Visitar CAYE CAULKER – Os últimos dias do paraíso backpacker | Belize
Colocado em
A maioria dos viajantes que vista o Belize vem a Caye Caulker e, quando muito, a San Ignácio. Quem o fizer fica com uma ideia errada do país. O Belize, felizmente, está longe de ser Caye Caulker.
Ao viajar pelo Belize é raro ver-se outros viajantes independentes. Ocasionalmente encontramos franceses mas não se vêem estrangeiros nos transportes públicos, nem nas ruas das cidades. Os turistas que aqui vêm procuram dois destinos: Caye Caulker ou San Pedro de Ambergris. Os shuttles que vêm do México ou da Guatemala fazem viagens longuíssimas mas param em frente ao porto e é só cruzar a estrada para apanhar o barco até às “praias”. Quem faz isto perde o magnífico terminal de autocarros de Belize Ciy e as ruas decrepitas da cidade. Se a cidade e a sua população rude e agressiva é feia e perigosa, o mesmo não se pode dizer do resto do país.
Caye Caulker pode já ter sido o paraíso (o que eu duvido) mas hoje está cada vez mais vazio de população local e cheio de turistas e belizenhos de Belize City que buscam a sua sorte das mais variadas maneiras. O que era um destino barato para backpackers desapareceu. Os preços estão inflacionados e os locais mais baratos estão decrépitos. Os turistas americanos passeiam-se nas ruas de areia e estendendo as mãos, gritam “táxi” aos carros de golfe, como se estivessem em Nova Iorque. Quem procura praias idílicas está no local errado. Caye Caulker não tem praias de areia e os turistas amontoam-se num paredão de cimento minúsculo em frente ao bar Lazzy Lizard.
Um pouco mais a sul, há algumas docas de madeira onde se pode deitar e dar umas braçadas mas muito pouco interessante quando comparamos com as praias mexicanas aqui mesmo ao lado.
O que nos trouxe a Caye Caulker não foram as praias (mas confesso que fiquei desiludida) mas foi a possibilidade de mergulhar ou fazer snorkeling nos recifes de coral. O nosso objectivo era o Blue Hole, um local lendário para mergulhar com tubarões-martelo. Quando vimos o preço nem queríamos acreditar: 190USD/pessoa. O nosso orçamento não permitia tamanha aventura. Poderíamos até ter perdido a cabeça mas quando percebemos que neste país tudo é demasiado caro decidimos que não o poderíamos fazer.
Os preços eram exorbitantes em tudo o que o viajante precisa. Uma água custa entre 1 e 2 USD, a internet custa 4USD/hora, a comida é caríssima, quer seja no restaurante ou no supermercado. A única coisa que é barata é o rum, uma das únicas produções nacionais; o resto é demasiado caro. Comprávamos comida para o cozinhar a preço de comida no restaurante. Mas, porque a lagosta é um ex-líbris do local, perdemos a cabeça e fomos jantar fora num dos dias.
Sem poder de compra para enfrentar os mergulhos nos atóis decidimo-nos por um tour de snorkeling na reserva marinha de Hol Chan, no Shark and Ray Alley e na reserva marinha de Caye Caulker, por 45USD/pessoa.
Os recifes de coral, quer em Hol Chan, quer em Caye Caulker, são bastante bons, sendo que os primeiros são muito superiores. No entanto, para quem já tinha mergulhado em Cozumele noutros locais do México, isto soube a pouco. O que realmente valeu a diferença foi a diversidade de vida marinha, claramente distinta do que tínhamos visto anteriormente.
Em Hol Chan vimos pequenos tubarões e em Caye Caulker vimos um manatim, uma espécie que nem conhecíamos. Em Shark Ray Alley, o nosso guia atirou para a água pedaços de peixe e de repente começaram a chegar peixes, tubarões e raias, cada vez maiores.
Entramos na água e pudemos nadar com eles e inclusive tirar fotografias (que viríamos a perder…). As estrelas parecem já estar acostumadas a este ritual porque quando os barcos chegam os animais dirigem-se logo para lá esperando o almoço. Apesar de ter gostado muito da experiência, a verdade é que soube a pouco. Não sei bem porquê. Só quando em Caye Caulker nadamos com o manantim senti que o dinheiro que paguei tinha sido bem aplicado.
Quando no dia seguinte saí do hotel onde ficamos alojados em Caye Caulker com destino à Cidade do Belize vinha satisfeita com a ilha mas de alguma forma pouco preenchida. Os cayes do Belize seriam todos assim? Será que já não existem paraísos nesta que é a segunda maior barreira de coral do mundo? Felizmente existem, não se chamam é Caye Caulker.
Se vai viajar para o Belize, estes artigos poderão interessar-lhe
VIAJAR NO BELIZE – Um artigo sobre a nossa experiência a viajar no Belize e informações importantes para o fazer.
VISITAR CARACOL – Um artigo com o que precisa de saber para visitar as ruínas de Caracol e a história no meio da selva do Belize.
VISITAR UMA GRUTA MAIA – Tudo o que precisa de saber para descer ao submundo da gruta Maia do Belize.
VISITAR XUNANTUNICH – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas mais mais impressionantes do Belize.
VISITAR TOBACCO CAYE – Tudo o que precisa de saber para visitar Tobacco Caye e os recifes de coral do Belize.
VISITAR COCKSCOMB – Tudo o que precisa de saber para visitar esta reserva natural do Belize.
VISITAR DANDRIGA – Tudo o que precisa de saber para visitar Dandriga, a capital garafuna do Belize.
VISITAR CAYE CAULKER – Tudo o que precisa de saber para visitar e aproveitar Caye Caulker e os cayos do Belize.
VISITAR ORANGE WALK – A nossa experiência cruzando a fronteira do México para o Belize, passando por Orange Walk e a caminho da Cidade do Belize.
VISITAR LAMANAI – Tudo o que precisa de saber para visitar Lamanai, as ruínas maias mais incríveis da selva do Belize.
ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Podia-me indicar como ir da cidade de Belize para Chetumal?
Lamento, mas teria que pesquisar porque não sei.