Está a pensar visitar Bruges na Bélgica? Pensa visitar Bruges desde Bruxelas? Pretende visitar Bruges ida e volta de Bruxelas? Quer saber o que não pode mesmo deixar de visitar em Bruges? Então este artigo é mesmo para si! Bruges é uma das cidades mais bonitas da Bélgica e por isso merece uma visita obrigatória nem que seja um dia a partir de Bruxelas. Foi isso que fizemos. Saímos de Bruxelas de manhã bem cedo a caminho de Bruges. Apanhámos sempre os comboios cedo para aproveitar bem os dias. O comboio demora cerca de 1h30m entre Bruxelas e Bruges.
- Se estiver a viajar sozinho pode ser interessante marcar este tour de grupo, económico, para visitar a Bélgica, incluindo Bruges, durante 3 dias.
- Se preferir mais comodidade pode marcar aqui o tranfer do aeroporto para o seu hotel no centro de Bruxelas.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
A importância de Bruges
Pode dizer-se que o capitalismo nasceu na Flandres, e Bruges foi durante muito tempo o expoente máximo da nova classe mercantil que parecia ser a chave da riqueza e do progresso. Foi em Bruges que se trocaram acções pela primeira vez e foi em Bruges que o mercantilismo deu os primeiros passos. Mas também foi em Bruges que os comerciantes se deram conta que o poder económico teria de medir forças com o poder político e religioso.
- AS CIDADES MAIS BONITAS DO MUNDO – Se procura saber quais são, para nós, as cidades mais bonitas do mundo, tem que ver este artigo.
Nos seus tempos áureos, Bruges era um centro de produção e comércio de têxteis. A fortuna de Bruges vinha daí, mas era necessário uma ligação ao mar para escoar os produtos e para receber os compradores e os produtos que vinham de toda a Europa. Quando o canal que ligava a cidade de Bruges ao mar assoreou, aliado a múltiplos conflitos religiosos e querelas com várias potências ocidentais, a cidade entrou em declínio, passando o testemunho à vizinha Antuérpia.
Mas a riqueza de Bruges não ficou esquecida nas brumas da história. Depois de ter permanecido adormecida durante 400 anos, o turismo de Bruges reanimou-a e o espírito empreendedor dos seus habitantes e visitantes veio novamente ao de cima. Mas não só de turismo vive Bruges. A ligação ao mar retornou no início do século XX, e a produção industrial revitalizou a economia de Bruges. Hoje são muitos os produtos, alguns de alta tecnologia, que são exportados pelo porto de mar que tem ligação à cidade pelo Boudewijnkanaal.
Hoje, o núcleo histórico de Bruges faz desta uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo, dado o seu centro nunca ter sido muito industrializado e ter sido poupada à destruição maciça das duas grandes guerras. A beleza de Bruges é difícil de igualar. Praças rodeadas de edifícios históricos e torres medievais, igrejas centenárias, ruelas sinuosas, tudo rematado com os lindos canais que atravessam a cidade de Bruges.
Como chegar para visitar Bruges
Bruges fica a uma distância confortável de Bruxelas, permitindo uma visita de um só dia a partir da capital. À partida, preferiríamos passar uma noite em Bruges, mas como estávamos numa “escapadela” de um fim-de-semana, o tempo era curto e resolvemos fazer de Bruxelas a nossa base. Saímos de Bruxelas de manhã cedo, e chegámos a Bruges de comboio por volta das dez da manhã (o comboio demora cerca de 1h30m). A estação de caminho-de-ferro está convenientemente localizada perto do centro histórico da cidade de Bruges, por isso deslocámo-nos a pé até lá. A seguir apresentamos, por ordem, o nosso percurso pela cidade de Bruges e o que consideramos mais importante visitar em Bruges.
- Pode marcar aqui o seu tour para Bruges e Gante no mesmo dia (desde Bruxelas).
- Se quiser visitar Bruges a partir de Bruxelas pode marcar aqui.
- Se quiser um tour a Gante e Bruges privada, só para duas pessoas, pode marcar aqui.
- Se quiser um tour privado só para ir a Bruges, no máximo de duas pessoas, marque aqui.
O percurso para visitar Bruges tem cerca de 7 km e nós fizemo-lo todo num dia em Bruges.
