Íamos para Magnetic Island! Depois de termos explorado a cidade de Cairns, a Grande Barreira de Coral e a Floresta de Kuranda, estava na altura de iniciar a nossa viagem para sul, ao longo da costa leste da Austrália em direcção a Magnetic Island. A nossa primeira paragem seria a pequena cidade de Townsville, mas só para apanharmos um ferry para visitar Magnetic Island, uma pequena mas atraente ilha a poucos quilómetros de distância.
Magnetic Island atrai os visitantes pela sua fauna e flora características, belas baías com praias intimistas, recife acessível a snorkel a partir de algumas delas, e percursos pedestres que ligam os principais lugares de interesse em Magnetic Island. Magnetic Island é um dos lugares a não perder na costa leste da Austrália.
Ao longo da costa leste da Austrália com a Greyhound Australia
Quando planificámos a nossa viagem pela Austrália, pensámos na opção de alugar carro, ou até comprar carro e depois vendê-lo no fim da viagem. No entanto, estas opções eram caras, e acabámos por escolher fazer a longa viagem pela costa leste de autocarro. As distâncias envolvidas numa viagem pela Austrália, de norte a sul, e o consequente cansaço na condução também foi um factor que nos levou a optar pelo autocarro. Escolhemos a companhia “Greyhound Australia“, e em particular os passes de viagem “Whimit”, a maneira mais barata e relaxada de viajar na Austrália.
Com validade que vai desde os 15 até aos 365 dias, estes passes permitem usar a extensa rede de ligações da Greyhound Australia como se fosse um autocarro hop-on, hop-off, podendo viajar-se em todas as direcções, de forma ilimitada. Basta aceder ao site da companhia e fazer as reservas das viagens que se pretende fazer. A partir daí, é só relaxar e ver as longas rectas das estradas australianas passar diante dos nossos olhos.
Viajar de Cairns até Townsville e depois Magnetic Island
A nossa primeira etapa da viagem na Austrália seria a ligação entre Cairns e Townsville, em direcção a Magnetic Island. As dimensões extraordinárias deste país fazem com que quase qualquer ligação entre cidades seja o equivalente a atravessar Portugal de norte a sul, e assim foi no caso desta primeira viagem de autocarro. Saímos às 8.15h da paragem de autocarros da Greyhound, junto à Cairns Esplanade, e só chegámos a Townsville às 14.30h.
No autocarro, não nos precisamos de preocupar com a condução e podemos dedicar-nos a rentabilizar o nosso tempo. Os autocarros da Greyhound têm wi-fi disponível, apesar de nós também termos o nosso próprio, pois comprámos um cartão SIM nacional com dados de navegação. Sendo assim, aproveitamos as horas na estrada para trabalhar na pesquisa de informação para os dias seguintes, actualizar as redes sociais, ler um livro, ou simplesmente reclinar o assento e descansar.
Na região de Cairns, estamos em plena Austrália tropical, com uma vegetação luxuriante, mas conforme vamo-nos deslocando para sul a vegetação vai mudando, e o ar vai ficando um pouco mais seco. Aqui ainda não deparámos com incêndios, mas a falta de chuva e o calor extremo são problemas que também afectam Queensland, o “Sunshine State”.
Chegar a Magnetic Island na Austrália
Quando chegámos a Townsville, o calor apertava, e por isso o ar condicionado do terminal de ferries para Magnetic Island foi bem vindo. A paragem do autocarro era mesmo em frente ao terminal para Magnetic Island, por isso não perdemos tempo nenhum. Juntamente com o bilhete de ferry para Magnetic Island, comprámos um bilhete de 1 dia para os autocarros na Magnetic Island (teríamos de comprar outro, mas pode fazer-se isso nos autocarros). Outra opção, mas mais cara, era alugar carro em Magnetic Island.
A viagem de ferry para Magnetic Island demora só meia hora, pois a Magnetic Island fica só a alguns quilómetros de Townville. A chegada é ao terminal que fica na Nelly Bay, na costa sul da ilha de Magnetic Island. É aí também que fica o principal núcleo urbano da Magnetic Island. A partir dali, apanhámos um autocarro que nos levou à ponta sul da ilha de Magnetic Island, Picnic Bay, onde ficava o nosso alojamento.
