Visitar Adelaide não faz parte de muitos roteiros pelo país, principalmente para aqueles que se dedicam apenas à costa leste da Austrália. No entanto, Adelaide é uma das mais bonitas cidades australianas, uma metrópole harmoniosa e airosa, vibrante e em constante renovação, que brinda quem Adelaide visita com cultura, história, gastronomia, arquitectura moderna e colonial, e praias fabulosas a meia hora do centro da cidade.
Visitar Adelaide
O centro de Adelaide é relativamente compacto, acompanhando as margens do rio Torrens, e é possível conhecer as principais atracções da cidade de Adelaide a pé. No entanto, e uma vez que Adelaide tem um sistema de tram e de autocarros que é grátis dentro do centro da cidade, é quase obrigatório aproveitar o sistema de transportes públicos quando visitar Adelaide. Fora do centro de Adelaide, pode usar o mesmo sistema, mas a pagar.
Como chegar a Adelaide
Adelaide tem ligação rodoviária com Melbourne (por exemplo, nos autocarros da Greyhound Australia), Perth (na costa oeste) e Darwin (na costa norte). Também tem ligação ferroviária com estas cidades, embora o preço dos bilhetes seja exageradamente pesado. Outra opção, por vezes mais barata, e mais confortável tendo em conta as enormes distâncias envolvidas, é voar.
Onde ficar alojado quando visitar Adelaide
A melhor opção é ficar alojado no centro da cidade, para estar mais perto daquilo que quer visitar, mas dada a facilidade de movimentação na cidade também poderá optar por ficar fora do centro.
- A zona com opções mais baratas é aquela junto à Central Bus Station, onde se concentram os hostels orientados para os backpackers. Ali, pode optar pelo Tequila Sunrise Hostel, o Adelaide Central YHA, ou ainda o Hostel 109 Flashpackers.
- Se preferir uma opção com mais conforto, experimente o Majestic Roof Garden Hotel, o The Playford Adelaide – MGallery by Sofitel, ou o Pullman Adelaide.
- Se quiser ficar alojado junto à praia, a melhor zona é Glenelg. Ali, as casas de férias e os apartamentos são as opções mais populares, e pode experimentar o Penzance Cottage, o Heart of Glenelg BnB, ou, se quiser um pouco mais de luxo, o Glenelg Beach Studio.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR A AUSTRÁLIA
Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar a Grande Barreira de Coral da Austrália, o deserto e fazer actividades aquáticas e de aventura. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Para 30 dias pode fazer um seguro IATI Estrela e pagar cerca de 180€ para duas pessoas. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER COM LUGARES E EXPERIÊNCIAS QUANDO VISITAR ADELAIDE
Nós visitámos Adelaide num só dia, e aproveitamos o facto de estarmos em trânsito entre Alice Springs e Melbourne, tendo chegado de manhã cedo e partido ao início da noite. No entanto, depois de explorarmos a cidade de Adelaide e arredores, ficámos com a certeza que Adelaide tem motivos mais que suficientes para lá ficar durante alguns dias. Ficam aqui as nossas sugestões de lugares e experiências que não pode perder quando visitar Adelaide.
1. Fazer compras em Central Market de Adelaide
O Mercado Central de Adelaide é um dos locais obrigatórios quando visitar Adelaide. Ali se concentram dezenas de lojas de produtos frescos, como fruta, vegetais e legumes, queijos, enchidos, mas também restaurantes e bares (e até uma pequena livraria). O mercado de Adelaide está aberto de Terça a Sábado. Ao Domingo e Segunda, pode aceder igualmente ao seu interior, mas poucas lojas estarão abertas.
Se quiser explorar o mercado de Adelaide com a ajuda de um local, pode reservar aqui a sua Excursão para grupos pequenos no Mercado Central de Adelaide com almoço.
2. Desfrutar do mar e praia em Glenelg em Adelaide
Glenelg é a zona balnear mais perto de Adelaide, praticamente um subúrbio da cidade, e é um dos locais a não perder quando visitar Adelaide, especialmente se quiser fugir ao calor da cidade no Verão. A forma mais barata para chegar lá desde Adelaide é usar o sistema de tram de Adelaide, sendo que o preço da viagem é de 3,65€ por pessoa por trajecto (mas mais caro nas horas de ponta).
A praia de Adelaide tem um extenso areal, e é muito mais sossegada do que as da costa leste, mas a água é um pouco mais fria. A parte comercial da localidade centra-se junto à praia, na Moseley Square, e na Jetty Road, onde encontrará muitos restaurantes e lojas.
