Visitar POTSDAM, uma conferência, vários palácios e um belo passeio (desde Berlim) | Alemanha

Durante a nossa estadia em Berlim resolvemos fazer uma visita de um dia a Potsdam. Apanhámos o comboio na estação de AlexanderPlatz e em cerca de uma hora chegávamos a Potsdam. Há duas paragens onde se pode sair: Postdam Main Station ou Park Sanssouci. Decidimos sair em Park Sanssouci e começar a explorar da parte da manhã os palácios do Parque Sanssouci. Para à tarde ficariam os palácios da parte de Neuer Garten, os novos jardins. Visitámos Potsdam em Fevereiro e, apesar do frio, o céu estava limpo e não havia precipitação. No entanto, muitos dos edifícios estavam fechados e a maioria das estátuas do parque estavam entaipadas. Inicialmente ficámos um pouco desiludidos mas acabámos por relativizar pois, como o parque tinha pouca gente, pudemos explorá-lo de forma descontraída e sem multidões. Poucos eram os turistas que visitavam Potsdam nestes dias de férias de Carnaval. A maioria das pessoas que vimos no parque eram berlinenses que corriam nos muitos trilhos existentes.

O Parque Sanssouci é um belo complexo real prussiano mandado construir por Frederico, o Grande, no século XVIII, e é composto por vários palácios, jardins barrocos e edíficios apalaçados no seio de um magnífico parque. Quando saímos na estação de Park Sanssouci percorremos a Geschw-Scholl Strasse, a estrada paralela ao parque, até alcançar uma entrada lateral por onde se acedia directamente ao Palácio Charlottenhof. Este pequeno palácio estava fechado quando o visitámos mas, apesar do edifício simples, tinha uma áurea misteriosa. As heras cresciam nos jardins e o ambiente envolvente, iluminado pelos primeiros raios solares do dia, davam-lhe um brilho especial.

De seguida embrenhámo-nos no parque e fomos descobrindo variadíssimos edifícios enquanto nos dirigíamos para o palácio principal e mais visitado do complexo, o Schloss Sanssouci. Visitámos o Romische Bader, os magníficos banhos romanos inspirados numa vila italiana, que apesar de encerrado, possuía uma casa de chá, estufa e arcadas belíssimas. Os vários edíficios estavam junto ao rio que passa no parque, o que dava a este local uma localização excelente. Não havia ninguém a visitá-lo e exploramos o complexo descansados.

Seguimos para o magnífico pavilhão chinês, cuja decoração exuberante nos fez “viajar” para a corte imperial chinesa. O pavilhão data do século XVIII e acaba por ser um legado da Rota da Seda e da influência do Oriente nas sociedades ocidentais durante o Iluminismo. Um pouco mais à frente estava o Neue Kammem, os novos quartos, construído para ser um laranjal foi convertido numa ala do palácio destinado aos convidados de Frederico, o Grande, o rei da Prússia.

Depois deste belo e agradável passeio, chegámos ao Palácio de Sanssouci, imponente no cimo de uma longa escadaria. O amarelo do edifício brilhava sob os raios de sol de Inverno, contrastando com o azul do céu. A maioria das estátuas que circundavam a praça e chafariz da parte inferior do palácio estava tapada com madeira. Subimos a escadaria que nos levou até ao palácio, acompanhando as vinhas secas dos diferentes patamares. No Verão e na Primavera a visita deve ser ainda mais bonita, já que, o verde da vegetação deve fazer um belo contraste com as cores do palácio. Construído a mando de Frederico, o Grande, o palácio reflecte a sua personalidade. Na parte exterior do edifício, o corpo central está decorado com belas esculturas de influência grega.

Comprámos bilhetes de entrada para uma tour guiada em alemão (12€). Não é permitida a visita ao interior do palácio sem ser em tour e, nesta altura do ano, só havia duas tours por dia guiadas em inglês. A tour da manhã já tinha partido e a tour da tarde ficaria demasiado “tarde” para nós. Decidimos assim entrar com a tour alemã. Sabíamos que o nosso alemão era muito básico e não iríamos conseguir compreender muita da informação. No entanto, a visita foi muito agradável e, apesar de não percebermos tudo, conseguimos compreender algumas das informações, e acima de tudo pudemos contemplar o palácio de forma relaxada, já que o grupo era muito pequeno.

Este palácio de Verão é relativamente pequeno mas, como a maioria dos palácios europeus, decorado de forma exuberante em estilo Rococó. No interior, havia imensas manifestações barrocas de arte, e as dez salas que compõem o palácio estavam ricamente decoradas com pinturas, esculturas, baixos relevos e decoração incrustada nas paredes e tectos.