ROTEIRO VISITAR BRUGES
1. Visitar o Onze Lieve Vrouwewerk (Igreja da Nossa Senhora)
É uma bonita igreja do século XIII em Bruges, com uma enorme torre encimada por uma flecha. O seu interior está recheado de obras de arte, das quais se destacam uma escultura de Miguel Ângelo, “Madonna e o Menino”, a única do artista a sair de Itália durante a sua vida, mas que, infelizmente só se pode admirar de longe e atrás de um vidro.
Os túmulos esculpidos de Carlos, o Bravo, e sua filha, Maria de Borgonha, que viria a casar-se com Maximiliano, da Áustria, deixando, à sua morte, a Flandres sob a regência dos Habsburgos, são impressionantes.
.
.
2. Visitar o Museu Groenige em Bruges
É o principal museu da cidade, recheado de pinturas de mestres flamengos e holandeses. A riqueza gerada pela classe mercantil emergente permitia o financiamento das artes e a criação de novas correntes, por exemplo, o retrato familiar e de grupo. A obra com mais impacto é talvez o Tríptico Moreel (1484).
.
3. Visitar o Museu Arenshuis
Ao lado do Museu Groenige, este pequeno museu pode ser visitado com um bilhete conjunto. Na realidade, apenas o fizemos porque era lá que se encontrava (temporariamente?) um dos mais famosos quadros da história da pintura: o Tríptico do Juízo Final (1ª metade do século XV) de Hieronymous Bosch, cuja obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX. O Juízo de Bruges, que terá sido realizado entre 1505 e 1515, não é o único trabalho de Bosch que tem como tema o Juízo Final, sendo que ficaram para a história as suas representações do inferno e da decadência humana, com uma profusão de seres demoníacos e imaginativos castigos dos pecadores.
.
4. Visitar e passear nos canais do rio Dijver em Bruges
Um dos pontos altos de uma visita é passear pelas ruas ao longo dos canais, e admirar as fachadas das casas e a harmonia da cidade. As vistas mais bonitas dos canais de Bruges serão as de Rozenhoedkaai, de onde atravessámos o mercado de peixe (Vismarkt) e a rua do Burro Cego (Blinde Ezelstraat) para chegar ao Burg, outrora o centro político e religioso de Bruges.
.
5. Visitar o Burg de Bruges
É uma praça lindíssima, rodeada de edifícios históricos de Bruges, entre os quais a Stadhuis, ou Câmara Municipal de Bruges, e uma igreja, a Basílica do Sangue Sagrado (Heilig Bloed Basiliek) que tem uma das relíquias mais preciosas da Europa: um frasco de vidro que se diz conter gotas de sangue retiradas do corpo de Jesus Cristo por José de Arimateia. Tivemos muita sorte, pois a relíquia estava em exposição quando visitámos a basílica, mas o resto da igreja é também muito impressionante.
.
.
6. Visitar a parte nordeste da cidade de Bruges
Do Burg fomos até à Jeruzalemkerk, que apenas vimos por fora, e seguimos pela Peperstraat até Kruispoort, um dos portões das antigas muralhas de Bruges, e que dava acesso à cidade fortificada pelo oriente. Ali seguimos junto ao rio e passámos por dois moinhos (a cidade de Bruges chegou a ter vinte), o St Janhuismolen e o Koeleweimolen, sendo que o primeiro é original da cidade de Bruges, erguido em 1770.
.
A seguir, regressámos ao centro da cidade, passando pela Jan Van Eyckplein, uma pequena praça ao fundo de Spiegelrei, onde almoçamos num pequeno restaurante e descansámos um pouco. Depois de almoço seguimos até ao Markt.
.
7. Visitar o Markt de Bruges
É a principal praça da cidade de Bruges e onde, pela primeira vez, vimos turistas em grandes números. Dominada pelo Belfort (campanário), onde estava guardada a carta da cidade de Bruges. Pode subir-se ao cimo para uma vista aérea da cidade, mas não o fizemos. O rés-do-chão dos edifícios históricos está repleto de restaurantes e lojas, e na praça não faltam os vendedores de batatas fritas (com uma variedade de molhos) e outra fast food.
.
De volta à estação de caminho de Bruges
Dali seguimos pela rua mais comercial da cidade, Steenstraat, até chegarmos à Sint Salvator-Kathedraal, a catedral da cidade. Queríamos voltar ainda a Bruxelas, por isso regressámos à estação ferroviária. Pelo caminho pode ainda dar-se uma espreitadela ao Minnewater, um parque que foi outrora o movimentado porto que ligava a cidade ao mar.
