ALICE SPRINGS – AUSTRÁLIA | Visitar o centro da cultura aborígene

ALICE SPRINGS - AUSTRÁLIA | Visitar o centro da cultura aborígene

Visitar Alice Springs foi para nós a primeira introdução ao deserto australiano, à sua imensidão, ao seu calor, e a um fascínio que um território inóspito e quase inexplorado sempre suscita em nós. A nossa incursão pelo imenso Território do Norte e Alice Springs ia ser breve, sendo que o nosso principal objectivo era visitar Uluru (Ayers Rock), mas seria por terra e longa o suficiente para ficarmos com uma boa ideia do que é o centro da Austrália e conhecermos alguns dos seus lugares mais emblemáticos.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

A região de Alice Springs

A região de Alice Springs está localizada no sul do Território do Norte, encaixada entre três estados, fazendo fronteira com a Austrália Ocidental, a oeste, com Queensland, a leste, e com a Austrália Meridional, a sul. Esta região também é conhecida como o “Red Centre”, pois está no centro do território australiano e o solo e as rochas têm uma coloração laranja-avermelhada!

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Uma das formas mais populares (pelo menos, entre os aventureiros!) de explorar o Território do Norte é percorrer as estradas (asfaltadas) ou os trilhos 4WD que o atravessam de norte a sul e de este a oeste. São bem conhecidos, por exemplo, os trilhos Overlander’s Way e o The Outback Way, que aproveitaram rotas antigas percorridas pelos aborígenes e, mais tarde, pelos primeirso exploradores e comerciantes, muitos usando camelos para vencer as distâncias no deserto australiano. Mas nós tínhamos apenas como objectivo chegar a Alice Springs, para depois visitar Uluru.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Chegar a Alice Springs

Chegar a Alice Springs foi quase metade do gozo na nossa incursão pelo centro australiano. Na nossa viagem pela Austrália, já tínhamos cruzado 4 estados – é formada por seis estados – Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória e Austrália Meridional – e 1 território, o Território da Capital Australiana (Camberra). Restava-nos entrar no Território do Norte (a Tasmânia visitaríamos mais tarde; a Austrália Ocidental terá de ficar para uma próxima oportunidade!), partindo de Adelaide em autocarro da Greyhound. A viagem para Alice Springs demoraria cerca de vinte horas, saindo às oito da noite de Adelaide e chegando a Alice Springs por volta das duas da tarde do dia seguinte.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

A viagem para Alice Springs fez-se surpreendentemente bem. Ajuda o facto de as estradas terem bom piso e não terem praticamente curvas, sendo o centro australiano percorrido por asfalto quase sempre em linha recta! Embora o ar condicionado do autocarro não deixe sentir as variações de temperatura no exterior, as diversas paragens que fizemos permitiram-nos ir sentindo a transição da costa australiana, com uma clara influência do oceano no clima, para o centro do país, onde a continentalidade se faz sentir na temperatura e na baixa humidade.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Quando atravessámos a fronteira entre a Austrália Meridional e o Território do Norte, o condutor do autocarro fez uma breve paragem para os passageiros tirarem uma fotografia junto de um monumento que marca essa linha imaginária.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

As diferenças que se notam ao visitar Alice Springs

Quando chegámos a Alice Springs, notámos duas grandes diferenças, além do clima, desértico, muito mais seco e quente, sendo que o céu está quase sempre limpo (fora a poeira), de tal forma que Alice Springs já não via chuva havia meses e o leito do rio Todd, um rio sazonal que atravessa a cidade, estava completamente seco.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Nota-se que entrámos num território diferente no que diz respeito às pessoas. A imensidão da terra contrasta em absoluto com as poucas pessoas que a habitam. O Território do Norte tem cerca de 200.000 habitantes e a sua densidade populacional é de apenas 0,15 habitantes/km². E isso nota-se até em Alice Springs. Visitar Alice Springs é como que percorrer as ruas de uma vila do Wild West norte-americano no século XIX. Claro está, as casas são feitas de materiais modernos, e alguns supermercados e restaurantes, e os veículos todo-o-terreno circulam nas ruas, mas o ambiente em Alice Springs é o de um território ainda a ser explorado, um local inóspito, onde é preciso lutar para sobreviver, e as pessoas transmitem ainda uma aura de pioneiros em território desconhecido.


