VER PINGUINS e BALEIAS na África do Sul – De Hermanus ao Cabo Agulhas
Colocado em
Viemos para Hermanuspara ver baleias, esses gigantes do oceano que sempre me moveram e me fazem correr o mundo. No entanto, desse ponto de vista, Hermanus foi uma desilusão. Teoricamente a temporada para observação de baleias começa em Junho, assim como na Península de Valdes, na Argentina. Mas, aqui, as baleias são mais preguiçosas. Apesar de ser meados de Julho ainda são raras as baleias que se observam da costa. Tínhamos dois dias em que havia chance de as observar. Num dos dias fomos fazer Cage Dive. Pelo caminho poderíamos avistar baleias mas tal não aconteceu. No segundo dia em Hermanus tínhamos marcado com uma agência local um cruzeiro para observação de baleias. Devido ao mau estado do mar, o cruzeiro foi cancelado (vicissitudes de viajar no Inverno) pelo que só tínhamos hipótese de as ver da costa.
Em Hermanus existe um trilho chamado Cliff Path, que vai desde a cidade até à praia de Grotto, e perfaz cerca de 12 km. Resolvemos fazer parte do trilho na esperança de observar esses gigantes dos mares austrais. O tempo estava muito nublado, o mar agitado e ocasionalmente caia alguma chuva. Assim, o nosso trek foi infrutífero e não avistamos nenhuma baleia. No entanto, o trek, propriamente dito, é muito bonito, com ou sem baleias, e as paisagens e arribas de Hermanus não deixam ninguém indiferente.
A nossa epopeia em busca de baleias não iria terminar ali. Decidimos fazer de carro a costa de observação de baleias, linha costeira que se estende desde Gansbaai até Bettis Bay. Fomos parando nos melhores locais de observação, de acordo com Gail (a nossa anfitrião de Hermanus que nos deu dicas preciosas), entre eles De Kelders. Infelizmente, o resultado foi sempre o mesmo, não haviam baleias à vista. De acordo com o que pudemos apurar, as baleias começam a chegar no mês de Julho mas só em Setembro e Outubro é que andam mesmo activas junto à costa. Como a nossa viagem de barco tinha sido cancelada, a hipótese de as ver era muito reduzida. Desapontados, partimos em direcção ao Cabo Agulhas, o ponto mais a sul do continente africano. É aqui que se encontram os oceanos Índico e Atlântico, cujas perigosas e gigantescas ondas lembram as estrofes dos versos dos Lusíadas.
Também no Cabo Agulhas é possível fazer um percurso a pé, com cerca de 2 km, para desfrutar das agruras da paisagem e contemplar a avidez das águas oceânicas. O farol do Cabo Agulhas apresenta-se majestoso, parecendo vigiar os nossos passos ao longo do percurso.
De regresso à costa de observação de Baleias, prosseguimos para Bettis Bay, no outro lado da baía de Hermanus, já na costa a caminho da Cidade do Cabo. Sem que avistássemos nenhuma baleia passamos para o plano B: visitar a maior colónia de pinguins Jack Ass da África do Sul. Num intrincado de saídas e becos acabamos por nos perder nos bairros de pescadores e quando chegamos à colónia já não era permitida a entrada. Desilusão foi a palavra no momento. Até me apetecia chorar. Os pinguins ali tão perto e eu sem conseguir vê-los.
Mas, há medida que os minutos iam passando, os animais pareciam sensibilizados com o meu desapontamento e começaram a passar por baixo das cercas de vedação, saindo às dezenas para o exterior da reserva.
Procuravam os ninhos escondidos nos jardins das casas e nos arbustos circundantes. Alguns aventuravam-se no mar gelado com mergulhos exibicionistas. A maioria era muito tímida. Esperavam disfarçadamente em grupos que nós nos afastássemos para poderem passar ao nosso lado. Quando viam que estávamos a vê-los ou a segui-los para os fotografar, corriam e escondiam-se nos arbustos.
Parece que as águas geladas da Antárctida ainda não enviaram as baleias para a costa da África do Sul, mas os pinguins já chegaram para aproveitarem o Inverno livre de gelo.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS PARA VER BALEIAS
Se vai viajar para a África do Sul, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
VISITAR A CIDADE DO CABO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade do Cabo, cheio de dicas e sugestões.
SAFARI NO KRUGER – Um artigo para o ajudar a marcar a sua visita ao parque nacional do Kruger, obrigatório quando visitar a África do Sul.
SUBIR O LION’S HEAD – Tudo o que precisa de saber para subir ao Lions’s Head e ter as melhores vistas da Cidade do Cabo.
MERGULHAR COM TUBARÃO BRANCO – Tudo o que precisa de saber para ter uma experiência limite a mergulhar dentro de uma jaula com tubarões brancos na África do Sul.
VISITAR CABO AGULHAS – Tudo o que precisa de saber e o que deve visitar durante uma road trip para visitar o Cabo Agulhas, na África do Sul.
VISITAR HERMANUS – Um artigo cheio de dicas para visitar Hermanus, a capital da observação de baleias na África do Sul.
CANOAGEM NO RIO ORANGE – A partilha da nossa experiência numa aventura fantástica de canoagem no rio Orange, entre a África do Sul e a Namíbia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Olá, adorei o post.
Tenho uma dúvida, onde posso ir para ver esses pinguins na colônia?
Obrigada
São entre Hermanus e a Cidade do Cabo.