 7 Sois 7 Luas que este depois tratará de fazer chegar a uma escola. Agora lembre-se, não leve para os outros aquilo que também não quer para si. Ajudar é isso. Contribua para o turismo sustentável.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

AS MELHORES PRAIAS DA ILHA DO MAIO 


Há muita coisa para fazer na ilha do Maio mas se vai para lá deve gostar de praia. Dito isto, é importante também saber que as praias que ali vai encontrar são desertas, sem infraestruturas, cafés, esplanadas, restaurantes ou hotéis. Sendo assim, se quiser aproveitar um bocadinho deste paraíso marque já a sua viagem!

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

1. Praiona

Esta foi a minha praia preferida na ilha do Maio. Limpa, cheia de búzios na areia, com águas azuis transparentes e areia branca de coral. É o local ideal para passar um dia de praia, alternando os mergulhos no mar com a leitura de um bom livro, longe de tudo e de todos. Com sorte não verá ninguém nas horas que vai passar ali.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

2. Praia de Porto Inglês

A praia de Porto Inglês, cheia de barcos de pesca e jovens pescadores e peixeiras, foi onde dei o meu primeiro e último mergulho na ilha do Maio. Talvez por isso tenha ficado com um lugar especial no meu coração. Lembro-me do momento em que entrei na água. Pensei “isto sim, é água de praia, nem quente, nem fria, perfeita”. Boiei, olhei para o céu e agradeci estar ali, naquele momento, naquele contexto e sozinha. Foi fabuloso. No entanto, estar sozinho ali é por poucos minutos. Os olhares curiosos dos jovens rapazes e raparigas dão lugar a pequenas conversas que depois se transformam em pequenas amizades, já que dos 8000 habitantes da ilha do Maio a maioria vive ali. A praia e a água é tão fabulosa que antes do voo corri para um mergulho e fiz o check in no aeroporto toda molhada e cheia de areia.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

3. Praia de Ponta Preta

A praia de Ponta Preta fica a pouco mais de um quilómetro de Porto Inglês e por isso é uma bela praia para se ir a pé. A praia tem belas piscinas naturais, maravilhosas para relaxar, especialmente quando está maré baixa.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

No entanto, tem também uma magnífica praia de areia branca, com um areal bastante extenso, o que faz desta praia uma das mais procuradas na ilha do Maio. Porém desengane-se, mesmo que encontre companhia na praia, nunca encontrá multidões.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

4. Praia da Ribeira de São João

Depois de passar a povoação da Ribeira de São João há uma estrada de terra batida que leva até a um promontório rochoso de onde se pode descer para a praia da Ribeira de São João. Desse promontório pode-se optar por duas praias distintas.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Do lado direito, está a verdadeira praia da Ribeira de São João, onde desagua a ribeira. Há alguns barcos de pesca e areia mista, branca e negra. Do lado esquerdo, está uma praia mais pequena mas igualmente maravilhosa, com águas azuis cristalinas e que convidam a um mergulho.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

5. Praia da Calheta

Logo em frente à povoação da Calheta está uma bela praia, que se enche de miúdos pequenos, ao final do dia, que correm de suas casas para dar um mergulho no mar. A praia não é grande, nem tem areias brancas, mas tem vida e alma e é um excelente local para aproveitar uma tarde na ilha do Maio. Não perca a comida da D. Elda, em frente ao mar. Fale com ela quando chegar à praia (procure os guarda-sóis vermelhos) e depois vá almoçar um bom peixinho.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

6. Praia do Barreiro

Só fui à praia do Barreiro à noite para ver as tartarugas no último dia, mas se tivesse tido tempo, tinha voltado durante o dia. A praia pareceu-me linda e deve valer bem a pena.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

7. Praia das Dunas

Bem perto de Morrinho fica a praia das Dunas. Para lá chegar há que caminhar cerca de meia hora depois da povoação mas vale a pena. É como atravessar uma parte de dunas do deserto para chegar à praia. E mais uma vez, ela estará deserta apenas para receber quem ousa visitá-la. Mais um recanto de sonho na ilha do Maio.

Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

DICAS IMPORTANTES PARA O MAIO

  • Marque o seu alojamento atempadamente
  • Marque o voo interno o mais cedo possível
  • Se desejar ir de barco, trate dos bilhetes logo que chegue à Praia
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Sendo assim, na ilha do Maio, não pode perder mesmo:

  • ver um concerto da banda 7 Sois 7 Luas em frente ao mar
  • ver o pôr do sol em Porto Inglês
  • mergulhar na praiona, a praia cheia de búzios
  • ver a desova das tartarugas
  • experimentar a comida crioula da Su, no restaurante 7 Sois 7 luas
  • conviver com os pescadores em Porto Inglês
  • mergulhar na praia da Ribeira de São João
  • comer queijo na queijaria da D. Rosalina
  • comer carpaccio de atum no Big Game
  • dar um mergulho nas águas da praia de Ponta Preta
  • conhecer as aldeias pitorescas da ilha
  • distribuir sorrisos e material escolar às crianças da escola
  • deitar-se nas areias desertas das praias da ilha e não fazer nada
  • caminhar nas dunas da parte norte da ilha
Ilha do Maio, o paraíso incrível numa ilha cheia de praias desertas | Cabo Verde

Se vai viajar para Cabo Verde estes são os nossos artigos que lhe podem interessar

  • CABO VERDE – Como ir para Cabo Verde? Preciso de visto? Como me desloco entre as ilhas? Onde ficar alojado? O que ver ou fazer em cada ilha? Está tudo aqui.
  • ILHA DA BOA VISTA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DA BRAVA – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha da Brava, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de cultura, tranquilidade e modo de vida tradicional em Cabo Verde.
  • ILHA DO FOGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Pico, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, trilhos, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza e aventura. Também tem praias de areia negra.
  • ILHA DO SAL – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Sal, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praia.
  • ILHA DE SANTO ANTÃO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de trilhos, natureza, cultura e muita ruralidade no modo de vida.
  • ILHA DO MAIO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Maio, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas e pouca gente. Tem um ambiente muito local.
  • ILHA DE SÃO VICENTE – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do São Vicente, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias tranquilas, cultura, música e vida urbana. Tem um ambiente muito cultural.
  • ILHA DE SANTIAGO – Um artigo cheio de dicas sobre tudo o que deve ver e fazer quando visitar a ilha do Santiago, em Cabo Verde. Tem dicas de transporte, alojamento, lugares a visitar, etc. É uma ilha obrigatória para quem gosta de praias (no Tarrafal), cultura, música e vida urbana.
  • ROTEIRO PARA CABO VERDE – Este é um artigo com o roteiro que nós fizemos na nossa primeira viagem a Cabo Verde, em que num total de 15 dias visitámos 6 ilhas.
  • VISITAR MINDELO – Mindelo á a cidade mais importante da ilha de São Vicente e este artigo vai permitir-lhe preparar a sua viagem e saber tudo o que não pode deixar de ver e fazer na maior cidade cultural de Cabo Verde.
  • SUBIR AO CUME DO VULCÃO DO FOGO – Um artigo onde partilhamos a nosso experiência de subida ao cume do maior vulcão do Cabo Verde, na ilha do Fogo, a ilha vulcão.
  • VISITAR A CIDADE VELHA – Um artigo com todas as nossas dicas e experiências quando visitámos a Cidade Velha portuguesa na ilha de Santiago em Cabo Verde.
  • CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL – Um artigo sobre a nossa experiência e dicas de viagem ao campo de concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
  • TRILHO DA RIBEIRA DO PAÚL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ribeira de Paúl na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
  • TRILHO DA PONTA DO SOL ÀS FONTAINHAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar o trilho da Ponta do Sol à Cruzinha da Graça, passando pela maravilhosa povoação das Fontainhas, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
  • VISITAR A CIDADE DA PRAIA – A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde e um dos seus centros culturais. É um local ideal para começar qualquer viagem pelo arquipélago. Pode ver as nossas dicas neste artigo.
  • TRILHO DE CHÃ DAS CALDEIRAS A MOSTEIROS – Este é um artigo para o auxiliar a preparar o trilho que vai de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo em Cabo Verde, até à povoação de Mosteiros.
  • CIDADE DE SÃO FILIPE – São Filipe é a maior cidade da ilha do Pico e uma bela cidade para descobrir e apaixonar-se por Cabo Verde. Neste artigo encontrará as nossas melhores dicas sobre São Filipe.
  • TRATADO DE TORDESILHAS – Este é um artigo sobre uma das curiosidades de Cabo Verde. Sabias que Santo Antão, em Cabo Verde, foi determinante no Tratado de Tordesilhas? Está tudo explicado aqui.
  • 7 SÓIS 7 LUAS – Este é o artigo em que partilhamos a nossa experiência em Cobo Verde quando fomos ver o Festival 7 Sóis 7 Luas nas ilhas da Brava, Fogo e Maio.
  • RIU HOTELS & RESORTS – Um artigo onde partilhamos a nossa experiência nos hotéis da cadeia RIU em Cabo Verde, na ilha do Sal e na ilha da Boa Vista.
  • VISTO PARA CABO VERDE – Este artigo tem a informação sobre o registo de entrada em Cabo Verde.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