3. Admirar a State Library de Adelaide
A Biblioteca Estatal de Adelaide é uma das principais atracções turísticas da cidade de Adelaide, pois contém no seu interior uma pérola da arquitectura que é um puro deleite para os olhos, a Mortlock Wing. Num edifício em forma rectangular, o rés-do-chão é dedicado a exposições e dois andares superiores são ladeados de estantes cheias de livros. O segundo andar é de acesso restrito ao pessoal da biblioteca de Adelaide, mas do primeiro andar terá uma perspectiva fabulosa sobre aquela que é considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. A entrada é grátis.
4. Conhecer a cultura aborígene no South Australian Museum de Adelaide
Este museu de Adelaide atrai os mais pequenos com as suas exposições sobre biodiversidade e dinossauros, mas os mais graúdos têm ali muito a aprender sobre a história e cultura aborígene, uma ala do museu com a maior colecção de artefactos aborígenes do mundo. Está previsto que, em 2021, abra ao lado um novo edifício inteiramente dedicado a esta temática.
Outros pontos a não perder é a ala dedicada às culturas do Pacífico (com especial destaque para a Papua Nova Guiné) e a sala dos minerais e meteoritos. O South Australian Museum de Adelaide está aberto todos os dias e a entrada é grátis. É um dos lugares obrigatórios quando visitar Adelaide.
5. Fazer parte do movimento em Victoria Square
Victoria Square é o centro nevrálgico de Adelaide, convergindo aí muito do movimento da cidade, com pessoas, carros, bicicletas, autocarros e trams a partilharem do mesmo espaço. Está rodeada de alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Adelaide, como o Post Office e a Town Hall, e arranha-céus, e é assim um dos melhores locais de Adelaide para admirar o misto de arquitectura moderna e colonial que caracteriza a cidade. Num dos cantos da praça de Adelaide, não deixe de visitar a bonita e serena St Francis Xavier Cathedral.
6. Passear na zona ribeirinha de Adelaide
Uma das zonas mais bonitas de Adelaide é a marginal nas margens do rio Torrens, em especial o troço junto ao Elder Park, onde poderá admirar o Adelaide Convention Centre e a Railway Station de Adelaide. Aí poderá cruzar o rio usando a nova ponte pedonal (Torrens Footbridge) e visitar, na outra margem, o Adelaide Oval e a St Peter’s Cathedral de Adelaide.
7. Assistir a um jogo no Adelaide Oval
Como em outras cidades australianas, o desporto é uma das paixões dos seus habitantes ali em Adelaide. Mas o principal estádio da cidade de Adelaide destaca-se pela sua grandeza e arquitectura moderna, sendo um pólo de convergência de diferentes práticas desportivas. O desporto-rei ali em Adelaide é o cricket, mas também poderá assistir a um jogo de rugby (Australia Football League) ou, no pavilhão ao lado, a uma partida de ténis.
Pode marcar aqui a sua Excursão Guiada ao Estádio Adelaide Oval de Adelaide.
8. Reflectir e descansar na St Peter’s Cathedral de Adelaide
St Peter’s Cathedral é a principal igreja católica de Adelaide, data de 1877, e é ainda hoje um dos pontos altos do skyline da cidade de Adelaide (as torres da sua fachada atingem 51 m de altura). Visitar esta catedral de Adelaide é uma óptima forma de escapar ao movimento das ruas da cidade, enquanto aproveita a oportunidade de admirar a sua arquitectura e de ter uns momentos de calma e reflexão.
9. Passear nos Jardins Botânicos de Adelaide
É a forma perfeita de escapar ao calor das ruas de Adelaide e usufruir da sombra de árvores de várias espécies e tamanhos. Ali poderá fazer alguns percursos a pé em Adelaide, desfrutar de um ambiente sossegado e respirar ar puro. A entrada é grátis.
10. Visitar o National Wine Centre of Australia em Adelaide
Os vinhos australianos estão a ganhar terreno nos marcados internacionais e Adelaide fica no centro da região vinícola da Austrália. Antes de ir explorar as vinhas e as adegas no terreno, não perca a oportunidade de visitar este centro em (que também é um pólo de investigação da Universidade de Adelaide), ao lado dos Jardins Botânicos, onde poderá aprender sobre a história e cultura vinícola da Austrália (que tem tantos anos quantos os da presença europeia) e provar alguns dos melhores vinhos produzidos na região. A entrada é grátis mas as provas de vinhos são pagas.
