O que ver e fazer num roteiro para fãs da GUERRA DOS TRONOS em Dubrovnik | Croácia

O que ver e fazer num roteiro para fãs da GUERRA DOS TRONOS em Dubrovnik | Croácia

Dubrovnik tem uma magia tão forte que ultrapassa o real e transborda para a ficção, dando vida a cenários de filmes tão recentes como “Star Wars: Episódio VIII – O Último Jedi” e “Robin Hood, A Origem”. Mas foi a aclamada série de TV “Guerra dos Tronos” que, ao utilizar todo o esplendor de Dubrovnik para ilustrar o mundo imaginário de George R. Martin, aumentou ainda mais a popularidade de Dubrovnik como destino turístico, acrescentando uma dimensão à substância desta maravilhosa cidade. As temporadas sucedem-se, mas Dubrovnik mantém o seu lugar de destaque como local de filmagens para a série, em particular como palco preferido de recriação da capital do reino, “King’s Landing”. Quando visitámos Dubrovnik, no nosso périplo pelos Balcãs, como fãs da série, não podíamos deixar de explorar a Guerra dos Tronos em Dubrovnik.

As razões do sucesso de “A Guerra dos Tronos” são muitos. A riqueza dos diálogos e das personagens, a densidade e intriga do enredo, a quantidade e diversidade de personagens que se vão sucedendo (algumas, para desgosto dos fãs, com mortes prematuras!), e, claro, a violência e sexo de algumas cenas (na medida certa, e em particular, nas primeiras temporadas) foram ganhando para a série seguidores fiéis que esperam com ansiedade a temporada seguinte. Para isto tudo, é crucial a qualidade dos livros de George R. Martin, obras-primas da ficção fantástica, conhecidas por poucos antes da série ter sucesso no pequeno ecrã, mas agora universalmente aclamadas.

No entanto, há um outro factor muito importante que contribui para o sucesso planetário de “A Guerra dos Tronos”: a beleza dos cenários naturais que servem de pano de fundo ao desenrolar da história. Para trazer à vida as cenas criadas pela imaginação de George R. Martin, os produtores de “A Guerra dos Tronos” apostam numa combinação entre a escolha de locais fabulosos, um pouco por toda a Europa em particular, e a ajuda de imagens geradas por computador. Muitas vezes, o local real tem um cenário digital justaposto, de forma a criar um enquadramento mais grandioso para as cenas. Alguns países exibem vários locais de filmagens tais como Irlanda, Marrocos e Espanha, e, na primeira temporada, Malta foi o local privilegiado, em particular as cidades de Mdina e Valletta.

Mas, a partir da segunda temporada da série, Dubrovnik afirmou-se como a escolha para dar vida a King’s Landing, a capital dos Sete Reinos. Para quem já segue “A Guerra dos Tronos”, é um privilégio estar nos lugares que identificamos com algumas das cenas mais icónicas da série. Para quem ainda não segue as aventuras dos Stark e dos Lannister, ver com os seus próprios olhos alguns dos cenários fabulosos que dão vida à série pode ser uma óptima razão para começar a vibrar com “A Guerra dos Tronos”. De uma forma, ou de outra, seguir um roteiro próprio em Dubrovnik e descobrir um mundo imaginário dentro do mundo real é uma experiência muito divertida. Venha connosco na aventura de descobrir os melhores locais de filmagens da Guerra dos Tronos em Dubrovnik.

  • Não perca um roteiro pelos lugares da série Game of Thrones. Pode fazer um tour privado (marque aqui) ou em grupo (marque aqui). Outra opção é incluir um cruzeiro neste tour (marque aqui).

Outros lugares na Croácia, como Split, foram também locais de filmagem da série, mas Dubrovnik mantém um lugar especial no imaginário dos fãs da “Guerra dos Tronos”. A seguir, apresentamos os melhores locais de filmagem da Guerra dos Tronos em Dubrovnik, com vídeos de algumas cenas de episódios da série, e a nossa recriação de algumas cenas!

SPOILER ALERT: Se ainda não segue “A Guerra dos Tronos”, este artigo revela pormenores cruciais da série.


