GREAT OCEAN ROAD – Visitar a estrada mais bonita da Austrália

GREAT OCEAN ROAD - Visitar a estrada mais bonita da Austrália

Fazer a Great Ocean Road é uma das experiências que não deverá perder em qualquer viagem pela Austrália. Se estiver numa road trip, e já tiver veículo próprio, não tem desculpa, e se estiver a viajar pela Austrália usando os autocarros, como a Greyhound, não deixe de alugar carro, nem que seja por uns dias, para percorrer esta estrada maravilhosa, a Great Ocean Road.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

A estrada Great Ocean Road, que é oficialmente conhecida como B100, percorre a costa australiana a sudoeste de Melbourne, ligando as cidades de Geelong e Warrnambool, num total de 270 km, mas a secção que normalmente se entende como “Great Ocean Road” é a que liga as localidades de Torquay e Port Campbell, num total de 255 km, e a sua grande atracção é a porção de costa caracterizada pelas altas falésias escarpadas e formações rochosas, esculpidas pelas ondas do imenso mar austral, conhecidas como “12 Apóstolos”, a jóia da Great Ocean Road.

Veja aqui como obter o visto para a Austrália.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

Mas fazer a Great Ocean Road é muito mais do que isso. Parques nacionais com vegetação centenária, pequenas localidades costeiras, sendo algumas estâncias balneares desde o século XIX, praias visitadas por baleias no Inverno e por surfistas no Verão, faróis que iluminaram o caminho dos barcos que transportavam os primeiros migrantes europeus, florestas de eucalipto povoadas por coalas, e ainda a possibilidade de fazer vários percursos a pé junto à costa banhada pela convergência dos oceanos Pacífico, Índico e Austral.

Consulte o nosso guia de viagem pela Austrália, desde Cairns até à Great Ocean Road.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

QUANDO FAZER A GREAT OCEAN ROAD


A costa sudoeste australiana tem Verões quentes e invernos moderados, logo pode fazer a Great Ocean Road em qualquer altura do ano. No entanto, diferentes épocas do ano têm diferentes aspectos positivos e negativos para visitar a Great Ocean Road. Os meses de Outubro-Novembro e Março-Abril acabam por ser os mais indicados para fazer a Great Ocean Road. Nos meses de Verão, especialmente de Dezembro a Fevereiro, o bom tempo impera, mas o calor é muito e pode haver perigo de incêndios, enquanto que, de Maio a Setembro, o frio e a chuva são a regra, mas a grande atracção são as baleias, em especial ao largo de Warrnambool na Great Ocean Road.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

COMO FAZER A GREAT OCEAN ROAD


Para fazer a Great Ocean Road terá de começar por chegar a Melbourne, de onde poderá dirigir-se para a cidade de Geelong e a costa sudoeste.

Pode pesquisar e comprar aqui o seu voo para Melbourne.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

1. Fazer a Great Ocean Road por conta própria

A melhor forma de fazer a Great Ocean Road é de forma independente, em veículo próprio ou alugado, pois isto permite-lhe-á desfrutar de tudo o que a Great Ocean Road tem a oferecer de uma forma mais relaxada, incluindo ficar alojado ao longo do caminho.

Faça aqui a sua simulação, escolha a tarifa mais barata e alugue o seu carro para fazer a Great Ocean Road.

NOTA: Quando conduzir na Austrália na Great Ocean Road, prepare-se para algumas novidades: conduz-se pelo lado esquerdo da estrada, o carro normalmente é de mudanças automáticas e o volante é do lado direito. No entanto, se conduzir devagar e com precaução na Great Ocean Road, rapidamente se adaptará. Mais vale prevenir do que remediar, por isso faça como nós e adquira um seguro contra todos os riscos, de preferência no balcão da empresa de aluguer de carros, pois normalmente é mais barato do que online (e com melhores condições).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

Se tiver vários dias para fazer a Great Ocean Road, uma excelente opção é intercalar dias de carro na Great Ocean Road com dias de andar a pé. A Great Ocean Walk é um trilho de vários dias entre Apollo Bay e Twelve Apostles, mas também há a alternativa de fazer percursos mais pequenos.

Veja aqui o nosso artigo sobre a Great Ocean Walk.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

2. Fazer seguro de viagem para a Great Ocean Road

Viajar na Austrália não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo principalmente porque vai deslocar-se frequentemente e fazer actividades na natureza, como caminhadas e o Cartão Europeu de Saúde não funciona na Austrália. Ao fazer a Great Ocean Road, consideramos essencial ter seguro de viagem, para além, claro, do seguro do carro.