Onde ficar alojado quando visitar Magnetic Island
Apesar de ser uma ilha pequena, a economia de Magnetic Island é direccionada para o turismo, existindo muitas opções de alojamento, desde as mais económicas até as mais caras. Nós ficámos alojados em Picnic Bay na Magnetic Island, a poucos metros da praia, no CStay, um pequeno hotel, com cozinha, piscina, e quartos pequenos mas confortáveis. Nós ficámos num quarto duplo, com frigorífico, mas casa de banho partilhada (mas com uma bacia no quarto que dava para lavar a cara e os dentes).
Se procura praia os melhores locais para ficar alojado são Picnic Bay e Horseshoe Bay. Nelly Bay é a zona mais central da ilha e a melhor servida de transportes, restaurantes e supermercados. Outras opções de alojamento em Magnetic Island são:
- Se viaja sozinho e procura um hostel ou até um party hostel as melhores opções em Magnetic Island são o Base Backpackers Magnetic Island e o Bungalow Bay Koala Village YHA
- Se procura um apartamento perto da praia em Magnetic Island para desfrutar do mar e ter dias relaxados as melhores opções são 1 Bright Point Apartment 5404, o Penthouse on Bright Point e o Bright Point Apartment 4201
- Se procura um alojamento com quarto duplo e com uma excelente relação qualidade preço em Magnetic Island estas são as meçhores opções: Island House, o The Terrace ,o Magnetic Sunsets Resort e o True North B&B.
- Se procura um lugar com glamour em Magnetic Island, o melhor da ilha é o Absolute Waterfront Magnetic Island.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR A AUSTRÁLIA
Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar a Grande Barreira de Coral da Austrália, o deserto e fazer actividades aquáticas e de aventura. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Para 30 dias pode fazer um seguro IATI Estrela e pagar cerca de 180€ para duas pessoas. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MAGNETIC ISLAND
Para poder usufruir da Magnetic Island com tempo e qualidade, aconselhamos que dedique pelo menos dois dias completos a visitar Magnetic Island. Se quiser relaxar num dos dias numa das muitas baías da ilha, acrescente mais um dia ao seu itinerário na Magnetic Island.
Dicas práticas para visitar Magnetic Island na Austrália
- Uma das melhores actividades que pode fazer em Magnetic Island é percorrer alguns dos trilhos que exploram as diferentes baías da ilha. Não se esqueça que o sol da Austrália é muito forte e o índice de UV (ultravioleta) é muito elevado, por isso previna-se sempre com protector solar e um chapéu de aba larga na Magnetic Island. Leve sempre muita água para os trilhos na Magnetic Island.
- Quando for à água não se esqueça que de Novembro a Abril é a época das alforrecas na Magnetic Island. Tenha algum cuidado. Para estar completamente seguro, nade em baías que tenham uma rede de protecção.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Deixamos então aqui as nossas sugestões de lugares e experiências a não perder quando visitar Magnetic Island.
1. Relaxar em Picnic Bay na Magnetic Island
Picnic Bay tem uma bela praia e um longo pontão na Magnetic Island, de onde se pode tirar belas fotos. Há uma rede de protecção de alforrecas. É um óptimo lugar para relaxar durante uma manhã ou final de tarde na Magnetic Island.
2. Fazer o trilho de Hawkings Point (W2) em Magnetic Island
Este trilho (1,2km ida e volta), com início e fim em Picnic Bay em Magnetic Island, tem grau de dificuldade baixo e tem óptimas vistas no seu cimo, tanto para o lado de Picnic Bay, assim como para o lado de Nelly Bay e Geoffrey Bay. É um bom lugar para assistir ao pôr-do-sol em Magnetic Island.
3. Visitar Geoffrey Bay em Magnetic Island
Esta baía é uma das maiores de Magnetic Island e tem uma bela praia, com um extenso areal. É um bom lugar para fazer snorkel no recife. Perto, tem um restaurante de um hotel, e uma pizzaria de Magnetic Island.
4. Ver os Rock Wallabies em Magnetic Island
Na extremidade de Geoffrey Bay (Bremner Point), na Magnetic Island, há umas formações rochosas onde poderá observar os adoráveis wallabies, especialmente ao final do dia quando eles começam a sair da sombra e a procurar comida. São animais curiosos e pode alimentá-los, mas tem informação no local sobre a comida que pode, ou não pode, dar. Sugere-se, por exemplo, cenouras, mas não pão.
