Apanhei mais um colectivo urbano, novos processos alfandegários para sair da Argentina e entrar no Brasil, e eis-me em frente à entrada do Parque Nacional Iguaçu. Esta beleza natural foi decretada Património Mundial da Humanidade (UNESCO) e inclui os dois parques nacionais, que no Brasil se chama Iguaçu e na Argentina Iguazú.
A palavra Iguaçú provém do guarani e significa “grande água”. Neste sector do rio existem 3 km de quedas e mais de 250 quedas de água individuais.
Segundo a lenda guarani, as cataratas formaram-se quando um guerreiro índio, de nome Caroba, libertou a fúria de um deus da floresta. Caroba apaixonou-se pela jovem Naipur, pela qual o deus estava enfeitiçado. Os dois jovens decidiram fugir pelo rio abaixo em canoa. Enfurecido, o deus provocou o colapso do rio em frente aos dois amantes. Estes caíram pelas quedas que se precipitaram à sua frente e Naipur caiu na sua base e transformou-se numa rocha. Caroba sobreviveu na forma de árvore olhando eternamente a sua amada.
No Iguaçu, do lado brasileiro, as vistas panorâmicas sobre as cataratas são impressionantes. Não consigo compreender como é que do lado argentino pode ser mais bonito. Percorro o trilho panorâmico e sinto-me atónita. Não consigo fechar a boca e a única coisa que me vem à cabeça é “como é que isto é possível?” A verdade é que já tinha visto as cataratas inúmeras vezes na TV ou em livros, mas ouvir o barulho e sentir a água a molhar-me, torna a realidade ainda mais possante.
As cataratas desenvolvem-se sobre um planalto basáltico que termina abruptamente a montante da confluência do rio Iguaçu com o rio Paraná. As cataratas terão sido formadas há 150 milhões de anos quando no Cretácico se produziu a abertura do Atlântico sul. O movimento das placas tectónicas produziu uma forte erupção vulcânica próximo da área. No local onde as escoadas de lava terminaram, aparecem as fantásticas quedas de água com cerca de 80 m, até alcançarem os terrenos sedimentares que se encontram por baixo.
Obviamente, que tal beleza não pode ser contemplada numa experiência solitária mas sim com centenas de turistas que procuram o mesmo. No entanto, o Iguaçu é tão mágico que as borboletas pousam no meu corpo, os guaxinis caminham ao meu lado e as iguanas espreitam entre a densa floresta tropical. Tudo isto faz do Iguaçu um dos lugares mais belos do mundo.
Se vai viajar para a Argentina estes são os artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA PATAGÓNIA – Dicas de viagem e os melhores lugares para conhecer na Argentina e no Chile.
- VISITAR BUENOS AIRES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Buenos Aires e os bairros da capital da Argentina.
- VISITAR EL CHALTÉN – Tudo o que precisa saber para fazer os trilhos do Parque Nacional dos Glaciares.
- VISITAR O GLACIAR VIEDMA – Trekking e escalada no glaciar da Argentina.
- VIAJAR NA ARGENTINA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Argentina.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA ARGENTINA – Roteiro de lugares que deve incluir na sua viagem pela Argentina.
- VISITAR VALE DE LA LUNA – ARGENTINA – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale da Lua no norte da Argentina.
- VISITAR A PENÍNSULA DE VALDES – Tudo o que precisa de saber para visitar a Península de Valdes na Patagónia argentina.
- VISITAR PUNTA NINFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Punta Ninfas e as colónias de animais na Patagónia.
- VER DINOSSAUROS NA ARGENTINA – Tudo o que precisa de saber para visitar os lugares que têm mais evidências de dinossauros na Argentina.
- VISITAR PUERTO MADRYN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Puerto Madryn, a entrada para a península de Valdes.
- PARQUE NACIONAL LOS ALERCES – Um artigo sobre um dos parque nacionais argentinos menos visitados mas maravilhoso.
- VISITAR ESQUEL – O lugar onde está o velho Expresso da Patagónia.
- VISITAR PUERTO DE SAN JULIAN – Um artigo sobre a visita ao local onde Fernão Magalhães atracou na Patagónia.
- VISITAR BOSQUE PETRIFICADO DE SARMIENTO – Um artigo sobre o bosque petrificado na patagónia argentina.
- PERITO MORENO – Um artigo sobre o glaciar, o homem e a cidade de Perito Moreno na Argentina.
- VISITAR EL CALAFATE – Tudo o que precisa de saber para visitar El Calafate e o glaciar Perito Moreno, na Argentina.
- VISITAR A TERRA DO FOGO – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha da Terra do Fogo na Argentina.
- VISITAR USHUAIA – Tudo o que precisa de saber sobre a cidade mais a sul do planeta Terra.
- CRUZAR OS ANDES DO CHILE PARA A ARGENTINA – Um artigo sobre a experiência de viajar de autocarro entre a Argentina e o Chile, atravessando as montanhas dos Andes.
- VISITAR SAN IGNÁCIO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas jesuítas desta área da Argentina.
- SEGUINDO OS PASSOS DE CHE GUEVARA – Um artigo em busca das origens e histórias de Che Guevara, na Argentina.
- VISITAR CÓRDOBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Córdoba, na Argentina.
- VISITAR O IGUAÇU – ARGENTINA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a parte argentina das cataratas do Iguaçu.
- VISITAR O IGUAÇU NO BRASIL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a parte brasileira das cataratas do Iguaçu.
- VIAJAR ENTRE O URUGUAI E A ARGENTINA
- VISITAR DELTA DO PARANÁ – Tudo o que precisa de saber para visitar Rosário e o delta do Paraná na Argentina.
- VISITAR ROSÁRIO – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rosário, no norte da Argentina.