Estava na altura de regressar a Bruxelas, e estávamos plenamente satisfeitos. Bruges tinha superado as nossas expectativas e constitui uma visita obrigatória para quem visita a Bélgica, nem que por apenas alguns dias.
.
Se optar por se alojar em Bruges, estas são as melhores opções
- Martin’s Brugge
- Floris Hotel Bruges
- Hotel Dukes’ Palace Brugge
- Hans Memling Hotel
- Monsieur Maurice
- Canalview Hotel Ter Reien
- Europ Hotel
- Hotel Aragon
- Hotel Koffieboontje
- Radisson Blu Hotel
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para a Bélgica ou Holanda estes são artigos que temos no blogue que o podem ajudar
- VISITAR BRUXELAS – O que visitar, o que ver e fazer, que roteiro fazer, como chegar a Bruges e Gante, onde dormir, o que comer e experiementear. Terá tudo explicado aqui neste artigo que será uma bíblia para visitar a Bélgica.
- VISITAR GANTE – Se pretende visitar Gante a partir de Bruxelas tem aqui tudo o que precisa de saber, nomeadamente transportes, lugares e a visitar em Gante e o que não pode perder na cidade.
- VISITAR BRUGES – Se pretende visitar Bruges tem aqui tudo o que precisa de saber, nomeadamente transportes, lugares e a visitar em Bruges e o que não pode perder na cidade de Bruges.
- VISITAR AMESTERDÃO – Se vai visitar Amesterdão não pode perder este artigo. Tem um roteiro pelos lugares mais importantes da cidade, dicas para visitar a Holanda e até um roteiro para visitar os campos de tulipas e os moinhos próximos de Amesterdão.
- DORMIR EM AMESTERDÃO – Se procura informações sobre os melhores locais para dormir em Amesterdão não pode perder este artigo. Veja quais os melhores bairros e melhores alojamentos para ficar na cidade.
- ROTEIRO DE BANDA DESENHADA – Se vai visitar Bruxelas e procura fazer um roteiro de um dia a visitar os melhores locais relacionados com Banda Desenhada não pode perder este nosso artigo aqui no blogue.
Ola Carla, pretendo ir em setembro e quero conhecer Bruges. Adorei o seu roteiro de um dia, porem fiquei em duvida que vcs fizeram tudo a pe, ou alugou um carro para fazer este percurso durante todo o dia
Olá bom dia! desde já agradeço a informação que disponibilizam para quem quer conhecer Bruxelas 🙂 uma questão, qual o preço da viagem de comboio de ida e volta para Bruges?
Obrigada!
Fátima tem preços diferentes ao fim de semana e à semana. Veja o site dos transportes de Bruxelas que tem lá o preço certo.
Olá. O facto de não falar francês pode ser um problema para visitar estas cidades? O inglês é suficiente? Obrigada pelas dicas.
Se falar inglês não terá qualquer problema.
E antuerpia Conhecem? o que ver? E que vou estar na belgica esta semana.
Nuno, ainda não. Só Gante e Brugges.
Bruges e gent em dia é possível ?
Num único dia? Possível é mas vai ver muito pouco.
Adorei Bruges tal como a descrição do vosso passeio a esta maravilhosa cidade quase tirada de uma história de encantar. Mas Portugal também tem muitos encantos!! Bons passeios e boas partilhas. ☘️🍀🌷🌱🏵️🏵️🍀🌷🌷☘️🌿
Verdade, Maria e nós adoramos passear em Portugal. Obrigada.
oi, obrigada pelas dicas.
Você lembra qual é o nome de estação de caminho de ferro? é a estação central?
Sim, é. 😀
Olá
Irei em Maio um fim de semana a Bruxelas e as vossas dicas são preciosas.
Vou aproveitar os vossos roteiros tanto em Bruxelas como em Bruge ou Gent.
Obrigado
Que bom. Obrigada pelo feedback. Boa viagem.
Bom dia! Descobri o vosso blog hoje e estou fã! Onde recomendam comer em Bruges? Obrigada
O que experimentamos está no blogue: Amadeus e Mare du Nord.
Agradeço a vossa partilha, muito interessante. Estamos a ponderar uma viagem em família a Bruxelas com um dia em Bruges. Pelo que entendi apanharam o comboio por volta das 8 e 30 e a que horas efetuaram o regresso. Temos duas crianças e esta pode ser uma viagem a realizar num dos feriados de Dezembro, pelo que toda a informação é útil. obrigada. Cristina Lopes
Olá Cristina, apanhámos o comboio por volta das 8h e regressámos por volta das 18h.