Visitar Airlie Beach e as ilhas Whitsunday é obrigatório em qualquer viagem pela costa leste da Austrália. Para além dos encantos próprios da pequena mas vibrante cidade, esta é o principal ponto de acesso às ilhas Whitsunday, um arquipélago que o deixará maravilhado e ocupado durante vários dias, no fim dos quais dificilmente quererá vir embora.
Visitar Airlie Beach
Airlie Beach é uma pequena cidade no extremo norte da chamada Costa das ilhas Whitsunday, uma vez que o arquipélago das ilhas Whitsunday se estende ao largo, de norte para sul. Airlie Beach é uma cidade virada para o mar, com uma marina cheia de iates e uma linda baía. O turismo nas ilhas Whitsunday é o principal motor da economia local, e durante todo o ano irá partilhar a cidade com milhares de outros visitantes. As opções de alojamento, restauração e diversão são muitas e variadas, havendo algo para todos os públicos, mais ou menos endinheirados, mais ou menos dados a festas e barulho.
Além de ser ponto de partida de excursões ao arquipélago das ilhas Whitsunday, os encantos de Airlie Beach são tantos e bons que muitos visitantes acabam por montar base na cidade e visitar as ilhas Whitsunday em tours de um dia (pois o alojamento nas ilhas Whitsunday é, em geral, mais caro. Nós fizemos um misto, ficando alojados em Airlie Beach, mas também acampando nas ilhas Whitsunday (a opção mais barata).
QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR AIRLIE BEACH
Airlie Beach e as ilhas Whitsunday foram a nossa segunda paragem no nosso périplo pela costa leste australiana. Fizemos a viagem de Townsville até Airlie Beach no autocarro da Greyhound Australia, num percurso que demorou 4 horas e meia. Para nós, Airlie Beach era, acima de tudo, uma base para explorar as ilhas Whitsunday, mas a cidade em si também tem pontos de interesse.
1. Tomar banho na lagoon de Airlie Beach
A Airlie Lagoon é uma piscina, de acesso livre, mesmo junto ao mar (de frente para a baía de Airlie Beach), onde poderá descontrair, nadar um pouco (sem se preocupar com alforrecas), beber uma bebida e aproveitar uma sombra para fugir ao sol australiano.
2. Explorar a baía de Airlie Beach
É a zona mais bonita e descontraída da cidade de Airlie Beach para se dar um passeio, ou simplesmente estender uma toalha, deitar-se e ler um livro à sombra de uma árvore. A Shute Harbour Road corre paralela à baía e aí encontrará o centro da acção da cidade, e onde se concentram as opções mais baratas de alojamento e restauração.
3. Visitar a marina de Airlie Beach
Em Boathaven Bay, fica a marina de Airlie Beach, repleta de iates dos mais afortunados. É uma área bonita e tranquila, com muitas opções de restauração (e também alojamento com vista para o mar).
4. Comer nos restaurantes de Airlie Beach
A dinner scene em Airlie Beach está sempre em alta, ao longo do ano todo. Não é uma opção barata (excepto os restaurantes da fast food), mas poderá encontrar menus mais baratos à hora de almoço, e ao jantar poderá procurar ao longo da marginal o que mais o atrai. Se puder gastar um pouco mais, a zona da marina é orientada para um segmento mais alto.
5. Fazer compras em Airlie Beach
Airlie Beach é um bom lugar para fazer compras, quer mais orientado para o dia-a-dia, quer para refazer o seu guarda-roupa, ou comprar aquela lembrança que quer levar para casa. Nós comprámos dois chapéus, de fabrico australiano, para renovar o estilo e nos proteger do sol australiano.
6. Fazer skydiving em Airlie Beach
Nós não fizemos, mas uma das actividades mais populares em Airlie Beach é fazer um salto de queda livre (em tandem, isto é, junto com um instrutor) sobre Airlie Beach, com vistas para as ilhas Whitsunday e com o mar azul no horizonte.
7. Aventurar-se em actividades aquáticas a partir de Airlie Beach
Há uma variedade de actividades aquáticas que poderá fazer a partir de Airlie Beach. É só escolher, dependendo do seu gosto e orçamento. Deixamos aqui algumas sugestões:
Que tal algumas aventuras fantásticas?! Veja estas:
- Rafting oceânico, snorkel e caminhada nas ilhas Whitsunday
- Cruzeiro com almoço na Grande Barreira de Coral nas ilhas Whitsunday
- Cruzeiro de um dia num Catamaran nas ilhas Whitsunday
- Jet Ski Tour em Whitehaven Beach nas ilhas Whitsunday
8. Fazer um voo sobre as Ilhas Whitsunday e a Grande Barreira de Coral
Esta é uma das experiências a não perder quando visitar Airlie Beach e as ilhas Whitsunday. É um pouco caro, mas vale todos os cêntimos investidos (é mesmo um investimento!). Pode optar por um helicóptero ou avioneta, e dentro destas modalidades há diferentes percursos nas ilhas Whitsunday.
