Visitar o DELTA DE OKAVANGO e explorar os seus canais | Botswana
Colocado em
No seio do deserto do Kalahari, o milagre da vida acontece. O rio Okavango nasce nas montanhas de Angola e durante o seu percurso percorre o território de Angola, da Namíbia, na Faixa de Caprivi, e do Botswana. Mas, ao contrário da maioria dos rios que conhecemos, o Okavango não escoa em direcção ao mar ou ao oceano. O rio Okavango tem uma drenagem endorréica, ou seja, corre em direcção ao interior do continente africano e acaba por desaparecer num delta nas areias áridas do deserto do Kalahari.
No Delta do Okavango, o rio Okavango espalha-se em vários braços, constituindo o maior delta interno do mundo. Quando as precipitações são mais intensas, o milagre da vida acontece no Kalahari e as águas do rio Okavango transformam uma área árida e estéril num santuário da vida selvagem, atraindo os animais das redondezas que dependem dessa água para viver.
O Delta de Okavango apresenta inundações sazonais. Nos meses de Janeiro e Fevereiro, o rio Okavango acumula águas provenientes do planalto de Angola que demoram cerca de quatro meses a espalhar-se pelo delta. A forte evaporação leva a que as inundações sejam lentas e só atinjam o seu pico entre Junho e Agosto. Assim, esta é a melhor altura do ano para testemunhar este milagre da vida. O delta inunda-se e transforma-se num pântano, obrigando os animais da savana e do deserto a nadar, como é o caso dos leões e elefantes, procurando abrigo nas ilhas.
O delta é morada habitual de várias espécies de animais. Algumas só aqui rumam durante o período de inundações. Outras, habitam o delta todo o ano. Os hipopótamos são os habitantes mais comuns e tornam este local num paraíso natural. Os hipopótamos passam a maior parte de seus dias dentro da água com outros membros do seu grupo. A água serve para manter baixa a temperatura do corpo e para evitar que a sua pele seque.
Uma das melhores formas de explorar o Delta de Okavango, no Botswana, é a bordo de uma mocoro, as canoas de madeira típicas do delta. Passamos dois dias no delta, percorrendo os seus canais de barco e de mocoro, testemunhando as cores de África e em busca da vida selvagem.
Fizemos dois safaris a pé, procurando um encontro mais próximo com os animais do delta. No primeiro aprendemos como vivem os hipopótamos e encontramos os lugares onde estes descansam fora de água durante a noite. No segundo safari a pé, perseguimos uma manada de elefantes, e o Rui ficou a cerca de três metros de um, momento em que o guia grita “corre”. Infelizmente, não saiu nenhuma fotografia deste “encontro”. De seguida, seguimos a manada, dentro da distância de segurança e encontramos o “cemitério” destes animais, onde várias ossadas se encontravam no chão. Os elefantes são animais extraordinários; veneram os seus antepassados, regressando durante anos aos lugares onde as suas ossadas se encontram.
Os dois dias no delta foram momentos extraordinários para descansar e apreciar lentamente a vida no Kalahari. O Delta do Okavango, no Botswana, é um dos lugares mais bonitos do mundo para observar o pôr-do-sol e contemplar a magia de um local ímpar, associado à beleza das cores de África. E, quando um dia termina com as cores de África, sabemos que o dia seguinte será igualmente maravilhoso.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para o Botswana, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
SAFARI NO PARQUE NACIONAL DO CHOBE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um safari de jeep e de barco no Parque do Chobe, no Botswana.
VISITAR O DELTA DO OKAVANGO – Tudo o que precisa de saber para visitar e fazer safari no Delta do Okavango, no deserto do Kalahari.
VISITAR OS BOSQUÍMANOS – Tudo o que precisa de saber sobre os povos bosquimanos que habitam o deserto do Kalahari.
A viagem que fizemos em África foi feita em Overland e pode ver as etapas da nossa viagem nos seguintes artigos
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Olá Carla!
Estou planejando uma viagem à Namíbia, mas gostaria de estender meu trajeto até o Okavango e também Victoria Falls.
Nossa, tenho tantas dúvidas… Pensei inicialmente em fazer tudo de carro, mas acho que não é possível atravessar fronteiras terrestres com carro alugado..
Teria alguma dica para me dar?
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Olá Carla!
Estou planejando uma viagem à Namíbia, mas gostaria de estender meu trajeto até o Okavango e também Victoria Falls.
Nossa, tenho tantas dúvidas… Pensei inicialmente em fazer tudo de carro, mas acho que não é possível atravessar fronteiras terrestres com carro alugado..
Teria alguma dica para me dar?
Olá Thaísa. Não sei como funciona com carro alugado.
Estou a planear ir ao botswana em Março e depoisde ler o vosso blog ainda mais me apetece ir. Africa minha 😊