1º dia de Trekking no Aconcágua
Apanhei o bus das 6h da manhã em Mendoza rumo a Ponte del Inca. No terminal, as pessoas já se amontoavam para comprar bilhete. Quando eu e Verónica chegamos deveriam ser umas 5.30h. Rapidamente compramos os bilhetes e entramos no autocarro. Depois de três horas e meia chegamos a Los Penitentes. Teríamos que sair aí porque precisávamos de ir buscar gás. Esperava-nos Osvaldo, um amigo de Christian. Vendeu-nos o gás e levou-nos no seu jipe até Horcones, o local onde deveríamos iniciar o Trekking no Aconcágua. Fizemos o check-in na entrada do parque. Entregaram-nos um saco-plástico numerado para recolhermos lixo e devolver no dia de check-out.Começamos o nosso percurso às 11h da manhã. Revi a laguna Espelho, o Miradouro e a laguna Horcones e apanhamos o trilho que nos vai levar ao acampamento de Confluência. Resolvemos caminhar cerca de duas horas sem parar.O objectivo era fazer uma pausa para o almoço por volta das 13.30h. No entanto, quando íamos parar para almoçar avistamos umas tendas e percebemos que estávamos próximo do acampamento. Sendo assim, decidimos prosseguir e só almoçar no acampamento. Fizemos o percurso em pouco mais de duas horas e meia. Foi óptimo.Chegamos a Confluência, a 3400m de altitude, e dirigimo-nos ao guarda-parques para fazer o check-in. Está tanto frio… ainda tentei entrar na habitação do guarda mas ele prontamente disse “não”.Montamos a tenda com ventos fortíssimos. O vento arrastava tudo e o frio congelava-nos as pontas dos dedos. Ao fim de meia hora tinhamos a tenda montada, rodeada por pedras (a única forma de evitar que o vento a arrastasse pelo ar) e com as coisas lá dentro.Entramos e almoçamos. Estava imenso vento e por isso passamos o resto da tarde dentro da tenda a conversar. Só por volta das 18h o vento deu algumas tréguas e nós pusemos a cabeça cá fora.
2º dia no Trekking no Aconcágua
Chegamos ao local onde pensamos ser Plaza Francia. Contemplamos o Cerro Aconcágua e os seus glaciares. A imponência da montanha é realmente impressionante. Estou rendida. Não temos a certeza se estamos na Plaza Francia porque não encontramos a placa. O meu altímetro marca uma altitude superior à da Plaza. Talvez tenhamos apanhado o trilho errado quando subimos. No entanto, dali já não podemos progredir mais.O vento continua e tememos que esteja muito mau quando descermos e tivermos que atravessar a área das moreias desagregadas e do glaciar. Resolvemos descer. Não comemos nada ali, embora o projecto inicial fosse almoçar. O vento e o frio era tal que resolvemos descer mais um bocado para comer.
3º dia Trekking no Aconcágua
Tirei algumas fotos mas devido ao tempo que apanhei não pude contemplar e aproveitar o local como desejaria. É um sentimento que é algo recorrente quando estamos em altitude. Nunca se aproveita aquilo que se quer!Depois de almoçar, descemos até Confluência. Chegamos ao acampamento por volta das 15h. No total caminhamos cerca de 7 horas, quatro para cima e três para baixo. Também em Confluência o vento está muito forte. Recolhemos à tenda completamente esgotadas. Deitamo-nos e deixamo-nos adormecer. Só por volta das 19h o vento amainou e pudemos sair. O céu está limpo e o sol brilha mas está bastante frio. Pouco depois do pôr-do-sol, recolhemos à tenda, fizemos o nosso jantar (desta vez sopa) e deitamo-nos para mais uma noite. Desta vez, ainda mais fria do que a anterior.
Se vai viajar para a Argentina estes são os artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA PATAGÓNIA – Dicas de viagem e os melhores lugares para conhecer na Argentina e no Chile.
- VISITAR BUENOS AIRES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Buenos Aires e os bairros da capital da Argentina.
- VISITAR EL CHALTÉN – Tudo o que precisa saber para fazer os trilhos do Parque Nacional dos Glaciares.
- VISITAR O GLACIAR VIEDMA – Trekking e escalada no glaciar da Argentina.
- VIAJAR NA ARGENTINA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Argentina.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA ARGENTINA – Roteiro de lugares que deve incluir na sua viagem pela Argentina.
- VISITAR VALE DE LA LUNA – ARGENTINA – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale da Lua no norte da Argentina.
- VISITAR A PENÍNSULA DE VALDES – Tudo o que precisa de saber para visitar a Península de Valdes na Patagónia argentina.
- VISITAR PUNTA NINFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Punta Ninfas e as colónias de animais na Patagónia.
- VER DINOSSAUROS NA ARGENTINA – Tudo o que precisa de saber para visitar os lugares que têm mais evidências de dinossauros na Argentina.