NOTA: Nunca menospreze a probabilidade de encontrar cobras ao longo da Great Ocean Road, em particular durante as paragens nos miradouros, por isso caminhe sempre com precaução e olhando para onde põe os pés.

Compre aqui o seu seguro de viagem IATI e se usar este link terá 5% de desconto

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Austrália. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

3. Fazer a Great Ocean Road em excursão organizada

Se não quiser fazer a Great Ocean Road por conta própria, há a opção de a fazer a Great Ocean Road em excursão organizada, geralmente desde Melbourne. Tem a desvantagem de ser muito mais a correr, mas a vantagem de não ter de se preocupar com a condução e a organização da viagem.

Reserve aqui o seu lugar numa excursão de um dia completo à Great Ocean Road a partir de Melbourne.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

Uma opção também a considerar para a Great Ocean Road, de forma a ter mais tempo para desfrutar da Great Ocean Road, é fazer uma excursão organizada de dois dias.

Marque aqui a sua excursão de dois dias à Great Ocean Road, com uma noite em camping.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

ONDE SE ALOJAR AO FAZER A GREAT OCEAN ROAD


Antes, durante ou depois de fazer a Great Ocean Road, deverá alojar-se em alguma das cidades ao longo da estrada (excepto se fizer por excursão organizada de um dia). Há várias hipóteses, mas as localidades mais óbvias são Torquay (ponto de partida da Great Ocean Road), Apollo Bay (ponto de partida da Great Ocean Walk), Princetown e Port Campbell, ambas a alguns quilómetros de Twelve Apostles, e finalmente Warrnambool (ponto final da Great Ocean Road).

1. Onde se alojar em Torquay

2. Onde se alojar em Apollo Bay

3. Onde se alojar em Princetown

4. Onde se alojar em Port Campbell

5. Onde se alojar em Warrnambool

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

FAZER A GREAT OCEAN ROAD


A Great Ocean Road acabou por ficar para a nossa segunda visita à Austrália, juntamente com a Tasmânia, depois de termos viajado nas Filipinas. Depois de termos feito a Great Ocean Walk, fizemos a parte mais ocidental da Great Ocean Road a partir de Princetown, e no dia seguinte fizemos a estrada de volta para Torquay (e depois até Melbourne) na Great Ocean Road.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

Não recomendamos fazer, no entanto, neste sentido, pois a Great Ocean Road é, por vezes, bastante estreita e não é possível parar o carro para quem se desloca nesse sentido. Todas os miradouros com paragens estão localizados do lado esquerdo da estrada da Great Ocean Road, isto é, acessíveis apenas a quem se desloca de Torquay para ocidente (a existência de traços contínuos e curvas apertadas e sem visibilidade não permitem manobras perigosas). A seguir apresentamos as nossas sugestões de lugares e experiências a não perder quando fizer a Great Ocean Road.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

Roteiro de viagem para fazer a Great Ocean Road

O ideal é fazer a Great Ocean Road em dois ou três dias.

  • Se optar por fazer a Great Ocean Road em dois dias, visite do ponto 1 ao ponto 22 num dia. Do ponto 22 ao ponto 27 no segundo dia.
  • Se optar por fazer em três dias, divida o primeiro dia em dois, já que lhe precisará mais tempo para explorar. Divida do 1 ao 15 e depois do 16 ao 22. Acredite que três dias não é demais para fazer a Great Ocean Road de carro.
Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

1. Visitar Geelong, o início da Great Ocean Road

Geelong é segunda maior cidade do estado de Vitória e é ali que começa a estrada B100, a Great Ocean Road. Junto ao mar, a Bellarine Peninsula é, há muito, destino de fim de semana para os habitantes de Melbourne, com adegas famosas pelo seu pinot noir. Quem faz a Great Ocean Road, no entanto, faz-se logo ao caminho em direcção a Torquay.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

2. Visitar Torquay

A Great Ocean Road propriamente dita começa em Torquay, considerada a capital do surf na Austrália, local de nascimento de marcas hoje famosas como a Rip Curl e a Quicksilver. É uma das cidades australianas com um ritmo de crescimento maior, e as suas praias atraem cada vez mais visitantes.

