Visitar POTOSI – As minas, a cidade e o legado colonial espanhol | Bolívia

Visitar POTOSI - As minas, a cidade e o legado do colonialismo espanhol | Bolívia
A cidade de Potosi é muito estranha. Estamos a 4 060 m de altitude. É a cidade mais alta do Mundo. A caminhar pelas “calles” sentimos o coração bater e a respiração ofegante. Felizmente, descobri a folha de coca para mascar e o mate de coca!
Visitar POTOSI - As minas, a cidade e o legado do colonialismo espanhol | Bolívia
Potosi é muito bonito, principalmente a parte colonial da cidade e o Cerro Rico.
Na tarde em que chegámos a Potisi apanhámos um pôr-do-sol incrível do cimo de um teatro. Entramos por coincidência e quando subimos à torre rendemo-nos aos encantos desta cidade. O Cerro Rico, a montanha que domina a cidade, iluminada pelos raios laranjas do sol… encantador. É neste cerro que existem centenas de minas de onde durante séculos foi extraída prata e ouro. Foram essas minas que visitamos no dia seguinte.
Hoje ficamos alojados no La Casona Hostal. Ao que parece é um edifício colonial do século XVIII. É maravilhoso. É um autêntico solar. Uma casa senhorial. E… por 5 euros (para duas pessoas) por noite!!! Que mais se pode querer?
À noite fomos jantar ao Potochii e vimos uma Peña, uma representação musical típica da Bolívia. Muito giro. Adorei a comida e também o ambiente. Recomenda-se (vivamente)!!
Da parte da manhã resolvemos fazer uma visita às minas de Potosi com a Koala Tours. Foi surreal. Entrámos vestidos a rigor, com fatos de mineiro, capacetes e frontal. A visita durou cerca de hora e meia dentro da mina. Quando comecei a percorrer as galerias com os mineiros lá dentro a trabalhar não queria acreditar no que estava a ver. Nós entramos numa mina activa. Os mineiros operavam os carris e extraiam o minério nas galerias por onde os turistas também andam.
Visitar POTOSI - As minas, a cidade e o legado do colonialismo espanhol | Bolívia
Quando comecei a caminhar na galeria a minha respiração tornou-se ofegante. O pó no ar abundava. Não conseguia respirar com tanta poeira. Tapei a boca e o nariz com o lenço. Não conseguia respirar com o lenço por causa da altitude. Sem o lenço a minha garganta fica cheia de pó e sinto-me asfixiar. É horrível. Como conseguem estes mineiros estar aqui tantas horas? Ao fim de meia hora desisti. Voltei para trás. Quando tive que descer de rastos para o segundo nível da mina, comecei a sofrer de claustrofobia e voltei para trás. Não podia mais.
Visitar POTOSI - As minas, a cidade e o legado do colonialismo espanhol | Bolívia
O nosso guia chama-se Oscar e conta-nos que os mineiros trabalham entre 8 e 20 horas por dia para ganhar 70 bolivianos (7 euros). As crianças começam a trabalhar na mina com 11 anos e ganham 20 bolivianos por dia (2 euros). Fiquei chocada! Não sei bem porquê!!??¿¿¿ Já estava à espera desta realidade. Já imaginava que esta vida era muito difícil e já sabia que havia crianças. Mas… não sabia que o organismo humano, a esta altitude (4 700 m), sofre muito fisicamente e que o que para mim foi impossível, alguém tem que o fazer para sobreviver. Fiquei de rastos.
Mas a aventura ainda estava a começar. No regresso o Reinaldo (segundo guia) mandou-me a frente (com dois checos) em direcção à saída da mina. De repente ouço: “Volver, Volver”. Não queria acreditar! Vinha um vagão carregado de escórias da mina de frente para mim. A mina, naquele local, não tinha “valeta”. Tivemos que correr à frente do vagão até encontrar um local para escalar. Subi e senti os meus pés a resvalar a qualquer momento, enquanto aguardava que o vagão passasse. Foi indescritível!!
Da parte da tarde para relaxar visitámos a Casa de La Moneda de Potosi , o local onde cunhavam as moedas espanholas feitas com a prata das minas. Uma visita também muito interessante. De seguida, apanharíamos o bus para Sucre.

Se está a pensar viajar na Bolívia, estes são alguns artigos que o podem interessar

  • VIAJAR NA BOLÍVIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Bolívia.
  • VISITAR TIAHUANACO – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Tiahuanaco na Bolívia.
  • VISITAR LA PAZ – Um artigo com a nossa experiência a visitar a capital da Bolívia.
  • VISITAR SUCRE – Um artigo com a nossa experiência em Sucre, antiga capital da Bolívia.
  • VISITAR TARABUCO – Um artigo com a nossa experiência a um dos mercadores regionais mais tradicionais da Bolívia.
  • VISITAR POTOSI – A nossa experiência a visitar a cidade mais alta do mundo e as minas de Potosi, na Bolívia.
  • VISITAR O SALAR DE UYUNI – Uma das melhores experiências da nossa vida, uma viagem de 3 dias no Salar de Uyuni na Bolívia.

Marque aqui os seus tours e passeios em Potosi e na Bolívia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.