A nossa viagem ao Benim foi toda montada para ver o maior festival de vodu do mundo, que acontece a 10 de Janeiro em Ouidah, no Benim. Há dois dias que presenciamos festividades vodus por todo o Benim. Começaram ontem em Allada e hoje tiveram o seu expoente máximo em Ouidah, a capital espiritual do Vodu no Benim. É lá que acontece o maior festival de vodu do mundo.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se vai viajar para África estes artigos podem-lhe interessar
- VIAJAR NO SUDÃO DO SUL – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar no Sudão do Sul.
- VIAJAR NO GANA – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar no Gana.
- VIAJAR NO TOGO – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar no Togo.
- VIAJAR NO BENIM – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar no Benim.
- VIAJAR NA SOMÁLIA – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar na Somália.
- VIAJAR NA SOMALILÂNDIA – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar na Somalilândia.
- VIAJAR NO DJIBOUTI – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar no Djibouti.
O MAIOR FESTIVAL DE VODU DO MUNDO
Ouidah, no Benim, alberga neste dia o maior festival de Vodu do mundo e aqui rumam viajantes de todo o mundo mas, especialmente, crentes de todo o mundo. A maioria dos que vêm ao festival de vodu são africanos dos países vizinhos mas há muitos afro descendentes e até praticantes de Vodu de países mais longínquos.
Poder testemunhar este festival de vodu no Benim foi a razão que nos trouxe a África nesta altura do ano, queríamos estar aqui, neste dia, para poder testemunhar um dos maiores eventos deste continente.
O Vodu é feito de várias escolas que saem dos quatro elementos, terra, ar, fogo e água. A partir dali ramifica-se em diferentes aspectos mas há sempre uma ligação aos elementos. É essa também a base do festival de vodu.
No Vodu do Benim acredita-se na reencarnação e nos espíritos e há algumas figuras que representam a ligação do mundo terreno com o mundo espiritual. São criaturas que são possuídas pelos espíritos e que vagueiam pelas ruas e praças das povoações nos dias de festivais de vodu.
Os Zangbetos no festival de vodu
O Zangbeto é a criatura mais conhecida no Benim e parece uma tenda de palha, em forma de cone, que rodopia nas ruas. Dizem que não está ninguém lá em baixo e que o que faz girar a criatura são os espíritos. Alguns são desmontados no festival de vodu à frente dos visitantes para que se possa ver que lá dentro não existe nada.
Os Egunguns nos festival de vodu
Os Egunguns são outra das criaturas dos espíritos no Benim e que aparecem no festival de vodu. São homens que são possuídos pelos espíritos e que vagueiam pelas ruas ao som dos tambores. Diz a lenda que quem lhes tocar morrerá pouco tempo depois. É por isso que os Egunguns correm pelas ruas e as pessoas fogem e gritam, tentando evitá-los, mesmo no festival de vodu.
O vodu e os espiritos
Um pouco por todos estes países, incluindo o Benim, os deuses e espíritos espalham-se sobe a forma de divindades, quer em casas ou em santuários. Este é um culto aos antepassados e sempre que alguém morre surge um novo espírito para a sua família. E ali, há que fazer rituais de sacrifícios para agradar os deuses e comunicar com eles. O festival de vodu tenta mostrar isso mesmo.
A fé move montanhas e no Vodu a fé também procura milagres e faz promessas. Quando são atendidas, o mais comum é fazerem-se sacrifício de cabras e galinhas mas, nos rituais levados a cabo pelos oráculos, podem ser necessários gatos, cães, crocodilos, ratos, jaguares ou até leões. Tudo está à venda nos mercados de fetiches e Vodu do Benim. No festival de vodu estas coisas são feitas de forma mais recatada.
A religião vodu e o festival de vodu
O Vodu é uma religião complexa e, aos nossos olhos, os seus rituais são um choque cultural, mesmo no festival de vodu. Contudo, o que nos choca mais no Benim é a nossa incapacidade de conseguir processar e compreender tudo o que testemunhamos neste festival de vodu, já que o mundo espiritual é, para toda a humanidade, a maior incógnita do universo.
- Se vai viajar para a África e evitar o pagamento de taxas bancárias pode usar cartões com taxas bancárias (levantamentos, pagamentos, transferências e câmbios) muito mais vantajosas. Há várias opções, como o cartão Wise. Se ainda não o tem, pode pedir o cartão Wise aqui. Outra opção é usar o cartão Revolut. Pode pedir o cartão Revo- lut aqui. Finalmente também o N26. Pode pedir o cartão N26 aqui.