Explorando USHUAIA, uma cidade no fim do mundo | Argentina

Explorando os encantos de USHUAIA, uma cidade cheia de encantos no fim do mundo | Argentina

Existem cidades que, quando o seu nome é pronunciado, nos impressionam imediatamente, criando nas nossas mentes uma série de imagens a elas associadas, quer seja pelo seu significado histórico, cultural ou geográfico. Ushuaia é uma dessas cidades. A sua singular posição geográfica distingue-a das demais e, sendo a cidade mais austral do mundo, tem a si associada uma aura de inacessibilidade e de limite do mundo. Porto de saída dos barcos que se dirigem para o continente gelado da Antárctida, é como se o mundo que conhecemos acabasse ali, algo que é resumido no epítome da “Cidade do Fim do Mundo”.

.

A verdade é que, na aldeia global que habitamos hoje, poucas regiões do mundo são verdadeiramente inacessíveis e, neste caso, com três viagens de avião (Porto-Madrid-Buenos Aires-Ushuaia), cheguei então ao “fim do mundo”. Na realidade, andar de avião não é viajar; é deslocar-se entre lugares. Não se tem a noção das distâncias, do tipo de terreno que se atravessa, das dificuldades que se teria no caso da viagem ser por terra ou mar. Mas, para quem tem férias de duração limitada, há que poupar tempo! Ainda assim, pude apreciar, pela janela do avião, a imensidão da região das pampas da Argentina e a beleza da chegada, aterrando no aeroporto de Ushuaia. O sol brilhava por entre nuvens, e a Terra do Fogo recebeu-me com uma mistura estonteante de cores: o azul dos canais e lagos, o castanho e vermelho das montanhas (já que aqui estamos no Outono) e o branco dos cumes nevados. Prometia… Explorando os encantos de USHUAIA, uma cidade cheia de encantos no fim do mundo | Argentina

Cheguei a Ushuaia sabendo que a Carla se me juntaria, vinda do outro lado do canal Beagle, da ilha Navarino, território chileno. Pela internet confirmei que chegaria no dia seguinte, pela manhã. Aproveitei então para explorar a baixa da cidade, muito turistica, cheia de hostels, lojas de desporto e restaurantes. No extremo este da baixa, encontra-se o museu marítimo da cidade, onde se pode explorar a génese histórica da cidade, que começou como uma colónia penal em 1884, fazendo parte de um plano do governo argentino de povoação desta região. A prisão infame de Ushuaia deteve, entre 1902 e 1947, os piores criminosos do país, que trabalharam nas infraestruturas que permitiram o crescimento da cidade.Explorando os encantos de USHUAIA, uma cidade cheia de encantos no fim do mundo | ArgentinaDesci então para a beira-mar. O sol brilhava e as montanhas que se erguem mesmo atrás da cidade exibiam os seus cumes nevados.

Cidade costeira e na extremidade do continente, o porto de Ushuaia é um parte essencial da dinâmica da cidade, misturando o tráfego turístico de barcos que saem diariamente, navegando o canal Beagle, e permitindo aos turistas observar a fauna caracteristica desta região (embora parece que os pinguins já se foram para outras bandas…), com os cargueiros que chegam e partem carregados de mercadorias. Apesar do sol brilhar e o céu estar quase limpo, soprava um vento forte e gelado. É que, apesar de estarmos a uma latitude de apenas 50 graus sul, a verdade é que a Antárctida está a menos de 1000 km de distância, influenciando por mar e ar o clima da Terra do Fogo, e isso sente-se!Explorando os encantos de USHUAIA, uma cidade cheia de encantos no fim do mundo | Argentina

No dia seguinte, esperei no porto pelo barco que trazia a Carla. Os barcos turísticos regressavam já das excursões matinais e nada de Carla! Só tinha falado com ela em Portugal, antes de ela sair de barco de Punta Arenas. Será que viria no próximo barco?… Finalmente, aproxima-se um bote de borracha, e dele sai uma rapariga de gorro e óculos escuros, com uma mochila nas costas e outra à frente, e que, mal sai do bote, a primeira coisa que faz é tirar uma foto do porto. Chegou a minha Carla!

Descobri assim que o fim do mundo não existe porque, onde quer que nós estejamos, existe sempre alguém do outro lado do mundo, ou na ilha mais próxima, em quem nós pensamos e por quem esperamos. E esse alguém, que também pensa em nós, um dia chegará até nós. A partir daqui, a viagem por terras argentinas e chilenas será a dois.Explorando os encantos de USHUAIA, uma cidade cheia de encantos no fim do mundo | Argentina

Marque aqui os seus tours e passeios

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Eu e o Rui agradecemos muito. 🙂

  2. Simplesmente fascinado com suas viagens, o tanto de cultura que transmitem, seu estilo simples e agradável de contar suas voltas pelo mundo. Que Deus os abençôe, agora e sempre!

    RSensei – Japan
    rs-japan@hotmail.com

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.