Nós recomendamos o voo de avioneta que sobrevoa a Whitehaven Beach e Hill Inlet (mas não aterra) nas ilhas Whitsunday e depois segue para a Grande Barreira de Coral, sobrevoando o famoso Heart Reef. Uma maravilha da natureza que o vai deixar boquiaberto. Uma experiência inesquecível! Foi a que fizemos e é o link que partilhamos acima.
ONDE DORMIR EM AIRLIE BEACH
Airlie Beach tem alojamentos para todos os gostos e carteiras mas o mais difícil será encontrar alojamento barato com qualidade. Nós ficamos no Airlie Beach Magnums, num quarto duplo, com beliche duplo e sem casa de banho privada, para podermos estar no centro da cidade e ter acesso a cozinha. O alojamento tem hostel e hotel por isso pode escolher onde quer ficar alojado e usar as instalações comuns. As refeições podem arrasar qualquer orçamento na Austrália por isso ter acesso a cozinha no alojamento parece-nos essencial. Para outras opções de alojamento em Airlie Beach veja:
- Se procura apartamento: Airlie Beach Apartments, Whitsunday Reflections
- Se procura um hotel com boa relação preço-qualidade: Mantra Club Croc ou o Colonial Court Beachfront Motel & Holiday Stay
- Se procura um hostel porque viaja sozinho: Airlie Beach Magnums, Nomads Airlie Beach, o Airlie Beach YHA ou o Base Airlie Beach.
- Se procura um pouco mais de glamour: Pinnacles Resort, o Heart Hotel and Gallery Whitsundays, o Airlie Guest House
- Se procura um lugar de luxo ou resort: La Boheme Whitsunday ou o Coral Sea Marina Resort
VISITAR AS ILHAS WHITSUNDAY
O arquipélago das ilhas Whitsunday é uma pérola, perto do extremo sul da Grande Barreira de Coral. Dezenas de ilhas, a maioria desabitadas, estendem-se por mais de 100 km no Mar de Coral, exibindo florestas autóctones, praias deslumbrantes, magníficos bancos de areia, e tudo rodeado por um mar de água azul-turquesa. E, claro, o recife de coral lindíssimo a poucos quilómetros de distância nas ilhas Whitsunday.
Pode admirar as ilhas Whitsunday do ar, mas o melhor é mesmo fazer-se ao terreno, atravessar de barco e ficar acampado ou alojado nas ilhas Whitsunday. Há várias ilhas com resorts e outras com acampamentos básicos.
O QUE VISITAR, VER E FAZER NAS ILHAS WHITSUNDAY
Pode passar dias a explorar várias ilhas Whitsunday, ou até só a ilha principal, a ilha Whitsunday. Ou pode optar por ficar alojado noutras ilhas e, a partir daí, explorar um pouco do arquipélago das ilhas Whitsunday. De uma forma, ou de outra, nunca mais vai esquecer a beleza das ilhas Whitsunday.
1. Tomar banho na Whitehaven Beach, o lugar mais bonito das ilhas Whitsunday
Whitehaven Beach é, sistematicamente, classificada como a melhor praia da Austrália e uma das melhores do mundo e fica nas ilhas Whitsunday. E nós confirmamos! A sua areia finíssima e o seu branco ofuscante contrasta com o azul-turquesa das suas águas, numa extensão de 7 km de beleza arrebatadora nas ilhas Whitsunday.
O mar é calmo e a água tem uma temperatura ideal, nem demasidado quente, nem fria. Tudo condições excelentes para tomar um banho relaxante nas ilhas Whitsunday.
NOTA: Tem de ter cuidado na época das alforrecas (Novembro a Abril) nas ilhas Whitsunday. Estas aparecem na zona e são de diferentes espécies. Há umas minúsculas (menos de um centímetro) que são muito perigosas. O uso de fato de licra (corpo completo) é aconselhado nas ilhas Whitsunday, por precaução.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
2. Maravilhar-se com o Hill Inlet nas ilhas Whitsunday
Como se a Whitehaven Beach, nas ilhas Whitsunday, por si só, não fosse suficiente, no seu extremo norte irá encontrar uma paisagem deslumbrante, que consiste na foz de um rio que, na maré baixa revela vários bancos de areia e uma água de cor hipnotizante (resultante da mistura de água doce com água salgada) nas ilhas Whitsunday.
