Há muito que empresas internacionais utilizam bloggers de viagem e viajantes para diversas valências; Consultores, líderes e guias de viagem, criadores de itinerários e roteiros turísticos alternativos, veículos de marketing e publicidade ou até promotores de destinos turísticos. Há imensos blogues de viagem na blogosfera mas a maioria aparece e desaparece em dois ou três anos. São poucos os bloggers de viagem que se aguentam com actividade constante e inspiradora durante anos. Esses são aqueles capazes de influenciar e motivar verdadeiramente o seu público. Inspirar, motivar e, aliado a isso, ter capacidade de mobilização do público é uma tarefa extremamente difícil. Foi atrás desses bloggers de viagem que nós fomos, perguntando-lhes o que podemos encontrar no seu “cantinho” da blogosfera.
A lista de bloggers de viagem que aqui apresentamos não tem qualquer ordem ou preferência, começamos apenas pelo nosso porque é nosso (e porque consideramos que merecemos fazer parte desta lista)… 😉
O Viajar entre Viagens é muito mais do que um blogue de viagens, é um estilo de vida. Um blogue sobre lugares extraordinários e actividades de aventura com um orçamento típico de um trabalhador de classe média. Carla Mota e Rui Pinto adoram inspirar o público com fotografias, histórias e citações e tentam incentivar a viajar mais e melhor. O blogue reúne crónicas versando viagens espalhadas pelos quatro cantos do mundo, sempre contextualizadas do ponto de vista científico, histórico, geográfico e geopolítico (as suas paixões). Partilham ainda dicas, roteiros e recursos para os viajantes. O blogue foi premiado na BTL de 2014, 2015 e 2016. Mas há mais bloggers de viagem que devem ser seguidos.
2. ALMA DE VIAJANTE
O Alma de Viajante começou no longínquo ano de 2001, mas só ganhou forma de blogue de viagens durante a primeira volta ao mundo do Filipe Morato Gomes, em 2004. Mais tarde, tornou-se numa espécie de repositório de reportagens de viagens de vários viajantes e jornalistas portugueses, no tempo em que as revistas de viagem não tinham presença online, para além de publicar notícias sobre promoções de voos. Tudo isso é passado. Recentemente, o Alma de Viajante retomou a sua forma de blogue de viagens, retratando as viagens que o Filipe faz pelo mundo. Desde sempre sob o lema “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, a escrita mistura o registo de experiências pessoais com textos inspiracionais, sem esquecer dicas práticas dos locais por onde vai passando e roteiros de viagem com o melhor de cidades, países ou regiões dos quatro cantos do mundo. Esporadicamente, o Filipe partilha o olhar de outros viajantes e bloggers, como é o caso das séries “Portugueses pelo Mundo” e “Viagens na Minha Terra” – série em que o Viajar entre Viagens já colaborou.
3. JOÃO LEITÃO VIAGENS
4. JOÃO CAJUDA
5. DOBRAR FRONTEIRAS
O Dobrar Fronteiras surgiu em 2006 com o propósito de relatar uma viagem de carro até à Guiné-Bissau realizada pelo seu autor, David Samuel Santos e alguns amigos. Com o apetite por mundo que esta viagem lhe abriu, seguiram-se muitas outras. Alguns dos artigos apresentados são escritos num registo de diário de viagens, com longos detalhes que descrevem a experiência do autor nos locais. Outros, mais técnicos, apresentam informações históricas e práticas sobre os locais. De entre os vários destinos retratados, destacam-se alguns países do Médio Oriente, resultado de duas viagens em 2008 e 2010, da África Austral, nomeadamente Zimbábue e Moçambique e, da Etiópia, a lendária terra do Preste João das Índias. No continente asiático, Índia e Japão são as últimas fronteiras dobradas pelo Samuel. Os artigos mais populares entre os leitores são os relacionados com o caminho português de Santiago e com os Açores.
6. BORNFREEE
Bornfreee (sim, com 3 ‘eee’) é o projecto de viagens do jornalista Rui Barbosa Batista. Neste site revela as suas experiências mais ou menos insólitas nos 100 países que constam do seu ‘cadastro’, com especial carinho pelos recantos menos ortodoxos do planeta. Em algumas dessas viagens, há a particularidade de o Rui liderar grupos do seu projecto em destinos que… desconhece. A esses relatos nos cinco continentes junta ainda interessantes notícias sobre viagens, como novas rotas desde aeroportos nacionais ou destaques internacionais ao sector do turismo português. Para que a nossa experiência no Mundo seja ainda mais completa, desafia o leitor a experienciar o planeta de outra forma, revelando dengosas receitas e oferecendo-nos envolvente poesia que nos ajuda a conhecer melhor o globo.
