Viajar no Kosovo é quase obrigatório numa viagem pelos Balcãs. Porquê? Porque o Kosovo é um símbolo da identidade política, religiosa e humana dos Balcãs, alvo de uma disputa territorial que tem as suas raízes no confronto entre os reinos europeus cristãos e o império otomano islâmico. Sem os Balcãs, muito provavelmente o Império Otomano ter-se-ia estendido até à Europa Ocidental, e o mundo não seria hoje como o conhecemos.
A geopolítica do Kosovo
Mas a posição geográfica estratégica destes territórios tem o seu preço, e os habitantes dos Balcãs bem o sabem. O Kosovo, independente há apenas 10 anos, é a personificação dessa história conturbada que se estende por mais de mil anos.
Estabilizada a situação política, o Kosovo abre-se agora ao turismo, em crescendo como a economia do país, e visitar o Kosovo é algo cada vez mais comum para aqueles que viajam nos Balcãs. Para além da curiosidade de que visitar o Kosovo é visitar um dos países mais novos do mundo, a verdade é que o Kosovo tem trunfos na manga.
Estâncias de esqui, lagos e montanhas, e cidades históricas como Pristina, Prizren e Peć atraem os visitantes ao Kosovo que, praticamente virgem no panorama turístico mundial, sabe receber com hospitalidade aqueles que se estreiam num território que merece ser conhecido.
Quanto tempo para visitar o Kosovo
Infelizmente, na nossa viagem pelos Balcãs tínhamos limitações de tempo, tendo apenas duas semanas. Optámos por conhecer vários países, embora menos em cada um deles, em vez de dedicar a viagem apenas a um país (e que não seria demais), de forma a conhecê-lo mais profundamente. Como em tudo, há vantagens e desvantagens.
Mas o país que claramente ficou a perder no nosso itinerário foi o Kosovo. Acabámos por viajar no Kosovo por duas ocasiões, mas a primeira só de passagem, quando viajámos de autocarro entre Bajram Curri e Tirana, na Albânia, sendo que o percurso do autocarro é em parte pelo território do Kosovo. Da segunda vez, optámos por entrar no Kosovo a partir de Skopje, na Macedónia, e, embora quiséssemos visitar a cidade de Prizren, acabámos por só ter tempo para visitar Pristina.
Sendo assim, muito ficou por ver no Kosovo, mas o que vimos deixou-nos com vontade de voltar, pois queremos conhecer o resto do Kosovo. Deixamos aqui a nossa sugestão de roteiro no Kosovo, com os lugares a não perder quando visitar Pristina. Faça como nós, aventure-se nos Balcãs e venha viajar no Kosovo.
É SEGURO VIAJAR NO KOSOVO?
O Kosovo continua no meio de uma disputa territorial que envolve a República da Sérvia e também a Albânia. A situação é, neste momento (Janeiro 2019), calma em todo o Kosovo, e pode-se viajar no Kosovo à vontade, com as precauções e vigilância naturais quando se viaja de forma independente.
A Sérvia não reconhece, no entanto, as entradas de fronteira do Kosovo com outros países (uma vez que que não os controla), por isso se entrar no Kosovo pelas fronteiras com o Montenegro, a Albânia ou a Macedónia do Norte, ou pelo aeroporto de Pristina, não poderá entrar na Sérvia. Se quiser visitar Sérvia depois de ter estado no Kosovo, deverá, por exemplo, entrar pela Macedónia do Norte. O ideal será mesmo visitar o Kosovo após ter estado na Sérvia, pois poderá ter problemas na fronteira se tiver carimbos da República do Kosovo no seu passaporte.
SEGURO DE VIAGEM PARA O KOSOVO
Viajar no Kosovo não exige seguro de viagem mas é quase obrigatório fazê-lo! Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usamos nas nossas viagens. Faça também o seu seguro para o Kosovo e se usar este link terá 5% de desconto.
DICAS PARA VIAJAR NO KOSOVO E PRISTINA
- Os cidadãos portugueses (e outros da União Europeia) estão isentos de visto para estadas inferiores a 90 dias e, desde 8 de maio de 2013, podem viajar no Kosovo com Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade válido (no entanto, quando entrámos no Kosovo, usámos o nosso passaporte, o qual foi carimbado à entrada).
- Há vans de Skopje para Pristina quase de hora em hora ou de duas em duas horas. A viagem demora 2 horas com os procedimentos na fronteira, que são rápidos. Bilhete de ida e volta de Skopje para Pristina custa 550 dinares/pessoa.
- A moeda usada no Kosovo é o euro.