A questão aborígene

A outra grande diferença que notámos em Alice Springs foi a presença de população aborígene. Cerca de 25% da população da cidade de Alice Springs é de origem aborígene (no Território do Norte, esta percentagem sobe para 40 a 45%), mas esta fatia da população não convive muito saudavelmente com a população “branca”. Nota-se uma separação física e social. Física, porque vê-se muitos poucos casos de pessoas de ambos os lados da “barricada” a conviver com alguém do “outro lado”. Além disso, em termos sociais, os aborígenes têm pouco acesso a empregos (ou também não têm grande interesse nisso), e por isso, fora a venda de artesanato a turistas, os aborígenes não têm grandes actividades, e passam o seu tempo deambulando pela cidade de Alice Springs e sentados à sombra nos espaços verdes. Quando visitámos a biblioteca municipal, assistimos a uma cena um tanto surreal, cerca de 15 homens aborígenes a assistir atentos e muito sossegados e a um filme de Bud Spencer e Terence Hill. A sua relação com os turistas também não é muito boa, pois culturalmente a fotografia não é bem aceite.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Acreditámos que um dos grandes desafios da Austrália no futuro, o maior em termos civilizacionais, é encontrar um caminho de integração ou valorização da população aborígene. Quando esse caminho não é trilhado, acontece aquilo que se vê e sente em Alice Springs, ou seja, uma efectiva separação da população, tensões entre ambas as partes, e uma crescente associação da população aborígene à criminalidade e um aumento de confrontos físicos com os “brancos” de Alice Springs.

Quando chegámos ao nosso hostel em Alice Springs, fomos logo informados que Alice Springs não era segura à noite, devido a problemas com grupos de adolescentes e jovens que circulavam à noite e tinham como alvo pessoas brancas. Isto porque, havia poucas semanas, um jovem aborígene tinha sido morto por um polícia (branco) devido a uma alegada ameaça com arma branca.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Acreditamos que a população aborígene tem um papel importante a desempenhar na sociedade australiana, como representantes e guardiões de uma cultura ancestral. E pensamos que o turismo pode ter um papel fulcral na resolução deste problema em Alice Springs. Aqueles aborígenes que desejam adoptar um estilo de vida mais “ocidental” devem ser apoiados na procura de emprego, e devem ser orientados para a área do turismo mais organizado, onde são uma mais-valia na ligação entre o ancestral e o moderno. A devolução de terras aos seus donos ancestrais e a gestão conjunta, por exemplo, do Parque Nacional de Uluru, pelos aborígenes e pelo governo, é um bom começo mas é preciso ir mais além, se quisermos salvar aquela que é a civilização mais antiga (e viva) do planeta, antes que se extinga para sempre.


Visitar Alice Springs

Dedique dois dias a visitar Alice Springs, o primeiro para se ambientar ao calor e organizar a sua excursão (organizada ou por conta própria) ao Parque Nacional de Uluru, e o segundo a passear pela cidade de Alice Springs e a conhecer alguns dos seus pontos de interesse.

Pode conhecer algumas das atracções de Alice Springs, de uma forma mais cómoda, em excursão organizada de meio-dia.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Como deslocar-se ao visitar Alice Springs

Alice Springs é uma cidade bastante espalhada, sendo as distâncias grandes. Pode percorrê-la a pé, mas é preciso ter em conta o calor. Dê preferência ao ínicio da manhã e ao final da tarde em Alice Springs. Entre as 12h e as 16h é preferível não sair. Outra opção é alugar uma bicicleta em Alice Springs, no seu alojamento, ou numa companhia na cidade. Para percorrer alguns quilómetros fora da cidade de Alice Springs, pode contratar os serviços de um cameleiro e andar de camelo no deserto australiano.

Outra forma de conhecer o terreno é a partir do ar. Admire a extensão e beleza do Red Centre a partir de cima, num passeio de balão de ar quente manhã cedo que pode marcar aqui.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

NOTA: Mantenha-se sempre muito hidratado, carregando consigo pelo menos dois litros de água por pessoa. Lembre-se: se sente sede, é porque o seu corpo já desidratou. Proteja-se sempre com protector solar e um chapéu de aba larga. A insolação pode acontecer de repente e ter efeitos graves sobre o seu organismo.

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.


Como chegar a Alice Springs

Nós chegámos a Alice Springs de autocarro vindos de Adelaide, pois tínhamos o passe Whimit da Greyhound, que nos permitia viajar sem limites pelas estradas da Austrália durante 60 dias. Pode, claro, também fazê-lo em veículo, próprio ou alugado. Mas prepare-se para muitas horas de condução; são 1531 km desde Adelaide até Alice Springs!