7. TEMPO DE VIAJAR
O Tempo de Viajar é um blogue destinado a viajantes independentes com informações, conselhos e dicas de viagem sobre vários países. Tem também uma secção de crónicas de viagem e um conjunto de ferramentas úteis para a preparação de uma viagem. Com a assinatura de André Parente.
8. MENINA MUNDO
– O que é uma casa, Mia?
– A Mia, o papá e a mamã.
Eles são esta casa – de pernas, braços e três corações – pelo mundo. Viajam em família, a Mia é a Menina Mundo, de dois anos de idade, é também o nome do blogue onde partilham as histórias de uma aventura de mais de meio ano pelo continente asiático – e das que se seguirão. Contam os lugares pelos seus olhos, pelas suas mãos a tocá-los, pelas suas gargalhadas a atravessá-los: da muralha da China aos templos de Angkor; da selva do Bornéu às ruas da Índia. Partilham em emoções e (perdoem-lhes) esquecem as dicas onde comer e dormir (há já muito quem o faça e muito bem). Sejam bem-vindos a esta casa!
9. FUI DAR UMA VOLTA
O Fui Dar Uma Volta é um blogue que vive de um registo mais pessoal, tipo “travelogue”, onde o Jorge Vassalo partilha histórias de viagem, curiosidades e alguns insólitos. Recentemente começou a dar algumas dicas e sugestões (e promete não parar), e isso faz parte da estratégia para o futuro do seu blogue, que passa por ter esse lado mais prático. Perca-se nas suas estórias, carregadas de história e aventuras.
10. UMA FOTO, UMA HISTÓRIA
Blogue com foco na fotografia de viagem, onde Gabriel Soeiro Mendes, fotógrafo e jornalista, conta aquilo que viveu em vários países (e em Portugal), tanto com dicas sobre os locais em si, como através de histórias simples de todos os dias. Porque cada fotografia tem uma história. O blogue nasceu em 2013 e, desde lá, venceu todos os anos o prémio da BTL do Melhor Blogue de Fotografia de Viagem.
11. VIAJE COMIGO
O Viaje Comigo é um projecto de jornalismo de viagens de Susana Ribeiro. Jornalista desde 1998, depois de ter passado por revistas, jornais e rádio, decidiu ter o seu próprio projecto ligado às viagens, fazendo o que sempre fez nas publicações onde trabalhou, mas dando também uma perspectiva mais pessoal. Assim, viaja para conhecer sítios novos e fazer guias dos mesmos, com dicas e sugestões, para que os leitores os possam conhecer também. Além disso, no Viaje Comigo, encontra também dicas para preparar as suas viagens, muitas propostas para descobrir Portugal, assim como hotéis, restaurantes, bares, lojas e até eventos que o vão levar a passear.
12. VIAGENS À SOLTA
O Viagens à Solta é um blogue de viagens e fotografia do casal Paulo Azevedo e Sofia Cruz. Não fazendo das viagens profissão, aproveitam o tempo livre para andar à solta. Com quem os lê, partilham não os locais que se podem visitar num destino, mas aqueles de que mais gostaram; não os destinos populares, mas aqueles em que se sentiram bem, muitas vezes praias desconhecidas, aldeias remotas, florestas e montanhas; não listas de restaurantes e hotéis, mas aqueles em que realmente comeram e dormiram – o que os distingue da maioria dos blogues e guias de viagens. E porque há passeios cá dentro, às vezes mesmo perto de casa, que os deixam felizes, fotografam e narram não só as suas experiências por Portugal mas também pelo mundo.
13. JOLAND
14. FOTOVIAJAR
O Foto Viajar é um site de experiências de viagens que mostra o mundo e desafia à descoberta. Um ponto de partida para planear a sua própria viagem através de muitas fotografias e relatos. O destaque evidente vai para os roteiros e guias detalhados, sejam de cidades ou road trips. Entre imensas dicas para aproveitar ao máximo o tempo, escolher alojamento, visitar lugares menos óbvios ou poupar dinheiro surgem também artigos de inspiração para viajar. Alguns derrubam mitos, outros incentivam-no a levar as crianças a outros mundos e a vê-las crescer ainda mais curiosas. Com assinatura de Luís Seco.