Marque aqui uma aula de surf de duas horas em Torquay.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

3. Visitar Bells Beach

Bells Beach é uma praia mítica no imaginário de todos os amantes do mar e do surf, sendo ponto de encontro de surfistas desde os anos 30. É ali que decorre uma das etapas mais importantes do circuito mundial Rip Curl Pro e foi cenário da cena final do famoso filme “Ruptura Explosiva”, com Keanu Reeves e Patrick Swayze (embora as filmagens tenham sido feitas noutra praia nos EUA).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

4. Visitar Point Addis

Perto de Bells Beach, Point Addis é outro surf break muito concorrido na Great Ocean Road. Surfistas de todas as idades convergem ali para tentar domar as ondas do mar austral.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

5. Visitar Anglesea

Anglesea é a primeira de uma série de pequenas localidades ao longo da Great Ocean Road que são estâncias balneares, destinos de Verão que vivem entre as falésias e o mar.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

6. Visitar Aireys Inlet

Em Aireys Inlet, a grande atracção é o farol Split Point Lighthouse, um dos faróis mais emblemáticos da chamada “Shipwreck Coast”, e símbolo das dificuldades que muitos navios, pessoas e mercadorias passaram para chegar à Austrália.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

7. Visitar Lorne

Lorne é uma das estâncias balneares originais da Great Ocean Road e é ali que se começa a entrar no domínio do Great Otway National Park, um dos parques nacionais cujo território abarca a zona da estrada.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

8. Visitar o Great Otway National Park e Erskine Falls, a cascata da Great Ocean Road

Em Lorne, estamos em pleno território do Great Otway National Park, e a floresta domina o terreno. São muitos os cursos de água que cruzam as montanhas para desaguar no mar ou em rios maiores, e são várias as quedas-de-água que se podem admirar. Uma das mais bonitas e impressionantes são as Erskine Falls, perto de Lorne.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

9. Visitar o Teddys Lookout

Quando fizemos a Great Ocean Road não tínhamos conhecimento deste miradouro perto de Lorne, mas não deixe de ir ao topo da George Street para ter vistas privilegiadas da própria estrada.

10. Visitar o Mt Defiance lookout

Poucos quilómetros à frente de Lorne, o Mt Defiance Lookout é outro miradouro com óptimas vistas da costa, quer para oriente quer para ocidente. (neste lookout passámos por uma cobra que se encontrava na berma da estrada)

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

11. Visitar o Wye River

Wye River é uma pequena povoação em frente ao mar, procurada por surfistas, e onde também há escolas de surf. Tem um pequeno parque de merendas, onde pode parar para descansar e, embora enquanto conduzir não deve beber, dizem que lá se encontra um dos melhores pubs da Austrália.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

12. Visitar Kennet River para ver a biodiversidade na Great Ocean Road

Em Kennet River, a grande atracção é um passeio (chamado Kennett River Koala Walk) por uma estrada, a pé ou de carro, que começa na localidade e onde terá oportunidade de observar pássaros coloridos e, com sorte, coalas em estado selvagem.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

13. Visitar Cape Patton Lookout

Alguns quilómetros à frente de Kennet River, a depois de passar o cabo, deve parar no Cape Patton Lookout, para mais uma bela vista da costa.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

14. Visitar Apollo Bay Coastal Reserve, a costa selvagem da Great Ocean Road começa aqui

Antes de chegar a Apollo Bay entrará numa zona que é Reserva Costeira e que tem rochas junto ao mar com formações curiosas chamadas pias, esculpidas pela acção da água.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

15. Visitar Apollo Bay, na alma da Great Ocean Road

Apollo Bay é uma pequena cidade, mas uma das maiores na estrada, com boas infraestruturas para o turismo opções de alojamento de preço acessível. Não se esqueça de subir ao Marriners Lookout, um excelente ponto para observar a localidade e a paisagem.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

16. Visitar Shelley Beach

Depois de Apollo Bay, a Great Ocean Road afasta-se do mar, mas não se esqueça de fazer um pequeno desvio e visitar a Shelley Beach. Ali, poderá fazer um pequeno percurso (1,5 h) com início e fim no Shelley Beach Picnic Area.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

17. Visitar Cape Otway, uma paragem obrigatória na Great Ocean Road

Em pleno território do Cape Otway National Park, quando a Great Ocean Road envereda pela floresta, não se esqueça de fazer outro desvio em direcção ao mar, para ir dar ao segundo ponto mais a sul da costa australiana, e onde poderá visitar o Cape Otway Lighthouse, construído em 1848 e o farol mais antigo da Austrália. Ali, poderá fazer um pequeno percurso (1,5 h) com início e fim no Cape Otway Light-Station Carpark.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

