Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ATUEL em San Rafael | Argentina

Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | Argentina

Tenho 4 horas de viagem pela frente desde Mendoza. O autocarro segue pela ruta 40, a estrada mais importante da Argentina, que liga a Terra do Fogo ao norte, na fronteira boliviana. Dirijo-me para San Rafael, outra das cidades da província de Mendoza. São cerca de 300 km e decidi, em vez de apanhar o transporte público, fazer um tour até ao canhão de Atuel, Cañon de Atuel. O autocarro cruza de forma monótona as planícies desérticas do centro argentino.

.

Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | Argentina

O oásis vinícola de Mendoza ficou para trás e, tirando o oásis de San Carlos, o resto da paisagem é desoladora. Durante algum tempo consigo ver do lado direito os Andes mas, também eles acabam por desaparecer. Vou cochilando. A paisagem é demasiado monótona e eu adormeço. Pelo caminho ainda atravesso a reserva natural de Sierra de las Quijadas e consigo ver duas vicunhas.Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | ArgentinaÉ quase meio-dia quando o autocarro pára no miradouro do Cañon de Atuel. O rio Atuel talhou um canhão relativamente profundo e estreito ao longo de 67 km. Esta obra da natureza permitiu colocar a descoberto camadas sucessivas de materiais rochosos e sedimentos distintos fazendo deste percurso uma autêntica viagem verniana ao centro da Terra.Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | ArgentinaEnquanto penetro o interior do canhão por estradas de terra batida que serpenteiam as suas vertentes abruptas, Elisa, a guia, vai explicando aquilo que vou vendo. Apesar de não ter formação em geografia ou geologia, Elisa é extremamente informativa e é uma amante da beleza singular deste local. Vai alertando para as mil e uma formas ímpares por que passamos e, inclusive, mostra-nos discordâncias na forma como os materiais estão ligados devido aos movimentos tectónicos e posteriores deposições. Enquanto ouvia as suas explicações sentia-me quase numa visita de estudo no Cañon de Atuel.Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | ArgentinaViagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | ArgentinaO Cañon de Atuel apresentou em tempos uma vigorosidade muito maior. Face a um desnível de 450 m, o governo argentino decidiu criar um conjunto de barragens que permitem a produção de energia eléctrica. Hoje existem 4 barragens nesta secção do Atuel, sendo que a última criou uma albufeira de beleza invulgar, cujo aproveitamento para turismo de aventura permitiu dinamizar a região. São várias as ofertas aos visitantes: rafting, canoagem, tirolesa, btt e orientação. Estas atracções parecem dinamizar mais o turismo nacional do que o estrangeiro, o que não deixa de ser curioso. Aproveito para almoçar algo num restaurante. Junto-me a um casal neo-zelândes e 3 italianos que vivem na Suiça. Conversamos, partilhamos experiências de viagens, dicas, etc. Um casal argentino foi fazer tirolesa e duas dinamarquesas de meia-idade aguardam sentadas na margem da albufeira.Viagem ao centro da Terra no CANHÃO DE ACTUEL em San Rafael | ArgentinaSão horas de regressar. Voltamos à ruta 40 por mais 4 horas. Mais uma vez tenho a noção da dimensão deste país. São quase 22h quando chego a Mendoza e venho feliz depois de ter conhecido e explorado o Cañon de Atuel.

Marque aqui os seus tours e passeios Canhão de Atuel

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

1 Comentário

  1. O que menos gosto é a pagina principal, se imprimida gasta 18 folhas A4. É muito grande, talvez te venha ajudar a mudar isso. Beijos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.