Visitar Fraser Island é, sem dúvida, um dos pontos altos de qualquer viagem pela costa leste da Austrália. A maior ilha do mundo de areia está coberta de floresta tropical, de eucalipto e de mangal, e exibe lagos, riachos e belas praias, entre as quais se destaca a 75 Mile Beach, uma das praias mais longas do mundo. A melhor forma de visitar Fraser Island é a partir da cidade de Hervey Bay.
Viajar de Agnes Water a Hervey Bay na Austrália
Saímos manhã cedo de Agnes Water, apanhando o autocarro da Greyhound que vinha de Brisbane. A viagem entre Agnes Water e Hervey Bay demorou cerca de 4 horas e meia, e quando chegámos a paragem em que pensávamos que íamos sair era outra, bastante longe do centro da cidade. Felizmente, um rapaz do nosso alojamento estava na paragem, pois havia mais um casal no autocarro que ia ficar lá alojado.
Visitar Hervey Bay
Hervey Bay não tem propriamente um centro, sendo uma cidade muito espalhada. No entanto, junto à praia aglomeram-se muitas das habitações e estabelecimentos comerciais. O nosso alojamento ficava a cerca de 5 minutos da praia, mas estávamos bastante longe dos grandes supermercados e centros comerciais, dos quais íamos precisar uma vez que tínhamos de preparar as compras de Natal!
Os dias seguintes iriam ser dedicados a visitar Fraser Island, e só íamos voltar a Hervey Bay ao final da tarde da véspera de Natal (altura em que os supermercados estariam já fechados), por isso precisávamos de comprar alguma comida para termos o que fazer na ceia de Natal. Deixámos as mochilas grandes guardadas no hostel, e a comida no frigorífico. Estava na altura de conhecer a maior ilha de areia do mundo.
Viajar de Hervey Bay a Fraser Island na Austrália
Nesse dia aproveitámos a manhã para trabalharmos um pouco e almoçámos no hostel. Depois de almoço, a companhia veio buscar-nos ao hostel. Depois de termos ido fazer mais alguns pick-ups (poucos, pois éramos apenas dez pessoas no total), dirigimo-nos de autocarro para River Heads, a alguns quilómetros de Hervey Bay, onde apanhámos um ferry que nos levou a Fraser Island. A viagem para Fraser Island demorou cerca de 45 minutos.
Existem outras opções para chegar a Fraser Island. Pode apanhar o ferry também em River Heads, mas em direcção a Wanggoolba Creek (a sul de Kingfisher Bay) ou pode apanhar um ferry em Inskip Point, que liga à extremidade sul da ilha de Fraser Island, Hook Point (neste caso deverá ter veículo próprio ou alugado). Pode ainda voar para Fraser Island a partir do aeroporto de Hervey Bay.
Chegados a Fraser Island
Fomos recebidos na recepção do Kingfisher Bay Resort na Fraser Island, mas não íamos ficar alojados no edifício principal, mas sim numas cabanas mais acima, no meio da floresta (as Wilderness Lodges). Depois de instalados, fomos conhecer o nosso guia, Scotty, ao Dingo Bar, onde participámos a seguir num Australian Food Experience, onde experimentámos algumas bagas e frutos que faziam parte da dieta dos aborígenes (algumas com muito mau sabor!), assim como carne de canguru (que já tínhamos experimentado em Cairns) e crocodilo (que já tínhamos provado em Windhoek, na Namíbia e no Cambodja).
A seguir, tivemos um jantar de tipo buffet juntamente com os nossos companheiros de tour na Fraser Island. Depois era altura de descansar, pois nos dois dias seguintes na Fraser Island a alvorada seria muito cedo, já que seriam dedicados a visitar Fraser Island e explorar os seus principais pontos de interesse.
Visitar Fraser Island
Existem várias formas de explorar a Fraser Island, uma das quais por conta própria, ficando alojado num dos dois resorts da ilha Fraser Island, ou acampado na praia. No entanto deve ter-se em conta as dimensões da ilha, sendo que tem mais de 120km de comprimento, e o tipo de terreno, sendo que o solo da ilha é totalmente de areia, sobre a qual cresceu a vegetação. Assim, as deslocações em Fraser Island não são fáceis.