Explore a Guerra dos Tronos em Dubrovnik fora das muralhas


A cidade muralhada de Dubrovnik é o palco para a Guerra dos Tronos, mas não é só dentro e nas muralhas. Fora das muralhas é possível encontrar alguns dos locais mais icónicos da série. Logo ao lado das muralhas, encontra-se uma pequena baía, ladeada de dois imponentes fortes. Deixe-se encantar pela “Blackwater Bay” e explore a Guerra dos Tronos em Dubrovnik!

1. Fortaleza Lovrijenac (Forte de São Lourenço)

Na série, a “Red Keep” é a sede do poder dos Lanister em King’s Landing. A localização e imponência da Fortaleza Lovrijenac tornaram-na a candidata ideal para dar vida à “Red Keep”, ainda que com alguma ajuda de efeitos digitais.

1. Nesta cena, Cersei Lannister ensina a Lord Baelish (Littlefinger) o verdadeiro significado de poder. (Temporada 2, Episódio 1)

2. Porto de Kolorina

Entre a Fortaleza Lovrijenac e as muralhas da cidade, encontra-se este fabuloso porto antigo. Este tem realmente uma aura cinematográfica, sendo o local de algumas cenas com grande impacto visual e emocional.

1. Nesta cena, a Princesa Myrcella parte para Dorne, obrigada pelo seu tio Tyrion, na altura “Hand of the King”. (Temporada 2, Episódio 6)

2. Nesta cena, Lady Sansa Stark conversa com a sua criada sobre os barcos que partem, e depois com Lord Baelish sobre planos de fuga da capital. (Temporada 3, Episódio 1)

3. Nesta cena tocante, a Rainha Cersei Lannister recebe a sua filha de volta mas dá-se conta que só terá de volta o seu cadáver. (Temporada 6, Episódio 1)

3. Porta Pile

Dirija-se então para a entrada por excelência na cidade muralhada de Dubrovnik. Esta tem uma beleza singular, bem evidenciada em numerosas cenas de “A Guerra dos Tronos”.

1. Nesta cena tocante, Jamie Lannister regressa a King’s Landing após ter estado em cativeiro no Norte e ter sobrevivido a grandes adversidades. (Temporada 3, Episódio 10)

2. Nesta cena cheia de acção, os populares revoltam-se contra o Rei Joffrey, e seus acompanhantes, incluindo Lady Sansa Stark. (Temporada 2, Episódio 6)

3. Nesta cena violenta, Sir Gregor Clegane, conhecido como “A montanha”, mostra os seus dotes, para agrado de Cersei Lannister. (Temporada 4, Episódio 7)


Explore a Guerra dos Tronos em Dubrovnik caminhando nas muralhas


Caminhar nas muralhas de Dubrovnik é uma experiência inesquecível, e as personagens de “A Guerra dos Tronos” também o fazem muitas vezes. É um dos melhores sítios para explorar a Guerra dos Tronos em Dubrovnik.

1. Forte Borak

No lado sul da Porta Pile, este forte fica em frente do Porto de Kolorina e da Fortaleza Lovrijenac, com uma das melhores vistas da cidade. Este ponto estratégico tem também o seu papel na série.

1. Nesta cena, Tyrion Lannister e Varys discutem a defesa de King´s Landing face à ameaça de Stannis Baratheon. (Temporada 2, Episódio 8)

2. Torre Minceta

A Torre Minceta é o ponto mais alto das muralhas de Dubrovnik, e dali se tem uma vista privilegiada da cidade. A sua arquitectura única revelou-se um trunfo nas mãos dos produtores de “A Guerra dos Tronos”.

1. Nesta cena, Daenerys Targaryen entra na “House of the Undying” para resgatar os seus “filhos”. (Temporada 2, Episódio 10)

Veja também a nossa recriação!


Explore a Guerra dos Tronos em Dubrovnik dentro da cidade muralhada


1. Ruas e ruelas da cidade

As ruas e ruelas empedradas de Dubrovnik são o palco por excelência para as cenas de “A Guerra dos Tronos”. As igrejas, os palácios e as escadarias são o que de melhor Dubrovnik tem a mostrar e isso não passou despercebido aos produtores da série. Dentro das muralhas é que a Guerra dos Tronos em Dubrovnik se passa realmente.

