Conhecer os povos BOSQUÍMANOS, os senhores do Kalahari | Botswana
Colocado em
Os bosquímanos são os habitantes indígenas do deserto do Kalahari, área que ocupa grande parte do norte da África do Sul, Namíbia e Botswana. Também conhecidos por San, foram eternizados no filme “Os deuses devem estar loucos” e desde essa altura a sua cultura foi dada a conhecer ao mundo.
Durante a nossa viagem pelo Kalahari contactamos com vários bosquímanos, especialmente na Namíbia, na área de Spitzkoppe e na Faixa de Caprivi, mas foi no Botswana, nas proximidades de Ghanzi que visitamos uma comunidade bosquímano e, com a ajuda de um tradutor, conhecemos melhor a sua cultura.
Habitantes duma área extremamente árida, os bosquímanos desenvolveram técnicas de sobrevivência ancestrais que passaram de geração em geração e que são o segredo da sobrevivência deste povo. As agruras da vida numa das regiões mais áridas do planeta levou-os a ser duros com a vida e com os seus. Os bosquímanos são povos nómadas e vão percorrendo o deserto em busca de lugares onde possam praticar alguma agricultura, colher alguma água e sobreviver. Nas imensas viagens que empreendem só os mais fortes sobrevivem. Quando as crianças são muito frágeis e põem o grupo em perigo são deixadas para trás, servindo muitas vezes de alimento aos predadores da estepe africana. As mulheres não podem chorar a perda desses filhos. Devem mostrar-se indiferentes e encarar essa perda como necessária para o bem do grupo.
Os terrenos do Kalahari são especialmente estéreis, onde os rios temporários se inundam de vida aquando das chuvadas decanuais, mas onde normalmente apenas existe pó e areia. Para reservar água, os bosquímanos utilizam ovos de avestruz com um pau que serve de sinalização, que enterram no deserto. Tudo o que lhes permite sobreviver é dado pela natureza.
Profundos conhecedores das raízes e tubérculos do deserto, os bosquímanos utilizam as raízes das plantas para se alimentarem, como medicamentos e como arma de defesa. As plantas venenosas e os venenos de escaravelhos e escorpiões são usados para envenenar as setas e flechas de caça. Alguns tubérculos e raízes permitem prevenir a malária e são usadas para contracepção, como nos contam as mulheres da aldeia que visitamos. Aqui, tudo vem da Natureza.
Este povo, tradicionalmente caçador-recolector, também já trocou a vida nómada pelo sedentarismo. A maioria abandonou a vida numa aldeia temporária no Kalahari pelas cidades e começam a fixar-se e a mudar os seus hábitos culturais. Os “homens do mato” (tradução de bushman) são cada vez mais assediados pelos novos hábitos sociais e a cultura começa a perder-se. Só o turismo parece conseguir evitar uma perda mais rápida.
A história genética dos bosquímanos aponta para um dos povos mais antigos da Terra e para uma ligação muito próxima com as mais antigas comunidades humanas que habitaram o planeta. As mulheres bosquímanos apresentam um crescimento anormal das nádegas e a par com a sua tonalidade negra-amarelada torna a sua identificação bastante fácil.
Os bosquímanos podem ainda não ter desaparecido mas a sua cultura está fortemente ameaçada. As solicitações da globalização crescente tem tido efeitos verdadeiramente arrepiantes na sua cultura. Não se lhes pode pedir que ignorem os progressos tecnológicos e sociais do mundo, mas, quando olhamos para eles, percebemos claramente que somos uns privilegiados por termos conseguido testemunhar algo que muito poucos conseguirão ver no futuro.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para o Botswana, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
SAFARI NO PARQUE NACIONAL DO CHOBE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para fazer um safari de jeep e de barco no Parque do Chobe, no Botswana.
VISITAR O DELTA DO OKAVANGO – Tudo o que precisa de saber para visitar e fazer safari no Delta do Okavango, no deserto do Kalahari.
VISITAR OS BOSQUÍMANOS – Tudo o que precisa de saber sobre os povos bosquimanos que habitam o deserto do Kalahari.
A viagem que fizemos em África foi feita em Overland e pode ver as etapas da nossa viagem nos seguintes artigos
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Adorei o contexto só gostava de copiar para um trabalho mas infelizmente não dá, ainda assim achei fantástico e isto dito por uma criança de 14 anos!!!!
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Adorei o contexto só gostava de copiar para um trabalho mas infelizmente não dá, ainda assim achei fantástico e isto dito por uma criança de 14 anos!!!!
Obrigada, Mariana. Pode escrever e assim você ainda aprende mais. Bjinhos e bom trabalho. 😉
Gostei muito do conteúdo, e grato por compartilhar esse conhecimento.
Obrigada, Luciano.
Ótimo texto.
Parabéns!
Obrigada