As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

No dia 07/07/07 foram anunciadas, em Lisboa, as novas sete maravilhas do Mundo, resultado de um “concurso” que não contou com o apoio da UNESCO, com base em votações realizadas em todo o mundo ao longo de várias semanas. Muitas maravilhas ficaram de fora mas estas sete foram as contempladas, começando a preencher o imaginário e sonho dos viajantes mundiais. São ainda hoje um excelente ponto de partida para escolher destinos de viagem.

1. Grande Muralha da China

A Grande Muralha é o símbolo da força e superioridade arquitectónica da China. A muralha serpenteia o norte do país ao longo de sete mil quilómetros, atravessando desertos, montanhas e planícies. A Grande Muralha é o conjunto de muitas construções, em várias dinastias, mas a muralha original foi mandada construir pelo primeiro imperador chinês, na dinastia Qin, após a unificação da China. Nesta altura, a Muralha da China não passava de um aglomerado de muros de terra batida. Posteriormente, foi reconstruída ao longo das diferentes dinastias transformando-se numa fortaleza imponente.

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

2. Petra, na Jordânia

Povoada desde a pré-história, foram no entanto os Nabateus, povo originário do Nordeste da Arábia, que construíram a cidade de Petra, cujas ruínas atraem hoje turistas de todo o mundo à Jordânia. O sucesso desta cidade assentava no aproveitamento, controle e conservação da água, bem precioso no deserto. Podem ainda observar-se os canais de água nas paredes da garganta (chamada Siq) que constitui entrada para Petra e, no fim da qual, se tem a visão mais clássica e conhecida de Petra: o Tesouro (chamado assim porque se pensava que albergava um tesouro de um faraó).

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

3. Taj Mahal, na Índia

Considerado por muitos um hino ao amor de um homem por uma mulher, o Taj Mahal é o túmulo de uma das 14 mulheres de …., situado em Agra, na Índia. Edifício majestoso, foi construído em mármore e outras rochas nobres, utilizando inclusive mármores portugueses. É um dos mais belos exemplares de arquitectura mugal na Índia e há muito venerado pelos amantes de todo o mundo.

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

4. Machu Pichu, no Peru

A cidade de Machu Pichu, no Peru, cresceu a partir da montanha, utilizando os seus blocos de pedra como sustento de terraços, casas e templos. O templo agora chamado de Pachamama (mãe-Terra) está construído em cima de rocha, por baixo de rocha até tem blocos esculpidos e milimetricamente colocados entre rochas naturais adjacentes. Tudo ali demonstra um facto inegável: os construtores desta cidade (inacabada), que tudo indica que foram mesmo os Incas, viviam e construíam em simbiose com a Natureza, não a destruindo para seu proveito mas vivendo em harmonia com Ela, adorando e respeitando o Sol e a Terra, recolhendo os seus frutos e sabendo que o Homem lhe deve a sua vida, e devendo por isso prestar-lhes a devida homenagem.

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

5. As pirâmides maias de Chichén Itza, no México

Chichén Itzá é uma das antigas cidades maias do mundo, com ruínas muito bem preservadas. A grande pirâmide, El Castillo (cujos 9 patamares e 4 escadarias estão a ser reconstruídos), já não pode ser subido, muito menos aceder ao seu interior (que contém outras pirâmides e templos). A cidade tem uma história fabulosa, tendo sido uma das principais cidades do período pós-clássico, com uma grande variedade arquitectónica, que ilustra as diferentes influencias que sofreu. Hoje é o símbolo da civilização maia no México.

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

6. Coliseu de Roma, em Itália

O Coliseu é o monumento que atraí mais visitantes em Roma, sendo um Anfiteatro Flaviano, o Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio) e devendo o seu nome a uma estátua colossal de Nero, que alegadamente se situava no exterior do recinto. Construído entre 70 e 90 d.C., foi iniciado por Vespasiano e mais tarde inaugurado por Tito mas ainda inacabado. Finalmente, foi Domiciano, filho de Vespasiano e irmão mais novo de Tito, que o concluiu por volta de 81 a 96 d.C. O Coliseu é um local mítico, associado as lutas de gladiadores. No entanto, este era um local onde foram exibidos vários espectáculos, inseridos nos vários tipos de jogos realizados na urbe. Os combates entre gladiadores, chamados muneras, eram, claramente, os mais populares e sempre pagos por pessoas individuais em busca de prestígio e poder. Um lugar a não perder em Itália.