18. Visitar Castle Cove lookout

Voltando à Great Ocean Road, esta regressa depois à costa, em Glenaire, onde deverá parar num pequeno car-park para depois caminhar apenas algumas dezenas de metros até chegar a Castle Cove Lookout, de onde terá belas vistas domar e da costa circundante.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

19. Visitar Johanna Beach, aventura na Great Ocean Road

Alguns quilómetros à frente de Glenaire, um desvio pela Red Johanna Road leva à bela Johanna Beach. Ali poderá fazer um percurso a pé de cerca de 2 km ao longo da praia.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

20. Visitar The Gables Lookout

Voltando à Great Ocean Road, esta volta a afastar-se da costa, passando por Lavers Hill, e depois volta a aproximar-se. Deve fazer um desvio pela Moonlight Head Road e chegará ao Gables Car-Park, de onde poderá fazer um pequeno percurso a pé (20 min) até ao The Gables Lookout.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

21. Visitar Wreck Beach, a praia mais enigmática da Great Ocean Road

Do Gables car-park deve voltar para trás, mas depois virar logo à esquerda para ir até ao Wreck Beach Car-Park. De lá, poderá fazer um percurso a pé (2 h) até à Wreck Beach (o qual implica descer e subir, com dificuldade moderada).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

22. Visitar Princetown, paragem obrigatória na Great Ocean Road

Princetown é pouco mais do que uma saída na Great Ocean Road, mas tem a grande vantagem da sua localização, sendo o sítio mais perto de Twelve Apostles com infraestruturas de alojamento e restauração.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

23. Visitar os Twelve Apostles, o local mais belo da Great Ocean Road

Os chamados “Doze Apóstolos” são a grande atracção da Great Ocean Road e são uma série de formações rochosas esculpidas pela força da água, chuva e vento. Foram conhecidas anteriormente por outros nomes, mas este pegou por razões comerciais, apesar de nunca terem sido doze (agora são sete, após o colapso de uma em 2005).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

23.1. Percorrer a Walk Victoria’s Icons Lookout

Antes de chegar a Twelve Apostles, não deixe de parar no Walk Victoria’s Icons Lookout, um marco na Great Ocean Walk e de onde se pode admirar alguns dos Twelve Apostles, numa perspectiva que é famosa.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

23.2. Percorrer os Gibson Steps

Mais à frente, não deixe de visitar os famosos Gibson Steps, cerca de 90 degraus num caminho que dá acesso ao mar descendo pela falésia. Quando nós estivemos lá, o acesso à praia estava fechado, mas se estiverem abertos, vão desde o topo da falésia até à Gibson Beach, proporcionando vistas fabulosas da costa.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

23.3. Visitar os Twelve Apostles

Finalmente, chegará ao 12 Apostles Visitor Centre, onde pode refrescar-se com uma bebida e preparar-se para conhecer mais de perto os “12 Apóstolos”. Ali também poderá cruzar-se com caminhantes da Great ocean Walk, já que ali é o ponto final da grande caminhada.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

Há um pequeno percurso a pé que se faz até às plataformas de observação, onde poderá admirar as formações impressionantes que o tempo consegue esculpir pela acção dos agentes erosivos. E esta paisagem está permanentemente a mudar, ocorrendo o colapso de alguns pilares e a formação de outros.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

24. Visitar o Loch Ard Gorge Area, um ponto alto na Great Ocean Road

Os Twelve Apostles localizam-se no Port Campbell National Park, mas não são a única atracção do Parque. Se continuar a estrada para ocidente, em direcção a Port Campbell, verá que há muitas razões para não acabar a Great Ocean Road em Twelve Apostles. Em particular, a Loch Ard Gorge Area tem vários pontos de interesse, numa porção da costa tão traiçoeira quanto bela, com uma longa história de naufrágios. Há uma série de percursos a pé que podem facilmente ocupar uma tarde inteira. Pode, claro, seleccionar aquilo que quer ver.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

24.1. Visitar o Loch Ard Wreck Lookout

Ali poderá visitar o Loch Ard Wreck Lookout, de onde se vê o sítio do naufrágio mais famoso da zona, o do navio Loch Ard, que ali naufragou a 1 de Junho de 1878, depois de uma viagem de 3 meses entre Inglaterra e Melbourne, sobrevivendo apenas duas pessoas, de um total de 54 (uma história tipo Titanic, um aprendiz e uma menina de família, mas que não resultou numa história de amor).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