57 Comentários

  1. Olá Carla,
    Vou seguir o seu conselho e vou fazer o tour de 15 dias 🙂
    Só uma dúvida a ver se consegue ajudar-me, o voo entre ilhas marcar em que site? É que o da Binter não dá
    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Envie para lá um email. Eles podem ajudar.

  2. Olá Carla! Desde já muitos parabéns pelo conteúdo da vossa plataforma – claro, conciso e interessante! Este ano vou visitar as ilhas de Santiago e Maio e os vossos artigos têm sido uma fonte de inspiração e informação para o planeamento da minha viagem.

    Uma questão: recomenda a iati seguros também para a cobertura de equipamentos electrónicos como câmaras e computador?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Recomendo mas tem cuidado porque esse é o ponto fraco deles. A cobertura do seguro deles é muito pequena para esse tipo de equipamento. Vê bem o que levas porque acho que o máximo que cobre é 1000€. Confirma no seguro que vais fazer para a ilha do Maio.

  3. boa noite, os trages de ilha sao quais?pode adicionar a imagem do trage mascolino e do feminino ate dia 10?

    bjs

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não sei ajudar, lamento.

  4. João Baptista diz: Responder

    Bom dia,

    Encontro-me neste momento na cidade da Praia, e irei visitar o Maio, São Vicente e Santo Antão.
    Em 2021 muita coisa mudou, os voos internos são assegurados apenas por uma companhia angolana-sendo que tem que ser comprados numa agencia local. Em contrapartida os bilhetes de barco conseguem-se comprar on-line.
    Em relação aos testes, o certificado digital europeu de vacinação dispensa a realização de testes tanto para os voos internacionais como para os voos internos.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada pela actualização, João. Muito obrigada mesmo.

  5. daniela cristina botelho diz: Responder

    Olá, esta viagem foi feita em tempos de covid? como foi com os testes? é preciso para ir de maiosantiago?obrigada.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não, foi antes do Covid que estivemos na Ilha do Maio.

  6. Pedro Mendes diz: Responder

    Olá Carla.
    Conheço o Maio desde Março de 2006, e de lá para cá, já o visitei umas 50 vezes!
    Se não fosse esta gaita da pandemia, estaria lá neste momento.
    A sua descrição daquele pedaço do paraíso fez cair uma ou outra lágrima.
    Boas viagens e obrigado, foi muito bom ver “nha ilha”

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelas palavras, Pedro. O Maio merece. É lindo demais.

  7. Sara diz: Responder

    Olá Carla, gostei muito do artigo!
    Relativamente à distribuição de material escolar temos que nos juntar a alguma organização? Ou vamos por nossa conta a qualquer escola?
    Esse material teríamos que levar de Portugal?
    Muito obrigada!

  8. Losiana Oliveira diz: Responder

    Ola Carla!!
    Gostei do seu blog. Estou emocionada por falar assim da ilha do Maio.
    Sou Caboverdiana mas precisamente da ilha do Maio.
    Estas de parabéns.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Losiana. Adorei o Maio. Ficou no coração.

  9. Excellent article on Ilha do Maio!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Thanks

  10. Paulo Machado diz: Responder

    Olá Carla. Muito obrigado pelo excelente artigo acerca da Ilha do Maio. Conheço muito bem a Ilha de Santiago, Fogo e Brava. Tal como você, sou apaixonado por Cabo Verde e, em especial pelas suas gentes. No mês de Março do próximo ano irei passar 10 dias com a minha esposa na Ilha do Maio. Gostaria de fazer-lhe uma pergunta. A praia que mencionou no artigo como aquela que mais gostou – Praiona – também é conhecida por outro nome? Faço esta pergunta porque nos mapas que assinalam as várias praias do Maio, nunca aparece esse nome e, pelas fotos que publicou ela é linda e, desejamos visitá-la. Muito obrigada e mais uma vez parabéns pela qualidade do artigo.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Paulo, não lhe sei responder mas acho que não. Mas basta perguntar lá. Toda a gente conhece.

