Visitar Kotor foi, sem dúvida, um dos pontos altos da nossa viagem pelos Balcãs, sendo que foi um dos locais pelo qual nos apaixonámos. A costa adriática dos Balcãs, em especial a da Croácia, é conhecida pelas suas cidades ricas de história e cultura, águas cristalinas, e praias cheias de veraneantes, e a costa do Montenegro não lhe fica atrás, sendo que Budva e Sveti Stefan competem pelas atenções daqueles que procuram sol e praia. No entanto, é Kotor que ganha o prémio da cidade fortificada mais bonita do Montenegro e uma das mais impressionantes da Europa.
Se está a pensar viajar nos Balcãs não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue
- VIAJAR NOS BALCÃS – Um artigo cheio de dicas para um roteiro de duas semanas nos Balcãs, com dicas detalhadas sobre transportes, cruzamento de fronteiras nos Balcãs, segurança, alojamento, passaporte, vistos, alojamentos, lugares onde comer, o que visitar, ver e fazer e muitas sugestões para aproveitar a sua viagem aos Balcãs.
- VISITAR DUBROVNIK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Dubrovnik, com dicas do que ver e fazer nesta bela cidade que serviu de cenário à série Game of Thrones.
- VISITAR KOTOR – Um artigo cheio de dicas para preparar uma viagem a Kotor, no Montenegro, recheada de sugestões do que ver e fazer nesta pérola dos Balcãs.
- VISITAR SKOPJE – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Macedónia do Norte, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VIAJAR NO KOSOVO – Se procura as melhores dicas para viajar o Kosovo, não perca este nosso artigo. Como chegar, o que ver, o que fazer, cruzamento de fronteiras, segurança, documentos, alojamento, transportes, está tudo aqui!
- GUERRA DA JUGOSLÁVIA – Se vai viajar nos Balcãs este é um artigo que lhe deve ser útil e de leitura obrigatória. É impossível viajar nos Balcãs e perceber como funciona os países sem perceber as feridas das guerras entre estes locais.
- VIAJAR NA MACEDÓNIA DO NORTE – Um artigo com dicas de viagem sobre o que precisa de saber para conhecer a Macedónia do Norte, um país dos Balcãs.
- VISITAR TIRANA – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Albânia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VIAJAR NA ALBÂNIA – Um artigo com dicas de viagem sobre o que precisa de saber para conhecer e viajar na Albânia, um país dos Balcãs.
- ROTEIRO PARA FÃS DA GUERRA DOS TRONOS EM DUBROVNIK – Se é fã do Game of Thrones não pode mesmo perder este artigo e este roteiro quando for a Dubrovnik.
- VIAJAR NO MONTENEGRO – Um artigo com dicas práticas de viagem sobre tudo o que precisa de saber para viajar na Albânia, um país dos Balcãs.
- VIAJAR NA BÓSNIA HERZEGOVINA – Um artigo com dicas práticas de viagem sobre tudo o que precisa de saber para viajar na Bósnia Herzegovina, um país dos Balcãs.
- VISITAR SARAJEVO – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Bósnia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VISITAR BELGRADO – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Sérvia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
VISITAR KOTOR
Chegar a Kotor por estrada é já um prazer por si só. A baía de Kotor é de uma beleza extraordinária e, no Inverno, sem as multidões do Verão, parece ter ainda mais carácter. A estrada vai serpenteando pela baía de Kotor, circundando a massa de água que banha a costa recortada e de relevo acidentado. As montanhas erguem-se junto à água, e a paisagem faz lembrar os fiordes da Noruega ou da Escócia. O sol brilha, reflectindo-se no espelho de água, e o céu azul completa o magnífico quadro. Ainda não tínhamos chegado, mas visitar Kotor já estava a ser um deslumbramento.
No Verão lemos que a Baía de Kotor se enche de cruzeiros e iates, inundando a pequena vila muralhada de Kotor de milhares de turistas. No Inverno, pelo contrário, chegamos a Kotor e, para além do movimento do mercado de produtos frescos e de umas barraquinhas escolares, parece-nos uma vila pardacenta, que vive a um ritmo muito próprio, e que parece ter parado no tempo, um museu ao ar livre em Kotor.