- O custo de vida no Kosovo é baixo, a par com a Albânia, o mais baixo dos Balcãs.
- É possível visitar Pristina e Prizren, no Kosovo, num tour de um dia desde Skopje. Marque aqui.
- Nós não ficamos a dormir em Pristina mas se decidir fazê-lo, estas são boas opções de alojamento:
VISITAR PRISTINA NO KOSOVO
Pristina tem um lugar de destaque na região apenas desde o final do século XIX, quando os otomanos a nomearam capital da região administrativa. No século vinte, Pristina mudou de mãos várias vezes, sendo que o regime comunista da Jugoslávia acabou por ser aquele que teve mais influência na cidade.
A filosofia era deitar abaixo o antigo para construir uma nova cidade, por isso Pristina não tem um núcleo histórico, restando apenas alguns edifícios da época otomana. Aquando da guerra do Kosovo, os bombardeamentos da NATO não pouparam Pristina, sendo que algumas infraestruturas foram destruídas. No entanto, na última década, após a declaração de independência do Kosovo, Pristina tem-se assumido como a capital de um novo país, sendo a sede do governo e forças de segurança.
Pristina tem também beneficiado da presença de forças da ONU de várias nacionalidades, emprestando à cidade um ar cosmopolita, que se revela por exemplo nos inúmeros bares e restaurantes que abriram recentemente.
LUGARES A NÃO PERDER QUANDO VISITAR PRISTINA
Se quiser conhecer estes locais, pode fazer o percurso que nós fizemos em Pristina e que estão neste mapa. Pode fazer o download do mapa e usar offline.
1. Percorrer a Boulevard Madre Teresa (Bulevardi Nёna Terezё) em Pristina
Esta rua pedonal é o centro da acção em Pristina. Pequenas barraquinhas vendem livros ou artesanato, e outras, comida de rua. As pessoas passeiam, conversam e convivem. É o melhor local para observar pessoas.
2. Visitar a Mesquita Carshi em Pristina
É o edifício mais antigo de Pristina. A fundação deste edifício remonta a 1389, pois foi mandada construir para celebrar a vitória dos otomanos na Batalha do Kosovo. Só foi concluída no século XV e sofreu várias reconstruções ao longo dos séculos. O seu minarete é, no entanto, o mesmo, tendo mais de 600 anos. Encontrava-se fechada quando visitamos Pristina.
3. Visitar a Mesquita Sultan Mehmet Fatih em Pristina
Construída em 1461, pelo sultão Maomé II (ou Mehmet II), o conquistador de Constantinopla, foi convertida em igreja católica durante breves anos no século XVII pelo império austro-húngaro. Foi declarada monumento cultural de importância excepcional pelo governo sérvio em 1990. Ao lado, encontra-se o Museu do Kosovo, mas este estava fechado quando visitamos Pristina.
4. Visitar o Grande Hamam de Pristina
Fazia parte do complexo da mesquita Sultan Mehmet Fatih, e encontra-se actualmente em obras de restauro.
5. Visitar a Mesquita Jashar Pasha de Pristina
Esta mesquita da do século XV, mas a sua aparência actual é do século XIX. Em 2015 foi restaurada com o apoio do governo turco.
6. Visitar a Torre do relógio
Construída pelo mesmo patrono da Mesquita Jashar Pasha, no século XIX, e era usada para avisar das horas de oração e de fecho das lojas.
7. Visitar o Museu Etnográfico Emin Gjiku em Pristina
Este museu encontra-se num complexo de casas que pertencia a uma família abastada de Pristina. Quando visitámos, só uma das casas estava aberta, pois as outras encontravam-se me obras de restauro. Pode ver-se como a casa era estruturada, admirar a sua arquitectura, assim como utensílios e roupas da época otomana.
8. Visitar o Mercado de Pristina
Embora o antigo bazar da cidade, junto à Mesquita Carshi, tenha sido destruído nos anos 60, o mercado da cidade continua a funcionar perto do Museu Etnográfico, onde se podem encontrar produtos frescos, tabaco contrabandeado e algum artesanato.
9. Visitar o Museu da Independência do Kosovo
Faz parte do mesmo complexo do Museu Etnográfico Emin Gjiku e Museu do Kosovo, embora esteja mais afastado, junto ao complexo desportivo. Apesar de, teoricamente, dever estar aberto, a verdade é que quando passamos por lá, estava fechado.
10. Visitar o Monumento Newborn em Pristina
Estas letras gigantes são uma obra de arte com grande significado para o Kosovo, pois foram inauguradas a 17 de Fevereiro de 2008, data da declaração de independência.
