Trekking no CERRO TRONADOR, um dos trilhos mais bonitos dos Andes | Argentina

Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | Argentina

Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | Argentina

Otto Meiling é o nome do andinista alemão que trocou as montanhas dos Alpes pelos Andes, na década de trinta. Hoje, o seu nome baptiza o mais belo refúgio de montanha do parque Nahuel Huapi, no Cerro Tronador.
.

Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | ArgentinaSituado no Cerro Tronador, este refúgio era o meu objectivo para o primeiro dia de trekking do Cerro Tronador. Resolvi apanhar um autocarro do Clube Andino de Bariloche que me levou até Pampa Linda, a base dos trekkings e ascensão ao Cerro Tronador. Aí, tirei a permissão para subir a montanha e lancei-me no encalço de uma das paisagens mais transcendentes do mundo.Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | ArgentinaAs primeiras duas horas de trekking são bastante suaves e consegui manter um bom ritmo de caminhada. Entretanto cheguei a um local que se chama “caracoles”. Devia ter adivinhado que, pelo nome, o ritmo iria diminuir! Foi quase uma hora, a ritmo bastante sôfrego, para terminar esta etapa e chegar ao fim do bosque. Daí para a frente, em direcção ao Cerro Tronador, a rocha domina a paisagem. Passa-se os 1700 m e começa a Alta Montanha na Patagónia. A latitude faz com que o ambiente de alta montanha comece bastante mais cedo.Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | ArgentinaO Cerro Tronador é um cone vulcânico e, como tal, as rochas vulcânicas dominam a área. Inactivo, mas cheio de testemunhos dum passado eruptivo recente. Basaltos, traquitos, lavas… caminho sobre materiais piroclásticos e rochas eruptivas. Foi neste troço que avistei pela primeira vez o glaciar Castaño Overo. Majestosamente pendurado num vale suspenso, exibe várias quedas de água que libertam a água proveniente da ablação glaciar (perda de gelo) do verão. O glaciar parece gigantesco mas a falta de um elemento de referência, que me dê a noção de escala, não me deixa ter a noção do tamanho desta massa de gelo. No parque falaram-me em 80m de altura…
Na última hora de subida sigo entre dois glaciares. Agora tenho o Castaño Overo do lado esquerdo e o Alerces do lado direito. Sinto-me muito bem acompanhada. Estou de rastos com tamanha beleza.Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | Argentina

Um casal de condores dos Andes sobrevoa-me. Não parecem ter medo dos humanos. Talvez porque os que andam por aqui não fazem mal a ninguém.

No refúgio no Cerro Tronador sou recebida por Flávia, a guarda-parques que aqui trabalha. Estranha eu estar sozinha. É um comportamento recorrente. As pessoas não percebem porque faço tudo sozinha. A resposta é simples, mas no fundo tem duas razões: primeiro, gosto de testar os meus limites individuais, e segundo, até agora não encontrei ninguém com quem achasse que valeria a pena dividir o desafio.Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | ArgentinaFaço o registo no refúgio, deixo a minha mochila e saio para explorar os glaciares. A minha máquina fotográfica não se cansa de disparar. Infelizmente, no Aconcágua entrou uma pedra dentro da lente e estilhaçou-se no interior. Agora as fotos apresentam uma mancha. Não sei como resolver o problema.
Infelizmente não havia nenhum guia de montanha para o Cerro Tronador no refúgio que me pudesse levar para fazer trekking no glaciar ou escalada no gelo. Também tentei um para subir ao Pico Argentino, mas não foi possível. Sendo assim, passei o resto da tarde a explorar o lugar por minha conta e risco. Quando regresso ao refúgio conheço o pessoal que vai passar comigo a noite: um pai com dois filhos argentinos, dois casais também argentinos e um casal checo. Tinha lido no guia que a comida no refúgio era boa por isso resolvi levar a mochila mais leve e experimentar. Bem… mesmo que a paisagem não fosse avassaladora, a subida de 5 horas teria valido pelo jantar. Devo dizer que foi a melhor comida que comi na Argentina: veado assado com puré de batata e abacate! Uhmmm…
Depois de ler a biografia do Otto Meilling, um livro disponível no refúgio, peguei no saco-cama e deitei-me no colchão. Lá fora o vento sopra com força. Ouve-se assobiar… durmo como um bebé toda a noite.Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | ArgentinaDe manhã acordo com os primeiros raios de sol que entram pela janela. Levanto-me, pego na máquina fotográfica e tento aproveitar a melhor luz do dia. A natureza no seu melhor no Cerro Tronador. É lindo.
Trekking no CERRO TRONADOR, uma das montanhas com os trilhos mais bonitos dos Andes | ArgentinaArranjo as minhas coisas, tomo o pequeno-almoço e começo a descer em direcção a Pampa Linda. São cerca de 3 horas e meia. Almoço junto ao rio Manso, cujas águas geladas e esbranquiçadas não convidam a um mergulho. Aproveito o resto da tarde para me estender ao sol na relva a contemplar o Cerro Tronador. Quero voltar aqui; um dia quero subir esta montanha e, tal como Otto Meilling, sinto que o Cerro Tronador, com os seus 3491 m, apoderou-se de parte do meu coração.

Marque aqui os seus tours e passeios no Cerro Tronador

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

4 Comentários

  1. Anónimo diz: Responder

    Muito obrigada, Carla!
    Em breve estarei neste lugar maravilhoso!
    bjs!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Que maravilha. 🙂

  2. Anónimo diz: Responder

    Oi Carla,
    vi o relato da sua viagem para o Refúgio Otto. Adorei, principalmente pq estou indo para lá na próxima semana.
    Estou tentando descobrir se a estrada até a entrada do parque (onde é feito o registro) é mão única em alguns horários e onde deixar o carro enquanto estiver no refúgio. Vc pode me ajudar?
    Muito obrigada, Fernanda

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Fernanda,

      Eu apanhei um transporte público por isso não serei a pessoa ideal para te responder. No entanto, é certo que até à entrada do parque podes levar o carro e a circulação é nos dois sentidos. Depois de entrares no parque ainda tens que conduzir duas horas até chegares a Pampa Linda. Essa estrada, pelo menos no ínicio, é de dois sentidos. No final penso que também mas não tenho bem a certeza. No entanto, se a fizeres de manhã no sentido de Pampa Linda não tens problemas. Quanto a lugar para estacionar. Não tens problemas. Há um parque bastante grande e grátis mesmo em frente à sede dos Guarda-parques (onde tens que fazer o registo obrigatório). O lugar é bastante seguro.
      Aproveita e se puder ajudar mais, dispõe. bjinhos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.