GREAT KEPPEL ISLAND – AUSTRÁLIA | Visitar a ilha paraíso

GREAT KEPPEL ISLAND - AUSTRÁLIA | Visitar a ilha paraíso

Visitar a Great Keppel Island é algo que não deve perder numa viagem pela costa leste da Austrália. Situada perto do extremo sul da Grande Barreira de coral, é considerada a melhor ilha para bush walking, ou seja, percursos pedestres no mato. Mas não é só isso que vai descobrir em Great Keppel Island! Tem também belas praias, algumas excelentes para o snorkel, e é um destino de eleição para os amantes da pesca à linha. Por todas estas razões, não deixámos passar a oportunidade de visitar a Great Keppel Island.

Veja o nosso artigo com roteiro e dicas para visitar a Costa Leste da Austrália e a Grande Barreira de Coral, desde Cairns a Brisbane.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Veja aqui como tratar do visto para a Austrália.


Viajar de Airlie Beach a Mackay

Depois de termos explorado Airlie Beach e nos termos maravilhado com Whitehaven Beach e as ilhas Whitsunday, estava na altura de voltarmos à estrada e fazer mais um troço do nosso percurso, desta vez com destino a cidade de Rockhampton e a caminho da Great Keppel Island.

Voltámos a usar o nosso passe da Greyhound Australia e apanhámos o autocarro no Heart of the Reef Transit Terminal de Airlie Beach ao final da tarde. Como os dias a visitar as ilhas Whitsunday tinham sido muito intensos, estávamos cansados e por isso decidimos partir a viagem de Airlie Beach até Rockhampton e à Great Keppel Island em duas etapas, dormindo uma noite na cidade de Mackay.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

A viagem entre Airlie Beach e Mackay dura apenas cerca de duas horas mas, como saímos tarde de Airlie Beach (e um pouco atrasados em relação ao horário previsto), chegámos já noite dentro. E na Austrália (fora das grandes cidades), o movimento à noite é quase inexistente. Pouco passava das nove da noite, mas Mackay parecia uma cidade fantasma. Fizemos o check in no nosso hotel, comemos qualquer coisa no quarto e fomos dormir.

Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

No dia seguinte, tínhamos autocarro por volta da uma da tarde, por isso não tínhamos tempo para explorar muito a cidade e os seus arredores. Mackay tem algumas belas praias a norte da cidade (às quais se pode chegar com carro próprio ou usando os autocarros urbanos), mas era preciso mais tempo do que aquele que tínhamos e por isso decidimos dormir até um pouco mais tarde (também é preciso de vez em quando!), tomámos o pequeno almoço no quarto e fizemos o check out. Depois aproveitámos o tempo que tínhamos e fomos para um café trabalhar no blogue. Mas estava na altura de seguir viagem para a Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Viajar de Mackay a Rockhampton na Costa do Capricórnio

O troço da viagem entre Airlie Beach e Mackay segue ao longo da chamada Costa de Whitsunday (uma vez que o arquipélago se estende ao largo), mas depois de Mackay entra-se na chamada Costa do Capricórnio, uma porção da costa leste da Austrália que, como o próprio nome indica, se centra no famoso Trópico de Capricórnio, que passa um pouco a sul da cidade de Rockhampton.

A viagem entre Mackay e Rockhampton demora cerca de quatro horas e meio, sempre pela estrada A1, que segue a costa, mas um pouco pelo interior. Quando chegámos a Rockhampton, fomos a pé do Puma Coach Terminal, onde saímos do autocarro, até ao nosso hotel. Pelo caminho, aproveitámos para admirar um pouco o centro da cidade e a arquitectura colonial de alguns do seus edifícios.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Rockhampton é conhecida como a Capital do Bife Australiano, pois tem em seu redor muita criação de gado. Aí aproveitámos e jantámos no restaurante do nosso hotel, que por sorte tinha uma promoção nessa noite! O bife estava divinal… Mas o dia seguinte seria dedicado à principal razão que nos levou a Rockhampton, visitar a Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Visitar a Great Keppel Island

A Great Keppel Island está a poucos quilómetros da costa, e é a maior ilha de um conjunto que é designado pelo mesmo nome. Nós visitámos Great Keppel Island num só dia, a partir da cidade de Rockhampton, mas recomendamos que dedique dois ou três dias a visitar a Great Keppel Island, dormindo lá uma ou duas noites, de forma a ter tempo para desfrutar do seu ambiente calmo e sossegado e as belas praias de Great Keppel Island, assim como explorar melhor a sua floresta, podendo dessa forma percorrer trilhos mais longos em Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

