As ruínas de XUNANTUNICH – Uma bela surpresa | Belize
Colocado em
No dia em que chegamos a San Ignacio, fomos visitar umas ruínas maias que não estavam no nosso itinerário, pois nos nossos planos não pensávamos que teríamos tempo para isso (os dias seguintes seriam completamente ocupados pelas tours a Caracol e a gruta ATM). E como, às vezes, aquilo que não é esperado constitui uma bela e agradável surpresa, foi o que aconteceu com o sítio arqueológico de Xunantunich.
Depois de uma breve viagem de táxi partilhado (com um motorista especialista em futebol, como todos os outros), uma ainda mais breve viagem de ferry impulsionado à mão e uma subida a pé de cerca de 1,5 km, chegamos as ruínas de Xunantunich, situadas a uns escassos quilómetros da fronteira com a Guatemala (daí a presença de militares na entrada do recinto).
Xunantunich floresceu no Período Clássico, tendo sido aliado da cidade de Naranjo (do outro lado da fronteira actual). Talvez por não ser umas das maiores cidades da região (pensa-se que a sua população nunca terá ultrapassado os 10.000 habitantes), sobreviveu ao colapso inicial da civilização maia clássica, ainda que com alterações visíveis na estrutura da cidade, com a diminuição da malha urbana. A cidade de Xunantunich acabaria por ser abandonada por volta do ano 1000.
Apesar da área escavada em Xunantunich ser relativamente pequena, a estrutura posta a vista é fenomenal e corresponde ao auge da cidade, entre os séculos VII e IX. Duas praças, orientadas sensivelmente no eixo norte-sul, estão rodeadas de edifícios por todos os lados, sendo que a norte e a sul se encontram os maiores do recinto, El Castillo (Estrutura A-6) e a Estrutura A-13 (com uma praça interior e que constituía uma área residencial). A meio, encontra-se uma pirâmide (Estrutura A-1) da qual se tem perspectivas fabulosas para os dois lados do recinto.
El Castillo constitui uma estrutura impressionante, erguendo-se até cerca de 40 m da praça, sendo de uma época anterior às outras estruturas à sua frente. Foi remodelado várias vezes, com a construção de edifícios que cobriam o anterior. Pode subir-se ao seu topo, através de uma escada de madeira lateral, podendo no caminho apreciar-se o friso do lado este do edifício de cerca de 800 d.C. (na realidade, uma réplica construída por cima do original), no qual a figura central representada é o deus da chuva, Chac (a descida pode ser feita pelo lado oeste, podendo observar-se outra parte do mesmo friso).
Do alto da pirâmide de Xunantunich pode observar-se todo o recinto e a selva que a rodeia… Uma vista fabulosa! A sul de El Castillo, existe um grupo de pequenos edifícios, o Grupo C, que corresponde a uma zona da cidade abandonada aquando do início do colapso das grandes cidades (retirada de pessoas e bens para zonas mais seguras?). Como as ruínas fechavam as 4 da tarde, não tivemos tempo de visitar este Grupo, assim como o pequeno Grupo B, a oeste da praça.
Após a descida, passamos pelo sempre presente campo do jogo de bola, subimos a Estrutura A-13, e depois dirigimo-nos ao centro de visitantes para observar algumas peças encontradas no local. Mas, se as ruínas fechavam as 16.00 h, estas salas já estavam fechadas 15 minutos antes! Funcionalismo público… 😉
Restava-nos voltar a fazer o mesmo percurso de volta (e certificarmo-nos que não perdíamos o último percurso do ferry!) e regressar a San Ignacio, de onde nos próximos dias partiríamos para mais aventuras na “Rota dos Maias 2012“.
Se vai viajar para o Belize, estes artigos poderão interessar-lhe
VIAJAR NO BELIZE – Um artigo sobre a nossa experiência a viajar no Belize e informações importantes para o fazer.
VISITAR CARACOL – Um artigo com o que precisa de saber para visitar as ruínas de Caracol e a história no meio da selva do Belize.
VISITAR UMA GRUTA MAIA – Tudo o que precisa de saber para descer ao submundo da gruta Maia do Belize.
VISITAR XUNANTUNICH – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais mais impressionantes do Belize.
VISITAR TOBACCO CAYE – Tudo o que precisa de saber para visitar Tobacco Caye e os recifes de coral do Belize.
VISITAR COCKSCOMB – Tudo o que precisa de saber para visitar esta reserva natural do Belize.
VISITAR DANDRIGA – Tudo o que precisa de saber para visitar Dandriga, a capital garafuna do Belize.
VISITAR CAYE CAULKER – Tudo o que precisa de saber para visitar e aproveitar Caye Caulker e os cayos do Belize.
VISITAR ORANGE WALK – A nossa experiência cruzando a fronteira do México para o Belize, passando por Orange Walk e a caminho da Cidade do Belize.
VISITAR LAMANAI – Tudo o que precisa de saber para visitar Lamanai, as ruínas maias mais incríveis da selva do Belize.
ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.
Marque aqui os seus tour e passeios para Xunantunich
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.