- VISITAR PUERTO MADRYN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Puerto Madryn, a entrada para a península de Valdes.
- PARQUE NACIONAL LOS ALERCES – Um artigo sobre um dos parque nacionais argentinos menos visitados mas maravilhoso.
- VISITAR ESQUEL – O lugar onde está o velho Expresso da Patagónia.
- VISITAR PUERTO DE SAN JULIAN – Um artigo sobre a visita ao local onde Fernão Magalhães atracou na Patagónia.
- VISITAR BOSQUE PETRIFICADO DE SARMIENTO – Um artigo sobre o bosque petrificado na patagónia argentina.
- PERITO MORENO – Um artigo sobre o glaciar, o homem e a cidade de Perito Moreno na Argentina.
- VISITAR EL CALAFATE – Tudo o que precisa de saber para visitar El Calafate e o glaciar Perito Moreno, na Argentina.
- VISITAR A TERRA DO FOGO – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha da Terra do Fogo na Argentina.
- VISITAR USHUAIA – Tudo o que precisa de saber sobre a cidade mais a sul do planeta Terra.
- CRUZAR OS ANDES DO CHILE PARA A ARGENTINA – Um artigo sobre a experiência de viajar de autocarro entre a Argentina e o Chile, atravessando as montanhas dos Andes.
- VISITAR SAN IGNÁCIO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas jesuítas desta área da Argentina.
- SEGUINDO OS PASSOS DE CHE GUEVARA – Um artigo em busca das origens e histórias de Che Guevara, na Argentina.
- VISITAR CÓRDOBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Córdoba, na Argentina.
- VISITAR O IGUAÇU – ARGENTINA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a parte argentina das cataratas do Iguaçu.
- VISITAR O IGUAÇU NO BRASIL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a parte brasileira das cataratas do Iguaçu.
- VIAJAR ENTRE O URUGUAI E A ARGENTINA
- VISITAR DELTA DO PARANÁ – Tudo o que precisa de saber para visitar Rosário e o delta do Paraná na Argentina.
- VISITAR ROSÁRIO – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rosário, no norte da Argentina.
- VISITAR EL BOLSON – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Bolson, no norte da Patagónia.
- VISITAR O PARQUE NACIONAL DE LANIN – Tudo o que precisa de saber para explorar os trilhos deste parque nacional da Argentina.
- RUTA DE LOS SIETE LAGOS – Tudo o que precisa de saber para explorar e fazer a Ruta de los Siete Lagos na Argentina.
- CERRO TRONADOR – Tudo o que precisa de saber para subir e fazer o trilho do Cerro Tronador, na Argentina.
- CERRO CATEDRAL – Tudo o que precisa de saber para subir e fazer o trilho do Cerro Catedral, na Argentina.
- VISITAR BARILOCHE – Tudo o que precisa de saber para visitar Bariloche, a capital dos trilhos no norte da Patagónia argentina.
- TRILHO 3 DIAS NO ACONCÁGUA – Tudo o que precisa de saber para fazer o trilho de 3 dias no Cerro Aconcágua.
- VISITAR A QUEBRADA DE HUMAHUACA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pumamarca, Jujuy e Tilcara.
- VISITAR AS SALINAS GRANDES – Tudo o que precisa de saber para visitar as Salinas Grandes desde Salta, no norte da Argentina.
- VISITAR QUEBRADA DE CAFAYATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a Quebrada das Conchas na Argentina.
- VISITAR SALTA – Um artigo com o tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Salta na Argentina.
- VISITAR O CANHÃO DE ACTUEL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o canhão desde Mendoza em tour.
- VISITAR MENDOZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Mendoza, na Argentina.
- VISITAR O ACONCÁGUA EM TOUR – Tudo o que precisa de saber para visitar o parque Providencial do Aconcágua em Tour.
Olá Marcos,
Eu aluguei o material numa agência chamada Limite Vertical. Só aluguei a tenda, o isolador, o fogão e os bastões. Eu tinha levado saco-cama e todo o material pessoal. No entanto, eles alugam isso tudo, incluindo luvas, cantil, casacas, calças, etc. Para o material que eu aluguei gastei cerca de 15 euros porque foi a dividir por mim e pela rapariga italiana. O total ficou perto dos 30 euros. A tenda e o fogão foram para as duas, só o resto foi individual. O rapaz que nos atendeu foi o filho do dono, o Christian, e é muito simpático. Podes falar com ele para que te arranje um bom preço.
Espero ter ajudado. 🙂
Oi, Carla
Estou pensando em fazer uma parada de alguns dias no Aconcágua em março, e queria saber mais ou menos quanto vocês gastaram alugando material. Alugaram só coisas de acampamento ou também coisas de uso pessoal? (Cantil, Luva)?
Obrigado!