15. OS MEUS TRILHOS
Por trás do Os Meus Trilhos está um casal apaixonado (Sérgio e Sandra)… apaixonado pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Não gostam nada de estar parados. Como já diz o ditado “parar é morrer” e se puderem, contam parar, mas só nessa altura. Adoram grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostam de pegar no carro e andar por aí, sem destino. Durante uma parte do ano vestem as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metem a mochila às costas e vão por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-se cada vez mais a si próprios. O percurso pedestre ao lado de casa, a vereda esquecida na Serra da Estrela ou um povo exótico do outro lado do mundo, são motivos que os levam a sair e a partilhar a experiência. Nas férias “grandes” embarcam à descoberta do mundo: vão a Myanmar, ao Perú, à China ou à Índia… Mas, todos os dias, saem à descoberta dos encantos nacionais, da praia fluvial ao castelo raiano que sobranceiro os brinda com séculos de história! Cruzam a fronteira e vão a Espanha, onde sempre se maravilham com a descoberta de cores, paladares e paisagens. Por que a viagem não acaba nunca, já dizia Saramago, depois da viagem passam tudo para o blogue: textos, fotos, vivência, enfim… a sua viagem! Um pouco de tudo num blogue que é da Guarda para o mundo!
olá!! Super inspirada pelo teu post!
Devias mesmo pensar em divulgar mais textos!! Conseguias chegar a muitas pessoas e partilhar a tua história! Se precisares de ajuda diz 🙂 Estudo marketing digital e quero muito ajudar-te a inspirares mais aventureiros como tu! Passa no nosso site e vê o tipo de trabalho que fazemos!
Juntas podemos voar alto 😉
Parabéns bom trabalho
Obrigada 😀
é um blog muito inspirador e entusiasmante. suscita a vontade de viajar mais e conhecer outras partes do mundo. Parabens!
obrigada 😀
Porque não criar uma Associaçao de Blogs de Viagem Portugues tal como existe no brasil?
Pois não sei. Boa pergunta.
Olá, meu nome é Adil. Sou um homem nascido na Tanzânia, situado na capital do turismo de Arusha. Tenho experiência como guia há mais de 7 anos trabalhando com pessoas de todo o mundo. Mas antes eu morava no país vizinho de Moçambique, onde encontrei o amor da minha vida e mãe de meus 2 lindos filhos que me ajudaram a aprender português. Atualmente, trabalho com várias outras empresas de turismo como guia qualificado. Meu principal objetivo é preencher a lacuna da barreira do idioma para turistas de países de língua portuguesa, para que eles possam ter uma experiência única, inesquecível e de qualidade aqui na Tanzânia. Por favor, não hesite em contactar-me no meu e-mail ou no número whatssap +255620123774 para excursões em grupo ou privadas da infinita savana do Serengeti, ao telhado da África e às areias brancas de Zanzibar, você chamará minha casa de sua!
Sem dúvida os melhores e mais influentes blogs de viagens de Portugal. Sou uma fã do trabalho magnífico do João Leitão e do Filipe Morato Gomes. O Filipe tem um livro único que recomendo a todos os apaixonados por viagens. Começo aos poucos a conhecer o vosso blog e a adorar ler e viver as vossas experiências, continuem o fantástico trabalho. Espero um dia conseguir fazer com que o meu pequeno blog “Descobrir Viajando” seja tão fantástico como o vosso.
Obrigada
Em 2009 fiz um pequeno tour por Marrocos e depois de descobrir que havia muita informação na net, cingi-me àquela cujos dados me pareceram mais fiáveis, os do João Leitão. Foi um feeling e bateu certo.
Aqui fica o meu agradecimento com algum tempo de atraso, mas nunca é tarde para agradecer tanto entusiasmo que o João Leitão mete no seu blogue.
Obrigada pelo comentário. 😀
Grande lista de bloggers portugueses. É importante realçar este tipo de projectos! Obrigado por me incluíres na lista. Fico muito contente. Grande abraço desde Ouarzazate – MARROCOS!
Obrigada João, pela inspiração que és para tantos viajantes. :*