NOTA: No escritório da companhia de ferry que faz a ligação à Great Keppel Island, pode adquirir um mapa da ilha, essencial para se orientar em Great Keppel Island. Não se esqueça de levar bastante água e snacks (ou almoço ligeiro) para Great Keppel Island. Em Great Keppel Island existem algumas espécies de cobras (que também andam no cimo das árvores) por isso deve ter alguma precaução e atenção. Nós não vimos nenhuma em Great Keppel Island, mas mais vale prevenir!

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.


Como chegar a Great Keppel Island

Para chegar a Great Keppel Island, é necessário apanhar uma ligação de ferry que parte da Keppel Bay Marina, em Rosslyn Bay, a sul de Yeppoon, uma agradável cidade costeira. A viagem até Great Keppel Island demora cerca de 30 minutos e há um ferry de ida de manhã e um de volta de tarde. Para chegar a Rosslyn Bay, deve apanhar um autocarro Young’s Bus em Rockhampton e a viagem demora cerca de uma hora.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Onde ficar alojado quando visitar a Great Keppel Island

Quando visitar Great Keppel Island, é possível conhecer o melhor da ilha de Great Keppel Island em apenas um dia, e ir e vir de Rockhampton (que foi na realidade o que nós fizemos), ou a partir de Yeppoon, mas a melhor opção é ficar pelo menos uma noite a dormir na ilha. Não há grandes resorts na ilha de Great Keppel Island, mas existem algumas opções de alojamento, e concentram-se junto à Fisherman’s Beach em Great Keppel Island. O Great Keppel Island Hideaway tem várias modalidades, desde os quartos mais básicos até chalets, com um restaurante e bar, enquanto, ao lado, o Great Keppel Island Holiday Village tem tendas, quartos e bungalows.

Pode marcar a sua estadia na Great Keppel Island aqui.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Onde ficar alojado em Rockhampton para visitar a Great Keppel Island

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Onde ficar alojado em Yeppoon

Nós não ficámos alojados em Yeppoon, pois por uma questão prática de apanharmos o autocarro da Greyhound, acabámos por ficar em Rockhampton. No entanto, na nossa viagem até Rosslyn Bay, passámos por Yeppoon, e pareceu-nos uma cidade muito bonita, com uma praia maravilhosa e uma marginal virada para o mar e para a Great Keppel Island. Dali, é muito mais rápido chegar a Rosslyn Bay para apanhar o ferry para Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Onde ficar alojado em Mackay

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR A AUSTRÁLIA

Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar a Grande Barreira de Coral da Austrália, o deserto e fazer actividades aquáticas e de aventura. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Para 30 dias pode fazer um seguro IATI Estrela e pagar cerca de 180€ para duas pessoas. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.


LUGARES E EXPERIÊNCIAS A VER E FAZER QUANDO VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND


As nossas sugestões, a seguir, têm por base o itinerário que fizemos na Great Keppel Island, e são apresentadas na ordem que seguimos.

1. Atracar na Great Keppel Island

Avistar a Great Keppel Island e atracar na Fisherman’s Beach é logo um dos pontos altos de visitar a Great Keppel Island. São muito poucos aqueles que visitam esta ilha e sentir-se-á de imediato como se estivesse a ser largado numa ilha (quase) deserta, a Great Keppel Island. O ferry da Great Keppel Island encosta mesmo à praia e não precisa de molhar os pés para poder começar a explorar a Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

2. Passear na Fisherman’s Beach de Great Keppel Island

O areal da Fisherman’s Beach na Great Keppel Island faz uma curva perfeita e é excelente para um passeio. Depois de sair do ferry, dirija-se para sul pois será aí que iniciará o percurso que o levará a outras praias da ilha de Great Keppel Island. Ao final do dia regressará pelo outro lado de Fisherman’s Beach, não perdendo nada desta praia da Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

3. Fazer o trilho de Shelving Beach na Great Keppel Island

Começando no extremo sul da Fisherman’s Beach, um curto caminho pelo mato leva à Shelving Beach na Great Keppel Island. Primeiro terá de subir um pouco, depois encontrará uma bifurcação (não virando para Monkey Beach) e descerá então para Shelving Beach. O percurso não demora mais do que meia hora e leva-o a uma praia muito mais “exclusiva” em Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