  11. Rui Cordeiro diz: Responder

    Muito obrigado Carla.
    Inspirador e dá de fato muita vontade de ir pelo seu relato.
    Tenho já tudo marcado, vou passar lá 15 dias em breve.
    Procuro mesmo a calma, por isso decidi 15 dias na mesma ilha.

    Permito-me de lhe colocar algumas questões, e agradeço-lhe antecipadamente pela sua ajuda:
    Como é a questão da segurança na Ilha, existem locais a “evitar”, horários menos “propícios” para ir ou passar por determinados sítios?

    Vou ter os tais 15 dias como referi, a Ilha não é enorme (ainda bem!) e adoro andar. É “viável” caminhar pela ilha toda (independentemente, claro, da relatividade das distâncias a percorrer), existem zonas onde não se consegue chegar a pé?

    Existe alguma ATM na Ilha (não estou certo de ter tempo suficiente no aeroporto da Praia e não consigo arranjar moeda em Lisboa)? No hotel aceitam cartão mas é mais uma questão de “pocket money”.

    Vi no Google Maps que existe um posto da Unitel (creio). Vendem nesse local cartões SIM de dados (porque uma vez mais não sei se terei tempo no aeroporto)?

    Cumprimentos e grato.
    RC

    1. Carla Mota diz: Responder

      A ilha do Maio pareceu-me muito tranquila, de dia e de noite. Diria que tudo sem problemas. A pé consegue chegar a todo o lado mas há muito calor e pouca sombra. Acho desnecessário. Não me recordo se há ATM mas se não houver, consegue trocar dinheiro no hotel qualquer. A parte da internet não sei ajudar mas penso que sim.

  12. Maria diz: Responder

    Olá
    Muitos parabéns! Adorei o post! Muito obrigada 🙂 Foi super útil para o meu trabalho de pesquisa.
    Pode-me informar se na ilha do Maio também existem ginásios na praia como no sal ou se não?

    Muito obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não sei responder…

  13. Lauriana Landim diz: Responder

    Adorei o post…e o seu blog é maravilhoso, parabéns. E obrigada por divulgar Cabo Verde!!!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada, Lauriana. Cabo Verde merece mesmo.

  14. Alcemar Costa diz: Responder

    Olá Carla, eu sou da ilha do Maio, e fiquei mesmo muito contente com o seu blog, e agradeço em nome de todos como a Carla foi capaz de potencializar a nossa ilha, e fazer com que outras pessoas quisessem la ir, Maio é um paraíso por descobrir,
    Muitos sucessos com o seu blog

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada, Alcemar. Eu adoro Cabo Verde e tudo farei para o promover. É de coração. E Maio é uma ilha linda demais.

      1. Nuno Janela diz: Responder

        Boa noite Carla, estive com a família recentemente em Cabo Verde (Santiago e Boavista) e na cidade da Praia, em conversa com o nosso guia, ele falou-nos da Ilha de Maio…. Ali ao lado, praias magníficas, com pouco turismo, quase um segredo. Procurei e encontrei a vossa descrição. Antes demais parabéns. A minha dúvida prende-se com a alimentação e os valores praticados por refeição (média) nos locais que cita no artigo.
        Obrigado e boas viagens.

        1. Carla Mota diz: Responder

          Nuno, os preços são como na Praia ou ainda mais barato. Vá mesmo. É um paraíso.

    2. Mariana Cabral Campello diz: Responder

      Bom dia

      Acha que poderíamos falar um pouco sobre a ilha do Maio por favor?
      Gostava muito de ir visitar e celebrar aí os meus 30 anos mas tenho alguns medos e dúvidas… precisava de informações melhores se possível.

      Desde já muito obrigada pela atenção.
      Cumprimentos,
      Mariana Cabral Campello

      1. Carla Mota diz: Responder

        Mariana, as melhores dicas que temos estão aqui.

