Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Visitar a Great Keppel Island é algo que não deve perder numa viagem pela costa leste da Austrália. Situada perto do extremo sul da Grande Barreira de coral, é considerada a melhor ilha para bush walking, ou seja, percursos pedestres no mato. Mas não é só! Tem também belas praias, algumas excelentes para o snorkel, e é um destino de eleição para os amantes da pesca à linha. Por todas estas razões, não deixámos passar a oportunidade de visitar a Great Keppel Island.

Veja o nosso artigo com roteiro e dicas para visitar a Costa Leste da Austrália e a Grande Barreira de Coral, desde Cairns a Brisbane.

Veja aqui como tratar do visto para a Austrália.

De Airlie Beach a Mackay

Depois de termos explorado Airlie Beach e nos termos maravilhado com Whitehaven Beach e as ilhas Whitsunday, estava na altura de voltarmos à estrada e fazer mais um troço do nosso percurso, desta vez com destino a cidade de Rockhampton.

Voltámos a usar o nosso passe da Greyhound Australia e apanhámos o autocarro no Heart of the Reef Transit Terminal de Airlie Beach ao final da tarde. Como os dias a visitar as ilhas Whitsunday tinham sido muito intensos, estávamos cansados e por isso decidimos partir a viagem de Airlie Beach até Rockhampton em duas etapas, dormindo uma noite na cidade de Mackay.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

A viagem entre Airlie Beach e Mackay dura apenas cerca de duas horas mas, como saímos tarde de Airlie Beach (e um pouco atrasados em relação ao horário previsto), chegámos já noite dentro. E na Austrália (fora das grandes cidades), o movimento à noite é quase inexistente. Pouco passava das nove da noite, mas Mackay parecia uma cidade fantasma. Fizemos o check in no nosso hotel, comemos qualquer coisa no quarto e fomos dormir.

Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

No dia seguinte, tínhamos autocarro por volta da uma da tarde, por isso não tínhamos tempo para explorar muito a cidade e os seus arredores. Mackay tem algumas belas praias a norte da cidade (às quais se pode chegar com carro próprio ou usando os autocarros urbanos), mas era preciso mais tempo do que aquele que tínhamos dedipor isso decidimos dormir até um pouco mais tarde (também é preciso de vez em quando!), tomámos o pequeno almoço no quarto e fizemos o check out. Depois aproveitámos o tempo que tínhamos e fomos para um café trabalhar no blogue. Mas estava na altura de seguir viagem.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

De Mackay a Rockhampton

O troço da viagem entre Airlie Beach e Mackay segue ao longo da chamada Costa de Whitsunday (uma vez que o arquipélago se estende ao largo), mas depois de Mackay entra-se na chamada Costa do Capricórnio, uma porção da costa leste da Austrália que, como o próprio nome indica, se centra no famoso Trópico de Capricórnio, que passa um pouco a sul da cidade de Rockhampton.

A viagem entre Mackay e Rockhampton demora cerca de quatro horas e meio, sempre pela estrada A1, que segue a costa, mas um pouco pelo interior. Quando chegámos a Rockhampton, fomos a pé do Puma Coach Terminal, onde saímos do autocarro, até ao nosso hotel. Pelo caminho, aproveitámos para admirar um pouco o centro da cidade e a arquitectura colonial de alguns do seus edifícios.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Rockhampton é conhecida como a Capital do Bife Australiano, pois tem em seu redor muita criação de gado. Aí aproveitámos e jantámos no restaurante do nosso hotel, que por sorte tinha uma promoção nessa noite! O bife estava divinal… Mas o dia seguinte seria dedicado à principal razão que nos levou a Rockhampton, visitar a Great Keppel Island.

Visitar a Great Keppel Island

A Great Keppel Island está a poucos quilómetros da costa, e é a maior ilha de um conjunto que é designado pelo mesmo nome. Nós visitámos num só dia, a partir da cidade de Rockhampton, mas recomendamos que dedique dois ou três dias a visitar a Great Keppel Island, dormindo lá uma ou duas noites, de forma a ter tempo para desfrutar do seu ambiente calmo e sossegado e das suas belas praias, assim como explorar melhor a sua floresta, podendo dessa forma percorrer trilhos mais longos.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

NOTA: No escritório da companhia de ferry que faz a ligação à Great Keppel Island, pode adquirir um mapa da ilha, essencial para se orientar. Não se esqueça de levar bastante água e snacks (ou almoço ligeiro). Em Great Keppel Island existem algumas espécies de cobras (que também andam no cimo das árvores) por isso deve ter alguma precaução e atenção. Nós não vimos nenhuma, mas mais vale prevenir!

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

LUGARES E EXPERIÊNCIAS A NÃO PERDER QUANDO VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND

As nossas sugestões, a seguir, têm por base o itinerário que fizemos na ilha, e são apresentadas na ordem que seguimos.

1. Atracar na Great Keppel Island

Avistar a Great Keppel Island e atracar na Fisherman’s Beach é logo um dos pontos altos de visitar a Great Keppel Island. São muito poucos aqueles que visitam esta ilha e sentir-se-á de imediato como se estivesse a ser largado numa ilha (quase) deserta. O ferry encosta mesmo à praia e não precisa de molhar os pés para poder começar a explorar a ilha.

2. Passear na Fisherman’s Beach

O areal da Fisherman’s Beach faz uma curva perfeita e é excelente para um passeio. Depois de sair do ferry, dirija-se para sul pois será aí que iniciará o percurso que o levará a outras praias da ilha. Ao final do dia regressará pelo outro lado de Fisherman’s Beach, não perdendo nada desta praia.