1. Nesta cena importante para o desenrolar da série, Cersei Lannister encontra pela primeira vez “High Sparrow”, o líder de um grupo religioso. (Temporada 5, Episódio 3)

2. Palácio do Reitor

O Palácio do Reitor é o mais rico palácio de Dubrovnik, e na série também dá corpo à riqueza de uma personagem, o “Rei das Especiarias”.

1. Nesta cena, Daenerys Targaryen pede uma audiência com o “Spice King” para conseguir ajuda a preparar uma frota que a leve de regresso a casa, ou seja, King’s Landing. (Temporada 2, Episódio 6)

3. Rua Dominika

Esta rua, que termina na Porta Ploce, é cenário de várias cenas de “A Guerra dos Tronos”, em particular as belas escadas do Mosteiro Dominicano.

1. Nesta cena, Tyrion Lannister e o seu guarda-costas, Bronn, asssitem a um discurso sobre os Lannister e ele próprio! (Temporada 2, Episódio 5)

4. Porta Ploce

Outra entrada na cidade, no lado leste, esta porta aparece também várias vezes na série. A Porta Ploce aparece também no final da cena dramática da “Caminhada da Penitência” (ver a seguir), mas como portão do “Red Keep”.

1. Nesta cena divertida, Tyrion Lannister faz chantagem com o seu primo Lancel para obter informações importantes. (Temporada 2, Episódio 5)

5. A escadaria dos Jesuítas

Esta escadaria é o palco de algumas das cenas mais importantes da série. Com a adição de um edifício no seu topo com a ajuda de efeitos digitais, esta escadaria torna-se um cenário de outro mundo.

1. Nesta cena, Cersei Lannister chega ao funeral de seu pai, Tywin Lannister. (Temporada 5, Episódio 1)

2. Nesta cena, o Rei Tommen tenta falar com o “High Sparrow”, mas dá-se conta que este tem mais poder do que o esperado. (Temporada 5, Episódio 4)

3. Numa das cenas mais marcantes de toda a série, Cersei Lannister faz a sua caminhada de penitência, completamente nua, e sofre os insultos da população. A filmagem desta cena envolveu, para além da escadaria dos Jesuítas, as ruas Od Margarite e Svetog Dominika, e também a Porta Ploce. (Temporada 5, Episódio 10)

Com os comentários do escritor, George R Martin:

A cena completa:

Veja também a nossa recriação!

Se forem a Chicago não percam o Bar do Game of Thrones e as dicas do blogue Lets Fly Away


TOURS PARA VISITAR DUBROVNIK

    • Os mais aventureiros podem gostar de fazer mergulho nas águas cristalinas croatas. Marque aqui.
    • Se é um apaixonado pela História, não perca este tour.
  • Pode fazer um excursão guiada a pé pela cidade velha (marque aqui) ou ainda incluir neste tour guiado a visita às muralhas (marque aqui).
  • Não perca um roteiro pelos lugares da série Game of Thrones. Pode fazer um tour privado (marque aqui) ou em grupo (marque aqui). Outra opção é incluir um cruzeiro neste tour (marque aqui).
  • Uma boa opção para jantar, bem diferente do habitual, é num barco enquanto assiste ao pôr-do-sol. Marque aqui porque é muito popular. O pôr-do-sol de Dubrovnik foi o mais belo que vimos nos Balcãs.
  • Excursão panorâmica para ver o pôr-do-sol. Marque aqui.
  • Tour de kayak na baía de Dubrovnik. Marque aqui.

ONDE DORMIR QUANDO VISITAR DUBROVNIK

    • Dormirmos em Dubrovnik, num boutique aparthotel maravilhoso – Scalini Palace – custou cerca de 70€/noite mas achamos que valeu a pena. Tínhamos uma varanda maravilhosa para almoçar e beber um copo antes de dormir. Marcamos com muita antecedência no booking. É na parte velha, a 30 passos da praça principal da cidade, a torre do relógio. É maravilhoso para aproveitar a noite na cidade. Não tem preço, acreditem. É altamente recomendado ficar alojado no centro histórico.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.