Visitar o DELTA DO PARANÁ em Rosário | Argentina

Visitar o DELTA DO PARANÁ a partir de Rosário | Argentina
Paraná, o segundo rio mais comprido da América do Sul, é a principal fonte de recursos hídricos da Argentina, drenando uma área de cerca de 100.000km2. Com 3990km de comprimento, o Paraná nasce no Brasil, e depois de deixar este país, serve de fronteira entre o Paraguai e a Argentina. Uma vez em território argentino, limita a oeste a chamada província de Entre-os-rios, cujo limite este é o rio Uruguai.
As águas do Paraná estão envoltas em controvérsia já que é um dos principais recursos hídricos do planeta, fazendo com que o Brasil seja uma das três potências hídricas do mundo, junto com o Canadá e a Rússia. Obviamente que tal riqueza não passa despercebida aos olhares atentos dos déspotas mundiais e, na 1ª década do séc.XXI, a filha do ex-presidente americano George Bush adquiriu várias terras no Brasil, sobre os aquíferos do rio. A guerra pela água já começou mas o mundo parece não querer ver.Visitar o DELTA DO PARANÁ a partir de Rosário | Argentina
No entanto, o que me trouxe a este local não foi a filha de George Bush, e muito menos o seu pai. O que me trouxe a este local foi o facto de Rosário ser a cidade que se localiza no ínicio do delta do Paraná. Um delta é a foz de um rio formada por vários canais ou braços do rio. São bastante comuns em rios de planícies, já que o declive favorece a acumulação de areias e aluviões. O delta do Paraná forma uma planície aluvial extensa que se estende até Tigre, próximo de Buenos Aires, onde o rio desagua no chamado rio da Prata, que mais não é do que o estuário onde se juntam os rios Paraná e Uruguai. Foi este mesmo estuário que em 1520 enganou Fernão Magalhães e quase o levou a perder a esperança de encontrar uma passagem a oeste que o levasse a oriente. Quando Magalhães enviou a nau Vitória pelo rio da Prata acima teve esperar várias semanas até que esta voltasse com notícias de que o que estavam a ver não era um mar mas a foz de um rio. Até aí, nenhum europeu tinha visto um rio tão largo. O estuário do rio da Prata mede 219 km de comprimento entre o território uruguaio e o argentino.Visitar o DELTA DO PARANÁ a partir de Rosário | Argentina
Com um autentico labirinto de pântanos e ilhas, o delta apresenta um macro-clima tropical, no seio da zona temperada. Esta situação permite o desenvolvimento de um bioma que contrasta claramente com as pampas circundantes. Uma vegetação exuberante e uma fauna variada, desde cobras, tartarugas, caimões, etc. Felizmente, eu só vi os mosquitos! Com um caudal bastante elevado todo o ano, as comunidades ribeirinhas assentam a sua economia na pesca. Hoje, uma parte do delta está protegido pelo Parque Nacional Pré-Delta, criado em 1992, e que protege 26 km2 da área total. Há várias ilhas no delta. Eu visitei duas que se encontram próximo de Rosário: Isla Invernada e Isla del Espinillo. Para tal, apanhei um barco na “Fluvial” que me levou até lá. Aí, desfrutei da beleza natural desses locais e inclusive da praia e dum banho no rio Paraná.Visitar o DELTA DO PARANÁ a partir de Rosário | Argentina

Marque aqui os seus tours e passeios

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

1 Comentário

  1. Muito interessante a parte histórica relacionada com o "nosso" Fernão Magalhães.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.