Acordámos no nosso hostel em pleno centro de Tbilisi. A capital da Geórgia é uma cidade interessantíssima e poderia ocupar-nos durante vários dias, mas o nosso itinerário é apertado e tínhamos de prosseguir viagem em direcção aos mosteiros da Arménia. Era tempo de dizer adeus à Geórgia e passar a fronteira para a Arménia.
De Tbilisi, foi uma curta viagem até chegarmos à fronteira de Sadakhlo. Ali os procedimentos foram rápidos, isto é, tanto quanto podem ser na passagem de fronteiras nesta região do mundo. O carapau Oliveira quase que ficou retido no controlo porque na foto do passaporte está meio vesgo e o senhor da alfândega desconfiou das diferenças… Esclarecido este assunto com um trocar de olhos, assinada uma declaração quanto à bagagem, e comprado o seguro do carro, estávamos prontos para prosseguir.
Na Arménia, a qualidade do piso das estradas diminuiu consideravelmente em comparação com o seu vizinho. Muitos e enormes buracos obrigam a uma condução cuidada, ao contrário de muitos condutores arménios que se lançam furiosamente na estrada. Quando não eram os buracos, era a estrada em construção, parcialmente em terra batida, que dificultava a nossa progressão.
Rapidamente, também nos apercebemos que o país em geral apresenta um grau de desenvolvimento ainda baixo. Os prédios de apartamentos parecem saídos directamente da época soviética, o parque automóvel é bastante antigo e degradado, e todo o ambiente parece um pouco parado no tempo.
A caminho de Yerevan, resolvemos visitar algumas das maiores atracções turísticas do país. A Arménia foi a primeira nação do mundo a converter-se ao Cristianismo no início do século IV, e ainda hoje essa tradição antiga se faz sentir na identidade nacional. Alguns mosteiros quase milenários são alvo de orgulho nacional e atraem turistas nacionais e estrangeiros, embora estes últimos sejam poucos por estas bandas.
O mosteiro de Haghpat foi a nossa primeira paragem, destacando-se pela sua localização e pelo belo conjunto de edifícios, com uma arquitectura fora do comum e com várias estelas funerárias (khachkars) com representações lindíssimas de cruzes cristãs. Dentro de uma das igrejas, os carapaus cantaram à capela e puderam atestar da excelente acústica do local. Um dos mais belos mosteiros da Arménia. Pelo caminho ainda visitámos o mosteiro de Sanahin e as povoações industriais da região.
A seguir, visitámos o complexo monástico de Saghmosavank, localizado de frente para um vale escarpado espectacular, esculpido pelo rio Kasagh. O interior da igreja, com a sua cúpula, e o seu exterior competiram assim pela nossa atenção. Mais um belo exemplar dos mosteiros da Arménia.
Neste dia, queríamos chegar ao nosso destino um pouco mais cedo, para podermos descansar. Resolvemos ficar alojado numa bed & breakfast na cidade de Ashtarak, a poucos quilómetros de Yerevan, a capital da Arménia. Depois de nos instalarmos e descansarmos um pouco, saímos para jantar, experimentando um grelhado arménio. Não era nenhuma especialidade, mas a fome atacava, pois o dia tinha sido muito intenso e a comida do dia tinha sido toda em movimento.
Estava na hora de recolher ao nosso alojamento e descansar. Os dias seguintes serão passados na Arménia, a descobrir um pouco deste país quase desconhecido para a maior parte dos europeus. E ainda haviam tantos mosteiros da Arménia para descobrir.
Se vai viajar para a Geórgia, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA GEÓRGIA – Um artigo muito completo com tudo o que precisa de saber para viajar na Geórgia, de Verão e de Inverno, cheio de dicas de transporte e de lugares para visitar.
- VISITAR KAZBEGI – Um artigo com dicas para viajar em Kazbegi, nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia e já próximo da fronteira com a Rússia.
- VISITAR KUTAISI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kutaisi, na Geórgia, está neste artigo. Com dicas para visitar os mosteiros e as grutas nas redondezas.
- VIAJAR NA ABECÁSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar um país que não existe, a região da Abcásia, que reclama independência da Geórgia.
- ROTEIRO NA GEÓRGIA E ABECÁSIA – O roteiro da nossa viagem na Geórgia e também para visitar e viajar na Abecásia.
- VIAJAR NA ARMÉNIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Arménia, está neste artigo.
Relatos da nossa viagem do Rally Mongol e que passou pela Geórgia e pela Arménia
- RALLY MONGOL – O RESGATE DA BURRINHA
- RALLY MONGOL – DA ARMÉNIA A NAGORNO KARABAKH
- RALLY MONGOL – VISITAR NAGORNO KARABAKH – Tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Nagorno Karabakh.
- RALLY MONGOL – VISITAR YEREVAN E O LAGO SEVAN – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pela Arménia.
- RALLY MONGOL – EXPLORAR OS MOSTEIROS DA ARMÉNIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pelos mosteiros da Arménia.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO A GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem na Geórgia.
- RALLY MONGOL – FRONTEIRA TURQUIA E GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem, cruzando a fronteira entre a Turquia e a Geórgia e depois a chegada a Batumi.