Visitar o Muro de Berlim é algo que não deve perder quando viajar na capital da Alemanha. Durante 28 anos, a cidade de Berlim Ocidental ficou isolada da RDA e de Berlim Oriental por um muro, aquele que ficou conhecido para a História como Muro de Berlim.
Se quer saber tudo sobre a construção e queda do Muro de Berlim, veja este nosso artigo.
Este é ainda hoje um dos marcos mais importantes da cidade de Berlim e pode ser muito interessante visitar o Muro de Berlim em busca dos testemunhos que ainda restam deste muro espalhados pela cidade. Assim, aqui ficam alguns dos melhores locais para visitar o Muro de Berlim.
Marque aqui uma excursão guiada para visitar o Muro de Berlim.
1. Visitar o Muro de Berlim em East Side Gallery
O East Side Gallery é a área mais turística da cidade para visitar o Muro de Berlim. É a maior secção do muro preservada, contando com cerca de 2 km de muro transformados numa galeria de arte ao ar livre. Vários artistas do mundo pintaram motivos e imagens de alerta, criando a sensação que se observa uma galeria de arte, onde o mote é salvar o mundo das atrocidades que o homem é capaz de lhe infligir.
Esta é uma das mais belas secções do muro, e um dos melhores locais para visitar o Muro de Berlim, porque se encontra num lugar muito aprazível, junto ao rio Spree, e o passeio ao longo dos seus dois quilómetros não é nada cansativo. Este local poderá ter os dias contados uma vez que existe um projecto para demolir esta secção do muro e ali construir um condomínio de luxo. As manifestações da população têm travado o avanço da construção, mas falta saber até quando. Para melhor preparar a sua visita ao muro de Berlim, é possível sair numa estação de metro no início da secção e, entrar noutra no final, utilizando as estações de Ostbahnhof (S) e Warschauer Strasse (S e U).
2. Topografia do Terror
A Topografia do Terror é uma exposição sobre a ascensão do III Reich na Alemanha, contextualizando a forma como Hitler chegou ao poder em 1933, como ilegalizou os partidos políticos, as alterações que efectuou nos direitos dos cidadãos e a forma como evoluíram as perseguições aos judeus e a outras minorias políticas e étnicas. A exposição está patente num edifício moderno, no local onde existia o edifício que albergava a Gestapo (polícia política nazi) e as SS (unidade militar de elite nazi), e é também um local onde pode visitar o Muro de Berlim.
Esse edifício foi bombardeado pelos aliados durante a II Guerra Mundial mas as suas fundações continuam aqui, acompanhadas pela história do nazismo amplamente ilustrada com fotografias. Em frente às fundações de um edifício da Gestapo encontra-se uma secção de cerca de 200 metros do Muro de Berlim muito bem preservados desde 1990 e que é um dos melhores locais para visitar o Muro de Berlim. O muro tem apenas alguns golpes desferidos pela população na noite de 9 Novembro de 1989 (dia da queda do muro).
3. Visitar o Muro de Berlim no percurso entre as Portas de Brandenburgo e Check Point Charlie
Entre as Portas de Brandenburgo e um pouco depois do Check Point Charlie (um dos locais de passagem entre Berlim Leste e Berlim Ocidental), épossível visitar o Muro de Berlim fazendo o percurso do Muro de Berlim marcado na estrada, cruzando ruas e prédios. Seguir o seu percurso pode ser bastante interessante de visitar o Muro de Berlim e permite ter uma ideia de como o muro cortava algumas das principais artérias da cidade de Berlim. É uma forma diferente de visitar o Muro de Berlim e é obrigatório para quem quer perceber a dinâmica do muro, uma vez que no seu trajecto poderá ver os lugares 2, 4 e 7 desta lista, ligando ao mesmo tempo duas das maiores atracções turísticas de Berlim, as portas de Brandenburgo e o Check Point Charlie.
Pode comprar aqui bilhete para visitar o Museu do Muro de Berlim
4. Torre de Controlo do Muro de Berlim na Rua Erner Berger Strasse
Entre Postdamer Platz e a Topografia do Terror, se se seguir as marcas do muro representadas em Stresemann Strasse, cruza-se com uma pequena rua à esquerda, a Erner Berger Strasse, onde ao fim de cerca de 100 metros se encontra uma das poucas torres de controle do Muro de Berlim que sobreviveu. A torre foi praticamente engolida pela malha urbana da cidade e se não souber que está lá, ninguém a vai visitar. Ao lado da torre existe um pequeno parque infantil onde também existem alguns fragmentos do Muro de Berlim. Este é um dos locais curiosos que conhecerá ao visitar o Muro de Berlim.
