Visitar o PARQUE NACIONAL DE LANIN e fazer trilhos | Argentina
Colocado em
Situado nas margens do lago Lacar, San Martin de los Andesostenta o título de “vila mais bonita da Patagónia”. Embora, eu entregasse o título à vizinha Villa la Angostura, a realidade é que a sua localização a torna um grande centro turístico, especialmente para os Argentinos. Depois de ter passado algumas horas relaxada nas margens do lago, resolvi explorar os arredores. Escolhi San Martin como base para exploraro Parque Nacional de Lanin.
Fundado em 1937, este é um dos mais belos parques nacionais da Argentina e um dos menos visitados pelos turistas estrangeiros. A abundância de património natural ímpar neste país faz com que os turistas tenham que seleccionar os locais que visitam, o que deixa frequentemente o Parque Nacional de Lanin fora dos roteiros.
Porque o meu tempo também é limitado, optei por explorar a parte do lago Heuchulafqueh, no centro do parque. Para tal, tive que começar o dia bem cedo. Apanhei um colectivo de San Martin a Junín de los Andes e aí tive que aguardar uma hora para apanhar um outro, que me leva por uma estrada de terra batida, durante duas horas, até alcançar o logo Paimun. Pelo caminho é necessário fazer o registo de entrada no parque e pagar 50(Ar).
Sigo as margens do lago Heuchulafqueh e tenho que encostar a cabeça à janela. Não que esteja mal disposta, nada disso, mas porque estou estupefacta com a magnificiência do Parque Nacional de Lanin.
Quando chego a Paimun contemplo este pequeno lago e a igreja isolada construída na sua margem. Estarei no céu?
Com uma área de 3795 km2, o ex-libris do parque é o vulcão Lanin que, com os seus 3776 m, domina a paisagem da região. Hoje, o vulcão está adormecido e exibe gigantescos glaciares na sua face sul. O Perito Moreno, no sul da Patagónia, exibe uma parede de gelo com 60 m de altura. Aqui, os glaciares do Lanin são maiores. Um tem uma parede com 90 m, e o outro com 120 m.
Infelizmente, a ascensão ao cume não foi para mim. Ao que pude apurar é bastante técnica e exigente. Quem sabe se no futuro não voltarei aqui? Sendo assim, limito-me a contemplar de longe a cratera completamente tapada pelos glaciares e desfrutar do Parque Nacional de Lanin.
O Parque Nacional de Lanin tem a particularidade de proteger um ambiente glaciar e um ambiente vulcânico. Os glaciares, que hoje estão restritos à face sul do Lanin, moldaram esta paisagem e o seu gelo escavou os vales, agora ocupados pelos lagos glaciares. Existem vários lagos, mas o expoente máximo é o lago Huechulafquen, que em língua mapuche significa “navegar alto”, já que se encontra à cota de 900 m. O maior lago do Parque Nacional de Lanin está rodeado por uma floresta luxuriante de araucarias, que é determinante para os povos nativos desta região. Os Mapuches utilizam a sua resina para a elaboração de medicamentos, comem os seus frutos e utilizam a sua madeira. Para eles, a araucaria é uma árvore sagrada.
As comunidades mapuches nos dias de hoje são tão poucas, que fazem parte integrante do património do Parque Nacional de Lanin. Quando percorro a margem do lago no colectivo apercebo-me claramente dos locais onde se situam. São as pequenas clareiras na floresta. A presença humana é fulcral na alteração da paisagem.
Rodeado por quatro vulcões, o lago Huechulafquen recebe materiais provenientes das erupções passadas. As margens de areia negra não deixam esquecer que estamos numa região vulcânica. No entanto, o ex-líbris é o rio de lava solidificado que escorre pela vertente e “desagua” no lago.
A entrada da lava no lago é uma visão surpreendente porque as águas turquesas permitem ver as lavas no fundo do lago e o seu contacto com os restantes materiais.Para visitar este rio de lava, designado por Escorial, tive que apanhar um catamaran que me leva pelo lago Huechulafquen e pelo lago Epulafquen.
As vistas são extraordinárias, inclusive o vulcão Lanin ao fundo. Estou rendida a tamanha beleza. Só me apetece “comer a paisagem com os olhos”. A cor da água, as árvores mortas e caídas, os sedimentos que se espalham pelo fundo dos lagos, tudo parece perfeito.
Regresso a Puerto Canoa, o local onde apanhei o barco, e almoço na praia de areia preta. Aproveito o final da tarde para passear pelas margens do lago e relaxar no Parque Nacional de Lanin.
Ao fim do dia, novo colectivo transporta-me pela estrada de volta a Junín, onde outro me trás de volta a San Martin. Foram seis horas de viagens de colectivo para chegar e voltar ao centro do parque. Talvez, também por isto, os estrangeiros não venham para estes lados. Os turistas procuram paisagens de consumo rápido. A paciência deixou de fazer parte dos roteiros. Quando regressei no colectivo a Junín de los Andes, tirando eu e uma outra rapariga argentina, o colectivo só transportava mapuches. Talvez seja por isso que o Parque Nacional de Lanin ainda conserve esta magia e seja um dos lugares mais idílicos que já conheci.
Se vai viajar para a Argentina estes são os artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
VIAJAR NA PATAGÓNIA – Dicas de viagem e os melhores lugares para conhecer na Argentina e no Chile.
VISITAR BUENOS AIRES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Buenos Aires e os bairros da capital da Argentina.
VISITAR EL CHALTÉN – Tudo o que precisa saber para fazer os trilhos do Parque Nacional dos Glaciares.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.