Mal saímos da estação de autocarros de Kotor, a muralha imponente, pendurada nas vertentes inclinadas das montanhas que se erguem mesmo por cima da cidade de Kotor, parece desafiar as leis da gravidade. Apesar de a cidade de Kotor se ter espraiado para os subúrbios, o centro histórico rodeado pelas muralhas, Stari Grad, continua a atrair todas as atenções. Foi ali que ficámos alojados, para estarmos no centro da acção e para podermos facilmente explorar tudo aquilo que queríamos conhecer ao visitar Kotor.
A arquitectura de Kotor, cultura e história de Kotor deve-se aos romanos, mas principalmente aos venezianos que por ali governaram durante 400 anos. O encanto da paisagem, esse, deve-se à natureza no seu esplendor. Juntos, tornam Kotor uma joia a descobrir na costa adriática do Montenegro. Aqui fica o que não pode perder quando visitar Kotor.
Onde dormir em Kotor
- Em Kotor alojámo-nos no magnífico Hotel Monte Cristo, localizado no centro da cidade velha, no coração de Kotor. Pagámos cerca de 60€/noite, num quarto duplo maravilhoso. O hotel já tinha o nosso quarto pronto embora ainda fosse de manhã. Como era temporada baixa ainda nos fizeram um upgrade e deram-nos o quarto melhor do hotel. Lindo demais! Para nós, a localização do alojamento em cidades históricas, muralhadas como Kotor, é um factor determinante. Consideramos que vale a pena pagar um bocadinho mais e desfrutar das noites perto do hotel, com passeios a pé, sair para beber um copo ou apenas acordar e abrir a janela com um ambiente medieval. É por isso que privilegiamos esta localização nas nossas escolhas.
- Outras boas opções de alojamento dentro da cidade histórico de Kotor são:
O VISITAR, VER E FAZER QUANDO VISITAR KOTOR
PASSEIO PELA MARGINAL DE KOTOR
Uma das actividades a não perder quando visitar Kotor é passear ao longo da marginal da cidade. Ali, a marina estende-se de um lado, e a muralha da cidade de Kotor do outro.
1. Visitar o Mosteiro de São Francisco em Kotor
Na direcção de quem vem da estação de autocarros, a muralha de Kotor que sobe a vertente escarpada é logo visível, em particular as posições na fortificação de S. Francisco e S. Estevão. Ainda antes de chegar à cidade de Kotor, passará pelas ruínas do Mosteiro de São Francisco (1288 – 1656).
2. Visitar o Bastião Gurdic de Kotor
Logo em frente, começará a dar de caras com a muralha que circunda a cidade de Kotor, em particular o bastião Gurdic, junto ao Portão Sul (South Gate), com uma pequena ponte sobre uma nascente de água, que se encontrava fechado por obras quando lá estivemos (Dezembro 2018).
3. Visitar o Mercado dos Lavradores
Continuando a caminhar em direcção a outro dos portões da cidade de Kotor, passará pelos bastiões Korner e Valier, entre os quais funciona o mercado onde os produtores vendem produtos tradicionais, entre os quais queijos e presunto.
4. Visitar o Portão do Mar (Sea Gate) de Kotor
Finalmente, chegará à principal entrada na cidade de Kotor, o Portão do Mar (1555), com o símbolo dos governantes venezianos da cidade, o leão alado. Continuando pela marginal, na esquina da muralha, encontrará a Torre Kampana, em frente à Autoridade Portuária.
5. Visitar o Portão Norte
Se continuar a volta da marginal de Kotor, passando para o outro lado do rio Skurda e dobrando a esquina da muralha, chegará ao Portão do Rio, ou Portão Norte (North Gate), nas proximidades do qual se encontram as ruínas do Mosteiro de São Nicolau e a antiga estação hidroeléctrica de Kotor.
EXPLORAÇÃO DAS MURALHAS DE KOTOR
O ponto alto de visitar Kotor é, provavelmente, andar sobre as suas muralhas e apreciar a vista do alto da cidade e da baía de Kotor. O perímetro defensivo foi completado no século XIV, mas foi sendo acrescentado até ao século XIX. Inicia-se a subida numa ruela junto à Igreja Colegiada de Santa Maria (St. Mary Koledata) de Kotor.