11. Visitar a Catedral da Santa Madre Teresa em Pristina
É uma enorme catedral católica, moderna (2011), e um dos edifícios mais altos da capital. No entanto existem, apenas, cerca de 40.000 católicos no país (2,2% da população).
12. Visitar a Estátua de Bill Clinton no Kosovo
Bill Clinton era presidente dos EUA quando se deu a Guerra do Kosovo, e como agradecimento pela ajuda no processo de independência, foi erigida esta estátua, inaugurada pelo próprio quando visitou Pristina em 2009.
13. Visitar a Biblioteca Nacional do Kosovo
A Biblioteca Nacional do Kosovo encontra-se perto da Boulevard Madre Teresa e o seu edifício, de 1982, tem uma arquitectura curiosa. Com um total de 99 cúpulas e rodeado de um material metálico parecido com uma rede de pesca, divide opiniões. Bonito, ou não, mas com certeza invulgar.
14. Visitar a Praça do Governo da República do Kosovo
A praça do Governo da República no Kosovo é o centro nevrálgico de Pristina. É aqui que se situa o Teatro, o sede da UE e a a estátua de um herói nacional, Skandenberg.
15. Visitar o Monumento à Irmandade em Pristina
Em frente ao edifício municipal de Pristina foi erigido um monumento à Irmandade e à união dos povos.
16. Visitar a Sede da União Europeia no Kosovo
A Sede da União Europeia em Pristina no Kosovo é um dos monumentos mais imponentes na cidade e marca a paisagem urbana de Pristina.
17. Comer no Restaurante Liburnia em Pristina
Apesar de ser muito conceituado, este restaurante do Kosovo tem comida mesmo boa, embora um pouco cara para Pristina e para quem está a viajar no Kosovo. No entanto, no Inverno é muito frio. No Verão, acreditamos que vala a pena incluir no roteiro.
18. Visitar o Monumento às mulheres kosovares
Mesmo em frente ao monumento de New Born no Kosovo, este monumento é dedicado às mulheres kosovares, muitas vitimas de violações e assassinatos. O monumento é feito com medalhas de combatentes.
19. Visitar o Palácio da Juventude e Desporto do Kosovo
O Complexo Desportivo de Pristina no Kosovo é um edifício moderno e voltado para o futuro que data de 1974. Inicialmente chamava-se “Boro & Ramiz”, uma palavra sérvia e outra albanesa, funcionando como um monumento à união entre as duas nações.
20. Visitar Mosteiro de Gračanica no Kosovo
Num enclave de maioria sérvia no Kosovo, nos arredores de Pristina, encontra-se uma igreja e mosteiro ortodoxo do século XIV (1321), mandado construir pelo rei sérvio Stefan Milutin. No seu interior podem admirar-se belos frescos, testemunhos medievais da arte sérvia com inspiração bizantina. Um lugar obrigatória a visitar quando viajar no Kosovo. Fica a 12 km de Pristina, no Kosovo. Um táxi para lá custa 10€ (ida e volta).
Outros lugares que pode (e deve) visitar quando viajar no Kosovo
Como já dissemos, não tivemos tempo de visitar outros lugares no Kosovo, mas ficam aqui algumas sugestões de lugares que achamos que valem a pena visitar quando viajar no Kosovo.
- Prizren
- Mosteiro Visoki Dečani
- Peć (ou Peja)
- Montanhas Rugova
- Mitrovica
Se está a pensar viajar nos Balcãs não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue
- VIAJAR NOS BALCÃS – Um artigo cheio de dicas para um roteiro de duas semanas nos Balcãs, com dicas detalhadas sobre transportes, cruzamento de fronteiras nos Balcãs, segurança, alojamento, passaporte, vistos, alojamentos, lugares onde comer, o que visitar, ver e fazer e muitas sugestões para aproveitar a sua viagem aos Balcãs.
- VISITAR DUBROVNIK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Dubrovnik, com dicas do que ver e fazer nesta bela cidade que serviu de cenário à série Game of Thrones.
- VISITAR KOTOR – Um artigo cheio de dicas para preparar uma viagem a Kotor, no Montenegro, recheada de sugestões do que ver e fazer nesta pérola dos Balcãs.
- VISITAR SKOPJE – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Macedónia do Norte, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VIAJAR NO KOSOVO – Se procura as melhores dicas para viajar o Kosovo, não perca este nosso artigo. Como chegar ao Kosovo, o que ver, o que fazer no Kosovo, cruzamento de fronteiras com o Kosovo, segurança no Kosovo, documentos para o Kosovo, alojamento, transportes para o Kosovo, está tudo aqui!