24.2. Visitar o Loch Ard Cemetery

Perto pode também passar pelo Loch Ard Cemetery, cemitério onde foram enterrados alguns dos corpos recuperados do naufrágio.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

24.3. Visitar a Island Archway Lookout

Não deixe de dar um saltinho ao Island Archway Lookout, onde pode admirar uma formação rochosa que já foi em forma de ponte com arco, mas que colapsou em 2009 e agora são dois pilares de rocha distintos (chamados Tom e Eva, em honra dos dois sobreviventes do naufrágio).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

24.4. Visitar a The Razorback

Na ponta leste da Loch Ard Gorge Area pode admirar o Razorback, uma formação rochosa espectacular, com a forma de lâmina, e que resiste à acção das ondas. No seu flanco é possível observar a estratificação da rocha e as marcas da água, sempre em interacção com a rocha.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD, a estrada mais bonita da Austrália

24.5. Visitar o Mutton Bird Lookout

No Mutton Bird Lookout, pode admirar uma pequena ilha famosa por ser uma colónia de pássaros que ali fazem a sua nidificação em Janeiro e Fevereiro, para depois migrarem para o Pacífico norte.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

24.6. Visitar a Thunder Cave

Fazendo um percurso a pé mais para oeste, chega-se à Thunder Cave, uma reentrância das rochas que termina numa gruta onde as ondas entram e saem furiosamente e com estrondo.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

24.7. Visitar o Brokenhead e Sheerbrook River

Mais à frente da Thunder Cave, há outro percurso que o leva a Brokenhead, uma pequena península de onde se têm vistas fabulosas sobre uma baía, atrás da qual desagua o Sheerbrook River (o percurso para ver o rio é mais longo e não o fizemos).

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

25. Visitar Port Campbell, uma paragem obrigatória na Great Ocean Road

Port Campbell é uma aldeia costeira, a 15 quilómetros de Twelve Apostles, e tem uma história de naufrágios famosos, dos muitos que ocorreram na costa agreste entre Cape Otway e Port Fairy, dominada por rochas escondidas e nevoeiro frequente.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

25.1. Visitar o Port Campbell Lookout

Mesmo dentro da localidade, o Port Campbell Lookout é um miradouro de onde terá boas vistas sobre a cidade e sobre o mar.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

25.2. Visitar o The Arch Lookout

Poucos quilómetros à frente de Port Campbell, encontrará um pequeno desvio que o levará ao Arc Lookout, onde poderá admirar uma formação rochosa que tem a forma de um arco. Apresse-se porque este tipo de formação é instável e mais cedo ou mais tarde deixará de existir!

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

25.3. Visitar o The London Bridge

Um pouco mais à frente, outro desvio leva ao London Arch, anteriormente conhecido como London Bridge. A sua forma, com dois arcos, lembrava a da sua homónima em Londres, mas em Janeiro de 1990 o arco mais perto da costa colapsou, deixando dois turistas momentaneamente isolados na então ilha mais recente do mundo!

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

25.4. Visitar o The Grotto

Um pouco à frente da London Bridge, o The Grotto é uma formação geológica do tipo “sinkhole”, sendo que degraus em madeira o levam ao fundo da falésia.

26. Visitar o Bay of Islands Coastal Park, um dos lugares mais belos da Great Ocean Road

Pouco à frente do The Grotto, encontra-se a localidade de Peterborough, e aí começa o Parque Costeiro de Bay of Islands, onde a espectacular costa continua, com baías e formações rochosas dignas de séries de Tv como a “Guerra dos Tronos”. Não deixe de fazer este último troço da Great Ocean Road.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

26.1. Visitar a Bay of Martyrs

Logo depois de passar Peterborough, não deixe de visitar esta bela baía, com cerca de 2,5 km, e dentro da qual se distinguem duas baías (Crofts Bay e Massacre Bay). O nome destas baías tem a ver com a história sangrenta do confronto entre europeus e a população indígena, mas hoje, quando o sol reflecte na água e o céu se põe cor-de-rosa, todas as más vibrações são postas de parte.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

26.2. Visitar a Bay of Islands

Alguns quilómetros mais à frente, encontrará a Bay of Islands, uma paisagem tão, ou mais, espectacular que Twelve Apostles. Pode escolher entre duas plataformas de observação e obter uma imagem perfeita ao pôr-do-sol do Mar Austral e das torres de pedra na belíssima Bay of Islands.