- Subir às muralhas de Kotor custa 8€/pessoa no Verão. No Inverno é grátis.
1. Visitar S. Roko
Após poucos minutos de subida, chega-se a S. Roko, uma posição na fortificação, o primeiro local onde se tem uma vista privilegiada da cidade de Kotor.
2. Visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Kotor
Após meia hora de subida, chega-se à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Kotor (1518), de onde tem vistas espectaculares. A muralha segue para baixo, vendo-se a Torre Kontarini, e as posições Priuli e Pelegrin, mas o caminho é para cima.
3. Visitar o Castelo de São João, Forte Ilírio
A subida para o castelo de Kotor é mais íngreme e só deve ser feita com água e por pessoas com boa condição física. Pelo caminho, passa-se sucessivamente pelo Pequeno Forte, pelas posições na fortificação de S. Marco, Soranco e Reiner, até se chegar ao Castelo. De lá, a perspectiva sobre a baía de Kotor é sublime.
Nota: Em Soranco, tem-se acesso, através de uma janela, a um caminho que desce pelo outro lado da muralha, indo acabar junto à antiga Estação Eléctrica e Portão Norte. Nós fizemos só um pouco do caminho na direcção contrária, passando pelas ruínas de uma aldeia abandonada, no sopé das muralhas, e depois voltámos a descer pelo mesmo caminho que fizemos para cima.
CONHECER AS IGREJAS E MOSTEIROS DE KOTOR
Independentemente do portão por onde entre em Kotor, encontrará uma cidade maravilhosa dentro das muralhas, com um ar de conto de fadas, especialmente no Inverno, quando os turistas são poucos. Uma das atracções de Kotor são as suas igrejas e mosteiros.
1. Visitar a Catedral de São Trifão de Kotor (St. Tryphon)
É o edifício mais impressionante de Kotor, datando do século XII. Foi muito destruída no terramoto de 1667, sendo que as suas duas torres foram reconstruídas. A da esquerda permaneceu, no entanto, inacabada.
2. Visitar a Igreja de São Nicolau (St. Nicholas)
É uma igreja ortodoxa do início do século XX e o maior templo de Kotor. É dedicada a São Nicolau, o patrono de marinheiros e viajantes.
3. Visitar a Igreja de São Lucas (St. Luke)
É, muito provavelmente, a igreja mais bonita de Kotor, e uma das mais antigas do Montenegro. Inicialmente católica, passou a ortodoxa e, actualmente, mantém os dois altares.
4. Visitar a Igreja Colegiada de Santa Maria (St. Mary Koledata)
Junto ao Portão Norte da cidade, esta igreja católica data do século XII.
CONHECER OS PALÁCIOS DE KOTOR
Algo a não perder quando visitar Kotor é deliciar-se com os seus palácios, mais concentrados nas ruas junto à muralha virada para o mar.
1. Visitar o Palácio Drago, séc. XV – XVII
Na praça Trg Sv. Tripuna, onde se encontra a catedral de Kotor, também pode admirar este palácio, que alberga o Instituto Regional de Preservação do Culto ao Monumento.
2. Visitar o Palácio Grgurina (1732)
Este palácio alberga o Museu Marítimo do Montenegro, cujo acervo se deve à longa história de simbiose de Kotor com o mar. Quando estivemos a visitar Kotor, não tivemos oportunidade de visitar o interior deste museu.
3. Visitar o Palácio Duke (Providur), séc. XVII – XVIII
Este palácio encontra-se logo à esquerda da entrada pelo Portão do Mar, na praça Trg od Oruža, e é um dos maiores da cidade.
4. Visitar o Palácio Pima (séc. XVII)
A praça Trg od Brasna é uma pequena praça deliciosa, rodeada de palácios por todos os lados. Ali encontra o Palácio Buća (séc. XIV), o Palácio Bizanti (séc. XVII) e o Palácio Pima (séc. XVII). Este último destaca-se pelo alpendre com terraço e pela varanda fixa em 12 traves de pedra.
Dicas para visitar Kotor
- Subir às muralhas custa 8€/pessoa no Verão. No Inverno é grátis.