As sete MARAVILHAS DO MUNDO | O sonho dos viajantes

7. Cristo Redentor, no Brasil

O Cristo Redentor abre os braços para todos aqueles que escolheram estar no Rio de Janeiro, Brasil. Desde as favelas, os bairros ricos de Copacabana e Leblon, até ao Corcovado, o Cristo Redentor parece abraçar o mundo e a cidade escolhida por muitos como uma das mais belas do mundo.

Esta ainda não conhecemos. Temos que tratar disso!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

21 Comentários

  1. Mesmo sem o apoio da Unesco, têm um peso de marketing difícil de ignorar. Porque são mesmo grandiosas. Já não falta tudo para pôr um check em toda a lista…

    1. Carla Mota diz: Responder

      Mas que maravilha! A mim ainda me falta o Cristo Redentor. Não tenho pressa mas quero conhecer, claro.

  2. Sonho com a Muralha (China é meu país número 1) e Petra (culpa do Indiana Jones). Conheci 4.. nada mal, bora riscar os outros 3 da listinha. =)

  3. Só conheço 3. Tem tanta coisa ainda pra conhecer… Que bom que o mundo é grande, né?! Essa é uma lista pra gente pregar na porta da geladeira e não esquecer! Adorei!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É isso mesmo. 😀

  4. Das 7 maravilhas só conheço 2: Coliseo e o Cristo buaaaaa!!! Preciso voltar a viajar urgente!!!
    bjs
    Dani Bispo

    1. Carla Mota diz: Responder

      VDanielle, o sonho comanda a vida. 😀 Todas as viagens começam aí.

  5. Só conheci duas dessas: Chichen Itzá e o Cristo, mas as demais estão na minha lista. Espero ter a oportunidade logo!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai ter com certeza. O sonho comanda a vida. 😀

  6. Não tinha ideia que o Taj Mahal teria mármore português, deve ter saído de Estremoz hehehe. Poderíamos fazer aqui quase 7000 maravilhas, mas estas sem dúvida também o são. Boas viagens !

    1. Carla Mota diz: Responder

      E saiu mesmo, Francisco. Das pedreiras de Estremoz, Borba e Vila Viçosa. Os mármores portugueses são considerados dos melhores do mundo. São exportados essencialmente para o mundo árabe, para a construção de mesquitas e mausoléus.

  7. Ainda quero visitar todas sete maravilhas do mundo, entre elas a que quero mais conhecer é a Muralha da China e o Taj Mahal. Adorei ter conhecido as Pirâmides, o Cristo e Machu Picchu!

    1. Carla Mota diz: Responder

      O sonho comanda a vida, Flávia. 😀

  8. Conheço o Coliseu e o Cristo, com certeza dois belos monumentos, mas confesso que meu sonho é conhecer Petra.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Petra é mesmo magnífica. De outro mundo.

  9. Verdadeiras maravilhas, que merecem muito este título! Por enquanto só conheço Chichén Itza e o Cristo Redentor, mas um dia quero visitar a todos estes lugares incríveis!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É isso mesmo. 😀

  10. Noooossaaa!!
    Amei essa lista. Realmente são as sete maravilhas do mundo!
    Parabéns pelo post!
    =*
    Keul

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo comentário.

  11. Caramba, minha meta de viagens até o ano que vem é conhecer as 7 maravilhas. Rodei tanto e vi apenas duas…. Adorei o post e só aumentou minha vontade! Obrigada :*

    1. Carla Mota diz: Responder

      É isso mesmo Lua. Há muito mundo para além das maravilhas. 😉

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.