Esta é realmente uma forma maravilhosa de terminar a Great Ocean Road e algo que ficará na sua memória.

Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália
Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália

27. Visitar Warrnambool, o final da Great Ocean Road

Warrnambool é o ponto final da Great Ocean Road, mas poucos são aqueles que até ali vão. É uma cidade grande, com cerca de 30.000 habitantes, e antiga estação baleeira, agora famosa pela observação dos grandes cetáceos, entre Maio e Setembro, que ali vão ter as suas crias (dizem que o melhor spot é a Logan’s Beach whale-watching platform).


Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 247 a 248 – Fazer a GREAT OCEAN ROAD de carro, a estrada mais bonita da Austrália (Mar 2020)

Se vai viajar para a Austrália estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Austrália, na costa leste, desde Cairns até Sidney e Melbourne, num roteiro com percurso para 30 dias, que ainda lhe permite ir a Uluru e à Great Ocean Road. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
  • VIAJAR NA GRANDE BARREIRA DE CORAL DA AUSTRÁLIA – Este é um guia de viagem para viajar na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa leste, desde Cairns até Brisbane, num roteiro com percurso para 20 dias, permitindo-lhe conhecer o melhor da Austrália. Está cheio de dicas práticas para viajar na Austrália, lugares a visitar, transportes, onde dormir, comer, actividades a fazer, ilhas a conhecer, tours a realizar, etc.
  • VISITAR SYDNEY – Se procura as melhores dicas para visitar Sydney este artigo é para si. Sydney é uma das cidades mais incríveis da Austrália e nós mostramos-lhe todos os lugares e dicas que não pode perder.
  • VISITAR ULURU – AYERS ROCK – Uluru, no Território do Norte, é um dos locais mais incríveis para visitar na Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Uluru de forma independente ou em tour.
  • VISITAR MELBOURNE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Melbourne e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis da Austrália.
  • VISITAR A GOLD COAST DA AUSTRÁLIA – Um artigo com roteiro para 15 na Gold Coast na Austrália entre Brisbane e Sydney, com dicas para viajar, lugares a visitar, transportes e alojamentos.
  • VISITAR BYRON BAY – Visitar Byron Bay é uma das maiores experiências que pode fazer na Austrália. A cidade tem um ambiente ligado ao surf fabuloso e muito bom para descasar uns dias. As dicas para visitar Byron Bay estão aqui neste artigo.
  • VISITAR A GREAT KEPPEL ISLAND – A Great Keppel Island é o segredo mais bem guardado na Austrália. Em plena Barreira de Coral Australiana tem algumas das melhores praias da Austrália.
  • ILHAS WHITSUNDAY E AIRLIE BEACH – Visitar Airlie Beach e explorar as ilhas Whitsunday será, com certeza, um dos pontos altos de qualquer viagem à Austrália. Dicas para visitar a cidade, as ilhas e a praia de Whitehaven Beach, uma das mais belas do mundo estão neste artigo.
  • VIAJAR NA TASMÂNIA – Um artigo cheio de dicas e roteiro para explorar a ilha da Tasmânia com tudo o que precisa de saber para se alojar, deslocar, o que visitar e o que experimentar e fazer.
  • GREAT OCEAN ROAD – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar e percorrer uma das estradas mais belas do mundo.
  • GREAT OCEAN WALK – Este é um dos melhores trilhos do mundo com mais de 100 km ao longo da costa do sul da Austrália. E este é o artigo que lhe permite ajudar a preparar a sua viagem.
  • VISITAR HOBART – Hobart é a capital da ilha australiana da Tasmânia. É uma cidade fabulosa para começar a preparar a viagem na Tasmânia mas também uma bela cidade para visitar. Este é um artigo cheio de dicas para visitar Hobart.
  • VISITAR ADELAIDE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Adelaide e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis da Austrália.
  • VISITAR ALICE SPRINGS – Alice Springs, no Território do Norte, é uma das cidades mais incríveis do centro da Austrália. Neste artigo encontrará todas as dicas que precisa para visitar Alice Strings.
  • PASSAGEM DE ANO EM SYDNEY – Tudo o que precisa de saber para passar a passagem de ano em Sydney numa das passagens de ano mais incríveis do mundo.
  • VISITAR SURFERS PARADISE – Uma das cidades mais visitadas na Austrália, na Gold Coast, onde surf e praia fazem as delícias dos visitantes. As dicas para visitar Surfers Paradise estão neste artigo.
  • VISITAR BRISBANE – Um artigo com todas as dicas que precisa para visitar Brisbane e aproveitar para conhecer uma das cidades mais incríveis da Austrália.
  • VISITAR FRASER ISLAND – A Fraser Island é um dos locais mais bonitos da Austrália e vale a pena inclui-lo no seu roteiro de viagem. Neste artigo encontrará tudo o que precisa para conhecer este pedaço selvagem da Austrália.
  • VISITAR AGNES WATER – Agnes Water e cidade de 1770 são duas localidades incríveis para conhecer na costa leste da Austrália. Todas as dicas que precisa estão neste artigo.
  • VISITAR A MAGNETIC ISLAND – Se procura encontrar cangurus, walabis e koalas em estado selvagem tem que rumas a Magnetic Island. Nós contamos-lhe tudo neste artigo para descobrir este pedaço selvagem da Austrália.
  • VISITAR CAIRNS – Cains é a porta de entrada na Austrália e um dos lugares obrigatórios a conhecer se quiser ver a Grande Barreira de Coral da Austrália. Todas as dicas, lugares a visitar e tours em Cairns estão neste artigo.
  • VISTO DA AUSTRÁLIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Austrália está neste artigo.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

