Viajar na Tasmânia foi uma agradável surpresa. Nós não tínhamos planeado grande coisa e talvez por isso tudo foi muito bom porque tudo foi novidade. Só tínhamos 6 dias na Tasmânia e um foi dedicado a Hobart (embora de forma bem rápida) por isso o nosso plano era conhecer o melhor desta ilha maravilhosa em apenas 5 dias. É este roteiro de viagem que aqui vos deixamos.
QUANDO VIAJAR NA TASMÂNIA
A Tasmânia tem um clima muito semelhante ao do norte da Patagónia Argentina, dito isto, é preciso estar preparado para o frio. Os melhores meses para viajar na Tasmânia é de Dezembro a Fevereiro, sendo que em Março e Abril ainda pode ser boa altura mas um pouco mais fresco. Mesmo nos meses de Verão austral, as noites são frias e os dias podem ser frescos e até chover, por isso leve roupa adequada. Os meses de inverno austral são muito frios por isso, a não ser que goste de ambientes invernais, esta não é uma boa altura para viajar na Tasmânia, especialmente de Junho a Setembro.
COMO CHEGAR À TASMÂNIA
A forma mais rápida e fácil de chegar à Tasmânia é voando. Há voos de Melbourne e Sydney bastante em conta, cerca de 50€/pessoa ida e volta, basta para isso marcar cedo. Outra opção para viajar na Tasmânia é chegar de ferry através de uma ligação que existe no porto de Melbourne.
COMO SE DESLOCAR NA TASMÂNIA
Os transportes públicos na Tasmânia são poucos, pouco frequentes e não vão à maioria dos locais de interesse para um viajante. Sendo assim, à semelhança de por exemplo viajar na Islândia, o ideal é alugar carro. No entanto, alugar carro na Tasmânia pode ser caro por isso, aqui fica o conselho, faça aqui a sua simulação, escolha a tarifa mais barata e marque com muita antecedência. À chegada faça seguro contra todos os riscos porque na Tasmânia conduz-se pelo lado esquerdo e a maioria dos carros são de mudanças automáticas.
- Viajar na Tasmânia não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai visitar e fazer actividades na natureza. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usámos na nossa viagem. Faça o seu seguro para viajar na Austrália e se usar este link terá 5% de desconto.
QUANTOS DIAS PRECISA PARA VIAJAR NA TASMÂNIA
Para viajar na Tasmânia o ideal seria ter cerca de duas semanas para aproveitar bem a ilha. Infelizmente nós não tínhamos esse tempo por isso tentamos aproveitar ao máximo o tempo que tínhamos. Se fosse hoje, teria ficado pelo menos 10 dias na Tasmânia, para poder aproveitar melhor os parques, ter ido ao norte e ao sul da ilha e, importante também, ter um dia ou outro extra para compensar os dias de mau tempo.
QUANTO CUSTA VISITAR OS PARQUES NACIONAIS DA TASMÂNIA
Para visitar os Parques Nacionais da Tasmânia há que pagar um passe que permite o carro e 8 pessoas aceder aos diferentes parques. Pode comprar um passe diário (válido para 24 horas) que custa 24 dólares australianos ou um passe semanal (válido para 8 dias) que custa 60 dólares australianos. Se for visitar mais do que dois parques nacionais numa semana já compensa o parque semanal. Nós compramos logo o passe semanal no primeiro parque que visitamos, o Mount Field National Park. Depois tem que colocar o recibo num local visível do carro sempre que visitar um parque.
Os cartões de crédito e de débito são amplamente aceites nos locais turísticos, especialmente em hotéis, restaurantes, agências de viagens, alugueres de carros e bicicletas. O ideal, para evitar taxas bancárias, é fazer como nós e usar o cartão TransferWise. Se ainda não tem o seu cartão TransfeWise pode pedi-lo aqui.
ROTEIRO PARA 5 DIAS A VIAJAR NA TASMÂNIA
O percurso que traçamos para viajar na Tasmânia tem por base ter carro alugado. Se não quer alugar carro, pode também fazer um tour de 5 dias pelo melhor da Tasmânia. Pode marcar o seu tour aqui.