4. Relaxar na Shelving Beach na Great Keppel Island

A Shelving Beach está escondida numa pequena baía e é muito sossegada. Quando lá estivemos, só tivemos a companhia de mais quatro pessoas. É um excelente local para estender uma toalha, relaxar, tomar um banho e até fazer um pouco de snorkel, pois o recife está mesmo ali ao lado.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

5. Fazer o trilho de Monkey Beach na Great Keppel Island

Terá de subir novamente do areal até chegar à bifurcação. Aí terá de seguir em direcção a Monkey Beach, subindo ainda mais um pouco. Depois é sempre a descer até chegar à belíssima Monkey Beach. Desde Shelving Beach, o percurso demora cerca de vinte minutos.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

6. Fazer snorkel na Monkey Beach na Great Keppel Island

A Monkey Beach é uma das melhores praias de Great Keppel Island para fazer snorkel. O recife está situado mesmo em frente ao areal, mas tem de nadar um pouco para lá chegar. A melhor altura para fazer snorkel é a meia maré, nem alta, nem baixa).

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

NOTA: Quando fizer snorkel certifique-se que nunca se põe de pé sobre o coral. Lembre-se que o coral é um ser vivo. Evite também tocar com as barbatanas. Observe (e tire fotos) mas nunca toque qualquer criatura subaquática com as mãos. Use uma t-shirt, para evitar pôr demasiado protector solar (que danifica o coral).

7. Desfrutar da língua de areia na Monkey Beach

Se a maré estiver suficientemente baixa, há uma pequena língua de areia em plena Monkey Beach. Com mar dos dois lados, é um sítio para admirar e tirar algumas fotos. E, já agora, refrescar-se na água!

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

8. Fazer o trilho da Long Beach

De Monkey Beach é muito fácil chegar a Long Beach, desde que não siga pela praia, e corte numas escadas para dentro. Atravessará assim a pequena penínsu,a e em poucos minutos estará em Long Beach que, como o nome indica, é a mais longa de Great Keppel Island.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

9. Passear na Long Beach

O mar em Long Beach é um pouco mais revolto do que nas costa oeste da ilha, por isso aproveite para fazer uma caminhada ao longo da praia ou (se for adepto) passe uns bons momentos a pescar à linha.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

10. Fazer o trilho da Putney Beach

Depois de percorrer cerca de metade dp areal da Long Beach, chegará a um local onde há uma clareira e um trilho sobe a duna. Aí começa o caminho que o levará pelo interior da ilha, por uma bela paisagem até que encontrará uma bifurcação (a cerca de 45 minutos de distância). Para o lado direito, irá subir a um miradouro e depois descerá até à Leeke’s Beach, de onde pode seguir (primeiro pela areia e depois cruzando a península) para a Putney Beach.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

Outra opção, mais rápida (que nós fizemos pois já não tínhamos muito tempo) é optar pela esquerda na bifurcação, indo por um leito seco de um riacho até chegar à Putny Beach.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália

11. Regressar a Fisherman’s Beach

A partir de Putney Beach, pode caminhar sempre pela praia (ou por cima de uns grandes depósitos de areia colocados para combater o avanço da água) até chegar ao restaurante e bar, já na Fisherman’s Beach. Aí poderá descansar, beber uma bebida fresca ou comer um gelado. Na Fisherman’s Beach, pode voltar a dar um mergulho, pois a praia também é muito boa para desfrutar da água.

Dias 162 e 163 - Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton | Austrália


Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 162 e 163 – Visitar GREAT KEPPEL ISLAND e Rockhampton (Dez 2019)

Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro a viajar na Austrália com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar quando viajar na Austrália, etc.
  • VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália e viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
  • VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para viajar na Austrália e visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
  • VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour quando viajar na Austrália.
  • VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália
  • VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast a viajar na Austrália, entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
  • VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer quando viajar na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
  • VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias quando viajar na Austrália.
  • ILHAS WHITESUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitesunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia quando viajar na Austrália com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
  • GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo quando viajar na Austrália.
  • GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem quando viajar na Austrália.
  • VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar quando viajar na Austrália. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
  • VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
  • VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings quando viajar na Austrália.
  • PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo e obrigatória quando viajar na Austrália.
  • VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
  • VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
  • VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
  • VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo sobre viajar na Austrália.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão

Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

. Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.