5. Visitar o Muro de Berlim na Bernauer Strasse
A Bernauer strasse é uma das ruas que concentra mais estórias ligadas à história do Muro de Berlim. Só nesta estrada foram escavados vários túneis para a população tentar transpor da parte leste para a parte oeste de Berlim, sendo os mais conhecidos o túneis 57 e 29. Existe aqui um parque verde com vários painéis informativos, recreações dos trajectos dos túneis e exposições de fotografias, algumas recreadas em painéis gigantescos nas paredes das casas, outras expostas em telas de vidro. Este é um dos locais icónicos que conhecerá ao visitar o Muro de Berlim.
Esta rua conserva ainda a secção melhor preservada do Muro de Berlim, com cerca de 200 metros, onde ainda existe o muro exterior, muro interior e o espaço intramuros com uma torre de vigia. De um dos lados do muro existe um museu dedicado ao Muro de Berlim, o Gedenkstatte Berliner Mauer, que funciona como centro de documentação e onde se pode subir a uma plataforma de observação e contemplar este fragmento da história aqui excepcionalmente preservado. Do outro lado, um cemitério lembra a história negra do muro. Este é um dos melhores locais para visitar o Muro de Berlim.
6. Visitar o Muro de Berlim numa excursão ao subsolo
Na estação de metro de Gesundbrunnen existe uma empresa privada que faz tours aos bunkers da cidade, a maioria nessa estação, uns do período da II Guerra Mundial (tour 1), outros da Guerra Fria (tour 3). Apesar de termos feito estes dois tours, aquele que mais gostamos foi o chamado Tour M, dedicado ao Muro de Berlim. O Tour Berliner Unterwelten dura duas horas e é altamente informativo e rico do ponto de vista da experiência histórica, e uma das melhores maneiras de visitar o Muro de Berlim. A visita começa com a entrada num bunker onde é explicada a divisão de Berlim e a construção do muro em 1961 e depois, a ideia da visita é perceber como é que a população local lidou com o muro e quem conseguiu, e como, transpo-lo e passar do lado leste para o Oeste.
Ao visitar o muro de Berlim compreende-se a importância do sistema de esgotos para fazer deslocar a população, numa primeira fase, e mais tarde, a utilização dos túneis escavados dentro das casas. Na parte do sistema de esgotos, os visitantes são convidados a experimentar como é que se procedia à abertura do sistema de esgotos, sempre acompanhados de estórias verídicas de sucesso. Foi através deste sistema que houve mais migração de Leste para o Ocidente. De seguida, a visita segue de metro para Bernauer Strasse, onde a companhia tem um edifício que pertencia a uma antiga fábrica de cerveja de onde foi escavado um túnel que cruzava a estrada saindo daqui e entrando num edifício do lado oeste do muro.
Apesar de ser uma reconstrução, este túnel retrata o túnel 57, um dos túneis mais famosos, e um dos lugares icónicos que conhecerá ao visitar o muro de Berlim, porque foi aquele que permitiu a fuga de mais berlinenses de leste (57, daí a designação) em apenas duas noites. O segundo túnel, o túnel 29, igualmente famoso pois permitiu a fuga de 29 pessoas numa só noite, é também aqui abordado.
Os túneis originais eram destruídos pelos polícias da RDA logo que eram descobertos, daí que todos os exemplares existentes sejam réplicas dos originais. No entanto, a visita é sempre acompanhada por fotografias históricas da época que documentam esses acontecimentos. O guia conta entusiasticamente a estória de várias pessoas que usaram os túneis e o sistema de esgotos para passarem o muro. A visita custa 14€ mas é uma da melhores experiências para se perceber as tentativas, bem e mal sucedidas, para transpor o Muro de Berlim e é uma forma fantástica de visitar o Muro de Berlim.
7. Visitar o Muro de Berlim na Potsdamer Platz
A praça de Potsdamer é uma das áreas mais importantes da cidade de Berlim, concentrando um conjunto de edifícios empresariais e comerciais, onde se destaca o Sony Center. Nesta praça, dividida pelo Muro de Berlim durante a Guerra Fria, existem alguns fragmentos do muro preservados na entrada da estação, acompanhados de painéis informativos contando a história da divisão da cidade no final da II Guerra Mundial. Este é um dos lugares mais icónicos para visitar o Muro de Berlim
8. Visitar o Muro de Berlim na Ponte de Bosebrucke
Na parte norte de Berlim existe a Praça 9 de Novembro, dia em que a população se juntou para derrubar o muro. Foi aqui, que parte desse movimento começou. Bösebrücke era uma ponte que fazia a ligação entre a RDA e Berlim Ocidental e hoje é um dos lugares icónicos para visitar o Muro de Berlim e sua história. Utilizada durante a Guerra Fria como um dos 8 postos fronteiriços, foi o primeiro a abrir na noite de 9 Novembro de 1989. Foi para aqui que rumaram centenas de pessoas depois do anúncio na TV, por um dirigente da RDA, que divulgava mudanças para cruzar a fronteira. Milhares de pessoas foram-se juntando ao longo da noite e os guardas não sabiam o que fazer. A pressão foi tanta que começaram a deixá-los passar e em poucas horas 20 mil berlinenses de leste cruzaram para Berlim Ocidental.