Procure aqui o seu carro alugado para viajar pelo Território do Norte e chegar a Alice Springs.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Uma opção mais cómoda (e por vezes mais barata) é voar para Alice Springs. Deve ter em conta, no entanto, que o aeroporto mais próximo de Alice Springs fica junto ao Parque Nacional de Uluru, a mais de 200km de Alice Springs. Se quer visitar a cidade de Alice Springs, terá de alugar carro no aeroporto, ou arranjar uma excursão organizada que o apanhe ali.

Procure aqui o melhor voo para chegar a Alice Springs.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Onde ficar alojado em Alice Springs

Nós ficámos alojados no Alice’s Secret Travellers Inn, um excelente hostel em Alice Springs, com um ambiente espectacular e uma piscina maravilhosa. A cozinha era muito boa, permitindo-nos cozinhar algumas refeições. Além disso, na tradição aussie, tínhamos um grelhador no exterior onde pudemos fazer uns saborosos churrascos australianos.

No mesmo segmento de preço, pode optar em Alice Springs também pelo Alice Lodge Backpackers, o Alice Springs YHA, ou o Jump Inn Alice Budget Accommodation.

Se preferir mais comodidade em Alice Springs, num alojamento mais clássico, experimente o Vatu Sanctuary, o Mercure Alice Springs Resort, ou o DoubleTree by Hilton Alice Springs.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR A AUSTRÁLIA

Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar a Grande Barreira de Coral da Austrália, o deserto e fazer actividades aquáticas e de aventura. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Para 30 dias pode fazer um seguro IATI Estrela e pagar cerca de 180€ para duas pessoas. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.


LUGARES A NÃO PERDER QUANDO VISITAR ALICE SPRINGS


1. Caminhar até Telegraph Station em Alice Springs

Se quiser conhecer a história de Alice Springs, o melhor local a visitar é a Telegraph Station de Alice Springs, a alguns quilómetros do centro da cidade. É uma óptima caminhada, ao longo das margens do rio Todd. Foi ali que a cidade de Alice Springs nasceu, como uma estação de telégrafo, na linha que ligava a Austrália à Europa.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Ali poderá visitar os edifícios que sobreviveram e foram restaurados para retratar a época, e poderá ter um saborzinho do que era ser um pioneiro em terra incógnita.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

2. Subir à Anzac Hill em Alice Springs

É o melhor local para se ter uma noção global da cidade de Alice Springs, da sua localização e orientação, e dos seus arredores, em particular as montanhas do Macdonnell Ranges. No cimo, existe um memorial com referências históricas às guerras em que a Austrália participou.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

3. Visitar Alice Springs Reptile Centre e/ou Alice Springs Desert Park

Se tem interesse pelos animais que habitam o deserto australiano, Alice Springs tem dois locais obrigatórios. O Reptile Centre tem uma colecção invejável de cobras, lagartos e outros répteis, enquanto o Desert Park é mais abrangente e tem espécimes de diferentes ambientes naturais, de rio, floresta ou deserto.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

4. Fazer compras de artesanato aborígene

Alice Springs é o centro da cultura aborígene e o melhor local para adquirir artesanato a preços justos. Quer compre nas ruas de Alice Springs, a pessoas que aí estendem a sua loja, ou em galerias de arte no Todd Mall Market, é garantido que encontrará algo que quererá levar para casa e o fará lembrar do centro australiano e da cultura aborígene. E sempre contribui para a preservação da cultura local.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

5. Explorar as montanhas à volta de Alice Springs

Para poder explorar as montanhas à volta de Alice Springs, precisará de mais um dia na cidade. Nós não tivemos tempo, mas se tiver, é uma opção a considerar. As West Macdonnell Ranges é uma cadeia montanhosa a oeste de Alice Springs que exibe canhões, riachos e gargantas.

Para explorar a cadeia montanhosa de West Macdonnell, a melhor forma é em excursão organizada de um dia.

Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene

Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 182 e 183 – Visitar ALICE SPRINGS, o centro da Austrália e da cultura aborígene (Jan 2020)

Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro a viajar na Austrália com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar quando viajar na Austrália, etc.
  • VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália e viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
  • VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para viajar na Austrália e visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
  • VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour quando viajar na Austrália.
  • VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália
  • VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast a viajar na Austrália, entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
  • VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer quando viajar na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
  • VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias quando viajar na Austrália.
  • ILHAS WHITESUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitesunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia quando viajar na Austrália com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
  • GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo quando viajar na Austrália.
  • GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem quando viajar na Austrália.
  • VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar quando viajar na Austrália. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
  • VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
  • VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings quando viajar na Austrália.
  • PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo e obrigatória quando viajar na Austrália.
  • VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
  • VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
  • VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
  • VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
  • VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo sobre viajar na Austrália.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.