- Se procura a melhor pizza da cidade vá ao Pizza Pronto, cada fatia custa 2€ e é deliciosa. Também dá para comer no restaurante.
- O melhor restaurante de Kotor é o Astória. Não é barato mas é certamente o lugar mais bonito, com melhor ambiente, mais distinto e mais romântico para jantar. Acredite em nós! E a lista de vinhos é magnífica.
- Há autocarro entre Dubrovnik e Kotor e demora entre 3 a 4 horas, dependendo do tempo da travessia da fronteira (a nossa demorou 1h30) e por isso o tempo total foi 3h30. A passagem da fronteira é tranquila, os guardas não entram dentro do autocarro, há que sair, levar os documentos para registo e voltar a entrar no autocarro. Há vários autocarros por dia no Verão. No Inverno são mais raros e havia às 7h15, 11h, 15h e 17h30. O bilhete custa cerca de 18€/pessoa. A estrada é de cortar a respiração, maravilhosa.
- Se preferir um tranfer privado entre Dubrovnik e Kotor, pode marcar aqui.
.
Tours e excursões que pode fazer em Kotor
- Pode fazer um passeio de barco na baía de Kotor. Pode marcar aqui.
- Outra opção é passar um dia num cruzeiro a explorar a baía de Kotor. Pode marcar aqui.
- Pode visitar Perast, Kotor e Budva num dia a partir de Dubrovnik. Marque aqui. Pode também fazer este tour de forma privada (marque aqui).
HORÁRIOS DE AUTOCARRO EM KOTOR (2019)
Carregue nas fotografias para as abrir e ver maior. Os horários a vermelho não circulam ao domingo. Os horários a verde é só na temporada alta.
.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NOS BALCÃS (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Já deu vontade de incluir imediatamente nas próximas férias. Kotor é uma graça!
Visitar Kotor é maravilhoso! Não perca mesmo.
Kotor é belíssimo! Achei as fotos lindas. Gosto muito de cidades com muralhas, onde podemos passear e admirar as vistas do alto!
Visitar Kotor é um dos pontos mais importantes de viajar nos Balcãs. Toda a gente gosta, não é?
Sou apaixonada por cidades fortificadas. Me sinto voltando no tempo, e pelas fotos Kotor é linda! Mais um lugar para a lista de lugares a serem visitados.
Andreia, Kotor é uma das cidades fortificadas mais belas do mundo.
Amei conhecer a cidade de Kotor, um paraíso com umas vistas incríveis. Vcs também ficaram bem cansada por subir os 1000 e tantos degruas?
Custa um bocadinho mas como estava fresquinho custou pouco. No verão custa muito mais subir à igreja de Kotor.
Carla e Rui, parabéns pelo capricho e qualidade das dicas dadas!
Um roteiro mais do que pronto!
Grande abraço!
Obrigada, Bob. Visitar Kotor é mesmo maravilhoso e esperamos que as dicas aqui ajudem.
Que adorável cidade, cheia de história e paisagens deslumbrantes. A tranquilidade faz muito pela beleza dos lugares, na minha opinião (ou é a velhice)! Um dia sigo os vossos passos em Kotor
Não é velhice. É sabedoria, Ruthia. Kotor é muito bonito mesmo.
Que lugar FOFO meu Deus!!!! Não conhecia, muito lindo… MIstura de montanha, com muito verde e casinhas… Kotor entrou pra minha listinha com certeza depois desse post! 😀
Visitar Kotor é um dos pontos altos de qualquer viagem no Montenegro ou nos Balcãs. Vale a pena mesmo.
Que graça é Kotor, o tipo de cidade que me inspira muito a conhecer… Essa mistura de natureza esplendorosa com cidade histórica cheia de ruazinhas charmosas é de cair o queixo!
É mesmo Gabriela. Kotor é uma gracinha e visitar Kotor um highlight em qualquer viagem pelos Balcãs.
É pá, agora fizeram-me recordar uma viagem que fiz há mais de 10 anos para essa região. Lembro-me bem dessa subida até à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Kotor é lindo!!!
Lindo mesmo. Kotor acho que foi o lugar que mais gostamos na nossa viagem pelos Balcãs.