Se estiver a pé, só poderá explorar uma pequena área em volta do resort ou do acampamento em Fraser Island mas outra alternativa é ter carro próprio (ou alugado) mas terá de ser uma viatura com tracção às 4 rodas e deverá ter alguma experiência de condução sobre solo arenoso para explorar a Fraser Island. Somando estas considerações com as questões monetárias, acabámos por chegar à conclusão que a melhor alternativa seria visitar Fraser Island numa tour organizada (3 dias, 2 noites), ficando alojados na ilha e explorando Fraser Island num camião todo-o-terreno.
- Nós fizemos o tour de 3 dias em overland. Pode marcar aqui o seu tour de 3 dias 2 noites na Fraser Island. Esta foi a companhia que usamos e que opera a CoolDingo Tours.
- Há outras opções de tours para a Fraser Island, nomeadamente apenas 2 dias (que pode marcar aqui ou aqui). Há tours que vão apenas por um dia, que pode marcar aqui. Não achamos que compense ir menos de 3 dias para Fraser Island. Mas terá que avaliar o tempo que tem disponível.
Dicas práticas quando visitar Fraser Island
- A condução em Fraser Island é algo com que deve ter cuidado, pois o solo arenoso é propício a danos nos carros e acidentes (no nosso segundo dia tivemos de ajudar a remover um carro que tinha sido abandonado em plena estrada na Fraser Island com o eixo da direcção partido). Se for conduzir na Fraser Island, certifique-se que o veículo é de tracção às 4 rodas e que tem uma altura de eixos conveniente. É preferível que tenha também já alguma experiência a conduzir sobre areia antes de ir para a Fraser Island.
- Todos os veículos na Fraser Island necessitam de uma permissão de acesso. Os campistas também necessitam de uma permissão para acampar na Fraser Island. Para informações sobre permissões e sobre caminhos pedestres na ilha, consultar este link.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Onde ficar alojado em Fraser Island
- Se quiser ficar alojado em Fraser Island por conta própria, as escolhas clássicas são o Kingfisher Bay Resort, na costa oeste de Fraser Island, e o Eurong Beach Resort, na costa leste da Fraser Island. Outra boas opções são o Fraser Island Retreat, o The Beachcamp Eco Retreat, ou ainda o Fraser Island Beach Houses. O The Holiday House é ainda de considerar, sendo uma alternativa mais tipo casa de férias na Fraser Island. Nós ficamos alojados no Kingfisher Bay Resort mas no edifício dos as Wilderness Lodges que são a opção mais económica do resort na Fraser Island.
Onde dormir em Hervey Bay
Em Hervey Bay, antes e depois de ir para a Fraser Island, nós alojámo-nos no Aussie Woolshed Backpackers, num quarto duplo, sem WC, mas com AC (pagamos mais 5 dólares australianos no local). O hostel é muito tranquilo e tem um bom ambiente.
Outras opções são:
- Para viajantes com orçamento limitado: Hervey Bay Flashpackers ou o Camping & Tours – Hervey Bay YHA.
- Hotéis com boa relação preço-qualidade: Freshwater BnB ou o The Beach Motel Hervey Bay ou o Main Street Motel.
- Alojamentos do tipo aparthotel populares para famílias: Oaks Resort & Spa Hervey Bay ou o Ramada by Wyndham Hervey Bay.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR A AUSTRÁLIA
Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar a Grande Barreira de Coral da Austrália, o deserto e fazer actividades aquáticas e de aventura. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Para 30 dias pode fazer um seguro IATI Estrela e pagar cerca de 180€ para duas pessoas. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.
LUGARES E EXPERIÊNCIAS A VER E FAZER QUANDO VISITAR FRASER ISLAND
1. Desfrutar da piscina do Kingfisher Bay Resort
No primeiro dia da tour em Fraser Island, pode apanhar o ferry mais cedo e desfrutar das instalações do Kingfisher Bay Resort, nomeadamente a sua piscina em Fraser Island. É uma óptima forma de iniciar a sua viagem pela Fraser Island.
