Visitar POTOSI – As minas, a cidade e o legado colonial espanhol | Bolívia
Colocado em
A cidade de Potosi é muito estranha. Estamos a 4 060 m de altitude. É a cidade mais alta do Mundo. A caminhar pelas “calles” sentimos o coração bater e a respiração ofegante. Felizmente, descobri a folha de coca para mascar e o mate de coca!
Potosi é muito bonito, principalmente a parte colonial da cidade e o Cerro Rico.
Na tarde em que chegámos a Potisi apanhámos um pôr-do-sol incrível do cimo de um teatro. Entramos por coincidência e quando subimos à torre rendemo-nos aos encantos desta cidade. O Cerro Rico, a montanha que domina a cidade, iluminada pelos raios laranjas do sol… encantador. É neste cerro que existem centenas de minas de onde durante séculos foi extraída prata e ouro. Foram essas minas que visitamos no dia seguinte.
Hoje ficamos alojados no La Casona Hostal. Ao que parece é um edifício colonial do século XVIII. É maravilhoso. É um autêntico solar. Uma casa senhorial. E… por 5 euros (para duas pessoas) por noite!!! Que mais se pode querer?
À noite fomos jantar ao Potochii e vimos uma Peña, uma representação musical típica da Bolívia. Muito giro. Adorei a comida e também o ambiente. Recomenda-se (vivamente)!!
Da parte da manhã resolvemos fazer uma visita às minas de Potosi com a Koala Tours. Foi surreal. Entrámos vestidos a rigor, com fatos de mineiro, capacetes e frontal. A visita durou cerca de hora e meia dentro da mina. Quando comecei a percorrer as galerias com os mineiros lá dentro a trabalhar não queria acreditar no que estava a ver. Nós entramos numa mina activa. Os mineiros operavam os carris e extraiam o minério nas galerias por onde os turistas também andam.
Quando comecei a caminhar na galeria a minha respiração tornou-se ofegante. O pó no ar abundava. Não conseguia respirar com tanta poeira. Tapei a boca e o nariz com o lenço. Não conseguia respirar com o lenço por causa da altitude. Sem o lenço a minha garganta fica cheia de pó e sinto-me asfixiar. É horrível. Como conseguem estes mineiros estar aqui tantas horas? Ao fim de meia hora desisti. Voltei para trás. Quando tive que descer de rastos para o segundo nível da mina, comecei a sofrer de claustrofobia e voltei para trás. Não podia mais.
O nosso guia chama-se Oscar e conta-nos que os mineiros trabalham entre 8 e 20 horas por dia para ganhar 70 bolivianos (7 euros). As crianças começam a trabalhar na mina com 11 anos e ganham 20 bolivianos por dia (2 euros). Fiquei chocada! Não sei bem porquê!!??¿¿¿ Já estava à espera desta realidade. Já imaginava que esta vida era muito difícil e já sabia que havia crianças. Mas… não sabia que o organismo humano, a esta altitude (4 700 m), sofre muito fisicamente e que o que para mim foi impossível, alguém tem que o fazer para sobreviver. Fiquei de rastos.
Mas a aventura ainda estava a começar. No regresso o Reinaldo (segundo guia) mandou-me a frente (com dois checos) em direcção à saída da mina. De repente ouço: “Volver, Volver”. Não queria acreditar! Vinha um vagão carregado de escórias da mina de frente para mim. A mina, naquele local, não tinha “valeta”. Tivemos que correr à frente do vagão até encontrar um local para escalar. Subi e senti os meus pés a resvalar a qualquer momento, enquanto aguardava que o vagão passasse. Foi indescritível!!
Da parte da tarde para relaxar visitámos a Casa de La Moneda de Potosi , o local onde cunhavam as moedas espanholas feitas com a prata das minas. Uma visita também muito interessante. De seguida, apanharíamos o bus para Sucre.
Se está a pensar viajar na Bolívia, estes são alguns artigos que o podem interessar
VIAJAR NA BOLÍVIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Bolívia.
VISITAR TIAHUANACO – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Tiahuanaco na Bolívia.
VISITAR LA PAZ – Um artigo com a nossa experiência a visitar a capital da Bolívia.
VISITAR SUCRE – Um artigo com a nossa experiência em Sucre, antiga capital da Bolívia.
VISITAR TARABUCO – Um artigo com a nossa experiência a um dos mercadores regionais mais tradicionais da Bolívia.
VISITAR POTOSI – A nossa experiência a visitar a cidade mais alta do mundo e as minas de Potosi, na Bolívia.
VISITAR O SALAR DE UYUNI – Uma das melhores experiências da nossa vida, uma viagem de 3 dias no Salar de Uyuni na Bolívia.
Marque aqui os seus tours e passeios em Potosi e na Bolívia
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.