- GUERRA DA JUGOSLÁVIA – Se vai viajar nos Balcãs este é um artigo que lhe deve ser útil e de leitura obrigatória. É impossível viajar nos Balcãs e perceber como funciona os países sem perceber as feridas das guerras entre estes locais.
- VIAJAR NA MACEDÓNIA DO NORTE – Um artigo com dicas de viagem sobre o que precisa de saber para conhecer a Macedónia do Norte, um país dos Balcãs.
- VISITAR TIRANA – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Albânia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VIAJAR NA ALBÂNIA – Um artigo com dicas de viagem sobre o que precisa de saber para conhecer e viajar na Albânia, um país dos Balcãs.
- ROTEIRO PARA FÃS DA GUERRA DOS TRONOS EM DUBROVNIK – Se é fã do Game of Thrones não pode mesmo perder este artigo e este roteiro quando for a Dubrovnik.
- VIAJAR NO MONTENEGRO – Um artigo com dicas práticas de viagem sobre tudo o que precisa de saber para viajar na Albânia, um país dos Balcãs.
- VIAJAR NA BÓSNIA HERZEGOVINA – Um artigo com dicas práticas de viagem sobre tudo o que precisa de saber para viajar na Bósnia Herzegovina, um país dos Balcãs.
- VISITAR SARAJEVO – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Bósnia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VISITAR BELGRADO – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Sérvia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NO KOSOVO (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro da Europa e no Kosovo. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Olá Carla, tudo bem?
A van que levou vocês para Pristina saiu do terminal de autobus de Skopje? Vocês compraram a passagem online?
Boa tarde, eu leio sempre vcs, obrigado … Tô com uma dúvida e lhes peço ajuda. Pretendo entrar em Kosovo pela Macedônia e sair pela Albânia … meu vôo de retorno para o Brasil é por Belgarado. Posso ter problemas em entrar na Sérvia? Entrarei pela Bósnia, desde Sarajevo, ou seja, entrarei e sairei do Kosovo para na semana seguinte entrar na Sérvia sem ser por Kosovo.
Não lhe sei ajudar, lamento.
Obrigada pela partilha do roteiro 😉
Estava a pensar visitar Pristina saindo de Skopje, ainda se lembram de qual a companhia de transportes que usaram?
Ana, não me lembro, mas era uma carrinha branca do tipo Van, não era um bus. Acho que nem tinha publicidade. Saem de manhã bem cedo.
Ana desculpe, sabe indicar-me onde apanhar as ditas Vans em Skopje para ir a Pristina?
Gostaria de saber essa informação e apartir de que horas existe esse serviço.
Muito obrigado
Ana desculpe, sabe indicar-me onde apanhar as ditas Vans em Skopje para ir a Pristina?
Gostaria de saber essa informação e apartir de que horas existe esse serviço.
Muito obrigado
Que mágico este roteiro. Sempre que leio sobre Kosovo dá vontade de visitar, mas ainda tenho alguns receios, sabe?
Não precisa ter. Viajar no Kosovo é, neste momento, bastante seguro. É como em qualquer outro país da Europa.
Que roteiro e descrições massas! 🙂 Nós passamos pertinho por aí, pelos Balcas, mas acabamos não indo para Kosovo. Uma pena…
Visitar o Kosovo é um bela experiência, especialmente quando se está a viajar nos Balcãs porque acrescenta muito à viagem.
Gostei muito de conhecer Kosovo e Pristina pelo seu olhar. Muito interessante isso das fronteiras que a Sérvia não reconhece, eu não fazia idéia… Ótimo roteiro! 🙂
Obrigada, Gabriela. Viajar é a melhor forma de aprender, não é não? Eu aprendo imenso desta forma também.
Que linda essa biblioteca. Acho que em um roteiro pela cidade esse é um ponto que não deixaria de lado.
Bom saber essas coisas de como entrar no pais, e sobre o carimbo no passaporte. Itens para se atentar na programação.
É mesmo informação muito importante para quem viajar no Kosovo. Assim não é apanhado de surpresa.
Que roteiro maravilhoso! Realmente deve ser um lugar muito incrível, que transborda história. Fiquei morrendo de vontade de visitar Kosovo! E olha, fiquei arrepiada com o Monumento às mulheres kosovares. Obrigada pela inspiração, Rui!
Obrigada, Niki. Realmente visitar o Kosovo foi uma bela surpresa.