Visitar AGNES WATER e a cidade de 1770 | Austrália

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

Agnes Water é uma pequena cidade na chamada Costa de Capricórnio, com belas praias, as mais a norte para o surf da costa leste da Austrália, e ao lado da cidade de 1770, um marco histórico da região. Ali, começámos a dizer adeus às ilhas da Grande Barreira de Coral e olá a uma nova fase do nosso périplo de Cairns a Sydney.

Veja o nosso artigo com roteiro e dicas para visitar a Costa Leste da Austrália e a Grande Barreira de Coral, desde Cairns a Brisbane.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

De Rockhampton a Agnes Water

No mesmo dia em que explorámos a Great Keppel Island, regressámos a Rockampton e apanhámos, ao final da tarde, o autocarro da Greyhound com direcção a Agnes Water. A viagem durou cerca de 3 horas e, quando chegámos a Agnes Water, tínhamos uma van do nosso alojamento à nossa espera. Mas quase que não era precisa, pois o hostel ficava a dois passos da estação de serviço onde desembarcámos. Ali passaríamos as duas noites seguintes, com um dia completo para explorar Agnes Water e a Town of 1770.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

Visitar Agnes Water

Agnes Water é uma pequena localidade com menos de dois mil habitantes, mas tem vários pontos de interesse que atraem muitos visitantes. A Grande Barreira de Coral termina um pouco a norte e o seu efeito protector da costa deixa de se fazer sentir. Assim, em Agnes Water começam as ondas e as prais de surf, tão famosas na parte sul da costa leste da Austrália.

A norte de Agnes Water, encontra-se a pequena cidade de 1770, o local onde o Capitão Cook desembarcou pela primeira vez no estado de Queensland, no ano de… claro, 1770! Aliás, a costa que se estende a sul por algumas dezenas de quilómetros é designada por The Discovery Coast.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

LUGARES E EXPERIÊNCIAS A NÃO PERDER QUANDO VISITAR AGNES WATER


1. Percorrer a região de bicicleta

As principais atracções da zona estão relativamente perto umas das outras e é possível explorá-las de bicicleta (nós alugámos no nosso hostel), percorrendo a costa para norte e sul de Agnes Water. O calor não dá tréguas, mas grande parte do percurso é feito à sombra, e faz sempre bem à saúde fazer uns quilómetros de bicicleta e respirar ar puro.

NOTA: Não se esqueça de levar bastante água e usar protector solar. E, claro, pedale sempre do lado esquerdo da estrada!

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

2. Fazer o trilho da Paperbark Forest Boardwalk

Percorrendo a Springs Road para sul de Agnes Water, ao fim de cerca de cinco quilómetros, encontrará a entrada para a Paperbark Forest Boardwalk. Ali existe um passadiço num pequeno percurso pelo meio da floresta autóctone da região, onde poderá admirar nomeadamente as árvores que dão nome ao trilho, as paperbark, com casca que parece papel.

É um trilho tranquilo, sempre feito à sombra das árvores altas da floresta, e que demora cerca de 40 minutos. É um belo passeio para comungar com a Natureza.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

3. Tomar um banho na Springs Beach

Do lado oposto da estrada, inicia-se um caminho de terra batida que o levará até Springs Beach, uma bela praia, mais indicada para o surf, mas onde poderá tomar banho. Tenha cuidado com as correntes (a praia não é vigiada).

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

4. Fazer o Red Rock Walking Trail

Se tiver mais tempo, a partir de Springs Beach, pode fazer um percurso a pé pela costa e pelas praias até Red Rock. Terá de regressar pelo mesmo caminho. O percurso demora cerca de 3 horas (ida e volta).

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

5. Fazer o percurso de bicicleta até 1770

Regressando para norte, atravesse Agnes Water e siga em direcção à cidade de 1770, pela Captain Cook Drive. Existe uma via para bicicletas durante quase todo o percurso e quase sempre à sombra. Tem, no entanto, algumas descidas e subidas, embora pouco inclinadas.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

6. Fazer actividades náuticas na costa de 1770

Quando chegar a 1770, encontrará a costa do outro lado da pequena península, com o Round Hill Creek. Aí poderá explorar a costa de 1770 de vária formas, nomeadamente de kayak.

Outra possibilidade é explorar a região em tour. Pode marcar uma tour ao Parque Nacional de Eurimbula aqui. Ou à cidade de 1770 aqui.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

7. Relaxar na praia de 1770

Se não estiver na disposição de actividades aquáticas, a praia de 1770 não tem ondas, uma vez que é protegida pelos bancos de areia em frente, que se formam na foz do creek. É um óptimo lugar para juntar-se à população local, relaxar e tomar um banho.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

8. Explorar a costa de 1770, a pé

Depois de descansar na praia, siga de bicileta um pouco a norte, até chegar ao marco que celebra o local do desembarque de James Cook. Ali poderá iniciar um percurso pelas rochas e praias mais a norte, com belas vistas.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

9. Admirar os bancos de areia do Round Hill Creek

Em 1770, também pode admirar, na maré baixa, os bancos de areia em frente, que se formam na ponta do Eurimbula National Park. Para além da sua beleza, estão também cheios de aves. Se quiser explorar mais de perto, pode alugar uma prancha e fazer paddle nas águas do creek (só aconselhável se já tiver prática).

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

10. Relaxar na praia de Agnes Water

Regresse a Agnes Water e, para descansar do esforço, nada melhor do que estender uma toalha na praia de Agnes Water e relaxar. O extenso areal tem muito espaço e é só escolher. A praia está virada a leste e portanto as ondas são uma constante, sendo melhor mergulhar do que nadar.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

Onde ficar alojado em Agnes Water

Nós ficámos alojados no Backpackers at 1770, um verdadeiro ponto de encontro de viajantes em Agnes Water. Tem uma boa cozinha, um espaço comum agradável e quartos duplos confortáveis. Outras opções de baixo custo são o Cool Bananas Backpackers e o Beachside 1770 YHA.

Se quiser mais conforto, e se não tiver crianças, experimente o Escape 1770 (Adults Only) ou o The Hideaway Agnes Water (Adults Only). Se estiver com a família, opte pelo Agnes Sails ou pelo Loka Santi.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

Onde ficar alojado em 1770

Se preferir, também pode ficar alojado na cidade de 1770. Há alojamentos bem de frente para a praia, mas o privilégio paga-se. Se o conforto e a paisagem valerem o custo, experimente o 1770 Beach Shacks ou o 1770 Sovereign Lodge Retreat.

Visitar AGNES WATER e a Town of 1770 | Austrália

Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dia 164 – Visitar AGNES WATER e a cidade de 1770 | Austrália (Dez 2019)

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.