Era o principio do fim do Muro de Berlim. A ponte, o muro e as fotografias que ficaram desse dia continuam aqui expostas, na chamada Praça 9 de Novembro. Hoje existe aqui uma secção do muro ainda preservada e, estranhamente, o muro ainda divide um bairro residencial do resto da cidade. Este é um dos lugares mais icónicos para visitar o Muro de Berlim.
9. Visitar o Muro de Berlim no subsolo nas estações fantasma do Metro
Berlim possuía algumas linhas de metro que serviam ambas as secções da cidade antes da construção do muro. Aquando da sua construção, as linhas saíam de Berlim Ocidental, entravam na Berlim Oriental e voltavam para o sector ocidental (U6 e U8). Como o sistema de metro ficou entregue ao governo de Berlim Ocidental, depois da construção do muro, as estações de Berlim Oriental foram muradas por dentro para impedir a circulação de pessoas, o que provocou a existência das chamadas “estações fantasma”, lugares onde o metro não parava. Algumas dessas estações funcionam hoje e lá dentro têm exposições fotográficas e mapas que explicam esse processo, nomeadamente a estação de Nordbahnhof ou de Bernauer Strasse. Esta é uma das formas mais curiosas de visitar o Muro de Berlim.
10. Visitar o Muro de Berlim no Check Point Charlie
Uma das aberturas do Muro de Berlim onde era permitida a passagem de Leste para Oeste era no Check Point Charlie, um ponto fronteiriço entre o sector norte-americano e o sector soviético de Berlim. Hoje este ponto fronteiriço continua preservado, com a guarida militar, a tabuleta que sinaliza a entrada num determinado sector e a fotografia do militar, e é um dos melhores locais para visitar o muro de Berlim. Apesar destes elementos não serem originais (os originais estão no museu do muro ao lado), este é um local ideal para visitar o Muro de Berlim e perceber como se processava os trâmites fronteiriços em período de Guerra Fria. Ao lado existem alguns fragmentos do Muro de Berlim.
Pode comprar aqui bilhete para o visitar o Museu do Muro de Berlim
Se procura mais dicas para conhecer a cidade de Berlim, consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Berlim.
Onde dormir em Berlim
A localização do alojamento em Berlim é essencial para poder explorar a maioria da cidade a pé e, especialmente aproveitar a vida nocturna da cidade. O ideal é ficar alojado perto de Alexander Platz, o centro nevrálgico da cidade. Os hotéis que se seguem são óptimas opções com excelente localização e relação qualidade/preço para quando visitar o muro de Berlim.
- Living Hotel Berlin Mitte by Derag
- Radisson Blu Hotel
- H4 Hotel Berlin Alexanderplatz
- IntercityHotel Berlin Ostbahnhof
- NH Collection Berlin Mitte am Checkpoint Charlie
- Steigenberger Hotel Berlin
- Lindner Hotel AM KU’DAMM Berlin
- IntercityHotel Berlin Hauptbahnhof
- NH Berlin Kurfürstendamm
- Leonardo Hotel Berlin Mitte
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA ALEMANHA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento e deve ser o escolhido quando for visitar o muro de Berlim.
Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS para visitar o muro de Berlim aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para a Alemanha, não deixe de consultar os nossos artigos no blogue:
- VISITAR BERLIM – Dicas para visitar Berlim, capital da Alemanha, com os lugares e experiências a não perder, e sugestões para onde dormir.
- VISITAR O MURO DE BERLIM – Dicas sobre os melhores locais para visitar o Muro de Berlim, obrigatório na capital da Alemanha, para ficar a conhecer a História do país.
- MURO DE BERLIM – Conhecer a História da construção e queda do Muro de Berlim é essencial para se compreender a Alemanha e a Europa na actualidade.
- VISITAR POTSDAM – Dicas para visitar Potsdam, a partir de Berlim, conhecida pelos seus palácios e pela Conferência de Potsdam no final da Segunda Guerra.
- VISITAR WANNSEE – Visitar a casa da Conferência de Wannsee, onde foi decidida a solução final para os judeus, é uma lição de história da 2ª Guerra Mundial.
- VISITAR SACHSENHAUSEN – A apenas uma hora de comboio de Berlim, Sachsenhausen foi um campo de concentração nazi e soviético e visitá-lo é uma lição de História.
Olá Carla.
Gostei muito deste post sobre o Muro de Berlim. Gostaria de saber sobre a empresa privada, localizada na estação de metro, que faz tours aos bunkers da cidade . Você poderia informar o nome desta empresa ou alguma maneira de encontrá-la?
Tem o link no título do ponto 6.
Muito interessante!
Obrigada.