Os Carapaus de Corrida | Este ano o Viajar entre Viagens vai fazer o Rally Mongol

Os Carapaus de Corrida | Este ano o Viajar entre Viagens vai fazer o Rally Mongol

No ano de 2018, o Viajar entre Viagens abraçou com agrado o desafio louco do José Oliveira: participar no Rally Mongol. Assim, cinco amigos, Carla Mota, Rui Pinto, José Oliveira, Eduardo Figueiredo e Agostinho Leitão tornaram-se os Carapaus de Corrida.

15 mil quilómetros, 24 países, 50 dias e o sonho de tornar o mundo um lugar melhor. É isso a que nos propomos. 😀

Carapaus de Corrida

Quem são os Carapaus de Corrida?

Os Carapaus de Corrida são um grupo de cinco pessoas que decidiu embarcar num projecto que irá desafiar a vontade de cada um, testando os seus limites, expandindo os seus horizontes, levando-os a conhecerem-se melhor, e a reforçarem os seus laços de amizade. Quatro dos Carapaus de Corrida, a Carla, o José, o Agostinho e o Eduardo, conhecem-se desde os tempos de faculdade, em que corriam as ruas e tascas da cidade de Coimbra e, nos tempos livres, iam às aulas de Geografia. Nesses tempos criaram ligações entre si, fosse em volta de uma mesa, num qualquer trabalho de grupo, ou noite académica. Mas a vida pós-universidade aproximou-os ainda mais, dando-se conta que aquilo que os atraía era o mesmo que os tinha levado a escolher Geografia, ou seja, o desejo de ir mais além, aprender, vivenciar, e dar a conhecer aos outros um pouco deste mundo maravilhoso em que nós vivemos. Foi também essa curiosidade insaciável que levou o quinto elemento dos Carapaus de Corrida, o Rui, a viver e partilhar as suas aventuras com a Carla num blogue de viagens, e a juntar-se a este grupo nesta grande aventura. Somos carapaus de corrida, não porque nos julguemos mais espertos que os outros, mas porque vamos participar numa viagem que também é uma corrida, e fazemos questão que os outros saibam que nós somos portugueses. Queremos partir nesta grande viagem e queremos que venham connosco. Queremos mostrar o mundo aos portugueses, e mostrar Portugal ao mundo. Queremos provar que as pessoas são boas em todo o lado, e que com uma palavra amiga e um sorriso se pode ir muito longe. Queremos viver e sentir tudo de uma forma diferente, e chegar ao fim sabendo que não somos os mesmos que partimos. Queremos partir, tendo a certeza que esta será a viagem de uma vida porque, afinal, parafraseando Pessoa, a melhor maneira de viajar é sentir.

Tudo começou quando um grupo de 5 amigos decidiu que o Rally Mongol ia mesmo acontecer. Juntaram-se para fazer o plano e daí nasceu o video da aventura. É o início de tudo.


CARLA MOTANascida em São João da Madeira e a viver actualmente em Guimarães, é doutorada em Geografia Física pela Universidade de Coimbra e especializada em Geomorfologia Glaciar e Alterações Climáticas. A sua vida reparte-se entre a parte profissional, ligada ao ensino e à investigação, e a parte pessoal, ligada à paixão pelas viagens. É líder de viagens de aventura na agência Nomad, onde lidera uma viagem à Gronelândia. É escritora freelancer na Sapo Viagens e na Skyscanner. Com gosto predilecto pela parte cultural dos locais, a sua atenção recai sobretudo sobre a população e sobre as paisagens. Hoje, conta já com mais de oitenta países visitados.


RUI PINTONascido no Porto, e a viver actualmente em Guimarães, é licenciado em Física pela Universidade de Porto. É escritor freelancer na Sapo Viagens. A sua vida reparte-se entre a parte profissional, ligada ao ensino, e a parte pessoal, ligada à paixão pelas viagens, Física e pelas religiões mundiais. Das viagens já efectuadas salienta-se a Índia, o Nepal, a Bolívia, a Mongólia, a China ou a Rússia. Juntamente com a Carla, administra e regista algumas das experiências das viagens no blogue. O gosto pelas viagens está ligado à necessidade de conhecer novas paisagens e culturas. Hoje, conta já também com mais de oitenta países visitados.