  15. Marta diz: Responder

    Carla, não há viagem que planeie sem que vá ver o que têm a dizer sobre o local no vosso blog. Está nos meus favoritos e é muitas vezes a companhia que escolho como leitura para relaxar! Parabéns! Desta vez pensei que talvez me possa dar uma ajuda, já que eu e o meu marido estamos a organizar uma ida a Maio, no próximo mês de Outubro… Somos amantes de Cabo Verde, já conhecemos algumas das outras ilhas e temos ido sempre apenas uma semana. Desta vez pusemos a hipótese de ser diferente… Estamos com dúvida se ficar 12 noites na ilha se será demasiado? Acha que será de ficar alojado apenas em Porto Inglês ou dividir entre dois pontos distintos da ilha? A ideia é usufruir ao máximo do que a ilha tem para oferecer… Ainda hoje estamos a regressar de São Vicente, mas a vontade de voltar a conviver com aquele povo, apreciar aquele mar verde e degustar aquela gastronomia já é imensa! Pode ajudar, Carla?! Obrigada e obrigada pelo que vai partilhando connosco?

    1. Carla Mota diz: Responder

      No Maio é melhor ficar sempre em Porto Inglês. Se calhar tantos dias é demais para o Maio. A ilha é pequenina. Mas se gostarem de praias desertas então é o paraíso. E que tal juntarem mais uma ilha, talvez Santiago ou o Fogo? Assim tinham uma maior abrangência de Cabo Verde. O Maio é lindo. Vão amar. 😀

  16. Carla Monteiro diz: Responder

    Olá Carla!
    Após ler o seu artigo sobre a ilha do Maio marquei viagem e segui todos os seus conselhos. Vamos viajar em Março. Marquei tudo com antecedência. Marquei o voo de ligação com a Binter e alojamento no big game.
    Só gostaria de colocar algumas questões: acha mais indicado levarmos escudos daqui de Portugal ou fazermos o cambio lá no banco que falou no artigo?; podemos fazer o pagamento do alojamento ainda em portugal no booking ou o pagamento e realizado lá na pensão?; que transportes temos disponíveis do aeroporto até ao alojamento, a pensão oferece o transporte, pareceu-me ver indicação nesse sentido quando fiz a reserva, mas não percebi se tenho de contactar…
    Obrigada pela atenção e pela partilha… já li grande parte dos seus artigos e adorei.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Carla, que maravilha. Espero que goste e que aproveite muito. Depois diga-me se as dicas eram boas. 😀 Não leve dinheiro daqui, é trabalho desnecessário. Depende da política do hotel, quando aí estive fazia-se no hotel o pagamento. Deve estar igual. Mas se quiser, eles aceitam euros. Para ir do aeroporto para o hotel há táxis no aeroporto. Aquilo é pequenino. Se quiser estar mais confortável, tem que enviar uma msg para o hotel para pedir o transfer. Normalmente eles cobram o valor justo. bjinhos e Boa viagem.

  17. Sandra diz: Responder

    Olá estou no Maio e realmente é maravilhoso. Já tinha visto o seu blog e gostei hoje comi peixe no centrum sete sois e realmente saboroso.
    Obrigada pelo blog.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Aproveite bem. Mande beijinhos meus à Su. 😀

  18. Bryan diz: Responder

    Olá Carla obrigado por levar um pouco de Cabo Verde para fora as pessoas acham que cabo verde é so Ilha do sal e Boa Vista…
    Sou da ilha do Fogo epelo visto no outro post que li gostaste muita da Ilha onde eu vivo
    Ilha do maio tem grande potencialidade para ser também a mais turista de Cabo Verde
    Falta inventestimento para isso…

    1. Carla Mota diz: Responder

      Cabo Verde é magnífico. É um lugar extraordinário e sou completamente apaixonada pela país. Adoro de coração. Obrigada

  19. Catarina diz: Responder

    Olá Carla! Estou a pensar fazer uma viagem entre ilhas a partir da ultima semana de fevereiro, mas queria mais ao menos programar a estadia na Praia para dar para ir a Maio, como disseste que só se sabe os barcos para Maio com uma semana de antecedência lembraste quais os dias da semana que quando foste estavam disponiveis para viagem?
    Obrigada!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não me lembro bem, mas um era a quinta feira.

  20. Vera Borges diz: Responder

    A minha ilha! 💙🏖️ Ainda bem que gostou Carla. O artigo está magnífico. A ilha do Maio é um autêntico paraíso. Obrigada pela partilha.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Vera. Pode levar e espalhar pelo mundo. Deste lado nós vamos fazer a nossa parte. Divulgar Cabo Verde é um prazer.