DIA 1 | VIAJAR NA TASMÂNIA – Hobart
Dedique o seu primeiro dia na Tasmânia a visitar a sua capital, Hobart e a sentir o pulso a esta ilha maravilhosa que tanto tem para oferecer, especialmente aos amantes da natureza. Pode consultar o nosso artigo sobre visitar Hobart para saber o que não pode perder na cidade.
Se não alugar carro pode marcar aqui o seu tranfer do aeroporto para a cidade.
DIA 2 | VIAJAR NA TASMÂNIA – Hobart – Queenstown
Saia de manhã bem cedo de Hobart e apanhe a estrada A10 e depois a B61 em direcção ao Parque Nacional Mount Field.
1. Visitar o Mount Field National Park
O Mount Field National Park é um dos mais belos parques nacionais da Tasmânia e um paraíso para os amantes da natureza. O ideal é deslocar-se até ao Centro de Visitantes e ali ver as suas possibilidades de exploração. Numa viagem deste tipo, com tempo limitado, as opções também são limitadas por isso aconselhamos-lhe a fazer aquilo que fizemos e gostamos. Desde o Centro de Visitantes há um percurso que permite conjugar o melhor do parque e pode ser feito em cerca de duas horas. O ideal é combinar os três trilhos que lhe apresentamos pois foi o que fizemos.
- Comece pelo trilho que leva até Russel Falls (25 minutos ida/volta) e junte-lhe o trilho que leva até Horseshoe Falls (45 minutos ida e volta). Uma vez em Horseshoe Falls, siga o trilho das Tall Trees (1h30) até ao parque de estacionamento e regresse depois a pé, por estrada até ao Centro de Visitantes. Outra opção, é, depois de chegar a Tall Trees, voltar para Russel Falls e regressar daí ao Centro de Visitantes.
2. Derwent Bridge e Lake St Clair
Regresse ao carro e siga por estrada em direcção a Derwent Bridge, a porta de entrada para visitar o Lake St Clair. O Lake St Clair é um dos ex-libris da Tasmânia e é um belo local para fazer pequenas e grandes caminhadas. Há um trilho de vários dias que liga Cradle Mountain ao Lago mas possivelmente não terá tempo para o fazer (foi o que nos aconteceu) por isso contentamo-nos com os trilhos mais curtos.
- O que nós fizemos foi juntar três trilhos em torno do Lake St Clair. Começamos por fazer o trilho junto ao lago, até este se juntar com o Overland Trail . O trilho demora cerca de 20 minutos. Depois chegamos a uma ponte, onde se juntam dois ribeiros, cruzamos a ponte e fizemos o trilho de Platypus Bay (cerca de 20 minutos) até alcançar o Aborigenal Trail (também conhecido por Woodland Nature Walk, mais 20 minutos). No total os trilhos demoram cerca de uma hora a percorrer.
3. Iron Blow Lookout
Volte depois à A10 e siga em direcção a Queenstown. Pelo caminho pare para contemplar alguns lagos até chegar a Iron Blow Lookout. Este é um dos mais belos miradouros da Tasmânia e vale a pena percorrer os seus metros vertiginosos!
4. Queenstown
Siga depois para Queenstown, um pouco abaixo do miradouro. Pelo caminho já vai começar a ver as minas e o legado mineiro da povoação. É uma povoação muito pequena mas com uma energia muito interessante e um excelente local para se alojar (em alternativa a Strahan que é mais turística e cara). Sendo assim, em função do seu orçamento, pode decidir alojar-se em Queenstown ou em Strahan. Para alojamento mais económico Strahan é melhor opção. Para alojamento com mais glamour e mais turístico, siga para Strahan.
ONDE ALOJAR-SE EM QUEENSTOWN E STRAHAN
- QUEENSTOWN – Se procura alojamento económico, não encontrará muito melhor do que o Railway Hotel Queenstown, onde ficamos. É um local limpo e seguro, básico mas com WC partilhado. Custou cerca de 40€ o quarto duplo. Outra opção mais cómoda é o The Empire Hotel, um hotel com glamour no centro da povoação, ou o Comfort Inn Gold Rush, um pouco mais afastado.