JOSÉ OLIVEIRANascido em Viana do Castelo, e a viver actualmente em Braga, é Licenciado em Geografia pela Universidade de Coimbra. É professor de Geografia dos ensinos básico e secundário. O que perde em experiência de viagem para os companheiros de projecto compensa em sede de conhecer o mundo nas suas vertentes natural e humana. Vê nas viagens a oportunidade para colher as experiências que o enriquecem e que procura partilhar em sala de aula com os seus alunos. A riqueza e diversidade experimentada em países como a Turquia, Mianmar, Uzbequistão, Peru, Vietname ou China conquistaram-lhe o coração e o estômago e abriram-lhe os horizontes e as asas para as viagens que não mais quer deixar de fazer.


EDUARDO FIGUEIREDONascido e criado em Coimbra, vive actualmente em Amarante. Licenciado em Geografia pela Universidade de Coimbra, onde conheceu os restantes parceiros de viagem, desde cedo manifestou grande diversidade de interesses que vão da leitura à fotografia, da culinária aos veículos clássicos, particularmente dos Volkswagen arrefecidos a ar. Professor de Geografia, e de todas as outras disciplinas que lhe forem atribuí-das, aprecia em particular o tempo em que não está na escola para poder ir (não interessa muito onde, nem como: o importante é mesmo ir!) Lá fora, não conhece muito, mas aproveita as oportunidades que surgem para ampliar conhecimentos e conhecer outros lugares e pessoas. Sujeita-se a ser o trocador de pneus oficial desta viagem (ou o macaco, vá!)


AGOSTINHO LEITÃOAgostinho Leitão, o “cota” do grupo. Com apenas 3 anos fez a maior viagem da sua vida, entre a ultramarina Angola e Portugal. Vive em São João da Madeira onde põe a render ao serviço do Ministério da Educação a licenciatura em Geografia tirada em Coimbra. Para além do ensino, dedica-se quase exclusivamente à família. Sem falsas modéstias, é o mais contemplativo do grupo… e é vê-lo extasiar-se à beira dum riacho, na ponta de um rochedo, ou com o vento salgado do mar na cara…. Adora ler e a música quase sempre o transfigura. Um sentimentalão que ainda chora a ver filmes. Uma vida de nómada dedica ao ensino, fê-lo conhecer Portugal de lés a lés, sempre de casa às costas. Com 45 anos, já foi algarvio, alentejano, beirão, transmontano e bairradino. Lá de fora, tirando uma saltada ao lado de lá do Bósforo e uma voltita pela Tunísia, sempre se confinou à velha Europa. Gosta particularmente dos “branquelas” do norte: Suécia, Lituânia e Polónia. Entra neste projecto quase amarrado e promete gritar e espernear toda a viagem. Já sabe que lhe cabe o trabalho sujo e de carregador do piano.


“Podíamos apenas fazer um rally mas não é isso que queremos. Queremos mudar o mundo. Queremos contribuir para tornar o nosso planeta um lugar melhor. Queremos levar sorrisos e recolher alegria. Queremos levar educação que possa dar frutos daqui a alguns anos. Queremos sentir que contribuirmos para um mundo melhor, um mundo onde as pessoas são mais aptas para lidar com os seus problemas e mais conscientes. Queremos ser cidadãos activos e praticantes.”


Além da viagem pessoal e introspetiva que certamente existe em qualquer experiência pessoal, há um desejo de partilhar, da melhor forma possível, os momentos e lugares mais marcantes através do registo fotográfico, vídeo e escrito, para que mais pessoas possam descobrir partes do mundo em que vivem, o que esperamos e desejamos, fomente a tolerância e o respeito pelo outro, mas também a curiosidade pela diversidade existente no mundo.


A NOSSA MISSÃO

O projecto do Mongol Rally tem várias missões inerentes e que pretendemos levar a cabo, cada uma delas de forma individual, mas que no fundo se combinam de forma perfeita.


Carapaus de Corrida


Carapaus de Corrida


Carapaus de Corrida


Carapaus de Corrida


Carapaus de Corrida


Podem seguir as aventuras dos Carapaus de Corrida aqui, no Viajar entre Viagens, ou na página do facebook dos Carapaus de Corrida.

Os Carapaus de Corrida | Este ano o Viajar entre Viagens vai fazer o Rally Mongol

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Seguirei a vossa aventura pelas redes sociais.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Filipa. 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.