5. Assistir ao pôr-do-sol no Bremner Point
Antes ou depois de se deliciar com os rock wallabies de Magnetic Island, assista a um magnífico pôr-do-sol em Bremner Point, sentado numa das rochas graníticas junto ao mar.
6. Fazer o trilho de Arthur Bay a Radical Bay (W7) em Magnetic Island
Este trilho (6km ida e volta) tem um grau de dificuldade baixo pois não envolve declives acentuados nem terreno difícil. Passa por algumas das mais belas baías de Magnetic Island, mas também das mais sossegadas. Nós fizemo-lo num só sentido como parte integrante de uma caminhada entre Arthur Bay e Horseshoe Bay.
7. Visitar Arthur Bay
Foi ali que começámos a nossa caminhada que nos levaria pelas baías da costa norte de Magnetic Island, até à Horseshoe Bay. Arhtur Bay é uma pequena baía, mas bonita, enquadrada por belas formações rochosas graníticas.
8. Fazer snorkel em Florence Bay
Esta baía é um dos melhores lugares de Magnetic Island para se fazer snorkel, pois o recife é acessível a partir da praia.
9. Fazer um piquenique na Radical Bay
Esta baía tem rochas graníticas nas suas extremidades e uma água límpida com uma bela cor. No mato que existe junto à areia pode encontrar sítio para um piquenique e até um piano (!) para animar a malta…
10. Fazer o trilho de Radical Bay a Horseshoe Bay (W8)
Este trilho (3,2km ida e volta) tem um grau de dificuldade médio pois envolve subidas e descidas. Pode ser feito a partir de Horseshoe Bay, acabando na bela baía de Radical Bay, mas nós fizemo-lo no sentido contrário (com passagem ainda pela Balding Bay), sem voltar para trás, como parte integrante de uma caminhada entre Arthur Bay e Horseshoe Bay.
11. Desfrutar sozinho da Balding Bay
Esta pequena baía é um canto super sossegado de Magnetic Island, e em alguns momentos do dia poderá ser mesmo a única pessoa na praia. O acesso custa um pouco pois tem de se descer a partir do caminho que vem de Horseshoe Bay (e que segue para Radical Bay) e depois voltar a subir! Mas vale a pena…
12. Descansar na Horseshoe Bay
É a principal baía da costa norte de Magnetic Island, com uma bela praia (com rede de protecção de alforrecas), e uma marginal com cafés, restaurantes e gelatarias. É um dos melhores lugares para acabar um trilho e relaxar com um gelado na mão.
13. Fazer o trilho de Picnic Bay até West Point (W3)
Nós não tivemos tempo de fazer este trilho (16km ida e volta), mas deve ser interessante pois liga as duas pontas da costa oeste de Magnetic Island, passando por paisagem diferente da costa leste, nomeadamente por floresta de mangal.
14. Observar a vida selvagem no trilho Forts Walk
É quase um dado adquirido que, quando visitar Magnetic Island, assim como no resto da Austrália, irá entrar em contacto com a vida selvagem. São várias as espécies que poderá (se tiver sorte) observar durante a sua estadia em Magnetic Island. Para além dos wallabies, poderá ter a sorte de ver, na água, tartarugas e golfinhos, no ar, imponentes águias e curiosas cacatuas, e no cimo das árvores, os adoráveis koalas.
Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 157 -158 – Visitar MAGNETIC ISLAND, um refúgio de cangurus e koalas | Austrália (Dez 2019)
Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro a viajar na Austrália com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar quando viajar na Austrália, etc.
- VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália e viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
- VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para viajar na Austrália e visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
- VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour quando viajar na Austrália.
- VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália
- VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast a viajar na Austrália, entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
- VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer quando viajar na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
- VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias quando viajar na Austrália.
- ILHAS WHITESUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitesunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia quando viajar na Austrália com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
- GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo quando viajar na Austrália.
- GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem quando viajar na Austrália.
- VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar quando viajar na Austrália. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
- VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings quando viajar na Austrália.
- PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo e obrigatória quando viajar na Austrália.
- VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
- VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
- VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo sobre viajar na Austrália.