18 Comentários

  1. top..estava procurando os efeitos muito bom, melhor dica
    obrigado, já estou aplicando em meus projetos.

  2. taí uma viagem que sonho em fazer de motorhome! os cenários são maravilhosos, a cada curva é um paraíso! espero visitar em 2022.
    adorei q vc falou o lado que tem paradas e como evitar os acidentes

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Angela. Essa viagem na Great Ocean Road é mesmo maravilhosa. É demais!

  3. Eu fiz a Great Ocean Road 2x em 2000, quando morava na Austrália. Uma viagem incrível que eu repetiria mais 100x. Adorei o post, parabéns!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É maravilhosa, a estrada da Great Ocean Road ,no sul da Austrália, é fantástica.

  4. Quanta paisagem incrível! Muito legal ler coisas diferentes sobre a Austrália e que fogem um pouco de Sydney e Melbourne. Adorei esse passeio e faria com certeza.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Diego. A Great Ocean Road é maravilhosa. Já alguma vez viajaste na Austrália? Se um dia fores vais adorar a GWR.

  5. Cinematográfica, esta Great Ocean Road, os 12 apóstolos são um espectáculo maravilhoso. Mas ver baleias deve ser incomparável. A Austrália faz parte dos sonhos do meu filho, por isso um dia quero aproveitar as vossas dicas.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Ruthia, ver as baleias durante um trilha da Great Ocean Walk ou da Great Ocean Road deve ser das mais coisas mais maravilhosas que pode acontecer na Austrália. Deve ser um sonho.

  6. Eu não sou exatamente uma fã de road trips, mas já viajei bastante de carro, pelo Brasil e pelo mundo. As últimas viagens de carro que nós fizemos foi pela África do Sul e pela Califórnia: ambas esplêndidas!
    Fazer a Great Ocean de carro deve ser dessas viagens inesquecíveis e espero um dia fazer!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Nós também não somos os maiores fãs, aliás evitamos mesmo. Para além de fazer a Great Ocean Road de carro também fizemos a Great Ocean Walk, a pé, cerca de 116 km. E gostamos muito mais. Acredita?

  7. Sempre tive vontade de visitar a Austrália mas não conhecia a Great Road. Qual, quanta atração incrível para visitar e, realmente, parece a mais bonita do país. Fiquei apaixonada e não vejo a hora de poder usar todas as dicas!

  8. plsj diz: Responder

    Muito Obrigado!
    Continuem o Vosso trabalho. Não vale a pena perder tempo a explicar o que não tem fundamento!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada pela força. Espero que consigas desenrascares-te no vídeo. Eu apostava no VSDC, tens tutorias fixes e simples na net para ires tirando as dúvidas. Força nisso!