3. Fazer o trilho de Shelving Beach

Começando no extremo sul da Fisherman’s Beach, um curto caminho pelo mato leva à Shelving Beach. Primeiro terá de subir um pouco, depois encontrará uma bifurcação (não virando para Monkey Beach) e descerá então para Selving Beach. O percurso não demora mais do que meia hora e leva-o a uma praia muito mais “exclusiva”.

4. Relaxar na Shelving Beach

A Shelving Beach está escondida numa pequena baía e é muito sossegada. Quando lá estivemos, só tivemos a companhia de mais quatro pessoas. É um excelente local para estender uma toalha, relaxar, tomar um banho e até fazer um pouco de snorkel, pois o recife está mesmo ali ao lado.

5. Fazer o trilho de Monkey Beach

Terá de subir novamente do areal até chegar à bifurcação. Aí terá de seguir em direcção a Monkey Beach, subindo ainda mais um pouco. Depois é sempre a descer até chegar à belíssima Monkey Beach. Desde Shelving Beach, o percurso demora cerca de vinte minutos.

6. Fazer snorkel na Monkey Beach

A Monkey Beach é uma das melhores praias de Great Keppel Island para fazer snorkel. O recife está situado mesmo em frente ao areal, mas tem de nadar um pouco para lá chegar. A melhor altura para fazer snorkel é a meia maré, nem alta, nem baixa).

NOTA: Quando fizer snorkel certifique-se que nunca se põe de pé sobre o coral. Lembre-se que o coral é um ser vivo. Evite também tocar com as barbatanas. Observe (e tire fotos) mas nunca toque qualquer criatura subaquática com as mãos. Use uma t-shirt, para evitar pôr demasiado protector solar (que danifica o coral).

7. Desfrutar da língua de areia na Monkey Beach

Se a maré estiver suficientemente baixa, há uma pequena língua de areia em plena Monkey Beach. Com mar dos dois lados, é um sítio para admirar e tirar algumas fotos. E, já agora, refrescar-se na água!

8. Fazer o trilho da Long Beach

De Monkey Beach é muito fácil chegar a Long Beach, desde que não siga pela praia, e corte numas escadas para dentro. Atravessará assim a pequena penínsu,a e em poucos minutos estará em Long Beach que, como o nome indica, é a mais longa de Great Keppel Island.

9. Passear na Long Beach

O mar em Long Beach é um pouco mais revolto do que nas costa oeste da ilha, por isso aproveite para fazer uma caminhada ao longo da praia ou (se for adepto) passe uns bons momentos a pescar à linha.

10. Fazer o trilho da Putney Beach

Depois de percorrer cerca de metade dp areal da Long Beach, chegará a um local onde há uma clareira e um trilho sobe a duna. Aí começa o caminho que o levará pelo interior da ilha, por uma bela paisagem até que encontrará uma bifurcação (a cerca de 45 minutos de distância). Para o lado direito, irá subir a um miradouro e depois descerá até à Leeke’s Beach, de onde pode seguir (primeiro pela areia e depois cruzando a península) para a Putney Beach.

Outra opção, mais rápida (que nós fizemos pois já não tínhamos muito tempo) é optar pela esquerda na bifurcação, indo por um leito seco de um riacho até chegar à Putny Beach.

11. Regressar a Fisherman’s Beach

A partir de Putney Beach, pode caminhar sempre pela praia (ou por cima de uns grandes depósitos de areia colocados para combater o avanço da água) até chegar ao restaurante e bar, já na Fisherman’s Beach. Aí poderá descansar, beber uma bebida fresca ou comer um gelado. Na Fisherman’s Beach, pode voltar a dar um mergulho, pois a praia também é muito boa para desfrutar da água.

Como chegar a Great Keppel Island

Para chegar a Great Keppel Island, é necessário apanhar uma ligação de ferry que parte da Keppel Bay Marina, em Rosslyn Bay, a sul de Yeppoon, uma agradável cidade costeira. A viagem demora cerca de 30 minutos e há um ferry de ida de manhã e um de volta de tarde. Para chegar a Rosslyn Bay, deve apanhar um autocarro Young’s Bus em Rockhampton e a viagem demora cerca de uma hora.

Onde ficar alojado quando visitar a Great Keppel Island

Quando visitar Great Keppel Island, é possível conhecer o melhor da ilha em apenas um dia, e ir e vir de Rockhampton (que foi na realidade o que nós fizemos), ou a partir de Yeppoon, mas a melhor opção é ficar pelo menos uma noite a dormir na ilha. Não há grandes resorts na ilha, mas existem algumas opções de alojamento, e concentram-se junto à Fisherman’s Beach. O Great Keppel Island Hideaway tem várias modalidades, desde os quartos mais básicos até chalets, com um restaurante e bar, enquanto, ao lado, o Great Keppel Island Holiday Village tem tendas, quartos e bungalows.

Pode marcar a sua estadia na Great Keppel Island aqui.

Onde ficar alojado em Rockhampton

Onde ficar alojado em Yeppoon

Nós não ficámos alojados em Yeppoon, pois por uma questão prática de apanharmos o autocarro da Greyhound, acabámos por ficar em Rockhampton. No entanto, na nossa viagem até Rosslyn Bay, passámos por Yeppoon, e pareceu-nos uma cidade muito bonita, com uma praia maravilhosa e uma marginal virada para o mar. Dali, é muito mais rápido chegar a Rosslyn Bay para apanhar o ferry para Great Keppel Island.

Se quiser ficar alojado em Yeppoon, experimente a Yeppoon Beachhouse ou o Yeppoon Surfside Motel. Se quiser mais conforto, opte pelo Coral Inn Boutique Hotel ou o Villa Mar Colina.

Onde ficar alojado em Mackay

Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 162 e 163 – Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton (Dez 2019)

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

RECEBA AS NOVIDADES

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.