2. Fazer o trilho do Lago Wabby e caminhar nas dunas mais antigas do mundo
Da praia da costa leste ao Lago Wabby há que percorrer um trilho (sobre areia, claro) que demora cerca meia hora. A Fraser Island deve a sua existência à acumulação de areia devido a correntes oceânicas, e estima-se que algumas camadas tenham cerca de 700.000 anos de idade.
NOTA: Se o sol estiver descoberto, a areia queima, por isso use chinelos ou sapatos adequados na Fraser Island. Não se esqueça do protector solar na Fraser Island.
3. Nadar no Lago Wabby
O Lago Wabby resulta do aprisionamento de água de nascente pela areia que formou uma espécie de dique, impedindo que a água chegasse ao mar na Fraser Island. Junto a dunas impressionantes, que se estendem até ao mar, este lago tem uma bela cor verde e é óptimo para um mergulho. Se estiver quieto na água, os peixes pequeninos fazem-lhe uma limpeza de pele logo ali na Fraser Island!
4. Conhecer a história de Fraser Island em Central Station
Central Station era a principal cidade de Fraser Island (chegando a ter mais de 200 habitantes) no auge da actividade da indústria madeireira. Para transportar os troncos chegou a usar-se caminhos de ferro mas os camiões tomaram conta das operações. Em 1991, o negócio madeireiro acabou e Fraser Island tornou-se património da UNESCO.
5. Fazer o trilho da floresta em Central Station
Em Central Station, na Fraser Island, não deixe de fazer o pequeno, mas belíssimo percurso ao longo do Wanggoolba Creek, com bela vegetação de floresta tropical. Esta floresta nasceu e cresceu sobre nada mais do que areia fertilizada por sementes transportadas pelo vento e pelos pássaros.
6. Relaxar no Lago McKenzie em Fraser Island
A Fraser Island tem a segunda maior concentração de lagos de água doce na Austrália (atrás apenas da Tasmânia) e o belíssimo Lago McKenzie é um lago suspenso, pois deriva da acumulação de água das chuvas numa depressão do terreno (cuja composição permite apenas a infiltração muito lenta da água em direcção ao mar).
É o lugar perfeito para estender a toalha na Fraser Island, relaxar, passear ao longo do areal, ou então nadar um pouco na sua água cristalina. Esta é algo ácida, o que funciona bem para uma limpeza de pele (tenha cuidado se tiver joalharia com banho de “ouro”, que pode ser atacado pela acidez da água) na Fraser Island.
7. Apreciar o pôr-do-sol na Kingfisher Bay
A Kingfisher Bay, em Fraser Island, é o lugar para assistir ao pôr-do-sol, relaxando na praia ou tomando um banho ao lusco-fusco (mas não se afaste muito da margem pois nesta região da Fraser Island não é impossível o avistamento de tubarões). Aproveite o Sunset Bar e tome um cocktail enquanto o sol exibe os últimos raios do dia.
8. Percorrer de carro a 75 Mile Beach
Com as suas 75 milhas de comprimento (120 km), esta “estrada” em Fraser Island é uma das mais longas praias do mundo (atrás apenas da 90 Mile Beach, no estado de Vitória, e a praia de Cassino, no Brasil). É tão longa que é oficialmente uma autoestrada (com limite de velocidade 80 km/h) e uma pista de aterragem de avionetas!
Pode acampar-se em lugares designados ao longo da estrada e da praia (com permissão) na Fraser Island mas o mar não é bom para nadar, devido às fortes correntes.
9. Fazer um voo de avioneta sobre Fraser Island
Há uma companhia a fazer voos que partem e aterram na 75 Mile Beach e sobrevoam alguns dos pontos de interesse da Fraser Island e permitem ter uma perspectiva diferente de Fraser Island e uma verdadeira noção da sua dimensão. Custa 80 AUD por pessoa o voo sobre a Fraser Island e dura cerca de 10 minutos.