Seguimos em direcção ao Moinho Histórico, um moinho de vento holandês construído no parque, e ao Orangery Palace, o Palácio Laranjal.  Este atractivo palácio tem um belo jardim decorado com várias estátuas. Infelizmente,  a vegetação estava seca e o palácio tinha um ar abandonado.

O Novo Palácio de Sanssouci, no outro extremo do parque, apresenta tons vermelhos fortes mas os raios solares que nos acompanharam da parte da manhã deram lugar a um céu negro e cinzento. O palácio é magnífico e, apesar de pouco iluminado pela luz solar, impressionou-nos mais do que o Palácio de Sanssouci. Tínhamos decidido visitar o primeiro palácio e como tal, abdicamos de pagar entrada neste. Hoje, olhando para trás, penso que deveríamos ter comprado o bilhete de 19€ (Sanssouci +) que permitiria entrar em todos os palácios do Parque de Sanssouci. Na altura, pareceu-nos um pouco caro e optámos por não o fazer.  Por trás deste palácio existem vários edifícios que também merecem uma visita. Foi o que fizemos.

Os dias de Inverno eram pequenos mas ainda tínhamos tempo para visitar um dos lugares que mais nos atraia em Potsdam, o Schloss Cecilienhof. Este palácio encontra-se do outro lado da cidade de Potsdam mas alcançá-lo foi relativamente fácil. Apanhámos o autocarro 605, perto do Novo Palácio de Sanssouci, até ao centro da cidade, e aí trocamos para o autocarro 603 que nos levou até Neuer Garten. Demorámos pouco mais de meia hora nestas viagens de autocarro.

Fazíamos questão de visitar o Schloss Cecilienhof, o Palácio Cecilienhof, não porque o palácio fosse especialmente belo, nem sequer por ter sido construído em estilo inglês. A razão que nos levou ali foi o que ocorreu no final da II Guerra Mundial. Foi ali que, em Junho de 1945, se reuniu Truman, o presidente dos EUA, Winston Churchill, o primeiro-ministro  do Reino Unido, e Estaline, presidente da URSS. Ali, juntamente com as conferências de Teerão e Ialta, foi decidida a divisão da Alemanha pelas potências vencedoras, e a perda de todos os territórios alemães conquistados antes e depois da II Guerra Mundial. O clima de antagonismo económico e político entre os representantes dos EUA e da URSS terá ficado bem marcado durante a conferência e, com o passar dos anos, iria dar lugar à divisão da Alemanha em dois países com modelos distintos, a RFA, apoiada pelos EUA e potências capitalistas ocidentais, e a RDA, assente no modelo comunista e apoiada pela URSS. Foi ainda ali decidido a desmilitarização da Alemanha e a extinção das polícias secretas nazis, nomeadamente as SS, as SA e a Gestapo.

Os responsáveis pelo palácio conservaram intacta a sala onde os estadistas reuniram, assim como os quartos onde pernoitaram e alguns documentos. Hoje está transformado num museu e merece uma visita auto guiada com audio. Todos os pormenores são contados, desde aqueles ligados aos gostos pessoais e preferências dos estadistas, como os pormenores políticos da conferência. Pagámos 5€ pela visita e valeu bem a pena. Foi uma autêntica lição de história ao vivo e a cores. Foi memorável estar na sala onde foi decidido o final da II Guerra Mundial e onde se delineou o caminho que se iria seguir nos 50 anos seguintes de Guerra Fria.

Quando saímos ainda estava sol e resolvemos caminhar pelos jardins novos em direcção ao Palácio de Mármore e à outra extremidade deste parque. O Palácio de Mármore estava fechado e o seu exterior não nos impressionou especialmente. Localizado na margem do lago Heiliger See, dá a entender que é especialmente belo visto da outra margem. No final deste passeio, voltámos a apanhar o autocarro 603 para o centro da cidade e o 605 para a estação de comboio de Potsdam. Aí despedimo-nos da cidade e rumamos novamente a Berlim. Tinha sido um belo dia de passeio, cheio de lugares incríveis mas, especialmente preenchido pela história, algo que nós apreciamos particularmente.

ONDE DORMIR EM BERLIM

A localização do alojamento em Berlim é essencial para poder explorar a maioria da cidade a pé e, especialmente aproveitar a vida nocturna da cidade. O ideal é ficar alojado perto de Alexander Platz, o centro nevrálgico da cidade. Os hotéis que se seguem são óptimas opções com excelente localização e relação qualidade/preço.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.