  9. Sofia diz: Responder

    Há muito que vos acompanho, mas vou deixar de o fazer, não consigo mais. Gosto imenso de viajar e lia-vos com atenção. Percebo que continuem a sonhar com as vossas viagens e que, com isso, continuem a acreditar que fazem sonhar os outros… pessoalmente acho tão triste e até um desrespeito que, vendo que o vosso país vai sucumbir à pobreza, insistam em incentivar viagens a outros países e não façam um post (como finalmente ontem fizeram e que há tanto eu esperava ver), sobre viajar em Portugal. Talvez estejam totalmente alheados da realidade do país com tanto post sobre a vossa viagem, mas numa altura em que o país precisa tanto de todos nós, ou pelo menos daqueles que daqui a uns meses continuarão a ter ordenado, ou daqueles que daqui a uns meses não estarão na pobreza, faz-me confusão que não apelem ao nacional. Talvez isso não vos dê tantos likes, talvez isso não vos dê tantos seguidores e até tanto dinheiro a ganharem, mas há alturas em que, como já dizia JFK, não devemos perguntar o que a nossa pátria pode fazer por nós. Mas devemos perguntar o que é que eu posso fazer por ela… e para quem criticou tanto o governo de ter fechado fronteiras e ter deixado milhares de portugueses espalhados pelo mundo (parece que afinal não os deixou para atrás, ou pelo menos os que quiseram regressar), não é capaz de fazer nada pelo seu país?! Desculpem-me mas isso diz muito sobre cada um de nós e a minha consciência diz-me que neste momento não precisamos de viajar para fora do país para sermos felizes, ou para fazermos alguém feliz. E não, não vale a pena respostas moralistas, que este comentário também não é moralista, é apenas uma opinião de desilusão face à vossa atitude, enquanto seguidor esperava mais, pois sabemos bem o peso que os blogs de viagens com inúmeros seguidores podem ter… mas enfim, não somos todos iguais. Ninguém tem obrigação de nada, mas se não formos capazes de olhar para o que está ao nosso lado e estender a mão, não somos assim tão especiais. Fiquem bem!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Sofia, não é uma resposta moralista a que lhe vou dar. Sobre as partilhas em Portugal, estamos há mais de duas semanas a partilhar nas redes sociais artigos que temos aqui no blogue sobre Portugal. Fazemos uma sugestão por dia de lugares para viajar em Portugal. Como pode perceber não podemos viajar mais para criar conteúdo novo. Para além disso, estamos a trabalhar num projecto cá dentro para quando as viagens forem possíveis. Não posso ficar agradada com a forma como cobra de nós uma postura quando não faz ideia do que estamos a fazer. Lamento que assim seja. Entristece-me. Não sei se já percebeu mas este ano, o nosso blogue é o nosso trabalho, e, tal como todos os portugueses que ficaram ou ficarão sem emprego, nós também ficamos, os dois. Sabe quanto vamos ganhar em Abril? Zero! Não preciso de lhe dizer, nem a si, nem a ninguém. Não preciso de fazer publicidade disso porque ninguém tem nada a ver com a nossa vida financeira, muito menos vir aqui julgá-la. Nós somos viajantes responsáveis e, como tal, tínhamos artigos em atraso sobre a nossa viagem de Volta ao Mundo. E vamos partilha-los todos, porque independentemente da opinião de quem nos segue, o que interessa é aquilo que nós achamos que devermos fazer(e de consciência tranquila). A Sofia pode ter muitas opiniões e julgar-nos o quanto quiser, mas não sabe o tudo o que se passa deste lado. Tínhamos trabalhos que fizemos (e já recebemos por eles) a quem temos que dar retorno. E vamos fazê-lo. Não somos irresponsáveis nem deixamos quem apostou em nós na mão. Nós não incentivamos a viajar para fora de Portugal. Nós incentivamos a viajar. Mas o que é que isso importa? Ao contrário do que expressa no seu texto, nós não somos os causadores do mal nem no mundo nem no nosso país. Calma!

  10. plsj diz: Responder

    Olá!
    Parabéns pelo Vosso trabalho!
    Qual o software que aconselham de edição de vídeo, preferencialmente em português, para principiantes?
    Obrigado.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá! Olha, nós enquanto não nos dedicamos ao vídeo a sério usamos o Movie Maker, do windows. Dá bem para começar e para fazer coisa engraçadas. Depois, começamos a usar o VSDC, que é um programa grátis que podes fazer o download na internet. É mais ou menos intuitivo, mais avançado e dá para fazer muita coisa. É óptimo para começar gratuitamente. Agora, usamos o Adobe Premiere Pro mas é pago. É o melhor de todos mas não é nem fácil, nem barato. Nós tiramos um curso de edição de vídeo para começar a trabalhar com ele. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.