- STRAHAN – Em Strahan os alojamentos são geralmente mais caros. os mais económicos são em car parks, em roulottes, mas muito boas e cómodas. São autênticos mini apartamentos. Algumas das melhores opções são o Tramway Cottage e o Strahan Beach Tourist Park. Para mais comodidade e conforto boas opções são o The Boat House, o Strahan Village ou o Wheelhouse Apartments.
DIA 3 | VIAJAR NA TASMÂNIA – Queenstown – Strahan – Cruzeiro no rio Gordon – Cradle Mountain
No dia seguinte vá até ao porto de Strahan e embarque numa viagem memorável.
1. Gordon River Cruise
Embarque numa viagem mítica a bordo de um cruzeiro no rio Gordon, em direcção aos mares do sul, descobrindo prisões tenebrosas, ilhas fantasma, florestas das chuvas e faróis lendários. Um tour maravilhoso e que não deve perder. Os cruzeiros começam às 8h da manhã e esgotam rápido por isso compre antecipadamente online o seu lugar dias antes. O tour termina por volta das 15 horas.
Pode comprar o Cruzeiro de Gordon River aqui. Nós compramos este e ficamos com os melhores lugares do cruzeiro pelo preço mais barato, dá para acreditar! Maravilhoso!
2. Interior da Tasmânia
Percorra a estrada que vai de Strahan até Cradle Mountain mas pelo caminho faça pequenas paragens para apreciar algumas paisagens maravilhosas do litoral e interior da Tasmânia. Algumas ssugestões são:
- Ocean Beach
- Henty Dunes
- Renison Bell
- Rosebery Lake
- Tullah
- Vistas maravilhosas de Murchison HWY
No final do dia deve chegar a Cradle Mountain de forma a aproveitar o dia seguinte para fazer trilhos.
ONDE ALOJAR-SE EM CRADLE MOUNTAIN
- Nós ficamos alojados no local mais popular das montanhas, um parque com lugar para camping mas também com bungalows e quartos. É o Discovery Parks – Cradle Mountain. Gostamos imenso e recomendamos dentro da relação preço-qualidade.
- Para quem procura mais comodidade e glamour, com serviço de restaurante, as melhores opções são o Cradle Mountain Wilderness Village , o Peppers Cradle Mountain Lodge e o Cradle Mountain Hotel.
DIA 4 | VIAJAR NA TASMÂNIA – Trilhos na Cradle Mountain – Lake Leake – Bicheno
No dia seguinte vá até ao Centro de Visitantes de Cradle Mountain e prepare um dia de trilhos pela cordilheira. Este é um dos melhores locais da Austrália para fazer trilhos e, definitivamente, o melhor da Tasmânia.
1. Cradle Mountain
Uma vez no Centro de Visitantes terá que levar consigo o passe dos Parque Nacionais para lhe ser atribuído um bilhete grátis para apanhar um bus transfer para o local onde quer começar os seus trilhos no parque. O roteiro que lhe vamos sugerir é exactamente igual ao que fizemos, já que consideramos ser uma opção maravilhosa.
- Apanhe o shuttle bus até Ronny Creek, uma das paragens no Cradle Mountain.
- Faça o trilho que vai de Ronnys Creek até ao Crater Lake (cerca de 1 hora)
- Suba depois desde Crater Lake até Marions Lookout (cerca de 1 hora, ida e volta).
- Regresse ao Dove Lake Lookout.
- Faça depois o Wombat Pool Track até chegar ao Lake Lilla (cerca de 45 minutos).
- No Lake Lilla faça o Lake Lilla Track até ao Dove Lake Boatshed (cerca de 30 minutos).
- Depois apanhe o Dove Lake Track até chegar a Glacier Rock (cerca de 30 minutos).
- Volte depois para trás até ao car park onde apanhará o shuttle bus para o Centro de Visitantes.