  21. Fernanda Matos diz: Responder

    Adorei o artigo! Nasci em S. Vicente (mas vivo em Portugal há mais de 50 anos) e em 2016 embarquei num navio de cruzeiros (só com alemães – Hamburgo – porque me oferecia a possibilidade de “pôr o pé” (o tempo era sempre muito limitado)em várias ilhas que não conhecia.
    Maio tinha uma importância especial para mim, (há uma história interessante relacionada com o meu pai que eu queria confirmar) mas, infelizmente, nem o barco podia atracar nem as lanchas do barco foram autorizadas. Foi uma grande desilusão. Ver a ilha, as praias, as casas, e ficar presa num navio cheio de alemães, foi um balde de água fria.
    Mas vou voltar, tenho a certeza. Essa “terra sabe”, que é Cabo Verde, tem três ilhas que me faltam conhecer. Boavista (aconteceu o mesmo) e Brava que não estava no programa.
    Obrigada pela descrição e pelo carinho que as suas palavras revelam. Fernanda ❤

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Fernanda. Cabo Verde “sabe” e é tão bom! Bela pátria. <3

  22. Olá!
    Sabem quanto tempo dura a viagem de barco entre Santiago e a ilha de Maio? Obrigada 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Demora cerca de 3 horas.

  23. Vânia Neves diz: Responder

    Olá Carla, devo dizer que adoro o vosso blog/página de Fb 🙂 Obrigada por partilharem connosco! Já tinha lido o vosso post acerca de Cabo Verde (CV) em que a Ilha do Maio estava “omissa”. Estamos a planear uma viagem para o ano e confesso que o meu primeiro plano era Cuba, conhecer Havana e ficar depois de papo para o ar. Mas.. CV parece ser tão culturalmente interessante! Se só pudéssemos ver duas ilhas tinha pensado no Sal e Maio pelas descrições no blog, o Sal por voarmos para lá e ter a capital e o Maio por me parecer ser calma e segura. Tens outra sugestão de combinação de duas ilhas? Obrigada 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vânia, Cuba é uma excelente opção. Faz parte do nosso top 5 de países preferidos no mundo! Cabo Verde também é genial e culturalmente muito distinto. O Sal foi das ilhas que gostei menos em Cabo Verde. Se puder, fuja e vá logo para o Maio. Outra opção excelente para combinar é a Ilha do Fogo, já que pode voar para a Praia. Imagino que assim à primeira vista pode parecer estranho mas se confiar, acredite que vai mesmo ADORAR!

  24. Excelente. Adorava ter estado aí convosco mas infelizmente não deu para ficar. Pelo que aqui vejo a ilha promete! Beijinhos.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Fizeste falta, Filipe. Fartamo-nos de falar de ti. Tinhas adorado ter nadado connosco. No último dia no Maio eu e a Paulina até fugimos para dar um último mergulho antes de apanhar o avião. Foi mágico!

  25. Fernanda Calçada diz: Responder

    Excelente artigo, não falta informação… tudo bem explicado e cheio de dicas. Gostei de ler. Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Fernanda. 😀

      1. Fátima diz: Responder

        Carla obrigada pelo excelente artigo,
        Fizestes jus à ilha e Cabo Verde .
        Da prazer e muito orgulho a qualquer filho da terra ler um artigo como este narrado sem qualquer filtro por um um visitante (ainda que seja e um expert da área) .
        Desejo-te muitos sucessos nas tuas futuras visitas e exploração pelo mundo fora .
        E que regresses mais vezes a nossa amada e maravilhosa Cabo Verde .
        FátimaVC
        Praia , Cabo Verde
        Maio 2019

        1. Fátima diz: Responder

          👏🏼

        2. Carla Mota diz: Responder

          Muito obrigada, Fátima. Cabo Verde merece e a ilha do Maio também.

          1. Sílvia Sá diz:

            Olá Carla!
            Desde já agradeço a sua disponibilidade e partilha de experiências.
            Já visitei a ilha do Sal e adorei, especialmente, os seus habitantes.
            Agora a minha questão: quero visitar a ilha do Maio, mas gostava de ir sozinha. O que me aconselha? Obrigada ☺️
            Beijinho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.