- VISITAR EL BOLSON – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Bolson, no norte da Patagónia.
- VISITAR O PARQUE NACIONAL DE LANIN – Tudo o que precisa de saber para explorar os trilhos deste parque nacional da Argentina.
- RUTA DE LOS SIETE LAGOS – Tudo o que precisa de saber para explorar e fazer a Ruta de los Siete Lagos na Argentina.
- CERRO TRONADOR – Tudo o que precisa de saber para subir e fazer o trilho do Cerro Tronador, na Argentina.
- CERRO CATEDRAL – Tudo o que precisa de saber para subir e fazer o trilho do Cerro Catedral, na Argentina.
- VISITAR BARILOCHE – Tudo o que precisa de saber para visitar Bariloche, a capital dos trilhos no norte da Patagónia argentina.
- TRILHO 3 DIAS NO ACONCÁGUA – Tudo o que precisa de saber para fazer o trilho de 3 dias no Cerro Aconcágua.
- VISITAR A QUEBRADA DE HUMAHUACA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pumamarca, Jujuy e Tilcara.
- VISITAR AS SALINAS GRANDES – Tudo o que precisa de saber para visitar as Salinas Grandes desde Salta, no norte da Argentina.
- VISITAR QUEBRADA DE CAFAYATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a Quebrada das Conchas na Argentina.
- VISITAR SALTA – Um artigo com o tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Salta na Argentina.
- VISITAR O CANHÃO DE ACTUEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o canhão desde Mendoza em tour.
- VISITAR MENDOZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Mendoza, na Argentina.
- VISITAR O ACONCÁGUA EM TOUR – Tudo o que precisa de saber para visitar o parque Providencial do Aconcágua em Tour.
Este artigo capturou perfeitamente a essência dos destinos mais incríveis no Brasil! Cada lugar mencionado oferece uma experiência única e inesquecível.
Muito obrigada
Oi Carla, visitar as cataratas do Iguaçú é um sonho! Ainda não consegui visitar esse belíssimo lugar. Gostei muito de ver o seu passeio, as fotos são lindas!
Obrigada, Mariana. 😀
Gostei muito do seu blog. Só senti mais falta demais conteúdo no Brasil. Há coisas belíssimas por aqui que adoraria que fossem. O Sul da Bahia é imperdível. Porto Seguro, Arraial da Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Caraíva, Corumbau, Prado são locais incríveis na costa do Descobrimento. Chapada da Diamantina, Fernando de Noronha, Serra Gaúcha e o Itaimbezinho, Lençóis Maranhenses, Bonito no Pantanal, Serra Dos Órgãos e tudo o que diz respeito ao Estado do Rio de Janeiro como A cidade do Rio, Arraial do Cabo e suas praias belíssimas e as cidades imperiais de Teresópolis e Petrópolis. As cidades Germânicas e as belíssimas cidades Portuguesas do Brasil. Ouro Preto é Mágica! Que mais Brasil no seu conteúdo que é maravilhoso! Concordo com o que falou. Os lados Brasileiro e Argentino, são complementares. O que um oferece o outro não pode dar. Vejo muitos estrangeiros falando que o lado Brasileiro se faz em 2h. Há muito o que se fazer no lado do Brasil, além de ser o lado com melhor infraestrutura da região há passeios imperdíveis. Os passeios de barco do lado Brasileiro e Argentino são experiências bem distintas tb. Do lado Brasileiro há safáris, trilhas e o parque das aves, Itaipu que é impressionante. O que me deixa triste é a região não ter mais as 7 quedas de Guaíra, que era um grupo de 19 cachoeiras comunmente chamadas de 7 quedas, que eram as maiores do mundo em volume dágua. O Volume de Água dela era 4 vezes o de Niágara que tem o maior volume de água atualmente. Eu já tive o prazer de ir a Iguaçú 2 vezes! É algo impressionante. Tamném adoro Niágara. Já fui 2x e não ha comparação. Apesar do Volume médio de água ser maior do que Iguaçu em média ( Iguaçu na cheia é o dobro de niagara, mas na seca diminui muito e perde vários saltos portanto na média anual fica menor em volume de água) Iguaçú é muito maior do que niágara pois ela não é só quase o dobro em extensão, mas ela tb possui 2 ou 3 andares dependendo do salto em questão. è impressionante. Agora me falta ir à Victoria, mas apesar de ser belíssima, duvido que vá causar o mesmo impacto do que Iguaçu, apesar de ser mais alta parece ser mais fechada.
Tantas sugestões boas, Rodrigo. Muito obrigada. Infelizmente não conhecemos nada no Brasil, para além do Iguaçu. É uma pena porque acreditamos que é mesmo deslumbrante. Talvez um dia.
Visitar o vosso blogue é pensar para onde me apetece viajar hoje. Porque escolhi o Brasil que adoro, vim parar às Cataratas do Niagara! Como sempre, a fantástica maneira de nos conseguir querer partir já. Ainda só conheço as do Niagara, mas pelo que vejo, estas parecem-me muito mais deslumbrantes!
Cataratas do Iguaçu. 😉 eheheh Para mim são superiores às de Niagara e de Victória. Se calhar porque tinham mais água ou porque foram as primeiras. Dizem que não há amor como o primeiro. 😀
As cataratas, tanto do lado brasileiro como argentino são imperdíveis 🙂 Também tenho a impressão de ainda escutar o som das quedas, é inspirador, não é?
Aprendi que o nome dos fugitivos apaixonados são Tarobá e Naipi, mas pode ser que na Argentina eles se chamem Carona e Naipur, mesmo.
Beijinhos
Obrigada 😀
Muito lindo mesmo, imagino a cessação de estar nesse lugar onde a natureza vibra enquanto caminhamos!