NOTA – O total da caminhada deve demorar cerca de 6 horas, com paragens para fotografias e almoço. Nós começamos às 8h da manhã e terminamos às 15h, incluindo o tempo dos transfers. Não se esqueça que deve registar-se na entrada e na saída do trilho.
2. Lake Leake e viagem entre Cradle Mountain e Bicheno
Depois de terminar os trilhos pegue no carro e faça a viagem entre Cradle Mountain e Bicheno. Pelo caminho vale a pena parar no Lake Leake, uma paisagem surreal, com árvores mortas junto ao lago. Parece um cenário apocalíptico.
3. Bicheno
Quando chegar a Bicheno aproveite para dar uma voltinha pela povoação. É uma povoação piscatória, pequena e muito tranquila. Na altura certa até poderá ver pinguins nas suas praias.
ONDE ALOJAR-SE EM BICHENO OU COLES BAY
A povoação de Bicheno é o local ideal para se alojar se quiser visitar o parque Nacional de Freycinet no dia seguinte, especialmente se tiver um orçamento limitado. Se estiver com um orçamento mais folgado, Coles Bay é mais popular e uma das zonas mais turísticas da Tasmânia.
- BICHENO – Em Bicheno nós alojámo-nos no Bicheno Cabin Park. Ficamos numa cabine do estilo roulotte fixa com dois quartos, cozinha, sala e casa de banho. Era um autêntico mini apartamento muito bom. Pagámos 80€/noite. Para duas pessoas, em estilo quarto duplo, foi o mais barato que encontramos porque não reservamos com antecedência. Se pretende algo diferente e mais cómodo veja o Beachfront Bicheno, o Bicheno by the Bay ou o Diamond Island Resort. Se é um viajante sozinho, o Bicheno Backpackers pode ser uma boa opção.
- COLES BAY – Em Coles Bay tem alojamentos cheios de glamour e muito bonitos, embora mais caros. As melhores opções são o Freycinet Resort, o Freycinet Lodge ou o Edge of the Bay Resort. Uma opção mais económica é o BIG4 Iluka on Freycinet.
DIA 5 | VIAJAR NA TASMÂNIA – Bicheno – Coles Bay – Freycinet – Swansea – Arthurs Prison – Hobart
No dia seguinte pegue no carro e dirija-se ao Centro de Visitantes do Parque Nacional de Freycinet.
1. Freycinet National Park
O parque nacional de Freycinet é um parque costeiro e a maioria dos trilhos são pela costa, pelas praias e para apreciar as belas praias e baías da região. Dentro do parque há trilhos muito bonitos mas o ex-libris deles todos é o Wineglass Bay Lookout, onde se vê a baía e praia de Wineglass. Para além desse trilho (cerca de 30 minutos), os locais que não pode perder são:
- Hazards Beach
- Wineglass Bay Beach
- Cooks Beach
- Bryans Beach
- Honeymoon Bay
- Richardsons Beach
- Sleepy Bay
- Cape Tourville Lighthouse and Lookout
- Friendly Beaches
2. Swansea e as vinhas da Tasmânia
Pegue no carro em seguida e aproveite para almoçar na pequena vila de Swansea, mais uma vila piscatória, bastante calma. Pelo caminho vai passar por algumas adegas e quintas produtoras de vinho, onde fazem provas. Vale a pena parar e provar.
3. Port Arthur Prison
Siga depois para Arthus Prison, uma das prisões que existiam na Taamânia e que recebiam os piores marginais do Reino Unido. As visitas são muito educativas e valem a pena.
4. Hobart
Ao final do dia chegue a Hobart, descanse e prepare-se para regressar a casa (ou seguir viagem).
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 237 a 241 – VIAJAR NA TASMÂNIA – O que ver e fazer na Tasmânia num roteiro de 5 dias (Mar 2020)
Olá Carla! Adorei seu roteiro e vou usar como base. Tenho uma dúvida, irei chegar em Hobart 8:30am e vou pegar um carro no aeroporto. Saindo de lá após as 9am, da um tempo legar se Eu seguir sentindo Mount Field? Pensei em deixar pra conhecer a cidade de Hobart no último dia completo. Obrigada!!