10. Divertir-se no Eli Creek
O Eli Creek é um pequeno riacho que desagua na 75 Mile Beach, um pouco a sul do naufrágo do Maheno em Fraser Island. Tem uma pequena porção que pode ser “navegável” com bóias de borracha ou simplesmente a pé. Uma vez que as correntes muito fortes do mar de Fraser Island (e o ocasional tubarão) tornam as águas perigosas para crianças, este é um local obrigatório para quem viaja com os mais pequenos.
11. Surpreender-se com o naufrágio do Maheno em Fraser Island
Este barco naufragou na 75 Mile Beach, em Fraser Island, em 1935, devido a um ciclone, e aí permanece ainda hoje. A sua carcaça está quase totalmente enterrada na areia e o resto está muito corroído pela acção da água. É uma visão impressionante, especialmente se houver nevoeiro na praia e os seus contornos forem emergindo da neblina conforme nos aproximamos.
12. Admirar as Pinnacles Coloured Sands
As Pinnacles Coloured Sands são formações rochosas de arenito colorido que parecem uma tela de pintura moderna feita pela natureza. O teor do terreno em elementos metálicos é a origem das diferentes colorações, e o seu efeito é, claro, mais intenso se o sol brilhar no céu.
13. Desfrutar da vista de Indian Head
Indian Head é um promontório rochoso perto da extremidade norte de Fraser Island. Pode aceder-se ao seu topo por um caminho breve a partir da praia. De cima tem-se vistas fabulosas sobre a 75 Mile Beach, a sul, e sobre a extensão de praia que vai até às Champagne Pools, a norte.
14. Descontrair nas Champagne Pools de Fraser Island
As Champagne Pools são piscinas naturais (isto é, constituídas por reentrâncias do mar em depressões naturais na rocha) onde existe um efeito “borbulhante” provocado pela entrada ocasional de ondas para dentro das piscinas. É um local óptimo para relaxar e tomar um bom banho de sol.
15. Ver dingos em estado selvagem
A ilha de Fraser é um habitat natural dos dingos, uma espécie de cães selvagens. Não alimente os dingos, nem os provoque, e de preferência não interaja com eles de qualquer forma. Se for abordado por algum (algo pouco provável), afaste-se lentamente, virado para ele. Tenha cuidado em não ter comida ao alcance dos animais.
Passar o Natal em Hervey Bay
Depois dos dias passados em Fraser Island, regressámos a Hervey Bay (e ao hostel de onde tínhamos saído) na véspera de Natal. O espaço do hostel é muito agradvável e a gerência fez uma pequena festa de Natal, com Pai Natal e presentes para os hóspedes! A nossa comida estava onde a tínhamos deixado e cozinhámos a nossa ceia de Natal na cozinha do hostel.
No dia de Natal, continuámos por Hervey Bay. De manhã fomos à praia para celebrar o Natal de uma forma diferente, e depois regressámos ao hostel. Lá, têm uma churrasqueira fabulosa, onde fizemos um grelhado tipo aussie, com carne de vaca e cordeiro. Delicioso! No resto do dia, descansámos e trabalhámos um pouco. Estava na hora de seguir viagem.
Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 165 a 169 – Visitar FRASER ISLAND e Hervey Bay | Austrália (Dez 2019)
Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro a viajar na Austrália com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar quando viajar na Austrália, etc.
- VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália e viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
- VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para viajar na Austrália e visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
- VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour quando viajar na Austrália.
- VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália
- VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast a viajar na Austrália, entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
- VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer quando viajar na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
- VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias quando viajar na Austrália.
- ILHAS WHITSUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitsunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia quando viajar na Austrália com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
- GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo quando viajar na Austrália.
- GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem quando viajar na Austrália.
- VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar quando viajar na Austrália. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
- VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings quando viajar na Austrália.
- PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo e obrigatória quando viajar na Austrália.
- VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
- VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
- VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo sobre viajar na Austrália.