Do outro lado da foz, uma península em forma de seta tem outras praias nas ilhas Whitsunday (Lookout Beach e Betty’s Beach) também deslumbrantes, apenas acessíveis de barco (em tour ou alugado). É, definitivamente, um dos lugares mais bonitos em que já estivemos nos mundo.
NOTA: Informe-se das horas das marés nas ilhas Whitsunday e combine a sua ida ao Hill Inlet com a maré baixa (ou perto disso). Só dessa forma é que desfrutará totalmente da beleza da paisagem das ilhas Whitsunday (embora só do ar se tenha realmente a noção completa).
3. Acampar na Whitehaven Beach nas ilhas Whitsunday
É verdade, pode ir passar uma manhã ou tarde à Whitehaven Beach nas ilhas Whitsunday, ou até pode pousar lá em helicóptero ou avioneta, mas nada ultrapassa a experiência de acampar pelo menos uma noite nessa praia maravilhosa. Só dessa maneira é que desfrutará desse paraíso das ilhas Whitsunday quase só para si, e poderá explorar melhor a praia e fazer alguns percursos pedestres nas ilhas Whitsunday. Para saber como pode acampar na Whitehaven Beach nas ilhas Whitsunday veja este nosso artigo.
5. Fazer o trilho “Solway Circuit” nas ilhas Whitsunday
Nas ilhas Whitsunday, a partir do acampamento na Whitehaven Beach, pode fazer este pequeno, mas muito bonito, percurso pedestre. Nele terá acesso a dois miradouros nas ilhas Whitsunday, ambos com vistas soberbas para a Whitehaven Beach e para o lado sul da ilha Whitsunday, com pequenas baías e recifes de coral. Uma extensão deste percurso leva à Chance Bay.
6. Desfrutar de um resort nas ilhas Whitsunday
As ilhas Whitsunday oferecem alguns dos melhores resorts da Austrália, com acesso a algumas das melhores praias do país. Mime-se numa estadia na Hamilton Island ou, se tiver dinheiro para isso, junte-se aos mais afortunados e desfrute do exclusivo resort de Hayman Island nas ilhas Whitsunday.
7. Percorrer as ilhas Whitsunday a pé
Pode fazer uma grande rota, chamada Whitsunday Great Walk (30km, difícil, 3 dias) ou pode optar por percursos mais curtos, mas uma das melhores formas de explorar as ilhas Whitsunday é a pé, em trilhos espectaculares, que vão desde a floresta até às praias. Aventure-se a acampar nas ilhas Whitsunday menos conhecidas como South Molle Island ou Lindeman Island e descubra os bushwalks que elas têm a oferecer.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR A AUSTRÁLIA
Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar a Grande Barreira de Coral da Austrália, ilhas Whitsunday, o deserto e fazer actividades aquáticas e de aventura. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Para 30 dias pode fazer um seguro IATI Estrela e pagar cerca de 180€ para duas pessoas. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.
Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 159 a 161 – Visitar AIRLIE BEACH e as ilhas Whitsunday (Dez 2019)
Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro a viajar na Austrália com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar quando viajar na Austrália, etc, inclusive as ilhas Whitsunday.
- VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália e viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc, inclusive as ilhas Whitsunday.
- VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para viajar na Austrália e visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
- VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour quando viajar na Austrália.
- VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália
- VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast a viajar na Austrália, entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
- VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer quando viajar na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
- VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias quando viajar na Austrália. Um local ideal para combinar com as ilhas Whitsunday.
- ILHAS WHITSUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitsunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia quando viajar na Austrália com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
- GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo quando viajar na Austrália.
- GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem quando viajar na Austrália.
- VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar quando viajar na Austrália. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
- VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings quando viajar na Austrália.
- PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo e obrigatória quando viajar na Austrália.
- VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem de viajar na Austrália. Um local ideal para combinar com as ilhas Whitsunday.
- VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo sobre viajar na Austrália. Um local ideal para combinar com as ilhas Whitsunday.
- VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem de viajar na Austrália. Um local ideal para combinar com as ilhas Whitsunday.
- VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo sobre viajar na Austrália.
Não consigo ver as fotos nos últimos posts nem no pc nem no telemóvel (e queria muito!), sou só eu?
Estavam bloqueadas para visualização. Foi um erro meu. Já deve dar, experimenta outra vez, por favor. Consegues?
Olá Carla e Rui,
Sou seguidora das vossas andanças.
Ando a acompanhar com muito interesse esta nova aventura, mas, desde o post dos dias 157 e 158 deixei de conseguir ver as fotos ☹. Será que estão a editar num formato diferente?
Boa viagem e continuação das grandes experiências.
Helena
Olá Helena. Obrigada pela mensagem. Estavam bloqueadas para visualização. Muito obrigada, ainda não tínhamos dado conta.