Visitar a QUEBRADA DE HUMAHUACA – De Pumamarca, Jujuy e Tilcara | Argentina
Colocado em
A 90 km de Salta, o rio grande de Jujuy atravessa uma quebrada magnífica de Humahuaca num percurso de mais de 200 km. Declarada Património Natural e Cultural pela UNESCO, a quebrada atrai cada vez mais visitantes.
Percorrendo o vale e serpenteando sedimentos, o rio atravessa várias povoações andinas de montanha. A primeira, e talvez a mais emblemática, é Purmamarca. Aqui, uma vertente exibe um leque de sedimentos e rochas com várias cores criando a maior atracção turística da quebrada: o “Cerro de las 7 colores”. Os viajantes percorrem centenas de quilómetros para ver este fenómeno da natureza e passar aqui uns dias relaxados. Purmamarca é uma aldeia bastante pequena onde o turismo foi crescendo e com ele vieram os vendedores de artesanato. Maioritariamente bolivianos (já que a Bolívia está a meros 80 km de distância), os emigrantes concedem a esta área da Argentina um ar bastante diferente do resto do país. Nas ruas vende-se artesanato local e boliviano. Os restaurantes vendem empanadas e pratos de lama.
Um pouco mais a norte, Tilcara, uma outra aldeia, exibe ruínas de uma cidade pré-colombiana (Pucará) bem preservada no topo de uma colina sobranceira ao vale. As vistas são magníficas. A quebrada exibe as suas cores matinais e os numerosos cactos que “povoam” o local conferem um ar bastante árido à paisagem. Estes cactos foram, durante a guerra da independência, vestidos pela população local para assustar os exércitos chilenos e os fazer crer que o número de argentinos nesta área do país era muito maior do que o era na realidade.
Cruzando o Trópico de Capricórnio, materializado no terreno por um relógio de sol, sigo viagem em direcção a Humahuaca, a aldeia que baptiza a quebrada.
Esta é a maior povoação do vale de Humahuaca e a sua igreja é a principal atracção. Com um altar em ouro, atrai bastantes visitantes de toda a Argentina. Almoço num restaurante local e experimento as delícias regionais: humitas, estufado de lama e queijo de cabra com doce de coyote (xila). Completamente satisfeita vou percorrendo as ruas da aldeia. Aparentemente poderia estar em qualquer povoação boliviana e até as pessoas que encetam conversa comigo são originárias desse país.
Está na hora de regressar, mas não sem antes fazer uma paragem em Uquía, um lugar bem pequeno com apenas uma capela e meia dúzia de habitações. No entanto, esta capela conserva, para além de um altar em talha dourada, uma colecção de pinturas de soldados criados por artistas da escola cuzquenha. Cá fora, as crianças brincam numa praça caiada de branco e tentam vender quinoa, um cereal típico boliviano.
Regresso a Salta, atravessando a quebrada e a sua magnífica exibição de cores. A determinada altura passo por uma área designada “palete do pintor”. É fácil perceber porquê. A resposta está exposta na paisagem.
Com uma pequena paragem em San Salvador de Jujuy, continuo o meu caminho e alcanço Salta já no final do dia.
Se vai viajar para a Argentina estes são os artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
VIAJAR NA PATAGÓNIA – Dicas de viagem e os melhores lugares para conhecer na Argentina e no Chile.
VISITAR BUENOS AIRES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Buenos Aires e os bairros da capital da Argentina.
VISITAR EL CHALTÉN – Tudo o que precisa saber para fazer os trilhos do Parque Nacional dos Glaciares.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Que pena não nos termos encontrado por lá. Teria sido interessante. Já tenho saudades de uma boa conversa em português! 😉 Quem sabe não nos encontramos pelo sul! beijos
Pelos vistos, hoje nao nos encontrámos por mero acaso. Também acabei de chegar a Salta, vindo da Quebrada de Humahuaca. É exactamente como você diz! Amanha, sigo para San Pedro do Atacama, atravessando o Paso Sico. Boa viagem. Gostei da sua reportagem!
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Olá Alexandre,
Que pena não nos termos encontrado por lá. Teria sido interessante. Já tenho saudades de uma boa conversa em português! 😉
Quem sabe não nos encontramos pelo sul!
beijos
Olá Carla,
Pelos vistos, hoje nao nos encontrámos por mero acaso. Também acabei de chegar a Salta, vindo da Quebrada de Humahuaca. É exactamente como você diz! Amanha, sigo para San Pedro do Atacama, atravessando o Paso Sico. Boa viagem. Gostei da sua reportagem!
Beijo,
Alexandre Correia