Se quiser explorar no terreno e viver uma aventura ao mesmo tempo, experimente uma Wine and Wildlife 4WD Tour pela região de Adelaide.
11. Conhecer as regiões vinícolas em redor de Adelaide
Adelaide fica a poucos quilómetros de várias das melhores regiões vinícolas da Austrália, como Barossa Valley, MacLaren Vale, Clare Valley, ou ainda Adelaide Hills. Infelizmente, nós não tivemos tempo de o fazer, mas uma das actividades a não perder quando visitar Adelaide é ir conhecer pelo menos uma destas regiões. Pode explorar com veículo próprio (ou alugado), ou pode optar por uma excursão organizada a partir de Adelaide.
- Pode alugar carro em Adelaide aqui.
- Reserve aqui o seu lugar na excursão a Barossa Valley: Excursão de vinho Premium para grupos pequenos com almoço.
- Reserve aqui a sua McLaren Vale e Glenelg Wine Tasting Tour.
12. Fazer um cruzeiro no rio Torrens
Uma das melhores maneiras de desfrutar da beleza de Adelaide é fazer um cruzeiro no rio Torrens. Tem-se uma perspectiva diferente da cidade e é sempre uma boa forma de escapar ao calor da cidade!
Pode reservar aqui a sua Excursão Destaques de Adelaide e Hahndorf com Cruzeiro
13. Conhecer a Kangaroo Island
A Kangaroo Island, a terceira maior ilha da Austrália, é um dos pontos altos da costa sul. Nós tínhamos previsto uma visita a esta ilha, mas os incêndios que alastraram nos estados de Nova Gales do Sul e Vitória nos últimos meses de 2019 atingiram também a Kangaroo Island e impossibilitou qualquer visita. Esperemos que esta maravilha natural recupere e que a sua fauna e flora continuem a maravilhar quem a visita.
Para visitar a Kangaroo Island, pode optar por uma excursão de um dia, mas nós recomendamos uma de dois dias.
- Pode marcar aqui a sua Excursão de 1 Dia com Cruzeiro e Voo
- Pode reservar aqui a sua Excursão de aventura de dois dias pela Ilha Kangaroo num cruzeiro.
14. Comer em Chinatown
O bairro chinês e asiático de Adelaide situa-se perto da estação de autocarros (Central Bus Station). Lá encontrará muita da população asiática da cidade e os elementos identificadores da cultura chinesa, por exemplo a gastronomia. É lá que encontrará as refeições mais baratas da cidade e supermercados inteiramente dedicados a produtos asiáticos.
15. Aproveitar a oferta cultural e desportiva de Adelaide
Adelaide é uma das cidades australianas com melhor e mais diversificada oferta cultural e desportiva, sendo conhecida como a cidade dos festivais. Quando visitar Adelaide, informe-se do que está em cartaz e a acontecer na cidade e aproveite. Por exemplo, quando nós visitámos (em Janeiro), estava a decorrer uma prova internacional de ciclismo (Tour Down Under) e um torneio de ténis.
16. Visitar o Jardim Zoológico de Adelaide
A Austrália é um dos países do mundo com maior número de espécies animais endémicas que só podem ser aí observadas. Mas por vezes é difícil fazê-lo no estado selvagem, e por isso, o Zoo de Adelaide, um dos mais conceituados da Austrália, é um óptimo local para se ambientar com a vida selvagem australiana.
Escape às filas e compre aqui o seu Bilhete de Entrada no Zoológico de Adelaide.
Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 180 e 181 – Visitar ADELAIDE, a bela capital do estado de South Australia (Austrália Meridional)
Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro a viajar na Austrália com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar quando viajar na Austrália, etc.
- VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália e viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
- VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para viajar na Austrália e visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
- VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour quando viajar na Austrália.
- VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália
- VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast a viajar na Austrália, entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
- VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer quando viajar na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
- VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias quando viajar na Austrália.
- ILHAS WHITSUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitsunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia quando viajar na Austrália com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
- GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo quando viajar na Austrália.
- GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem quando viajar na Austrália.
- VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar quando viajar na Austrália. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
- VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings quando viajar na Austrália.
- PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo e obrigatória quando viajar na Austrália.
- VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis quando viajar na Austrália.
- VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
- VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem de viajar na Austrália.
- VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo sobre viajar na Austrália.
- VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo sobre viajar na Austrália.