Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA – De Pumamarca, Jujuy e Tilcara | Argentina

Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Uquia e Tilcara | Argentina
A 90 km de Salta, o rio grande de Jujuy atravessa uma quebrada magnífica de Humahuaca num percurso de mais de 200 km. Declarada Património Natural e Cultural pela UNESCO, a quebrada atrai cada vez mais visitantes.
Percorrendo o vale e serpenteando sedimentos, o rio atravessa várias povoações andinas de montanha. A primeira, e talvez a mais emblemática, é Purmamarca. Aqui, uma vertente exibe um leque de sedimentos e rochas com várias cores criando a maior atracção turística da quebrada: o “Cerro de las 7 colores”. Os viajantes percorrem centenas de quilómetros para ver este fenómeno da natureza e passar aqui uns dias relaxados. Purmamarca é uma aldeia bastante pequena onde o turismo foi crescendo e com ele vieram os vendedores de artesanato. Maioritariamente bolivianos (já que a Bolívia está a meros 80 km de distância), os emigrantes concedem a esta área da Argentina um ar bastante diferente do resto do país. Nas ruas vende-se artesanato local e boliviano. Os restaurantes vendem empanadas e pratos de lama.
Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Ucia e Tilcara | Argentina
Um pouco mais a norte, Tilcara, uma outra aldeia, exibe ruínas de uma cidade pré-colombiana (Pucará) bem preservada no topo de uma colina sobranceira ao vale. As vistas são magníficas. A quebrada exibe as suas cores matinais e os numerosos cactos que “povoam” o local conferem um ar bastante árido à paisagem. Estes cactos foram, durante a guerra da independência, vestidos pela população local para assustar os exércitos chilenos e os fazer crer que o número de argentinos nesta área do país era muito maior do que o era na realidade.
Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Ucia e Tilcara | ArgentinaCruzando o Trópico de Capricórnio, materializado no terreno por um relógio de sol, sigo viagem em direcção a Humahuaca, a aldeia que baptiza a quebrada.
Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Ucia e Tilcara | ArgentinaEsta é a maior povoação do vale de Humahuaca e a sua igreja é a principal atracção. Com um altar em ouro, atrai bastantes visitantes de toda a Argentina. Almoço num restaurante local e experimento as delícias regionais: humitas, estufado de lama e queijo de cabra com doce de coyote (xila). Completamente satisfeita vou percorrendo as ruas da aldeia. Aparentemente poderia estar em qualquer povoação boliviana e até as pessoas que encetam conversa comigo são originárias desse país.
Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Uquia e Tilcara | ArgentinaEstá na hora de regressar, mas não sem antes fazer uma paragem em Uquía, um lugar bem pequeno com apenas uma capela e meia dúzia de habitações. No entanto, esta capela conserva, para além de um altar em talha dourada, uma colecção de pinturas de soldados criados por artistas da escola cuzquenha. Cá fora, as crianças brincam numa praça caiada de branco e tentam vender quinoa, um cereal típico boliviano.
Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Uquia e Tilcara | ArgentinaRegresso a Salta, atravessando a quebrada e a sua magnífica exibição de cores. A determinada altura passo por uma área designada “palete do pintor”. É fácil perceber porquê. A resposta está exposta na paisagem.
Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA e as povoações de Pumamarca, Jujuy, Uquia e Tilcara | Argentina
Com uma pequena paragem em San Salvador de Jujuy, continuo o meu caminho e alcanço Salta já no final do dia.

Marque aqui os seus tours e passeios em Humahuaca

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Olá Alexandre,

    Que pena não nos termos encontrado por lá. Teria sido interessante. Já tenho saudades de uma boa conversa em português! 😉
    Quem sabe não nos encontramos pelo sul!
    beijos

  2. Olá Carla,

    Pelos vistos, hoje nao nos encontrámos por mero acaso. Também acabei de chegar a Salta, vindo da Quebrada de Humahuaca. É exactamente como você diz! Amanha, sigo para San Pedro do Atacama, atravessando o Paso Sico. Boa viagem. Gostei da sua reportagem!

    Beijo,

    Alexandre Correia

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.